Villegagnon

Villegagnon Vasco Mariz...

Resenhas - Villegagnon

Igor Henrique 10/09/2013

O Projeto Francês
O Rio de Janeiro, por pouco, não foi a capital de uma colonização francesa. Muito pouco. Sob o comando de Nicolas Durand de Villegagnon, cavaleiro da Ordem de Malta, foi fundada na ilha que hoje leva seu nome e abriga o Colégio Naval, a Ilha de Villegagnon, a França Antártica. Durante o século XVI (1500-1599), a Terra de Santa Cruz (Brasil), ainda era um território vasto, de mata fechada, clima tropical, domínio indígena, animais selvagens e quase nenhum lucro. Devido a isso, pouco interesse havia em Portugal na exploração da terra que havia conquistado, o que abria brechas para que outras nações européias viessem aqui para recolher aquilo que Portugal desprezava, contrabandeando papagaios, peles de animais, madeira de pau-brasil, plantas nativas e outros produtos. Nenhuma nação nesse período, no entanto, foi mais ousada que a França, ao enviar cerca de 600 franceses para a Guanabara, com o objetivo de colonizar a região, desafiando duas autoridades dificilmente questionadas durante aquele período: o Império Espanhol e o Papa, que haviam decidido dividir todas as novas descobertas com os reis da Espanha e Portugal.
Guima 13/09/2018minha estante
Excelente comentário, a Ilha de Villegagnon abriga a Escola Naval, o Colégio Naval se localiza em Angra dos Reis.