História do Brasil

História do Brasil Boris Fausto

Resenhas - História do Brasil

Clio0 21/03/2021

Era uma vez uma editora universitária que se aproximou de um historiador e lhe perguntou se seria possível escrever sobre a história brasileira com foco para o Ensino Médio (na época, colegial). O historiador aceitou o desafio e lhe trouxe uma versão (extremamente condensada) em três volumes. A editora sorriu e pediu uma diminuição. O historiador fez das tripas coração e assim surgiu História do Brasil de Boris Fausto.

A edição da Edusp contém sumário, cronologia histórica, glossário biográfico, índice onomástico, referências bibliográficas, tabelas, fotos, e tudo o mais que faz desse volume uma apresentação do que o estudante terá contato em seu primeiro ano de faculdade.

Obviamente, como livro didático não é exatamente sua intenção tecer grandes discussões acerca das controversas interpretações da complexa história do país. Ainda assim, ele não se furta a apresentar pensamentos historiográficos vigentes e, as vezes, divergentes.

O estilo de escrita é fluído e tudo é organizado no sentido de facilitar os estudos. O autor faz uso de várias classificações e nomes correntes na educação, mas não é sua proposta virar um "resumão" e vários acontecimentos destrinchados nas apostilas escolares podem ser apenas levemente mencionados durante a exposição de sua noção de progressão histórica.

O livro pende pesadamente para a história política com viés econômico. Isso pode gerar críticas quanto a sua referência relativamente modesta a história social e outras escolas, além da preponderância do centro-sul no escrito. Mas vale lembrar novamente, são quinhentos anos de história sendo abarcados em meras setecentas páginas. Cortes, sínteses e abreviações são esperados.

De uma forma mais explícita para os interessados, o livro não abarca o período Pré-Colonial e faz apenas uma consideração sobre os governos pós-ditadura militar (1980-1990). Como foi publicado pela primeira vez em 1993, temos alguns novos fatos sobre os acontecimentos analisados, é claro, isso não diminui em nada a qualidade e relevância da obra.

De fato, eu pessoalmente gostaria de chamar a atenção para a crítica que Boris Fausto faz a insistência brazuca em generalizar conceitos para tachar desenvolvimentos atuais. Sim, essa tendência ao uso indiscriminado de termos, muitas vezes obsoletos ou anacrônicos, é de longa data.

Enfim, recomendo.

Aline Memória 25/05/2010

Bem completo, o livro que me fez, finalmente, gostar de história do Brasil, já no último ano do colégio. Ótimo para se aprofundar, e recomendo não só para estudos para uma prova (vestibular, como foi meu caso), mas também para conhecer e aprofundar história do Brasil. Recomendo principalmente para colônia/império. O único defeito é que eu notei, a partir da República, um certo regionalismo, concentrando-se basicamente só nos acontecimentos do Sudeste, principalmente São Paulo, não dando tanta importância ao que acontecia nas outras regiões. Sei que o livro é da editora da USP, mas mesmo assim não gostei dessa imparcialidade.
Disotelo 27/03/2018minha estante
Também tô notando essa tendência, mas talvez isso esteja relacionado a especialização do próprio autor, que ficou famoso por ter escrito um livro do conflito paulista de 32...

Maycom 25/06/2022

Os últimos 500 anos...
É um livro muito interessante. As informações são transmitidas de uma forma muito clara, e a cronologia que o autor adotou para contar a história funciona muito bem.

Infelizmente, nos momentos em que adentra mais nas questões econômicas a minha leitura passou a ser bem arrastada. Não possuo muita familiaridade com economia, e isso, somado ao fato de não ter tanto interesse nessa área, me gerou uma grande dificuldade em prosseguir no texto em certos momentos. Mas claramente é um texto que exprime com muita sutileza o que foi o Brasil colonial e os impactos sociais, políticos e econômicos que foram se sucedendo desde aquele tempo.

Hildeberto 28/01/2021

Clássico da historiografia brasileira
"História do Brasil", de Boris Fausto, é um clássico da historiografia nacional, o que pode ser atestado por sua menção em diversas outras obras sobre a história do país e em questões de vestibulares e concursos. Abrangente, aborda desde o contexto que levou Portugal a empreender a colonização de seu território americano até o processo de redemocratização (o último capítulo do livro, que aborda a história brasileira desde o governo Collor até o segundo mandato de Lula, foi escrito por Sérgio Fausto).

Embora esteja sujeito a críticas, é uma obra basilar para a área e merece ser lida, pois trata do essencial da história do Brasil sob uma perspectiva tradicional: aprofundamentos ou outras interpretações quase sempre dialogam com o que está exposto neste livro.

T. Richter 22/02/2010

Escrito por um historiador renomado, "História do Brasil" de Boris Fausto é um dos melhores livros de referência para estudantes e interessados em história brasileira, destacando-se na obra as análises sérias dos tópicos trabalhados e sua escrita acessível.

Por se tratar de um "manual" de cunho didático que trata desde questões referentes a expansão marítima portuguesa e das culturas indídenas nativas do território até o período Brasil pós-ditadura militar, o livro não se aprofunda em detalhes nos assuntos que aborda, mas indica bibliografia para leitura e consulta.

Queila.Assis 08/10/2021

História bem explicada
Ótima leitura e de fácil compreensão, sem contar do autor que é demais eu li na graduação e ainda lembro de tão marcante que foi.

Ricardo Silas 12/01/2015

História do Brasil
Boris Fausto explicita na introdução do livro, sua tendência a tomar posicionamentos favoráveis ou contrários acerca de alguns episódios da história. Isso se torna perceptível apenas quando se dá o início do Estado Novo, com o Golpe de 1930 que instituiu a presidência de Getúlio Vargas. Daí pra frente, o leitor poderá conhecer os fatos que seguem acompanhados das interpretações e opiniões ideológicas do autor, especialmente no que tange ao governo de Jan-Jan (Jânio Quadros e João Goulart), perpassando o regime militar e, ainda, o período de redemocratização encetado por José Sarney. Nas elucidações pregressas, isto é, (reversalmente) da República Velha até as primeiras expedições espanholas desembocadas na América, embora se perceba algumas negligências do autor, a leitura não perde a leveza e opulência. O desdobramento dos capítulos permite fáceis consultas e recapitulações, sem deixar empobrecido o cerne de cada momento histórico ilustrado. O livro contém gráficos comparativos, imagens artísticas, mapas e elementos estatísticos, situando claramente o que está a ser abordado. A história do Brasil está acessível nesse livro maduro e, com alguns meandros aqui e ali, continua a ser um programa didático bem atualizado. Estudantes, acadêmicos, professores e diletantes são bem-vindos ao modo pelo qual o quase massacrado enredo brasileiro, alvo fácil de políticas imperialistas e colonizadoras, norte-americanas e europeias, conseguiu sua real emancipação em busca de autonomia econômica, identidade social e, sobretudo, autodeterminação mundial.

Ninguem 23/06/2020

Condensa sem ficar rasteiro
Livro de qualidade para uma abordagem ampla pela história do Brasil sem simplificações. A linguagem é simples, sem ser aquela de livros de divulgação rotineiros, não deve apresentar muita dificuldade. Boris Fausto consegue abordar alguns assuntos mais complexos com a dose certa de simplicidade e de honestidade, sem uma indulgência ofensiva ao leitor.

O ponto mais alto na obra é a abordagem de alguns temas chaves, como a integridade territorial do País no decorrer do século XIX, com o ponto de vista de dois historiadores com interpretações opostas - no caso apresentado fazendo uma breve síntese. No final é apresentado uma bibliografia comentada para abordar com profundidade os temas apresentados que transparece a honestidade do trabalho.

O último capítulo desta edição tem um tom levemente destoante, por ter sido escrito por outro autor, Sérgio Fausto. O autor possui boa erudição no tema de política contemporânea, apresenta bem a sua tese, mas deixa sublinhado por vezes sua tendência laudatória ao governo e a figura do Fernando Henrique Cardoso. Com as devidas ressalvas, também é um capítulo extremamente proveitoso.

Talvanes.Faustino 14/10/2021

Bom, dentro da sua proposta
Pra quem quer ler uma História do Brasil, que mais parece de São Paulo, este livro é ótimo, ironias à parte, a proposta do livro é ser superficial com pouco debate, o que é bom pra quem quer fazer um repasso pela História sem muito compromisso.

Rivanio.Raimundo 17/08/2010

Um Bom livro sobre a História do Brasil, onde Boris Fausto faz uma narrativa, que se inicia desde o periodo das grandes navegações e que finda na Redemocratização do País e uma analese das transformações ocorridas na Brasil no final de século XX. O autor faz um passeio Histórico de forma que este livro não é tanto um texto didatico, nem tão pouco livro acadêmico, entretanto se constrói como excelente leitura para todos os que dejesão entender de maneira mais clara e objetiva a História do Brasil.

Max 09/06/2016

Top!
O livro é muito bom, mas se você é de esquerda vai se decepcionar porque o autor não manipula os fatos, se for de direita a mesma coisa.

Dalmo 07/01/2017

Começou bem terminou mal
Livro pretensioso, a julgar pelo título, que foi competentemente conduzido até os últimos capítulos quando, infelizmente, Boris Fausto, entregou a condução da importante obra a um militante do PSDB. Desnecessário.

Pedro Matias 11/05/2022

Um clássico é um clássico por um motivo
Depois de ler este livro, a única dúvida é se vou colocar o nome do meu filho de Boris ou de Fausto. Uma narrativa consistente sobre o Brasil, bem documentada e embalada em fontes. Leitura fácil. A única crítica fica para a ideia de que esse seria um livro para Ensino Médio. A linguagem até que é acessível, mas é bastante denso para a maior parte dos jovens.

Pedro Luiz da Cunha 08/01/2020

Ponto de partida
Escrever a história do Brasil em um livro é uma tarefa quase impossível. Boris Fausto deixa isso claro em sua Introdução. Essa é a diferença entre um historiador comprometido com a ciência histórica e outros trabalhos pretensamente sobre História, como os guias "politicamente incorretos".
Boris faz um recorte e conta uma História do Brasil. Delimita seu público e faz uma escolha por explicar a História a partir de aspectos econômicos e político-sociais dando maior ênfase nos processos ocorridos a partir do século XIX.
Bóris escreve o livro no ano de 1993. Hoje acredito que a História do Brasil poderia ser contada a partir de uma perspectiva de História Global, buscando relações e conexões na escrita dessa história. Neste livro, a história é contada de maneira muito localizada nos grandes centros que se deslocam à medida em que o tempo passa: principia no nordeste e vai em direção ao sudeste.
É um ótimo trabalho de História, que conta UMA história do Brasil e acredito que atinge seus objetivos de ser um material auxiliar para estudantes secundaristas, universitários e professores. É um livro que serve como ponto de partida para que o leitor busque se aprofundar em algum dos diversos assuntos trabalhados.