Clarissa Erico Verissimo

Resenhas - Clarissa

Larissa Silva 23/04/2024

O livro traz o dia a dia de um pensionato visto pelos olhos da menina-moça Clarissa e às vezes do hóspede recluso e misterioso Amaro. Clarissa está a beira de fazer 14 anos quando será considerada moça e poderá usar salto alto e tem o desejo urgente de descobrir os mistérios da vida, enquanto Amaro a observa virar moça lamentando a perda da inocência e do olhar curioso para a vida. O roteiro é bem um relato diário das pessoas da pensão e das peripécias de Clarissa, nada muito cativante, mas também nada digno de tédio. Um bom livro pra passar o tempo.

valen ! 18/04/2024

A obra de Érico Veríssimo relata sobre a vida de Clarissa Albuquerque, uma menina ingênua de 13 anos que morava em um sítio no interior e se mudou para a pensão de sua tia, D. Eufrasina, na capital Rio Grandense. Ela não tem licença de passear, ir ao cinema, nem nada, é uma menina boba, como diz sua tia, e que não tem com quem conversar.
Na pensão onde Clarissa vive, mora também seu tio Couto, que está desempregado; D. Ondina e seu marido, Barata; Belmira, a doméstica; Zezé, estudante de medicina; Levinsky, judeu; Gamaliel, protestante; Belinha e D. Glória; Major Pombo; Nestor; Amaro, o homem quieto, triste, pianista e poeta; o gato Micefufe; e o papagaio chamado Mandarim.
A narrativa conta a rotina cotidiana de Clarissa, que está sempre fazendo descobertas. Ela tem uma amiga, Dudu que “está avançada demais para sua idade”, como diz sua tia, e brinca com seu vizinho Tonico, que só tem uma perna, anda de cadeira de rodas e Clarissa tem pena de sua situação.
Ao longo do livro, Clarissa vai para a escola, cuida das galinhas da pensão e vira uma bela moça de pele e cabelos morenos. Quando ela completa 14 anos, ganha um peixe que ela chama de Pirulito, de Amaro. Ela pensava que Amaro era um homem amargurado e triste, mas depois de fazer uma visita no quarto dele agradecendo o presente, ela descobre que ele é um homem muito gentil e atencioso.
Amaro é assim, pois sente saudades da infância com seus pais. Hoje, ele é um homem que está sempre na frente do piano alugado da pensão ou fazendo poesia e relembrando de suas memórias quando criança, quando não está trabalhando no banco. Como mencionado no livro, Amaro sente muita alegria e ternura por Clarissa, porém, o autor da obra não explora esse romance entre os dois. Amaro tem mais de o dobro da idade de Clarissa, mas mesmo assim, o homem de 32 anos, viaja em seus pensamentos pensando em Clarissa. “Porque és poesia, és música [...]”
Em uma noite, Tonico acaba passando mal e tio Couto comenta que talvez ele não passa daquela noite. Clarissa, preocupada, começa a chorar pelo seu amigo, pois D. Tatá, mãe de Tonico, não têm muitas condições para ajudar nas medicações do filho; ela é costureira e não ganha muito com suas costuras. Na manhã seguinte, todos vão à casa de Tonico para seu velório. Quando o doutor Maia, aparece, Clarissa o acha um homem muito bonito e começa a fantasiar histórias com ele, imaginando que era o Príncipe Sapo de uma de suas histórias.
No início do ano seguinte, já de férias, Clarissa começa a ficar triste pois irá voltar para o interior e ficará com saudades de todos da pensão e de tudo que rodeia a casa onde mora. Depois de 10 dias, se despede de todos da pensão e viaja para sua antiga casa no sítio. Eles ficam muito tristes com sua partida e Amaro, muito mais.

Na verdadeira arte nada morte. A mocidade e o encantamento se renovam perpetuamente: e a eterna luminosidade, a eterna graça.

jojo 17/04/2024

Clarissa q fofa
Clarissa é um livro delicado de Érico Veríssimo. Clarissa esta passando uns tempos na pensão da tia estudando, lá conhecemos os moradores desta pensão entre eles Amaro, um homem bem peculiar, e a história gira em torno desta pensão, dos vizinhos tb da pensão, e o livro nos mostra o contraste destas vidas, passeamos por relatos políticos desta década de 30. O amor que Amaro carrega dentro dele. Os sonhos de vida de Clarissa, seus sonhos suas angústias, a tristeza da perda de um amigo.. um livrinho gostoso de ler

" tu viverás me olhando, Eu viverei te amando"

Yasmin 09/04/2024

Clarissa
Clarissa é um clássico de Erico Veríssimo.
Um ótimo livro mostrando a Clarissa deixando de ser criança e virando uma moça. Clarissa se mostra muito ingênua, mas depois vai conhecendo o mundo melhor. Ela é uma garota alegre, otimista e sonhadora.
Leitura bem tranquila e lenta. Essa é a parte negativa: o livro é lento, parado, calmo demais, sem muitos acontecimentos, apenas mostrando a rotina de Clarissa.

Gabi 01/04/2024

Clarissa
O livro mostra o cotidiano da menina Clarissa que saiu do campo para a capital para fins estudantis, longe dos pais , morando na pensão da tia , Dona Eufrásina.
Neste livro também se mostra as problemáticas da década de 1930 , retratando como por exemplo o preconceito com o judeu , que mora na pensão, e o preconceito com o menino Tunico, além disso , mostra as simples coisas as quais Clarissa é proibida de fazer , como por exemplo ir ao cinema , e sair com suas amigas, pois elas são "avançadas" demais pra idade .
No fim , ao deixar a pensão e voltar ao campo , todos percebem que a alegria daquele lugar era Clarissa, e como ela fará falta .

Elielson.Goulart 29/03/2024

É um bom Engov para ressaca literária.
Inocência, beleza, sonhos, zero preocupações e um final feliz realista: este é o livro Clarissa, segundo livro e primeiro romance do maior escritor do Rio Grande do Sul. Mas valeu a pena a leitura? Lógico, meu amigo.

Thaís Bueno Serafim 30/01/2024

"Círculo do livro" era uma editora brasileira que vendia livros em uma sistema de clube, sendo necessária a indicação de algum sócio para poder fazer parte.

Essa edição fazia parte da coleção dos meus pais. Lembro bem de quando ainda era criança e "brincava" que estava lendo esses livros. Mas agora li de fato essa obra.

"Clarissa" foi o romance de estreia de Erico Verissimo e narra um ano da vida menina que dá título ao livro. Para realizar seus estudos e se formar professora ela vai para a capital do RS e passa a morar com os tios que são donos de uma pensão (algo muito comum naquele tempo).

Clarissa tem 13 anos e podemos observar que é muito ingênua. Ela não vê a hora de completar 14 anos para poder usar salto alto e passar a ser vista como uma "mulher adulta".

Ao longo da narrativa vamos conhecendo, além da protagonista e de seus tios, os outros moradores da pensão, alguns vizinhos e amigas de escola de Clarissa. Mas o foco principal é na protagonista e em Amaro, um homem em torno dos 40 anos que vive na pensão.

A visão da vida dos dois é totalmente oposta; ela, é otimista e alegre, pensando sempre no futuro que tem pela frente; ele, pessimista e desanimado, sofre por não conseguir viver a vida que almejava e ser obrigado a enterrar seus sonhos.

Através dessa leitura também temos um panorama da sociedade brasileira e do mundo na década de 1930.

site: https://www.instagram.com/p/C2n1wABrZ0c/

JãoVitorfbu 24/01/2024

Muito bonito e divertido.
Que livro divertido e belo de se ler! A todo momento, o autor está sempre detalhando o mundo ao redor de Clarissa, fazendo com que, possamos nos sentir nesse universo tão ordinário, mas belo e cheio de significado.

Eliane406 17/01/2024

Serenidade
Poesia é o que se encontra nessa prosa. O 00ll de volta ao manto destemido e poético da vida.
Tirando as partes perceptíveis de como os negros eram tratados na época, e me deixou desconfortável, é uma obra simples, mas cheia de vida!
?O bom dessa edição é que o prefácio é do próprio autor. Um trecho:
?"Comecei a escrever sem plano preestabelecidos. O clima em que eu vivia naquela época estava longe de ser luminoso e lírico. Meu ordenado era baixo, o homem das prestações batia todos os meses à nossa porta e, por mais que me esforçasse, eu não conseguia esquecer essas dificuldades materiais da vida cotidiana, as quais me preocupavam de tal modo, que não pude evitar que elas atormentassem também muitas das personagens dos romances que eu viria a escrever.
Além de minhas funções de secretário da "Revista do Globo", para aumentar a renda mensal ei redigida uma página feminina para o "Correio do Povo" e à noite traduzia do inglês novelas policiais para a "Livraria do Globo", de sorte que para minha própria literatura só me restavam -- e assim mesmo nem sempre -- os fins de semana.
Escrevi "Clarissa" em quinze tardes de sábado e uma boa dúzia de domingos, feriados e dias santos. O livro apareceu em novembro de 1933 numa coleção de volumes de pequeno formato na qual havia, numa estranha mistura, obras de Gógol e Edgar Wallace, Puchkin e Fennimore Cooper.
"Clarissa" marca uma nova fase na minha carreira literária. Escrevi essa novela impelido por uma necessidade de poesia. Em matéria de linguagem notam-se nelas muitos dos defeitos do primeiro livro: o estilo picado, o emprego leviano de palavras grandes como "infinito" , "imenso", "enorme", etc."

Tiago 01/01/2024

O início da carreira literária de Érico Veríssimo
Este é o primeiro romance de Érico Veríssimo e conta a história de Clarissa, uma menina de 13 anos do interior do Rio Grande do Sul, que vai morar em Porto Alegre, na pensão da sua tia Eufrasina do seu tio Couto durante o ano letivo. O livro narra basicamente o dia-a-dia da pensão e dos seus hóspedes vistos pelos olhos da jovem Clarissa. Conhecemos personagens como o melancólico Amaro, um bancário que sonha em ser pianista, dona Ondina, casada com o caixeiro viajante Barata, o judeu Levinsky, o major Pombo, a vizinha Dona Tatá e seu filho doente Tonico, dentre outros. O livro se passa nos anos 30 e conhecemos um pouco a respeito da vida no Brasil naquela época através das conversas durante a hora das refeições.

A escrita de Érico Veríssimo é muito boa (as vezes abusando um pouco da linguagem poética, como o próprio autor confessa no prefácio) e cativa o leitor. As reflexões e diálogos internos de Clarissa entremeadas no meio da história estão muito bem escritos. O desenvolvimento da personagem, uma menina de 13 anos as vésperas de completar 14, captura muito bem aquela linha tênue entre criança e moça. A mesma menina que brinca no pátio é a 'quase moça' que começa a pensar nos rapazes, tem o sonho de usar um sapato de salto no seu aniversário e tem admiração pelas amigas que já têm namorados.

Clarissa ainda aparece em outras obras do autor: 'Caminhos Cruzados', 'Música ao Longe' e 'Um Lugar ao Sol', que fazem parte da primeira fase da carreira do autor, conhecida como o ciclo de Porto Alegre. Leitura recomendada.

Karla.Kassiane 31/12/2023

Erico sempre Erico ??????
Clarissa é um clássico de Erico Verissimo. A história da menina-moça que vai para capital morar com a tia em uma casa de pensão, é uma leitura leve, e ao mesmo tempo leva o leitor à questionamentos interessantes e que não se modificaram através do tempo. Clarissa se passa na Porto Alegre dos anos 1930, e o conhecimento de vida de uma mocinha de 13/14 anos era bem diferente, os questionamentos da protagonista já fizeram parte da vida de todos nós, seja com mais ou menos idade.

Alvin.Hercules 30/12/2023

Publicado em 1933, Clarissa foi o primeiro romance do renomado escritor brasileiro Érico Veríssimo.
O livro nos apresenta a história de Clarissa, uma garota de 13 anos que enfrenta os desafios e dilemas da adolescência e a complexidade do amadurecimento em uma sociedade conservadora e tradicional.

São apresentados temas como o amor, a ética e a moral, as relações familiares, a religião e a busca por identidade.
São exploradas no livro diferentes perspectivas, a de Clarissa, personagem principal, o do seu admirador, o pianista Amaro, e o seu vizinho Tônico, que padece de um terrível mal.

O livro não possui nada de incrível ou surreal, mas a narrativa rica em detalhes é o que o torna interessante.

Mateus Souza 07/12/2023

Meio sem açúcar...
Depois que li Caminhos Cruzados, fiquei tentado a ler Olhai Os Lírios Do Campo, de que também curti bastante. E depois Clarissa. Mas este não me cativou com a mesma intensidade que os outros. A história se prende a muitos detalhes sobre flores, manhãs, noites e paisagens, animais de estimação e pouquíssimos acontecimentos (para não dizer quase nenhum) ocorrem para levar o leitor páginas adiante. O dia a dia de Clarissa para mim ficou monótono, a ideia de vê-la ir de criança a moça me soou muito rasa. Érico construiu uma rotina maçante. Talvez poderia ter explorado um pouco mais a amizade de Clarissa com Tonico. Poderia ter colocado um mistério central que movesse o leitor para além do que era o dia a dia da protagonista. Parece que ele achou mais importante focar nas descrições de forma bastante caricata dos personagens negros, resumiu-os a pessoas de lábios grossos e dentes muito brancos, que não sabiam falar direito. Basta ler histórias como A Menina Que Roubava Livros, para perceber que Érico Veríssimo perdeu a oportunidade de transformar essa história numa aventura ainda maior.

Clio0 28/11/2023

Clarissa foi o primeiro romance publicado por Veríssimo e é uma obra suave, inocente pela própria protagonista e pelo estilo ainda em formação do autor.

A protagonista apresenta o ponto de vista para o leitor em que já há uma certa malícia, mas sobretudo, pena. Seu mundo é rodeado de crianças e adultos que sofrem por seus próprios atos como o pianista amaro ou que são acometidos por mazelas como o jovem Tonico.

Embora seja uma obra ofertada em sua grande maioria a crianças e adolescentes, há uma exposição a certos fatores sociais que precisam ser observados, como por exemplo a admiração de Amaro pela adolescente que em alguns momentos é comparada a uma ninfeta - uma óbvia alusão a pedofilia que passa pela sociedade brasileira atual como um gosto por "novinhas".

Recomendo.