Uma Mente Inquieta

Uma Mente Inquieta Kay Redfield Jamison

Resenhas - Uma Mente Inquieta

1 | 2 | 3 | 4

Bia 28/11/2021

Meu livro favorito da vida. Uma autobiografia de uma psiquiatra renomada que tem tab. Me inspiro tanto nela ??
?Which of my feelings are real? Which of the me's is me? The wild, impulsive, chaotic, energetic, and crazy one? Or the shy, withdrawn, desperate, suicidal, doomed, and tired one? Probably a bit of both, hopefully much that is neither.?
Laysse.Pessoa 09/10/2022minha estante
Um livro escrito no ano que eu nasci, deve ser uma incrível leitura, pq ela entende melhor do que ninguém, pois além de autoridade médica no assunto, tbm é uma portadora do problema, sob uma ótica dualista de quem vive o drama tratando e sofrendo.
As pessoas só não sabem que muitos resolvem se formar na área, por sentimentos de identificação.

Patricia 09/10/2022minha estante
Esse é o livro TAB que foi lançado agora?

EduardaMarquess 09/03/2024

Dra. Jamison é uma psicóloga clínica, pesquisadora, professora de psiquiatria, autora de alguns livros e vários artigos extremamente relevantes no mundo da psicologia e psiquiatria; é também uma mulher comum, filha, esposa, amiga e que tem, como ela prefere chamar (seguindo a antiga nomenclaturara) a doença maníaco-depressiva ou Transtorno Afetivo Bipolar, especificamente, Tipo 1. Nesse maravilhoso livro ela, com uma escrita extremamente envolvente e clara, nos fala do TAB, da sua relação pessoal, do histórico familiar, das crises depressivas, mistas, hipomaníacas e maníacas, da demora de diagnóstico pois não queria buscar, da rejeição ao tratamento, especialmente ao medicamento lítio, e como entender que tinha o problema e trata-lo devidamente trouxe de volta o sabor à vida. Nos fala também do medo de ser descredibilizada como profissional em decorrência do seu diagnóstico, ou mesmo impedida de lecionar ou clinicar. Ela também nos fala da estigmatização existente por parte da sociedade e muitas vezes até por parte dos próprias profissionais, mas também deixa claro o quanto encontrar bons profissionais faz diferença. Por mim, em meio a tudo isso, ela nos mostra, através do próprio exemplo, o quanto é importante ter pessoas que amamos e nos amam ao nosso lado e que o amor sozinho não cura, mas é um baita de um remédio.

Livro excelente para quem tem esse diagnóstico ou é próximo de alguém, pois elas traz algumas informações relevantes sobre sintomas pouco falados e também maneiras de ajudar. Recomendo para pessoas que tem interesse pela área psicológica/psiquiátrico pois Kay é uma tremenda profissional. Recomendo também para os demais, pois o livro quebra vários espantalhos sobre o transtorno afetivo bipolar.

Conheci o livro por recomendação do dr. Renato Silva ? uma das maiores autoridades brasileiras no transtorno bipolar. E simplesmente amei!
Pri de Luz 09/03/2024minha estante
Pela resenha fiquei com vontade de ler o livro

Cleciano.Souza 11/03/2024minha estante
Quero muito ler também, por recomendação tua

Catharina.Mattavel 06/05/2020

Vivendo com a doença maniaco-depressiva
Para quem procura livros que abordam transtornos mentais de forma didática, sincera e intensa, Uma Mente Inquieta cumpre todos os adjetivo ao relatar em primeira pessoa o que é viver com a doença maníaco-depressiva. Kay Redfield Jamison levou uma infância típica, com muito amor e leveza, mesmo quando o pai se tornou uma figura violenta, enxergava a luz no fim do túnel.

Tudo passou a mudar quando se viu com pensamentos desorganizados, euforia, impulsividade e muitos outros sintomas que a levavam do céu ao inferno em minutos. Nesse livro, Key nos apresenta suas memórias com detalhes, todas as partes boas e ruins que enfrentou na luta para viver sob medicamentos, consultas de psiquiatras e conhecendo pessoas que a ajudaram muito nesses anos todos.

Mesmo com quase todos os fatores contra ela e sua mente, Key se tornou uma cientista muito bem sucedida, que não deixou a peteca cair e quis mostrar ao mundo mais informações sobre sua doença, seja dando aula ou escrevendo. Tudo isso é narrado de forma tão cativante e gostosa, que acabamos nos ligando a Key logo nas primeiras páginas. Claro que também sofremos por ler momentos difíceis que nem a própria autora imaginou que se reergueria, e o que mais dói no leitor, é saber que é algo tão real e palpável.
Uma leitura muito importante para aprendermos, nos emocionar e torcer muito por uma mulher extremamente forte e talentosa.

site: https://www.instagram.com/p/B_0didHjCjs/?hl=pt-br
Bustamante 06/11/2020minha estante
Excelente comentário!

Priscila 21/06/2023

Uma mente inquieta
De início essa autobiografia de uma professora e cientista com TAB não me chamou atenção. Achei que pudesse ter sido uma indicação de leitura equivocada que recebi. Porém, ao longo da leitura, a história da autora me tocou de uma forma que eu não imaginava. Até que ponto um diagnóstico é um estigma? - tanto dado pelos outros, como por nós mesmos? -

"Qual dos meus eus sou eu? O selvagem, impulsivo, caótico, vigoroso e amalucado? Ou o tímido, retraído, desesperado, suicida, cansado e fadado ao insucesso?"

"As outras pessoas insinuam que sabem como é estar deprimido porque passaram por um divórcio, perderam um emprego ou romperam relações com alguém. A verdade ê que essas experiências trazem consigo sentimentos. Já a depressão é neutra, oca e insuportável. Ela é também cansativa. Ninguém aguenta ficar ao lado de quem está deprimido. As pessoas podem achar que deviam ficar, e podem até tentar, mas você sabe e elas sabem que você está incrivelmente chato: irritável, paranoico, sem senso de humor, sem energia, cheio de críticas e exigências, e nenhum tipo de esforço para reanimá-lo jamais é suficiente. Você está assustado e está assustador."

tiagonbraz 17/07/2022

Uma Mente Inquieta, de Kay Redfield Jamison

Publicado em 1996, "Uma Mente Inquieta" é uma obra autobiográfica de Kay Jamison, psicóloga estadunidense e uma das grandes referências mundiais em Transtorno Bipolar - doença com a qual ela convive desde os dezessete anos. Apesar de diversas ambivalências sobre a publicação ou não do livro, narrando sua luta contra a doença (e contra o tratamento), temendo as consequências para sua prática clínica, felizmente Jamison decidiu por compartilhar sua história - e presenteou-nos com um relato precioso das vivências do indivíduo com bipolaridade.
Assim como diversas outras doenças psiquiátricas, a bipolaridade sofre de estigma e preconceito, e por vezes banalização; afinal, não há exame "comprobatório" - o diagnóstico é eminentemente clínico, levando em conta a história que o paciente conta. Isso pode tornar difícil a quem não é da área ou tem convívio com tais pacientes a entender aspectos fundamentais desta doença: como a de que o paciente não tem controle sobre muitas de suas ações e emoções - não é "só querer", ou "frescura". Ilustro o fato da banalização com o funk lançado em 2021, cuja letra diz "você é bipolar demais"; o termo virou sinônimo de alguém que alterna as emoções rapidamente, o que não é necessariamente verdade para alguém com a doença. Os episódios depressivos e maníacos - os dois polos da doença - são geralmente bem marcados, durando pelo menos uma semana cada um.
A importância do "Uma Mente Inquieta" é quebrar este estigma, e mostrar da perspectiva de quem sofre como são estes episódios maníacos - com grande energia, diminuição da necessidade de sono, gastos excessivos e eventualmente perda da conexão com a realidade - e depressivos - com perda do sentido da vida, humor deprimido e pensamentos suicidas. Jamison descreve ambos os estados - tanto os voos elevados, sedutores mas perigosos, quanto os abismos profundos - de forma magistral e poética, com metáforas certeiras e que facilitam ao leitor imaginar o que ela estava sentido ou o que estava se passando em sua mente. Ela demonstra toda sua vulnerabilidade nestes estados e, ainda mais, entre eles, quando eutímica (com o humor normal, nem depressiva nem maníaca). Apesar do conhecimento acerca da doença, ela lutou contra o uso da medicação durante anos, e deixou de tomá-la várias vezes - o que, inevitavelmente, levou a outros episódios depressivos e maníacos. É um alerta de que, não importa o grau de conhecimento, é sempre possível que o paciente não consiga enxergar o problema - e surge então a necessidade de apoio da família, amigos e principalmente profissional, para que o tratamento necessário seja feito. "Medicina e amor" são o tratamento, conforme a própria Jamison relata no epílogo. Eventualmente, com medicações, tratamento psicoterápico e muito apoio das pessoas íntimas, ela conseguiu atingir a estabilidade da doença, não antes de uma tentativa de suicídio com o próprio lítio.
A obra é, portanto, fundamental a psiquiatras e profissionais que lidem com a doença maníaco-depressiva, para que possam ter alguma ideia do que ocorre na mente de seus pacientes - sei que, no meu caso, foi de extrema valia. Ademais, pacientes que têm a doença também verão na leitura grande utilidade - o livro é tanto um alerta para as consequências do abandono das medicações, quanto uma mensagem de esperança da cobiçada estabilidade que o tratamento seguido corretamente pode proporcionar.

Bustamante 06/11/2020

Uma montanha russa em minha cabeça
Uma autora medica, psiquiatra, que escreve sobre um problema psiquiátrico, um tabu, um assunto tão difícil de se tratar, principalmente para alguém que trabalha com isso.
Dra. Kay, abre sua vida para nos, leitores de tal forma que nos cativa logo nas primeiras paginas, para quem é diagnosticado com transtorno bipolar se identifica e sente-se representado por ela!

Dra. Kay em suas 271 paginas conta como sobreviveu as oscilações de humor e mesmo para uma pessoa do ramo da saúde, que estuda e conhece a patologia é difícil de controlar a montanha russa que tem em sua mente!

O Lítio é um forte aliado para os detentores do TAB, sem ele o caminho é muito mais difícil para quem tem e para quem está a sua volta!!! Os amigos, os amores e os familiares são fortemente afetados pela instabilidade do humor.

Se você tem, ou convive com alguém que tenha essa doença Crônica, recomendo de coração que leia e/ou presentei essa pessoa com esse best Seller. Porque ele fez toda diferença em minha vida!

uma boa leitura para você!!!

Mazza.R 23/05/2022

Simplismente maravilhoso
Amo muito. É emocionante, lindo e realista. Achei muito bom e não fiquei entediada hora alguma. O tipo de livro que é ótimo reler de novo daqui a alguns anos. Como já diz a capa é um extraordinário relato sobre a doença maníaco-depressiva. Por falar nisso as pessoas podem não querer comprar o livro por causa da capa já que não é muito chamativa ou moderna em especial para o público mais jovem só que garanto que é possível ler o livro facilmente e entender o que se passa de um jeito bem simples e divertido. O livro consegue ser muito eficaz em fazer com que a gente entenda bem as situações e o que a médica pensa, as dificuldades de assumir que tem o transtorno, como as coisas ficam e o que se passa na cabeça da pessoa tanto nas crises de depressão quanto nas crises da mania.

Katja 14/03/2010

Muito interessante
Antes de ser um relato esse livro é um instrumento de informação riquíssimo sobre o transtorno (ainda me recuso a chamar de doença), relatado de forma simples, ao alcance do intelecto de qualquer leitor.

belbnv 11/06/2021

Leitura intensa, mas um pouco confusa. A contextualização da sua infância faz toda a diferença no significado da sua história, assim como a forma que a autora demonstrava enxergar o mundo e a vida. Apesar da pequena confusão de indas e vindas em alguns momentos da história, adorei a escrita e a coragem da autora (como médica) de expor seu diagnóstico como forma de alerta e informação para pessoas no mundo inteiro.

Ogro 15/11/2011

Um testemunho corajoso
A autora é uma médica que, em determinado momento da vida, foi diagnosticada como maníaca-depressiva. O livro passa por toda a experiência, do diagnóstico ao tratamento e à retomada de uma existência "normal" ,passando inclusive pelos relatos das dificuldades em contar ás pessoas próximas profissionalmente sobre o transtorno ( ainda mais por ser médica)

Embora não seja explícito nos reveses o texto também não glamouriza a autora - em deterrminado momento a mesma, mesmo sendo médica, admite a resistência à seguir a medicação prescrita ou a menção aos enjôos e mal-estares decorrentes da utilização do lítio,por exemplo. Apesar da sensibilidade relacionada ao assunto - num em determinado trecho a autora questiona a eficácia da ditadura de expressões politicamente corretas parta lidar com a doença - a leitura flui rápida, já que o estilo é de tal forma leve, que seria como se estivéssemos em uma conversa - a autora não só conta sua experiência como tenta explicar a doença e suas implicações, em linguagem muito acessível.

É um livro que, seja para quem sofre desse transtorno ou convive com pessoas que sofram , deveria ler.
Ange 12/01/2012minha estante
Eu tenho esse livro.Amo de paixão,principalmente porque foi um fato verídico onde ela mesma conta sua história no livro.

gabriel.antonio 12/04/2020minha estante
Ela não é médica; é psicóloga.

Ogro 13/04/2020minha estante
'sigh' A psychiatrist is a medical doctor who has completed four years of residency in psychiatry.

Ogro 13/04/2020minha estante
A psychiatrist is a medical doctor who has completed four years of residency in psychiatry. A clinical psychologist has a Ph. D., or doctorate, in clinical psychology. Both are called doctors and both treat patients and clients with mental and behavioral health conditio

Bustamante 06/11/2020minha estante
Maníaco Depressiva é diferente de Transtorno Afetivo Bipolar! são transtornos diferentes!!!

AnaPaula 01/01/2021

Uau!
Foi isso que escrevi na contra-capa desse livro: Uau!
Apesar do livro ser o relato de uma pessoa que sofre com o Transtorno Bipolar tipo I (como é classificado no DSM atual a doença maníaco-depressiva), a autora nos proporciona momentos de autorreflexão sobre o viver em suas diversas esferas: relacional, social, profissional etc.
Dá vontade de transcrever vários trechos, mas prefiro recomendar que leia e tenha suas reflexões.

Thalia 02/04/2024

Um excelente apoio para quem foi diagnosticado há pouco
Esse livro foi uma indicação do meu psiquiatra, logo após termos chegado ao diagnóstico.
E esse livro foi um grande ombro amigo, pra me mostrar que ta tudo bem e que é possível ter uma boa vida sendo bipolar.
Li no formato digital, grifei tanto que agora quero um livro físico pra ter de recordação.

newton16 15/09/2014

Lição de Vida
Kay Jamison, psicóloga e professora de psiquiatria americana, que sofre com transtorno bipolar, narra sua própria história neste livro. Tornando-se grande autoridade mundial em doença bipolar, conta sua vida desde a infância, explicando como o problema foi se desenvolvendo, até os períodos de crise, entre depressões e mania/euforia. Passa por sua resistência em tomar a medicação; seu quase suicídio; seu êxito em sua carreira, etc. Descreve o preconceito sofrido e como conseguiu enfrentar tudo de cabeça erguida e ainda se destacar como cientista-pesquisadora da própria doença. Com um certo tom poético, o livro é uma verdadeira lição de vida. Sua leitura é válida, ao permitir-nos conhecermos a doença bipolar, compreendendo melhor os que estão nesta difícil, mas tratável, condição.

Leka 28/09/2014

Um livro intrigante
Uma mente inquieta é um livro intrigante que te leva ao mundo da psicologia de uma forma simples de entender mas sem deixar de trazer informações importantes para o entendimento da doença maníaco-depressiva.

Leia a resenha completa no meu blog.

site: http://abibliotecadeideias.blogspot.com.br/2014/05/uma-mente-inquieta-kay-redfield-jamison.html

1 | 2 | 3 | 4