Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato...

Resenhas - Introdução à Teoria Geral da Administração

gabriel 01/07/2023

Bom resumão de Administração

Este assunto é um pouco árido e/ou chato (pelo menos para o meu gosto), li por necessidade profissional, mas até que foi uma leitura mais interessante do que eu imaginava.

Achei interessantes principalmente as teorias mais clássicas (Administração Científica e Clássica), ambos respectivamente de Taylor e Fayol, deu pra situar melhor como foram ali os desenvolvimentos da Revolução Industrial, não só na parte burocrática/administrativa, como também no chão de fábrica (teoria de tempos e movimentos bem interessante).

Especificamente sobre esta última, me lembrou bastante aquele filme do Chaplin, o "Tempos Modernos", uma excelente crítica a este tipo de abordagem, porém o fato é que este tipo de organização fabril deu um salto de produção absurda, então acho que estudar esse tipo de coisa é muito importante (para entender a nossa sociedade de hoje).

O livro é muito bem estruturado, cada capítulo segue uma formuleta, com glossário, resumo, "dicas" (que são boxes com alguns comentários extras), isso torna a leitura bastante dinâmica e agradável. Só achei meio inútil os casos concretos que eles colocam, que talvez funcionam mais como estratégia de sala de aula, o que para mim não é o caso. Acabei que pulei todos estes casos.

É uma obra bem fundamentada e tudo o que falado encontra amparo em bibliografia sugerida e em autores clássicos da área, o que é bastante positivo. Nada aqui é tirado "do nada".

As distinções entre as várias escolas de administração são sempre abordadas e o autor faz bastante comparações entre elas, o que é bastante útil, já que tem escolas que são muito parecidas entre si.

As minhas poucas críticas se referem a uma falta de aprofundamento em certos pontos, mas já que se trata de um livro introdutório, não faria sentido exigir este aprofundamento, o que fugiria do seu escopo. Mas muitas vezes ele só pega uma escola e lista os seus pontos principais, e algumas coisas parecem tiradas do nada, ou ficam até difíceis de entender.

A parte de filosofia no começo é, no geral, pura bobageira, o que acaba depondo bastante contra o livro, pois mostra que o seu autor (apesar de tentar aparentar o contrário), tem pouca familiaridade com o assunto. Erros primários, como considerar Platão como favorável à democracia, são cometidos. O cara mistura a democracia ateniense com filósofos da época, o que é comum de se ver em outros lugares.

A edição que eu tenho é de 2003, não sei se há edições mais recentes, então se tiver alguma coisa mais relevante dos últimos 20 anos, não vai constar daqui. De toda maneira, ele demonstra preocupação com toda essa revolução informacional dos últimos anos, essa coisa toda, então isso não é de todo ausente.

Diz aqui que o livro tem 922 páginas, mas a minha edição tem umas 600 e poucas. Não o li todo, só as partes que me interessam, até porque nem é o objetivo desse tipo de livro, ser lido em sua integralidade. Acredito que possa, também, funcionar como material de consulta.

O livro é bastante acessível, qualquer um consegue entender numa boa, sendo desnecessário qualquer preparo prévio (só ser alfabetizado, é claro).

Não posso dizer ou comparar com outras obras do gênero, pois não possuo contato com elas, mas esta satisfez os meus interesses no momento e se revelou até agradável.

A nota perde uma estrela, pois como é tradicional nas minhas resenhas, dou um desconto só por não ser um livro de ficção, ou então de repente eu tenho "Teoria Geral da Administração" com a mesma nota de "Grande Sertão: Veredas", o que seria uma incoerência. A não ser que a obra mate a pau e seja fenomenal por algum motivo, o que até aqui não aconteceu.

De maneira geral, indicado, com as devidas ressalvas acima.

xTinho 09/04/2023

O melhor
Não muito sobre o que comentar acerca desse livro. Li a primeira vez no início do meu curso de graduação e estou relendo a fim de preparar algumas outras e separar material para algumas palestras. É uma leitura essencial para todos profissional da área de administração. Chiavenato continua sendo autor para se ter acesso as teorias administrativas. É um excelente compêndio.

SsCleo 21/09/2022

Específico.
Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia- a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo ...

Igor 26/07/2021

Estudo
Li para estudo e gostei bastante, bem completo, Chiavenato é muito comprado em concursos.
Não é um livro para diversão, claro.

Camilla 28/12/2020

Técnico
Livro técnico, mas que foi essencial para compreender a administração.

Karla.Colmanetti 02/08/2017

Gostei muito da escrita desse livro, de fácil compreensão aborda as teorias da administração de empresas e esquemas para que fique fácil lembrar. Livro de leitura obrigatória para futuros administradores, foi relativamente caro ( 110 temers pela estante virtual), mas valeu cada centavo do investimento

Roberto 22/10/2016

Essencial
Livro direcionado para acadêmicos de administração. Essencial para os que querem conteúdo além do transmitido em sala de aula e se destacarem na disciplina.
Chiavenato o escreve de maneira excepcional, passando por toda a linha temporal da administração, começando com Henry W. TAYLOR e a Teoria Científica e findando com Peter DRUCKER na Teoria Neoclássica.
Importante ressaltar que são DOIS volumes. Neste, "Abordagens Prescritivas e Normativas" se passa o início e o final, e no segundo "Abordagens Descritivas e Explicativas" se passa o meio da ordem cronológica das teorias administrativas. Creio que foram divididos assim por questões de venda, pois se as teorias mais recentes estivessem no segundo livro, os interessados apenas nas técnicas modernas comprariam somente ele.
Teoria Geral da Administração é a base para um bom acadêmico de administração, pois com ele é possível aprender com os erros do passado e não repeti-los e reproduzir e maximar os acertos. Com todas as teorias em mãos podemos aplica-las em situações diversas que exijam soluções específicas.

Gabi 15/11/2014

Introdução à Teoria Geral da Administração é um livro técnico, fundamental para quem está iniciando a faculdade de Administração ou simplesmente tem interesse em conhecer os princípios que regem à Administração de Organizações.
Gostei muito da forma que os conceitos e teorias foram expostas.
Recomendo.

23/11/2010

CHIAVENATO é um ótimo autor. Escreve com clareza e podemos ter uma visão ampla das empresas e seu surgimento.
O livro conta desde como as primeiras teorias organizacionais surgiram com a Administração Científica; Administração Clássica; a Escola de Henry Ford que foi o responsável pela maior linha de montagem e que atualmente é uma das maiores montadoras de carro no mundo.
O legal do livro é que CHIAVENATO além de mostrar como o conceito de administração e as escolas surgiram, ele mostra a prática dentro das organizações, levando em consideração a atualidade e o que ocorre dentro das empresas.
Podemos entender o que leva uma empresa a ser uma multinacional e a outra que morre depois de alguns anos.
Além das teorias clássicas, CHIAVENATO mostra as escolas Neoclássicas, as Burocratas, as Humanisticas, as Estruturalistas, Comportamentais, Sistêmicas, Contingencial e as Novas Abordagens da Administração. Todas com seus benefícios e críticas que levaram ao surgimento de uma após a outra.
É um livro acadêmico e recomendo para quem se interessa pelo assunto.
Eu particularmente gosto de livros de historias, e a Teoria Geral da Administração fez parte da minha lista de leitura obrigatória, mas não deixa de ser um livro extremamente importante e curioso de ler e na minha opinião é um dos melhores livros para se conhecer a historia da Administração.

LobaMuitoCruel 15/12/2009

Considerada pelos educadores de Administração como a Bíblia da ITGA, é um clássico utilizado até hoje na disciplina por quase todas faculdades. Imprescindível.

Inugami 23/07/2009

Esse livro não merece resenha.
É um livro técnico. TÉCNICO MESMO.
Mas há uma historinha interessante que eu quero deixar registrada.

Como vêem, eu li ele apenas porque apetece ao meu curso.
Só que eu li MESMO. 2 meses. Outubro e Novembro de 2008.

Mas isso me salvou e ajudou outras pessoas NO exame. Fiquei por 5 décimos em Evolução do Pensamento Administrativo, com a professora mais bizarra que alguém pode ter.

Um dia antes de estudar pro exame, eu fiz de cabeça resumos de todas as teorias administrativas principais (Científica, Estrutural, Humana, Burocrática e Sistêmica).
Fiz um em cada página. Coisa linda de ver. E emprestei pros meus colegas estudarem. Tiraram xerox e o diabo a 4.

Na hora da prova, olhei as perguntas e ri. Ri porque eram ridiculas pra quem estudou feito um condenado. Fiz 5 páginas de prova e entreguei pra professora assinado e desejando boas férias.
Em cada folha e do lado do meu nome, uma caveira desenhada.

No final, resumindo essa merda. Eu tirei 90 no exame e os outros passaram, com 65 a 70.

WIN
Nessie 13/02/2021minha estante
Nossa, que orgulho! Me passe esse resumo, até eu fiquei interessada em ler kkkk aliás, parabéns pelos resultados! É a primeira vez que me aventuro na administração, estou com medo de não conseguir construir um pensamento administrativo .

Rafael 24/03/2022minha estante
Campeão

fbianco_ 04/12/2022minha estante
Parabénssss, faz 13 anos disso acho q vc nem usa mais Skoob. Mas caracoles fiquei orgulhosa e nem te conheço

brenninho 16/06/2023minha estante
achei tão fofo

Jeniffer145 25/10/2023minha estante
Numa relação de amor e ódio, né? Hahahaha

Patrick28 12/05/2009

Recomendo! Básico para quem quer entender os conceitos!
É um livro excelente, claro, objetivo e que auxilia muito principalmente quem está iniciando um curso de gerenciais. É para ser consultado no decorrer de toda a vida profissional. Recomendo.

Esther 13/04/2009

Livro de cabeceira. Para um estudo mais aprofundado, indico a trilogia Teoria Geral da Administração, do mesmo autor.