Benefício na Morte

Benefício na Morte Robin Cook

Resenhas - Benefício da Morte

Diego / @blogdiscolivro 19/08/2020

Funciona em partes
Pia Grazdani teve uma infância difícil. Sem a mãe, foi criada pelo pai e pelo tio. Esse último abusava da menina e o pouco que restava de sua família acabou perdendo a guarda da criança. Nas mãos do estado, Pia cresceu em orfanatos e reformatórios. Passou a adolescência se envolvendo em confusões, brigas e tentativas de fuga, até que um dia foi acolhida pelo Convento da Ordem Irmãs do Sagrado Coração e desde então as coisas começaram a melhorar. Graças ao apoio das irmãs, Pia retomou os estudos e conseguiu chegar até a faculdade de medicina na Universidade Columbia. Estudante aplicada, Pia agora se vê diante de uma oportunidade única quando é convidada pelo renomado geneticista molecular e vencedor do Prêmio Nobel Dr. Tobias Rothman para integrar sua equipe e colaborar com a pesquisa de geração de órgãos através de células-tronco. Se bem-sucedida, a pesquisa pode representar uma revolução no campo de transplante de órgãos, salvando inúmeras vidas e levando o excêntrico Dr. Rothman a ganhar o segundo Prêmio Nobel de sua carreira. Enquanto a equipe trabalha e os avanços são feitos a passos largos no laboratório de pesquisa da universidade, a empresa Lifedeals concentra todos os seus esforços em comprar apólices de seguro de vida de idosos e doentes crônicos por preços irrisórios, para depois resgatar o valor total para si. Seus sócios acreditam que encontraram uma verdadeira mina de ouro e investem milhões na empresa, mas logo veem seu negócio ameaçado ao tomarem conhecimento das pesquisas realizadas pelo Dr. Rothman e sua equipe nos laboratórios da Universidade Columbia. Tem início uma corrida contra o tempo e um engenhoso plano de sabotagem para impedir que os avanços feitos pelo Dr. Rothman salve vidas e destrua a indústria da qual a Lifedeals se alimenta.
Médico e escritor, Robin Cook ficou conhecido por criar o gênero thriller médico, caracterizado pela combinação da tecnologia na medicina e seus limites morais. O gênero sempre me despertou muita curiosidade e agora que finalmente li o meu primeiro Cook, trago aqui as minhas impressões. Não diria que foi uma decepção, mas confesso que esperava mais. "Benefício na Morte" funciona em partes. A parte científica / médica do livro é bem interessante e, apesar de deixar a gente boiando em alguns momentos, dá para entender o suficiente e não se perde nada do essencial para a trama. O suspense e a tensão, principais elementos de um bom thriller, deixaram um pouco a desejar. A leitura demora a engrenar e, mesmo depois que acelera, foram poucos os momentos que me deixaram realmente aflito. Nem mesmo no final a adrenalina sobe, senti falta daquele plot twist que a gente fica espera acontecer quando se está lendo um thriller. Quanto aos personagens, a relação "pai e filha" que Pia e Rothman desenvolvem é legal, essa a conexão entre eles nos permite conhecer um pouco do passado de cada um desses complexos personagens e entender melhor suas cicatrizes. Rothman é excêntrico e pragmático, interessante ver a sua não-interação com os outros personagens. Pia é um enigma. Devido aos traumas da infância, a estudante tem problemas para se relacionar com os outros e acaba sendo vista como fria e antipática pelos colegas. Interessante pensar como muitas vezes as pessoas nos julgam sem fazer a menor ideia da luta diária que travamos dentro da gente todos os dias. Pia tinha tudo pra ser uma boa personagem, mas a coisa desanda conforme a história de desenvolve. Após um acidente no laboratório, Pia começa uma série de investigações em que consegue burlar todos os esquemas de segurança e invadir qualquer lugar da universidade. Sabe aquela sensação chata de que nada muito sério pode acontecer ao protagonista? É isso que acontece, pelo menos em boa parte do livro. Em certo ponto da investigação Pia chega até a flertar com um homem em troca de informações, o que é totalmente contraditório com o que foi apresentado sobre a personagem até aqui: uma mulher que havia sofrido abuso e tinha forte aversão a homens que demonstravam o menor sinal de tirar vantagem de si.
Apesar dos pesares "Benefício na Morte" foi uma boa leitura. Gostei de conhecer um novo autor e um novo gênero. Pesquisando um pouco mais vi que esse livro realmente não está entre os mais queridos dos leitores de Cook, o que abre espaço para dar uma segunda chance. Afinal, algumas coisas aqui me agradaram. Quem sabe outro livro do autor funcione melhor pra mim?

site: https://discolivro.blogspot.com/

Rafaelly.Alves 06/12/2020

INCRÍVEL!
Acho que deveria virar uma adaptação para os cinemas, o livro é muito bom, tem de tudo um pouco. Bioética, genética molecular, organogenia, conspiração, política, economia, investigação, pesquisa com células tronco, medicina nuclear

site: https://www.instagram.com/stories/highlights/18014630482023694/

Adriana 28/05/2015

Blog Eu Insisto
"O que dizer de um livro que não tem final? Não, o livro não tem final conclusivo no meu ponto de vista. E eu fiquei louca procurando por ele, imaginando ele, e pesquisando se por acaso não tem continuação (não tem). Depois de uma boa noite de sono, ainda continuo imaginando o que pode acontecer depois de que toda a trama do livro foi jogada no ventilador. Uma semana depois cheguei a conclusão que na verdade não interessa. E não porque você tem a liberdade de imaginar e chegar no seu próprio final sem que o autor te contradiga, mas porque a história em si nunca girou em torno do ‘que vai acontecer’ mas sim do ‘porque aconteceu’."

site: http://euinsisto.com.br/beneficio-na-morte-robin-cook/

Dani Bonadio 28/03/2023

Ficção mas poderia não ser
A estória de uma menina imigrante com uma infância conturbada, máfia, evolução na biomedicina e ganância no mercado financeiro, são temas que dão emoção à um conto mas que se pararmos para analisar tudo é plausível.
Cook deixa a ansiedade aflorar em cada página, e como sou leitora assídua e antiga de suas obras me apaixono mais ainda quando os personagens são relacionados a outros livros...
A emoção de ter, nem que seja por apenas algumas páginas os meus médicos legistas preferidos envolvidos na trama é fato que a empolgação e o desejo que não acabe é cada vez maior...
E suas narrações são sempre plausíveis quando se analisa o comportamento humano diante da inveja, ganância e desespero para se alcançar o que deseja.
Uma estória que vale cada página.

Cinthia 21/09/2022

Um excelente thriller médico
Como o Autor é médico tem um conhecimento sobre o que está escrevendo, conseguindo deixar a histório muito verocímel! Um enredo intrigante e que vale a pena ler. A protagonista me irritou um pouco, mas VC consegue entender os motivos dela ser assim com o desenrolar da história.

Anderson 01/02/2021

Tinha tudo para ser um ótimo livro, mas terminou do jeito mais fácil.
Benefício na morte, de Robin Cook, aborda Pia Grazdani, uma jovem estudante de medicina, com um passado complicado que se vê envolvida em uma conspiração.

O livro traz temas medicinais, com termos, apesar da área, não tão complicados de assimilar e bem abordados, te instiga a refletir sobre o assunto. Conta também com uma leitura fluida que, quando você percebe, já se passaram umas cinquenta páginas rsrsrs.

Infelizmente, senti que o livro deu uma acelerada na conclusão da história. Fazendo com que as coisas acontecessem tudo muito rápido e também com a escolha de uma conclusão muito simplista, para não dizer preguiçosa. Senti que poderia ter sido melhor explorado a trama final do livro e terminado de um jeito melhor para as personagens.

sandra 01/01/2016

Não é um dos melhores livros do autor.. Muitas informações tecnicas que enrolam a leitura.
A mocinha tem um passado complicado e é dificil entender algumas de suas ações. Não dá pra pensar nela com o namorado como um casal. Ele é inseguro .
O final deixou a desejar com muita coisa que aconteceu sem conclusão.

Fabricio268 09/10/2019

"Receita de bolo"
Costumo dizer que alguns escritores seguem uma receita de bolo para escreverem seus livros. Incluo Robin Cook nessa relação. Não pelos livros tratarem de assuntos relacionados a medicina, mas por ele seguir, quase sempre, a mesma forma de desenvolver a sua trama. No livro em questão, a história começa morna e melhora um pouco perto do fim. Porém, acho que ficaram algumas pontas soltas e o final poderia ter sido menos abrupto.

Michelle 09/06/2019

Benefício da morte
Primeira vez que embarco numa leitura policial. Escolhi a leitura por indicação de uma amiga e não me arrependi!!

Embora o início é bem chato por conter muitos dizeres técnicos de uso da medicina, a seguir a trama vai fazendo sentido e fica difícil desgrudar de cada página !!

A história é bem complexa e com muitos personagens envolvidos !!!! Por isso o autor optou em dividir a vida de cada um em partes para melhor compreensão. E deu muito certo, pois no final todas as histórias se cruzam e as pontas são encaixadas e explicadas !!

O drama tratado é a ganância, como as pessoas só pensam nelas mesmos e podem se ver ameaçadas pelo avanço das pesquisas de medicina ?? Só posso contar até aqui!!! Rs

Recomendo a leitura, e lerei mais títulos desse autor !!!!

Carlos Magno 17/04/2015

EX-PE-TA-CU-LAR!
PARTE DA RESENHA DO BLOG "CANTINA DO LIVRO":

Afrodita Pia Grazdani é uma jovem de 26 anos que tem um passado cruel e pesado, fatos que fizeram ela se tornar uma pessoa reservada, sem conseguir confiar totalmente nas pessoas e, aparentemente fria, a visão dos outros. Linda por fora, destruída por dentro. Só ela sabe o que se passa dentro daquela sua própria cabeça. Ela é estudante de Medicina (doutorado em Genética Molecular) enquanto trabalha em paralelo no Centro Médico da Universidade Columbia. Seu grande parceiro, George Wilson (radiologia), nutre um amor oculto por Pia, já que, por experiencia própria, sabe que conquistá-la é um sonho quase impossível.

Enquanto isso, Dr. Tobias Rothman é uma pessoa difícil de tratar: Arrogante, antissocial e capaz de fazer as pessoas tremerem só de se aproximar. Rothman é a tipica pessoa que precisa usar uma casca em sua volta para que o mundo seja mais fácil dele lidar. Ele e seu parceiro Dr. Junichi Yakamoto estão trabalhando em uma pesquisa que pode revolucionar não apenas a ciência como todo um mundo: Regeneração/reconstrução de qualquer órgão de um ser a partir das células tronco induzidas. Satisfeito com o trabalho exercido por Pia na Universidade Columbia, ele a convida para participar de sua pesquisa.

[...]

Primeiro livro do Robin Cook que leio e já é possível entender porque ele é considerado o mestre dos thrillers médicos. A história criada por ele, flui como cachoeira, mesmo com suas quatrocentas e tantas páginas. Cook destrincha todos os termos técnicos e "coisas estranhas" citadas por intermédio dos seus personagens. A originalidade da obra é visível, o que enobrece a leitura.

Seus personagens (todos eles) conseguem exercer suas funções para com a trama de forma única. A Individualidade de cada um faz com que as tensões, o clima e a dissolução dos fatos sejam bem aplicadas no decorrer das páginas.

A história tem um contexto interessantíssimo, que não se perde em momento nenhum com seu desenrolar. Não consegui indicar pontos negativos da obra, mesmo que admita que em alguns momentos alguns aspectos sejam um tanto exagerado, mas nada que desfigure o intenção do livro.

[...]

RESENHA COMPLETA EM:

site: http://www.cantinadolivro.com.br/2015/04/resenha-beneficio-na-morte.html

Marcos 31/05/2015

Pia Gradzani é uma estudante de medicina da Columbia University em Nova Iorque. Aos 26 anos ela está prestes a se formar e resolve começar um estágio em genética molecular, mais especificamente com células-tronco. Para isso ela contata o professor Tobias Rothman, ganhador do prêmio Nobel de medicina por trabalhos nessa área. Como ele está iniciando um novo projeto envolvendo a geração espontânea de órgãos, logo vê em Pia um grande contingente intelectual para o estudo.

Ela é uma menina que foi abandonada pelos pais durante a infância, sendo criada em um monastério de freiras que custeia os seus estudos até hoje. Os fantasmas de sua infâncias a rodeiam até hoje e, vir e mexe, ela fica com vontade de voltar ao seu passado. Embora conheça quem são seus pais e as suas histórias, ela não consegue superar esse buraco que carrega consigo.

Em paralelo a isso, Edmund Mathews, presidente de uma companhia de seguro, resolve armar um plano para ganhar mais dinheiro. Ele usa a empresa para comprar apólices e vendê-las de forma mais barata. O trabalho todo envolve doentes crônicos e ele, juntamente com seus sócios, vê no trabalho de Rothman uma ameaça aos seus negócios, uma vez que caso a pesquisa dê certo, em breve muitas doenças serão eliminadas sem a necessidade de se fazer um seguro em cima disso.

Até que um dia uma situação catastrófica ocorre no laboratório de pesquisa de Rothman e Pia fica horrorizada. Ao mesmo tempo ela, juntamente com seu melhor amigo George, resolvem investigar o que está por trás de tudo aquilo e começam a entrar em um emaranhado jogo de interesses e dinheiro que poderá lhe custar a vida.

Benefício na Morte é um livro único do autor de thrillers médicos Robin Cook. Nesse, ao contrário dos outros livros dele que já li, não há qualquer relação com o seu protagonista padrão, Jack Stapleton.

A coisa que mais gosto em livros desse gênero é a forma como os autores usam a medicina não somente como pano de fundo mas também como ferramenta chave para desvendar o grande mistério. Ou seja, caso a história não tivesse elementos médicos, não teria uma solução concreta, definitiva. Em Benefício da Morte isso se evidencia ainda mais uma vez que essa área do saber é usada em todos os aspectos da trama. Desde o início da história de Pia, às menções ao seu curso de graduação e à sua vida de pesquisadora, até o desfecho da trama principal, em tudo há medicina pura sendo utilizada.

A trama principal, aliás, é tão intrincada que não dá margens a quase nenhum plot para se desenvolver em paralelo. O máximo que temos é um breve romance entre Pia e George se desenvolvendo brevemente e um pouco do passado da protagonista. No mais, apenas as consequências da catástrofe são consideradas.

A narrativa de Robin Cook continua muito boa. Mesmo gostando muito quando os autores se aprofundam em temas científicos em narrativas de ficção, achei que ele deu uma exagerada em algumas partes. Para mim isso foi ótimo mas para o leitor que não tem contato com os termos e o meio acadêmico, pode ser que fique monótono e muito extenso.

Recomendo a todos que gostem de thrillers médicos e que tenham gostado de outros livros do autor.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/05/resenha-beneficio-na-morte-de-robin-cook.html

Vladia Castro 09/02/2024

Benefício na morte
Robin Cook. Relembrando minha adolescência com esse autor d e thrillers médicos. Pia Grazdani é uma estudante de medicina com vários traumas por ter sido abandonada ainda criança e vivido em orfanatos. Ela é chamada para trabalhar c um renomado professor. A pesquisa é de organogenia, que seria criar/produzir órgãos humanos. Só que a pesquisa ameaça lucros de empresários de seguros. Pia se vê no meio de uma trama perigosa. Achei o final meio apressado...

Rotina Agridoce 22/12/2015

Resenha de Benefício na Morte
Leia a resenha no blog, acesse:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/12/resenha-725-beneficio-na-morte-robin.html