Geografia da Fome

Geografia da Fome Josué de Castro

Resenhas - Geografia da Fome

Bruno Oliveira 04/12/2023

AINDA DE GRANDE RELEVÂNCIA
Geografia da fome: O dilema brasileiro: pão ou aço, do pernambucano Josué de Castro aponta, claramente, a origem da fome no país: culturas agrícolas mais voltadas ao mercado, à exploração, do que à alimentação da própria população. Lançado originalmente em meados do século passado (1946) e bem amparado por farta bibliografia das áreas de seu conhecimento (Geografia e Nutrição), este livro revela-se, surpreendentemente, atual. Josué mapeia as características específicas (geográficas, climáticas, sazonais) de cada região do país e diagnostica suas deficiências alimentares — cada região têm a sua própria carência. Livro acadêmico raiz e obrigatório para se entender o Brasil que temos para construir um mais justo almejado.

cleber.teixeira 22/11/2023

Um dos grandes clássicos brasileiros
No Brasil, terra e fome são termos que historicamente sempre estiveram associados. Alguns clássicos da nossa literatura refletem sobre essa relação a partir das narrativas ficcionais ou pela perspectiva jornalística. Mas é com Josué de Castro que esse binômio ganha definitivamente status de ciência, através de sua abordagem pelo método geográfico. "Geografia da fome" (1946) é muito mais do que um ensaio. É um manifesto em prol de milhões de brasileiros vítimas da fome e da miséria, que, como ele comprova, não se dão apenas pelas catástrofes climáticas, mas por projetos políticos que ignoram essas massas enquanto se concentram em alavancar o progresso industrial a qualquer custo. Médico, filósofo, geógrafo e cidadão do mundo, o pernambucano Josué de Castro escreve com propriedade, precisão e extrema clareza, demonstrando profundo conhecimento do tema e de toda literatura que o discute, na ficção e fora dela. A obra está na lista dos 200 livros para entender o Brasil, publicada no ano passado pela Folha. Indico também àqueles que desejam adquirir repertório para escrever redações e ir além dos clichês da internet. "Geografia da fome" é primoroso em termos de ciência, de linguagem e, sobretudo, de humanismo.

Tarsila.Helena 03/07/2023

Indico para todo brasileiro
É até difícil para mim dizer algo desta obra que para mim foi tão marcante. A Geografia da fome é um clássico livro sobre sociedade, alimentação, desigualdades, indústria, agricultura, e fala muito da história do Brasil como um todo.

Josué de Castro foi exilado pelos militares na ditadura devido seus ideais progressistas. Josué acreditava em um progresso em que ninguém fique para traz morrendo de fome enquanto outros enriquecem desenfreadamente, ele acreditava na saúde para todos, reforma agrária, aproveitamento do solo, e tantos outros valores essenciais até hoje.

O caminho que o livro percorre é muito rico e justifica o título da obra. Ele vai percorrendo as regiões do país e finaliza com uma conclusão do Brasil como um todo, mas sempre trazendo riqueza de relatos, referências e fatos de um país que até hoje deixa os seus morrerem de fome.

Pretendo ler de novo. Li fazendo anotações marcações e anotando outros autores que Josué menciona, para continuar me aprofundando neste tema que para mim é tão caro.

Rech_ 20/06/2023

O dilema do subdesenvolvimento
O retrato nu do fenômeno da fome estrutural, expresso com apontamentos sociais e naturais que ocasionam na situação de fome enfrentada pelas cinco áreas brasileiras catalogadas por Josué de Castro, com enfoque principalmente nas áreas de fome endêmica, Amazônia e Nordeste açucareiro, e de epidemias de fome, Sertão Nordestino.

malubsballarotti 24/03/2023

é quase doloroso ver como esse livro é atual, mesmo sendo da década de 40.

Josué é imprescindível pra entender uma associação entre fome e território, pra entender o motivo de muito do que vemos hoje e pra pensar também a reforma agrária. leitura valiosa!

Juan 12/03/2023

Um livro mais do que indicado pra quem quiser entender mais sobre os problemas mais profundos da fome no nosso país, ocasionados principalmente pelo nossos problemas socioeconômicos, herança do nosso passado colonial. O livro seriq perfeito se não fosse pelo incentivo, de certo modo moderada, à exploração da Amazônia, o que é entendível na época em que foi escrito, anterior aos grandes debates ambientais de hoje. Indico a todos. Abraço

Mariana 27/02/2023

Maravilhoso
Essa leitura é indispensável para o Geógrafo. Josué de Castro conseguiu reunir tanta informações preciosas para desenvolver a sua análise que, por mais que o tema da fome seja devastador, o sentimento ao ler esta obra é de puro fascínio.

juliabmelo 22/01/2023

uma visão da fome despida de eufemismos
?nenhum plano de desenvolvimento é válido, se não conduzir em prazo razoável à melhoria das condições de alimentação do povo, para que, livre do peso esmagador da fome, possa este povo produzir em níveis que conduzam ao verdadeiro desenvolvimento econômico equilibrado, daí a importância da meta ?alimentos para o povo?, ou seja, ?LIBERTAÇÃO DA FOME??.

parafraseando Paulo Freire, sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário; a revolução ocorre com a práxis, a reflexão e ação incidindo sobre as estruturas a serem transformadas.

numa infeliz coincidência temporal, termino este livro num ponto do espaço-tempo em que tragédias invadem as manchetes de jornal: o povo Yanomani, o qual detém o maior território indígena remanescente no país, grita de fome. crianças definham raquíticas, num semblante seco e exaurido de qualquer vida, devorados pela malária e consumidos pela desnutrição. isso não às custas de uma briga entre homem e terra, mas decorrente de uma economia mineradora de exploração, envenenados pelo mercúrio amargo nas mãos do colonizador.

são essas notícias que comprovam que nosso país segue preso às correntes do subdesenvolvimento. porque a grandeza só se atinge com um estado de bem-estar social. que construamos um Brasil para Brasileiros, todos eles.

Vanessa 07/11/2022

Leitura atual e necessária. O problema da fome no Brasil continua atual e urgente e o autor apresenta as grandes áreas da fome e as principais características.

Matheus 29/07/2022

Obrigatório
Simplesmente perfeito! Josué de Castro, exilado por pensar nas camadas mais pobres da sociedade. Livro maravilhoso, atemporal, que escancara e coloca o dedo na ferida daqueles que projetaram o problema da fome no mundo.

Aila Cristina 28/07/2020

“Metade da humanidade não come e a outra não dorme com medo da que não come...”
“Metade da humanidade não come e a outra não dorme com medo da que não come...” Frase potente do Josué de Castro, autor do livro Geografia da Fome, que apesar de anos de publicação, se apresenta como atual e necessário para compreensão do fenômeno da fome no Brasil.

Com o livro Geografia da Fome, aprendi que a fome coletiva é um fenômeno geograficamente universal, afetando diversas áreas do mundo. Aqui no Brasil, a fome tem origem e heranças ligadas ao processo histórico da colonização.Segundo Josué de Castro, no nosso país, a fome se apresenta de forma endêmica e epidêmica com carências alimentares (ausência e carência de proteínas, minerais e vitaminas) nas regiões do país, existem diferentes padrões alimentares produzidos por e/ou a partir da disponibilidade de recursos típicos, produtos regionais e hábitos próprios, somando aos fatores sociais, culturais, econômicos e geográficos/naturais.

Dessa forma, “a vitória contra a fome constitui um desafio à atual geração” (CASTRO, 1984). Por isso, indico esse livro a todas e todos que querem conhecer a origem da fome no Brasil e suas heranças atuais.

Tiagofas 12/06/2020

Essencial.
Livro bastante esclarecedor e fácil de ser lido. Análisa, de forma rica e crítica, as áreas de fome endêmica e epidêmica no Brasil. Essencial.

Daniela 27/05/2020

Todos deveriam ler
Este livro é maravilhoso!

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Um ensaio sobre o fenômeno da fome generalizada, numa época em que esta se torna cada vez mais visível em tempos de globalização. Josué de Castro foca seu estudo no continente americano, dando especial atenção à fome no Brasil.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8520005306

Larissa Zuque 02/11/2019

A fome é um problema social!
Dizer que a fome é um problema social é, indubitavelmente, uma grandíssima obviedade. No entanto, como escreveu Darcy Ribeiro - em um brilhantíssimo texto com o título 'Sobre o Óbvio' - nossa realidade se apresenta em camadas sobrepostas que acabam por a falsearem; ideologicamente não desvendam - porque não querem desvendar - o real. Com isso, os cientistas trabalham desvelando essas camadas; tornando evidente as obviedades que estruturam nossa frágil realidade social.

Pois bem, Josué de Castro faz isso em a Geografia da Fome. Sim, o autor ainda estava preso em algumas amarras propostas por um visão determinista... No entanto, A Geografia da Fome traz à tona a realidade frágil de um Brasil com heranças coloniais entranhadas, não só em nossas relações sociais e econômicas, mas também nas modificações sistemáticas do meio, mostrando a devastação geográfica do Nordeste - antes como polo mais produtivo e rico do Brasil colonial - e posteriormente, como um solo desgastado e pobre como consequência dos anos de exploração. Fala de um país marcado pela monocultura, pela agro-exportação, do subdesenvolvimento como um projeto de nossas elites, enfim, de como isso gera o fenômeno doloroso da fome.

Em suma, é sempre necessário - principalmente em tempos de retrocesso como o nosso - reafirmar o óbvio! Por isso, Josué necessita ser lido, relido, revisitado!