A Soma de Todos os Medos (1)

A Soma de Todos os Medos (1) Tom Clancy

Resenhas - A Soma de Todos os Medos

Bruno Mancini 31/10/2022

Emocionante
Empolgante, realmente você mergulha na aventura imagina junto com os personagens entende até as partes técnicas da bomba e que estar lá. Foi o primeiro livro do autor que li, e não será o único.

Augusto Bogo 28/01/2022

Esse é o melhor livro de Tom Clancy que li até hoje. A trama se desenrola em um ritmo que nós, leitores, não conseguimos parar de ler.
Todos os aspectos militares e de engenharia dão descritos de uma forma tão detalhada que impressiona e os últimos capítulos são de perder o fôlego.

casteloale 30/05/2021

Um dos melhores de 2021
É um livro de ação! E quanta ação tem nesse livro, não é atoa que virou filme.

O livro conta a trajetória de Jack Ryan vice diretor da CIA na tentativa de apaziguar as guerras entre Israel e Palestinos, o que não é nem um pouco fácil. Mas com muito custo conseguem desenvolver um tratado de paz que é aceito por ambos os lados.

Do meio pro fim, alguns Palestinos ficam revoltados com o tratado e começam a produzir uma bomba nuclear, com a ajuda de alguns terroristas alemães. O governo americano nem sonha com o que está por vir.

É um livro cativante principalmente porque apresenta vários ângulos do cenário de crise, mostra o ângulo do governo, da CIA, do exército e dos terroristas. Vale a pena e apesar de ser um calhamaço, o livro nos faz viajar na leitura que nem percebemos quando já estamos na metade do livro.

Bruno Malini 05/02/2020

Um senhor calhamaço mas que faz jus tamanha a tensão do livro.
Fabricio268 16/11/2020minha estante
Tom Clancy e seus calhamaços espetaculares.

Adriano 17/04/2018

Supreedente
Tom Clancy fez uma narrativa muito boa , de forma como um erro de informação poderia causar grandes consequências aos dois países . com sua astúcia, Jack Ryan teve que ter muita fibra para impedir que Estados Unidos e União Soviética fossem os protagonistas de uma terceira guerra mundial.

Lismar 28/08/2017

Thriller de tirar o fôlego.
Terminei de ler A Soma de Todos os Medos, e posso dizer que é minha primeira leitura do gênero Techno-Thriller e não podia ter começado de uma forma mais positiva com esse suspense de Tom Clancy.

O autor é bastante detalhista no que diz respeito a tecnologia militar, ele vai fundo na descrição, e para alguém que não está acostumado ou não gosta de uma narrativa tão submersiva como essa, pode achar a leitura um pouco arrastada ou monótona; o que, felizmente, não é o meu caso. Li numa grande empolgação, o esmiuçamento na construção de uma bomba atômica, o funcionamento de um TomCat, ou os termos técnicos de armas e submarinos.

O desenvolvimento da história é feita de forma fluida e com calma, com a tensão aumentando paulatinamente até seu espetacular clímax lá na página 600. A partir daí é um Deus nos acuda generalizado, em que Clancy consegue, com maestria, narrar diversos momentos conflitantes, que ocorrem ao mesmo tempo, na terra, no mar e no ar.

Não vou negar que fiquei meio confuso com os diversos subplots que permeiam o livro, mas que no final, tiveram grande importância para o desdobramento do grande evento.

Diogo 31/03/2014

Apesar de já estar acostumado com o estilo de Tom Clancy, que é extremamente detalista, achei esse livro um pouco entediente por apresentar uma série de detalhes totalmente incrompreensíveis para mim. Em compensação temos no último quarto do livro um clímax sensacional, a partir daí a tensão passa a ser incrível até o último capítulo.

Fabricio268 01/10/2013

TENSÃO TOTAL
Quem já conhece o estilo da Tom Clancy não deverá decepcionar-se com esse livro.
Este calhamaço com quase 900 páginas, que foi escrito em 1991 e somente agora resolvi ler, segue o mesmo padrão de todos os seus livros; muitos termos técnicos, longas introduções para apresentação de vários personagens e detalhadas informações sobre os variados temas que norteiam o livro, trama bastante elaborada, mas, principalmente, cenas de ação muito bem escritas. Tudo que os fãs de Tom Clancy esperam encontrar.
Um breve resumo: início da década de 1990, acabou a guerra fria, não existe mais a ameaça de um confronto nuclear. Nesse novo cenário mundial, onde a paz parece prevalecer, Jack Ryan, Vice-Diretor da CIA, elabora uma proposta para promover a paz no Oriente Médio, proposta que, após um incidente, é logo apresentada. Feitas algumas considerações é endossada por líderes de governos e religiões, mas terroristas contrários à paz, e que acabam de conseguir um artefato nuclear, articulam um atentado de grandes proporções que poderá deflagrar uma nova guerra. Ao mesmo tempo informações sigilosas indicam uma crise na URSS e surge a preocupação de um conflito civil em um país que ainda possui armas nucleares. Jack Ryan tem que enfrentar esses desafios e muitos outros, inclusive dentro do próprio governo.
Um outro autor poderia escrever a mesma história com metade das páginas que há neste romance, mas Tom Clancy cria tramas paralelas conectadas ao enredo principal que simplesmente enriquecem o livro e aumenta em muito o prazer da leitura. Não é um livro com grandes surpresas ou reviravoltas, mas a parte final é de uma tensão incrível.

PAULINHO VELOSO 10/11/2012

Sem Preconceito
Tinha uma distância da literatura americana. Quebrei o preconceito. Tom Clancy conseguiu colocar o drama da possibilidade de um colapso nuclear global de maneira intrigante, inteligente e , o melhor, realista. Se houver o filme, quero assistir.
Fabricio268 05/03/2013minha estante
Sim, tem um filme. Porém, fizeram um enredo muito simples, longe demais do livro.

Luz 27/04/2010

Acho que todos os livros de Tom Clancy seguem uma diretriz semelhante e que aborda incursões em várias situações de risco e que podem realmente vir a ocorrer como guerras, ataques de facções terroristas, operações de resgate em países inimigos ou contrários aqueles que seguem uma outra linha operacional de conduta no seu governo.
São livros que ensinam que apesar de muitas coisas estarem calmas e em segurança, ou parecerem estar, sempre haverá algum perigo escamoteado no país vizinho ou alguma ameaça vinda de lugares e pessoas que nem podemos pressupor que existam mas que, todavia, são bastante reais.

Inlectus 14/06/2009

Inspirador.
Para quem gosta de relações internacionais, esse livro fomenta a imaginação, romance apaixonante.