História do Brasil

História do Brasil Boris Fausto

Resenhas - História do Brasil

Taires20 15/08/2023

Como historiadora eu recomendo aos meus colegas de profissão e como cidadã brasileiro também, todos deveriam saber o básico sobre a História do Brasil e nada melhor do que Boris Fausto para ensinar sobre ela.

Giovanna1920 02/02/2023

É um bom começo ?
É o básico sobre história do Brasil, um resumão, porem é bem dividido e aborda os principais aspectos. Achei que seria mais aprofundado, mas realmente não teria como detalhar tudo em um único livro. Ele é bom, indico para quem não sabe nada sobre história do Brasil e quer começar do zero. A parte na qual mais gostei foi a linha do tempo bem definida e com datas organizadas, muito bom para quem quer se situar sobre os momentos históricos.

Rafa 20/10/2022

Já está defasado!
Na maior parte o livro foca mais na economia e no cenário político do que na descrição de acontecimentos históricos. A leitura foi bem chata porque eu sempre me pegava lendo dados e mais dados e às vezes eu me perdia e nem sabia mais o que tava acontecendo. O livro é bem denso, letra pequena e páginas bem cheias. Pouquíssimas figuras. Eu não indico esse material porque, apesar de ser um livro muito famoso, ele já está bem defasado. Ele conta a história do Brasil até o final do segundo mandato do Lula. Outros livros mais recentes que possuo na estante já descrevem períodos posteriores, pelo menos até o início de 2018.

Maycom 25/06/2022

Os últimos 500 anos...
É um livro muito interessante. As informações são transmitidas de uma forma muito clara, e a cronologia que o autor adotou para contar a história funciona muito bem.

Infelizmente, nos momentos em que adentra mais nas questões econômicas a minha leitura passou a ser bem arrastada. Não possuo muita familiaridade com economia, e isso, somado ao fato de não ter tanto interesse nessa área, me gerou uma grande dificuldade em prosseguir no texto em certos momentos. Mas claramente é um texto que exprime com muita sutileza o que foi o Brasil colonial e os impactos sociais, políticos e econômicos que foram se sucedendo desde aquele tempo.

Pedro Matias 11/05/2022

Um clássico é um clássico por um motivo
Depois de ler este livro, a única dúvida é se vou colocar o nome do meu filho de Boris ou de Fausto. Uma narrativa consistente sobre o Brasil, bem documentada e embalada em fontes. Leitura fácil. A única crítica fica para a ideia de que esse seria um livro para Ensino Médio. A linguagem até que é acessível, mas é bastante denso para a maior parte dos jovens.

Thiago662 24/10/2021

Uma boa obra de síntese sobre a História do Brasil. Para quem quer estudar para o vestibular em um texto confiável. Não há grandes discussões, embora por vezes os autor cite uma ou outra discussão historiográfica. Apresenta uma abordagem tradicional político-econômica, com alguns aspectos da sociedade nos contextos analisados.

Duas críticas: a História do Brasil começa com a chegada dos portugueses, sem uma análise do que era esse território e como viviam suas populações antes de 1500. Trata o golpe de 1930 como revolução e pronto, sem uma discussão maior sobre.

Mas escrever 500 anos de História não é pra qualquer um. Há as escolhas do historiador.

Talvanes.Faustino 14/10/2021

Bom, dentro da sua proposta
Pra quem quer ler uma História do Brasil, que mais parece de São Paulo, este livro é ótimo, ironias à parte, a proposta do livro é ser superficial com pouco debate, o que é bom pra quem quer fazer um repasso pela História sem muito compromisso.

Queila.Assis 08/10/2021

História bem explicada
Ótima leitura e de fácil compreensão, sem contar do autor que é demais eu li na graduação e ainda lembro de tão marcante que foi.

Lauckson 02/09/2021

Para a vida inteira
Qualquer crítica é óbvia, história de nenhum país cabe num livro só. Dito isso, é uma ótima introdução aos que estão empenhados em dar um leve rasante em nossos poucos séculos de história.

Confesso que o livro começa a pesar no final, quando entram os comentários sobre FHC até Dilma, o vocabulário "economiquês" pode assustar e incomodar, mas é isso, o Boris Fausto mandou muito bem!

Clio0 21/03/2021

Era uma vez uma editora universitária que se aproximou de um historiador e lhe perguntou se seria possível escrever sobre a história brasileira com foco para o Ensino Médio (na época, colegial). O historiador aceitou o desafio e lhe trouxe uma versão (extremamente condensada) em três volumes. A editora sorriu e pediu uma diminuição. O historiador fez das tripas coração e assim surgiu História do Brasil de Boris Fausto.

A edição da Edusp contém sumário, cronologia histórica, glossário biográfico, índice onomástico, referências bibliográficas, tabelas, fotos, e tudo o mais que faz desse volume uma apresentação do que o estudante terá contato em seu primeiro ano de faculdade.

Obviamente, como livro didático não é exatamente sua intenção tecer grandes discussões acerca das controversas interpretações da complexa história do país. Ainda assim, ele não se furta a apresentar pensamentos historiográficos vigentes e, as vezes, divergentes.

O estilo de escrita é fluído e tudo é organizado no sentido de facilitar os estudos. O autor faz uso de várias classificações e nomes correntes na educação, mas não é sua proposta virar um "resumão" e vários acontecimentos destrinchados nas apostilas escolares podem ser apenas levemente mencionados durante a exposição de sua noção de progressão histórica.

O livro pende pesadamente para a história política com viés econômico. Isso pode gerar críticas quanto a sua referência relativamente modesta a história social e outras escolas, além da preponderância do centro-sul no escrito. Mas vale lembrar novamente, são quinhentos anos de história sendo abarcados em meras setecentas páginas. Cortes, sínteses e abreviações são esperados.

De uma forma mais explícita para os interessados, o livro não abarca o período Pré-Colonial e faz apenas uma consideração sobre os governos pós-ditadura militar (1980-1990). Como foi publicado pela primeira vez em 1993, temos alguns novos fatos sobre os acontecimentos analisados, é claro, isso não diminui em nada a qualidade e relevância da obra.

De fato, eu pessoalmente gostaria de chamar a atenção para a crítica que Boris Fausto faz a insistência brazuca em generalizar conceitos para tachar desenvolvimentos atuais. Sim, essa tendência ao uso indiscriminado de termos, muitas vezes obsoletos ou anacrônicos, é de longa data.

Enfim, recomendo.

Hildeberto 28/01/2021

Clássico da historiografia brasileira
"História do Brasil", de Boris Fausto, é um clássico da historiografia nacional, o que pode ser atestado por sua menção em diversas outras obras sobre a história do país e em questões de vestibulares e concursos. Abrangente, aborda desde o contexto que levou Portugal a empreender a colonização de seu território americano até o processo de redemocratização (o último capítulo do livro, que aborda a história brasileira desde o governo Collor até o segundo mandato de Lula, foi escrito por Sérgio Fausto).

Embora esteja sujeito a críticas, é uma obra basilar para a área e merece ser lida, pois trata do essencial da história do Brasil sob uma perspectiva tradicional: aprofundamentos ou outras interpretações quase sempre dialogam com o que está exposto neste livro.

Ninguem 23/06/2020

Condensa sem ficar rasteiro
Livro de qualidade para uma abordagem ampla pela história do Brasil sem simplificações. A linguagem é simples, sem ser aquela de livros de divulgação rotineiros, não deve apresentar muita dificuldade. Boris Fausto consegue abordar alguns assuntos mais complexos com a dose certa de simplicidade e de honestidade, sem uma indulgência ofensiva ao leitor.

O ponto mais alto na obra é a abordagem de alguns temas chaves, como a integridade territorial do País no decorrer do século XIX, com o ponto de vista de dois historiadores com interpretações opostas - no caso apresentado fazendo uma breve síntese. No final é apresentado uma bibliografia comentada para abordar com profundidade os temas apresentados que transparece a honestidade do trabalho.

O último capítulo desta edição tem um tom levemente destoante, por ter sido escrito por outro autor, Sérgio Fausto. O autor possui boa erudição no tema de política contemporânea, apresenta bem a sua tese, mas deixa sublinhado por vezes sua tendência laudatória ao governo e a figura do Fernando Henrique Cardoso. Com as devidas ressalvas, também é um capítulo extremamente proveitoso.

Matildes 07/03/2020

História do Brasil
Apesar das quase 700 páginas, é uma história suscita do Brasil.
A narrativa compreende o período das grandes navegações europeia, contextualizando a chegada dos portugueses ao Brasil, até a o ano de 1993, após o fim do regime militar e o início do processo de democratição.
Pode-se dizer que se trata de uma leitura obrigatória a todos os brasileiros e brasileiras, pois o autor consegue traduzir a linguagem acadêmica para uma linguagem compreensível para o grande público de fácil compreensão para alunos da escola básica. Torna-se obrigatória para quem não quer passar vergonha nas redes sociais falando besteiras.

Pedro Luiz da Cunha 08/01/2020

Ponto de partida
Escrever a história do Brasil em um livro é uma tarefa quase impossível. Boris Fausto deixa isso claro em sua Introdução. Essa é a diferença entre um historiador comprometido com a ciência histórica e outros trabalhos pretensamente sobre História, como os guias "politicamente incorretos".
Boris faz um recorte e conta uma História do Brasil. Delimita seu público e faz uma escolha por explicar a História a partir de aspectos econômicos e político-sociais dando maior ênfase nos processos ocorridos a partir do século XIX.
Bóris escreve o livro no ano de 1993. Hoje acredito que a História do Brasil poderia ser contada a partir de uma perspectiva de História Global, buscando relações e conexões na escrita dessa história. Neste livro, a história é contada de maneira muito localizada nos grandes centros que se deslocam à medida em que o tempo passa: principia no nordeste e vai em direção ao sudeste.
É um ótimo trabalho de História, que conta UMA história do Brasil e acredito que atinge seus objetivos de ser um material auxiliar para estudantes secundaristas, universitários e professores. É um livro que serve como ponto de partida para que o leitor busque se aprofundar em algum dos diversos assuntos trabalhados.

TiagoHelmer 13/07/2019

Livro com leitura didática e muito organizado. Trata da História do Brasil desde o período colonial até o fim da ditadura - os capítulos finais são escritos pelo filho do autor sobre o governo FHC e Lula. Contém mapas, pinturas e fotografias no decorrer do livro ajudando na compreensão, mas não atrapalha na concentração da leitura - como acontece em livros didáticos tradicionais onde os textos e imagens ficam próximos.

É um livro completo, pois abordam todos os acontecimentos do período da história do país além de temas essenciais como a escravidão, a educação nos períodos, as guerras externas, os movimentos sociais, etc. Porém não há aprofundamento, característica que também ajuda na didática. Muito útil para vestibulandos, mostra o necessário dos acontecimentos com poucas inclinações. O capítulo escrito pelo Sérgio é uma excelente fonte para entender o Brasil de hoje, principalmente a política atual, o que torna essas últimas páginas bastante interessante e útil para qualquer público - essa parte talvez exista uma inclinação pelo foco no FHC, mas é inevitável, pois o sociólogo ao estudar o governo de Lula percebe uma continuação do governo FHC.