A África ensinando a gente

A África ensinando a gente Paulo Freire

Resenhas - A África ensinando a gente

Bruno236 15/02/2024

O continente Africano tem muito o que ensinar!
A proposta do livro é de apresentar diálogos, cartas, entrevistas e outros recursos relacionados aos participantes dos movimentos de alfabetização nos países que conquistaram a independência do Império Português durante a segunda metade do século XX.

Como qualquer Império, Portugal foi a suas colônias com objetivos estritamente extrativistas.

Remover o recurso levar para Portugal.

A obra evidencia a partir dessa coletânea as lutas que os povos africanos travaram para estruturam um sistema de educação em países que não tinham escolas, professores, livros, ou qualquer prática de ensino formal.

Tiveram que montar escolas-acampamentos que migravam de acordo com a guerrilha de independência.

Convencer famílias que seria melhor para suas crianças que estivessem estudando invés de lavrando a terra.

Tiveram que comunicar-se apesar das dezenas de línguas que cada um tinha como natural.

Utilizaram da cultura, da tradição popular, da vida real, da criatividade e da flexibilidade para possibilitar acesso a formação educacional tanto a crianças quanto aos professores.

Cara... Nós, cidadãos do terceiro mundo, que somos bombardeados o tempo todo por notícias sensacionalistas e construímos um viés ocidentalizado da realidade precisamos ter a humildade e a sabedoria de compreender que o continente Africano tem muito o que nos ensinar!

Essencial para qualquer um que por qualquer razão se interessam por educação, ensino, linguagem ou comunicação e deseja estabelecer uma didática decolonial e antirracista.

Recomendo a obra.