Boa Ventura!

Boa Ventura! Lucas Figueiredo

Resenhas - Boa Ventura!

skuser02844 08/12/2023

Peço perdão pelo trocadilho infame, mas este livro é uma verdadeira pepita de ouro!
Excelente trabalho de pesquisa histórica detalhada que nos transporta aos tempos do Brasil Colônia e à busca frenética da monarquia portuguesa para encontrar ouro e lucrar facilmente.
Entendemos todos os meandros que envolveram a "descoberta" do ouro pelos colonos e sua exploração.
Não sei por quê livros como este não são adotados nas escolas como leituras de apoio nas aulas de história. Excelente!

Vinicius Ciongoli 06/08/2023

Magistral
Um verdadeiro relato histórico contado de forma magistral. Esse livro me surpreendeu de uma maneira absurda.

Comecei a ler porque queria saber mais dessa parte da história do Brasil, mas imaginei que seria só mais um livro de história simples, o que não foi. Terminei como se estivesse lendo um thriller de ação, querendo mais!

Esse livro é magnífico em todos os detalhes e a forma de escrita do autor é cativante.

Paula 09/01/2023

Uma joia pouco falada
Que livro delicioso. Para quem gosta de história contada como nos livros de Eduardo Bruno e Laurentino Gomes vá sem medo. Um dos melhores que já li sobre o tema.

Daniel.Cardoso 15/12/2020

Ótimo livro.
Pra quem gosta de leitura de história do Brasil, este livro e muito rico em informações.

Giuliano.Nascimento 16/07/2020

Um belo relato de como ocorreu a corrida do ouro no Brasil, no século 18.

Petra 09/07/2020

A Última Pepita nos conta como foi a incessante busca portuguesa pelo ouro brasileiro durante os dois primeiros séculos de colonização. Fala sobre a lenda do Sabarabuçu, as primeiras excursões Brasil adentro pelos bandeirantes, a colonização do interior, principalmente da região de Minas Gerais. Nos conta da fome na região das minas, do despovoamento de Portugal e como o ouro era visto por alguns portugueses como castigo de Deus, que o escondeu nas entranhas da terra justamente para não ser encontrado. O autor, Lucas Figueiredo, expõe também os desperdícios da coroa portuguesa, que vivia no luxo às custas da Colônia.
No começo essa leitura foi um pouco arrastada pra mim, mas aos poucos me envolvi com a história e fiquei mais curiosa com esse tema. Me deu muita muita muita vontade de conhecer Portugal e de conhecer a Estrada Real que passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Aahh, essa edição é a portuguesa. No Brasil, o livro chama Boa Ventura!

Dani 23/10/2016

Conhecimento
Nunca uma leitura me trouxe tanto conhecimento sobre a colonização do Brasil. Fácil e atrativo.

Sally.Rosalin 16/10/2014

OURO!
Super indico o trabalho do jornalista Lucas Figueiredo, revisado pelas professoras Júnia Ferreira Furtado (UFMG) e Carla Maria Junho Anastasia. Possível de leitura e compreensão não apenas ao público acadêmico, mas em geral. Muito gostoso de ler e não é cansativo o excesso de informação fornecido no decorrer dos capítulos que mesclam fatos mundiais, de Portugal e da colônia portuguesa no período da corrida exploratória do ouro.

Bernardo 17/06/2014

Os jornalistas são os melhores escritores de livros de História.
Os jornalistas são os melhores escritores de livros de História.

Igor Henrique 07/08/2013

A Cobiça e a Construção do Sudeste
Ao demonstrar os motivos e a forma como foi feita a corrida do ouro no Brasil, Lucas Figueiredo nos fornece todas as informações necessárias para entendermos o porque da transferência de poder da região Nordeste, até então riquíssima em relação às regiões de todo o resto do Brasil, para o sudeste selvagem. Pouco a pouco, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais começam a ganhar cada vez mais voz política e importância no jogo de poderes colonial, ainda que a Guerra dos Emboabas azedasse um tanto as relações. Excelente leitura.

Thales 22/01/2013

Ótimo!
Para os Mineiros (como eu) o livro demonstra como Minas foi saqueada pela coroa portuguesa, mostra como começou a ocupação do territorio, os costumes da epoca, o custo de vida da epoca.
Para mim a conclusao mais importante é a de que Minas Gerais financiou a revolução industrial, que mudou o mundo para sempre!!!

Daniel432 28/05/2012

Ouro Desperdiçado
Portugal tirou a sorte grande ao "descobrir" o Brasil, entretanto não soube aproveitar das imensas riquesas que daqui extraiu, seja o pau-brasil, o açúcar, o ouro ou os diamantes.

Já o Brasil foi um azarado!! Tendo sido "descoberto" por um reino cujo único interesse era a exploração, foi sugado desde suas entranhas e nada recebeu em troca.

A história seria bem diferente, com certeza, se os portugueses tivessem vindo para o Brasil no intuito de fixar residência, como os ingleses e franceses que fugiam de seus países em função de perseguições religiosas.

A praga, talvez, para Portugal foi não ter tido benefício duradouro nenhum do ouro extraído do Brasil.

Os reis portugueses não tinham uma visão de futuro, de desenvolvimento do comércio no seu país, do desenvolvimento de seus súditos, não procuravam manter o ouro (em forma de moeda) circulando e gerando riqueza dentro de Portugal. O ouro, literalmente, passava por Lisboa. Seu destino, eram outros países europeus, em grande parte a Inglaterra. Países onde os reis portugueses consumiam artigos totalmente supérfluos.

Quando veio a Revolução Industrial, o que fez Portugal?? Assistiu!!! Assistiu ao desenvolvimento dos outros países que, inteligentemente, tinham utilizado o ouro do Brasil (isso mesmo, do Brasil) para gerar riqueza interna e desenvolvimento.

De que serviu o ouro brasileiro a Portugal?? Para nada, foi disperdiçado!!

Para mim, que já li outros livros situados neste período, foi interessante confirmar posicionamentos anteriores, tais como o desenvolvimento de toda uma estrutura, ainda que precária, de manutenção e abastecimento das Minas Gerais à essa época.

Quanto ao livro em si, vale à pena lê-lo. A leitura é fácil e os capítulos não são muito longos. Há também muitas notas, muitas mesmo. Tantas notas que às vezes até atrapalha, mas somente às vezes.

liuhori 08/11/2011

O meu tio me deu para ler, gostei muito em ler uma outra opinião que não fosse o Laurentino Gomes, até encontrei alguns pontos divergentes entre eles sobre a vinda de D. João VI.
Eu, sinceramente, esperava que abordasse mais sobre a região baiana (sou baiana) e sei que aqui, principalmente a área da Chapada, que foi onde a minha mãe viveu, também foi muito importante nessa história do ciclo do ouro. Só encontrei praticamente três a quatro parágrafos e isso me desanimou um pouco. Contudo o livro é beeeeem interessante e envolvente. Eu fiquei satisfeita em saber da importância de muitos personagens que são abordados rapidamente nos livros de História, mas gravamos para fazer prova (risos), como os no caso dos bandeirantes, no livro eles são colocados em primeiro plano.

Anica 22/05/2011

Boa Ventura! (Lucas Figueiredo)
Algumas pessoas costumam torcer o nariz quando assunto é História, mais especificamente História do Brasil. Talvez tenha alguma coisa a ver com o processo que na escola transforma futuros leitores em odiadores de Literatura (e Literatura Nacional), mas a realidade é que para muita gente passar no vestibular significa, entre tantas coisas, tirar o peso de “coisas chatas” como essa. E aí que pessoas assim acabam perdendo livros excelentes como Boa Ventura! de Lucas Figueiredo, que já no subtítulo deixa claro sobre do que se trata: A corrida do ouro no Brasil (1697-1810) – A cobiça que forjou um país, sustentou Portugal e inflamou o mundo.

O que de fato é uma pena. O trabalho de investigação que Figueiredo entrega ao leitor é delicioso, repleto de curiosidades mas, o mais importante, muito bem alinhavado. Não é romance (acredito ser algo que se enquadraria em “Jornalismo Histórico”), mas dada a fluidez e coesão do texto, e mais ainda, a galeria de personagens que passam pela obra, poderia muito bem ser lido como tal.

Você foi para a escola e certamente sabe do que o livro trata. Mas acredite, é muito diferente passar ver figuras como Aleijadinho e Tiradentes sob a ótica do autor. Fatos conhecidíssimos como o próprio descobrimento e a chegada da família real no Brasil parecem ganhar novas cores, ficarem inclusive mais nítidas e claras. E aí que começamos a perceber o quanto a aula de História na escola pode ter falhado ao retratar o que houve no nosso país.

Quando aborda um tema em especial (o ouro) e não todos os ‘n’ ciclos pelos quais o Brasil passou, algumas questões saltam aos olhos. Como por exemplo o fato de que levou quase 200 anos para que Portugal finalmente conseguisse começar a explorar o ouro brasileiro. Ou como pequenos detalhes fizeram toda a diferença (como a ideia de ir cultivando a terra por onde iam passando os bandeirantes). A sensação que dá é que ao pegar esse recorte Figueiredo conseguiu se dar ao luxo de se aprofundar mais do que nossos professores podiam com o tempo de aula que lhes era dado.

E conseguir fazer isso de forma interessante e divertida não parece ser para qualquer um. Extremamente informativo, há diversas passagens em Boa Ventura! que o leitor provavelmente se questiona como é que nunca relacionou uma coisa com outra (eu pelo menos costumava ver o terremoto de Lisboa como um evento separado, que nada tinha a ver com o ouro no Brasil). E o melhor disso é que não há saltos que possam fazer o leitor se perder, é até bastante linear e fácil de seguir.

Além de todas essas qualidades, ainda tem o cuidado da edição em si, caprichadíssima e repleta de ilustrações bastante curiosas. As que estão no corpo do texto são preto e branco, mas nos anexos algumas aparecem em papel especial e são coloridas. Também no fim do livro (e coloridos) há uma série de mapas do período abordado no livro. Para completar, cada capítulo é encerrado por uma série de notas que complementam informações ou fazem referências aos fatos citados pelo autor.

Com um texto tão legal e com tanto cuidado com a edição do livro em si, Boa Ventura! merece uma leitura, mesmo no caso daqueles que torcem o nariz quando o assunto é História, como comentei inicialmente. Na realidade, é um daqueles casos em que fica mais do que óbvio que História do Brasil pode ser não só interessante, mas também muito divertida.