Nova história crítica - volume único

Nova história crítica - volume único Mario Schmidt

Resenhas - Nova história crítica - volume único

Genário Dantas 02/10/2016

Nova História Crítica – Mario Schmidt por Genário Dantas
Nova História Crítica – Mario Schmidt
Este livro eu demorei um bom tempo para ler por ser tratar de um livro didático e ter um conteúdo bem extenso de História Geral e História do Brasil. No que diz respeito a ordem cronológica dos fatos, ele segue uma linha bem coerente e segue a ordem normal dos acontecimentos.
Diante da sua linha de pensamento tanto da sociedade oriental como da ocidental ele aborda todos os fatos importantes para a história de forma complexa e com um grande leque de informações. Portanto em termo de história geral para nível de informações de acontecimentos importantes nas diversas passagens do tempo ele é um bom livro.
Mas, contudo isso ele tem um problema gravíssimo que marca o livro e leva a uma grande incógnita sobre a sua utilização principalmente quando ele entra na parte dos fatos ocorridos a partir do século XIX em diante, para ser mais direto e esclarecedor vou ao ponto principal: O autor do livro deixa descaradamente clara a sua ideologia e apologia as idéias marxistas de caráter socialista e comunista chegam a ser irritantes em algumas partes do livro o tanto que este autor enaltece essa doutrina da destruição. Ele fala do socialismo como se fosse o sistema mais perfeito do mundo e sempre que determinado tema fala de capitalismo ele sempre procura uma forma de criticar o capitalismo evidenciando o socialismo. Na capitulo que fala da Ditadura Militar no Brasil ele cita alguns guerrilheiros terrorista caçados pela ditadura como se fossem Heróis. Este livro é uma clara apologia ao socialismo e é um elemento que serve como doutrinação de ideologia política, portanto, é imprudente usá-lo como livro didático nas escolas.
Seu autor é um fanático comunista e por meio deste livro quer estragar a mente dos alunos das escolas brasileiras com essa doutrina marxista.
Historiador.Frank 16/08/2020minha estante
Perfeito comentário Genário Dantas!