O Grande Circo

O Grande Circo Pierre Clostermann

Resenhas - O Grande Circo

Hudson 17/01/2011

Achei um livro interessante, de fato a clostermann é uma figura interessante...

Clostermann, que é Brasileiro de Nascimento, uma ironia o maior Às da França ser Brasileiro.

o livro é bem mais técnico do que o piloto de stuka do rudel por exemplo.

as vezes pode-se confundir que não conhece, ou eventualmente não é piloto.

Há um apêndice no fim da edição, mas acho que para quem é leigo, não adiante muito.

Em quase 90% do tempo o livro e focado nos combates aéreos descrito de forma, bastante completa.

porém sem minucias dos detalhes, ou posteriores técnicas de pilotagem explicitamente descritas.

dá para se captar bastante, não sendo leigo, entende-se bem a linguagem implícita de caçador do autor.

Pouco se fala sobre a biografia dele, só em momentos "an passant" mesmo.

O Teatro de operações ao lado dos aliados é bem descrito, tendo uma boa dimensão de como se procediam as coisas

As mentiras americanas, sobre batalhas fantásticas e os "kills" fantasmas que só os seus pilotos registravam
no seu sistema praticamente inexistente de confiabilidade, também é algo a ser ressaltado, que foi bom na leitura.

As descrições das operações da Luftwaffe são bem minuciosas, mostras de que os aliados estavam bem inteirados sobre tudo.

O livro fala pouco sobre a guerra em geral, seus efeitos, só passagens curtas sobre as estafas coletivas pelas obrigações
incessantemente pedidas várias vezes ao dia, mostrando pouco do lado humano, só mais o militar mesmo, coisa que achei
legal no livro do Rudel, pois ele mostra o lado humano.

O grande circo é de fato uma grande história, uma grande consulta sobre como se voava antigamente como a resistência
alemã se organizou, e como tudo acabou, deixando assim um vazio muito grande, em Clostermann, que é limpidamente mostrado nas últimas páginas do livro, o aspecto mais humano é a falta que ele irá sentir de todo esse grande circo.

de resto é um livro muito técnico e tático,o que atrapalha para quem é leigo em aviação militar mas um ótimo livro.
Bruno.Fonseca 13/04/2021minha estante
Como faço pra ler?

daredevil 25/02/2009

Narrado por pierre clostermann,o maior as da asas francesa da ultima grande guerra,indispensavel para amantes da aviação pelo realismo e fidelidade da abordagem,nota 10

Victor 03/04/2014

O Grande Circo
Best-seller mundial, por muitos considerado o melhor livro de memórias de um piloto de combate já escrito e chamado pelo escritor norte-americano e Prêmio Nobel William Faulkner de "o único grande livro nascido da guerra de 39/45", a obra de Clostermann tem aqui sua edição completa, antes inédita, no Brasil. O dia a dia de um piloto de caça na 2ª Guerra Mundial, com o cotidiano dos combates aéreos, as aventuras e as tristezas da perda de companheiros.

site: http://issuu.com/revistaasas/docs/o_grande_circo_virtual?e=2275558/5403979

Mauro.Costa 15/08/2018

Sentindo-se.....no cockpit
Um daqueles livros clássicos de guerra e de aviação que você torce para não terminar. Bem escrito, detalhado, fugindo do ufanismo ou do exagero de algumas obras igualmente de referência, mas que pecam nesse aspecto. Monsieur Clostermann mostra que dom, habilidade e um punhado de sorte acompanharam muitos sobreviventes dos dogfights da Segunda Guerra Mundial. Mas poucos, raros mesmo, foram tão acurados em registrar e descrever o cotidiano daqueles jovens aviadores cujo desejo maior era derrubar o avião inimigo, não era matar o colega piloto de farda diferente da sua. Um livro de cabeceira para quem gosta do tema.

Danilo 06/06/2021

Um livro com começo e fim muito interessantes com reflexões sobre a guerra. Já o meio da narrativa é longo e cansativo.

O livro traz um apanhado de cartas enviadas aos pais e alguns escritos do diário pessoal de Clostemann. São relatos das missões e da percepção de excesso ao que corpo e psicológico humano dão conta. O editorial pecou em colocar data em somente alguns relatos, pecou também, ao não padronizar as traduções necessárias, ora no texto, ora nas notas de rodapé. A diagramação do texto também não ficou boa, com o texto se alongando até o miolo da página, sendo necessário forçar o miolo do livro pra ler.

É um bom livro para quem gosta de histórias da Segunda Guerra, com aprendizado sobre a aviação naquele período. Nunca tinha ouvido falar dos Tempest.