História do Brasil Boris Fausto

Resenhas - História do Brasil

TiagoHelmer 13/07/2019

Livro com leitura didática e muito organizado. Trata da História do Brasil desde o período colonial até o fim da ditadura - os capítulos finais são escritos pelo filho do autor sobre o governo FHC e Lula. Contém mapas, pinturas e fotografias no decorrer do livro ajudando na compreensão, mas não atrapalha na concentração da leitura - como acontece em livros didáticos tradicionais onde os textos e imagens ficam próximos.

É um livro completo, pois abordam todos os acontecimentos do período da história do país além de temas essenciais como a escravidão, a educação nos períodos, as guerras externas, os movimentos sociais, etc. Porém não há aprofundamento, característica que também ajuda na didática. Muito útil para vestibulandos, mostra o necessário dos acontecimentos com poucas inclinações. O capítulo escrito pelo Sérgio é uma excelente fonte para entender o Brasil de hoje, principalmente a política atual, o que torna essas últimas páginas bastante interessante e útil para qualquer público - essa parte talvez exista uma inclinação pelo foco no FHC, mas é inevitável, pois o sociólogo ao estudar o governo de Lula percebe uma continuação do governo FHC.

JPHoppe 10/04/2018

Deve ser impossível fazer história sem inserção de opiniões pessoais, sejam elas implícitas ou explícitas. O autor deixa bem claro isso no início da obra, realçando que em alguns momentos isso pode ficar mais ou menos evidente. E de fato transparece em alguns acontecimentos da história, como a Guerra do Paraguai, a Era Getúlio e o período de redemocratização do país - este último mais devido à mudança de autor, provavelmente.

Muito didático, comprimindo 500 anos de história em uma quantidade similar de páginas. Todavia, estamos falando de meio século de história do quinto maior país em extensão territorial, incluindo relações internacionais desde a descoberta até as transações comerciais mais recentes. Por isso mesmo, bastante material fica faltando, ou abordado de forma um tanto mais rasa. Não é um ponto fraco, é apenas uma deficiência inerente a tratar muito em pouco espaço. Basta procurar outras obras para se aprofundar.

Recomendo a leitura.

Dalmo 07/01/2017

Começou bem terminou mal
Livro pretensioso, a julgar pelo título, que foi competentemente conduzido até os últimos capítulos quando, infelizmente, Boris Fausto, entregou a condução da importante obra a um militante do PSDB. Desnecessário.

Max 09/06/2016

Top!
O livro é muito bom, mas se você é de esquerda vai se decepcionar porque o autor não manipula os fatos, se for de direita a mesma coisa.

Naty 31/08/2015

Estou na metade.
Esse livro é muito bom, mas também estou sem tempo para o ler, pois ele demanda um pouco de tempo a cada dia. Mas ele é mais que ótimo e pretendo retomar nas minhas férias.

Ricardo Silas 12/01/2015

História do Brasil
Boris Fausto explicita na introdução do livro, sua tendência a tomar posicionamentos favoráveis ou contrários acerca de alguns episódios da história. Isso se torna perceptível apenas quando se dá o início do Estado Novo, com o Golpe de 1930 que instituiu a presidência de Getúlio Vargas. Daí pra frente, o leitor poderá conhecer os fatos que seguem acompanhados das interpretações e opiniões ideológicas do autor, especialmente no que tange ao governo de Jan-Jan (Jânio Quadros e João Goulart), perpassando o regime militar e, ainda, o período de redemocratização encetado por José Sarney. Nas elucidações pregressas, isto é, (reversalmente) da República Velha até as primeiras expedições espanholas desembocadas na América, embora se perceba algumas negligências do autor, a leitura não perde a leveza e opulência. O desdobramento dos capítulos permite fáceis consultas e recapitulações, sem deixar empobrecido o cerne de cada momento histórico ilustrado. O livro contém gráficos comparativos, imagens artísticas, mapas e elementos estatísticos, situando claramente o que está a ser abordado. A história do Brasil está acessível nesse livro maduro e, com alguns meandros aqui e ali, continua a ser um programa didático bem atualizado. Estudantes, acadêmicos, professores e diletantes são bem-vindos ao modo pelo qual o quase massacrado enredo brasileiro, alvo fácil de políticas imperialistas e colonizadoras, norte-americanas e europeias, conseguiu sua real emancipação em busca de autonomia econômica, identidade social e, sobretudo, autodeterminação mundial.

Tainá 23/09/2013

Um breve resumo
Recomendo a História do Brasil para relembrar os anos de escola e prestar um vestibular, nada além disso.
Boris Fausto neoliberalista, expressa indiretamente suas escolhas políticas em sua escrita, oculta muitas coisas importantes como por exemplo como Duque de Caxias dizimou a população do Paraguai na Gurra do Paraguai e "puxa-saco" em muitas outras, como no caso de Tancredo Neves.
É um bom livro, por ser didático, a leitura facílima é o seu potencial maior, é muito fácil de entender toda a História do Brasil através desse livro, porém, fica o ponto negativo nas escolhas do autor.
É compreensível que um autor coloque um pouco de si na sua escrita, mas prefiro os autores que avisam isso antes de iniciar a história.
Outro ponto negativo é o foco, algumas coisas a passagem é rápida demais, rasa demais, fazendo com que você pare a leitura e tenha que pesquisar mais afundo antes de prosseguir, se você ler no "automático" provavelmente vai se desligar da leitura e perder o foco e ficar com ainda mais dúvidas.
Devo ressaltar que Boris Fausto e sua ideologia política de social-democracia não me agrada. O PSDB não me agrada. E mantive minha leitura bem crítica nesse aspecto... Algumas ideias me faziam querer desistir do livro, demorei dez dias para ler ele, com desespero para terminar.
Apesar de no meu histórico de leitura eu ter dado em sua grande maioria nota três referente ao bom, minha nota final é regular.
Deve-se evitar ao embarcar uma viagem sobre alguma história suas opiniões pessoais e as opiniões e ideologias pessoais do autor foram estampadas indiretamente, fazendo uma pessoa tomar uma verdade absoluta que na realidade não existe.
Faltou também grande foco nos grupos de esquerda, me deu a impressão dele mastigar umas cem páginas sobre esse assunto e novamente deixou tudo muito raso e confuso, muitas vezes com um negativismo por parte dos grupos de esquerda. Faltou foco sobre a UNE União Nacional dos Estudantes que foi de extrema importância no regime militar.
Por falar em regime militar, quem lê o livro de Boris Fausto é capaz de achar que o regime militar foi a 13ª maravilha do mundo, apesar do autor diretamente se manter neutro, pouco foi falado sobre as mortes, os desaparecimentos, citando apenas os casos inegáveis como do Vladimir Herzog... Porque se ocultasse isso, seria demais né?
Faltou informação. Um grande foco em coisas desnecessárias, para as coisas absurdas e intragáveis passarem despercebidas.
Resumo esse livro em um jogo sujo, porém, ainda serve para relembrar as aulas de história e ler para o vestibular, nada além disso. NADA.
Luciano 16/05/2014minha estante
Estou aqui, pensando se compro esse livro, estando sem pretensão alguma de prestar qualquer vestibular. Seu comentário foi bastante útil para eu dispensar meu dinheiro em outro canto.

Obrigado!

Alisson.Mickley 24/10/2015minha estante
Pode me indicar um bom livro sobre a historia do Brasil? -Que sirva para o vestibular e seja melhor do que esse nos demais aspectos-.

Cardoso 09/11/2015minha estante
É completamente impossível um autor evitar suas "opiniões" pessoais, ainda mais as ideológicas, ou então não teríamos historiadores e sim máquinas de análise documental; a questão é que a análise de Boris Fausto empobrece o entendimento de N temas, principalmente os dos grupos de Esquerda (a UNE, como já dito, os da Era Vargas, etc.).

Donaldo 24/12/2015minha estante
Boris Fausto é uma referência. E se ele é "neoliberal", melhor!!!! É só ver o que Dilma-PT e turma estão fazendo para ver quem tem razão...

Igor Almeida 22/01/2018minha estante
Primeiro fala que o autor tem tendência liberal, depois que tem ideologia do PSDB. Decida-se, são coisas opostas.

Disotelo 19/06/2018minha estante
A princípio achei que essa crítica fosse exagerada, mas cheguei no trecho aonde ele diz que Tancredo se destacava por diversas virtudes, entre elas a honestidade, puts, ai ficou complicado... Tancredo foi um articulador notável, mas colocar Tancredo como referência de honestidade em um livro de história foi um baita vacilo do autor.

Tathiane.Follet 16/08/2018minha estante
Resumo da sua crítica: ele não fez propaganda ideológica pra esquerda. Fim.

Isac 30/07/2013

Fruto da tese de Doutoramento de Boris Fausto, este livro traz um panorama acerca das principais fatos da História do Brasil.
Possue uma leitura de fácil entendimento, por isso, pode ser utilizado com alunos do Ensino Médio.
Traz em alguns capítulo a temática História da cultura Afro-Brasileira e Indígena, condizente com os novos paradigmas da educação.
Guia obrigatório para graduandos em História.

site: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4065759

Ricardo 25/07/2012

História equilibrada
Este clássico de Boris Fausto é um dos poucos livros que não tem o tradicional combate ao imperialismo e por esta razão dá uma visão mais equilibrada e centrada nos fatos sem exageros a esquerda ou direita.
Donaldo 24/12/2015minha estante
O que o faz ser odiado pelo professor de História mediano (mediano = petista)

Giuliano 08/01/2012

História do Brasil
A bíblia da história do brasil. É o melhor livro sobre a nossa história, não é a toa que é obra fundamental para os grandes vestibulares.

Garcia 07/07/2011

História Crítica
É um livro escrito por um professor da USP que conta a História do Brasil de uma maneira bem crítica e com linguagem acessível. Muito melhor do que os outros livros de história do ensino médio.

Rivânio 17/08/2010

Um Bom livro sobre a História do Brasil, onde Boris Fausto faz uma narrativa, que se inicia desde o periodo das grandes navegações e que finda na Redemocratização do País e uma analese das transformações ocorridas na Brasil no final de século XX. O autor faz um passeio Histórico de forma que este livro não é tanto um texto didatico, nem tão pouco livro acadêmico, entretanto se constrói como excelente leitura para todos os que dejesão entender de maneira mais clara e objetiva a História do Brasil.

Aline Memória 25/05/2010

Bem completo, o livro que me fez, finalmente, gostar de história do Brasil, já no último ano do colégio. Ótimo para se aprofundar, e recomendo não só para estudos para uma prova (vestibular, como foi meu caso), mas também para conhecer e aprofundar história do Brasil. Recomendo principalmente para colônia/império. O único defeito é que eu notei, a partir da República, um certo regionalismo, concentrando-se basicamente só nos acontecimentos do Sudeste, principalmente São Paulo, não dando tanta importância ao que acontecia nas outras regiões. Sei que o livro é da editora da USP, mas mesmo assim não gostei dessa imparcialidade.
Disotelo 27/03/2018minha estante
Também tô notando essa tendência, mas talvez isso esteja relacionado a especialização do próprio autor, que ficou famoso por ter escrito um livro do conflito paulista de 32...

T. Richter 22/02/2010

Escrito por um historiador renomado, "História do Brasil" de Boris Fausto é um dos melhores livros de referência para estudantes e interessados em história brasileira, destacando-se na obra as análises sérias dos tópicos trabalhados e sua escrita acessível.

Por se tratar de um "manual" de cunho didático que trata desde questões referentes a expansão marítima portuguesa e das culturas indídenas nativas do território até o período Brasil pós-ditadura militar, o livro não se aprofunda em detalhes nos assuntos que aborda, mas indica bibliografia para leitura e consulta.

hmajr 27/12/2009

Muito bom!
Um livro essencial para quem está querendo conhecer a história do Brasil a fundo.
A linguagem é de fácil compreensão. Brilhante trabalho de Boris Fausto, ao analisar os fatos de diferentes vertentes.
Porém deixou a desejar ao analisar os acontecimentos ocorridos durante o Império, obrigando aos mais curiosos uma leitura complementar ao do livro.