Geografia da fome

Geografia da fome Josué de Castro

Resenhas - Geografia da Fome

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Um ensaio sobre o fenômeno da fome generalizada, numa época em que esta se torna cada vez mais visível em tempos de globalização. Josué de Castro foca seu estudo no continente americano, dando especial atenção à fome no Brasil.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8520005306

Larissa Zuque 02/11/2019

A fome é um problema social!
Dizer que a fome é um problema social é, indubitavelmente, uma grandíssima obviedade. No entanto, como escreveu Darcy Ribeiro - em um brilhantíssimo texto com o título 'Sobre o Óbvio' - nossa realidade se apresenta em camadas sobrepostas que acabam por a falsearem; ideologicamente não desvendam - porque não querem desvendar - o real. Com isso, os cientistas trabalham desvelando essas camadas; tornando evidente as obviedades que estruturam nossa frágil realidade social.

Pois bem, Josué de Castro faz isso em a Geografia da Fome. Sim, o autor ainda estava preso em algumas amarras propostas por um visão determinista... No entanto, A Geografia da Fome traz à tona a realidade frágil de um Brasil com heranças coloniais entranhadas, não só em nossas relações sociais e econômicas, mas também nas modificações sistemáticas do meio, mostrando a devastação geográfica do Nordeste - antes como polo mais produtivo e rico do Brasil colonial - e posteriormente, como um solo desgastado e pobre como consequência dos anos de exploração. Fala de um país marcado pela monocultura, pela agro-exportação, do subdesenvolvimento como um projeto de nossas elites, enfim, de como isso gera o fenômeno doloroso da fome.

Em suma, é sempre necessário - principalmente em tempos de retrocesso como o nosso - reafirmar o óbvio! Por isso, Josué necessita ser lido, relido, revisitado!