A Tormenta de Espadas

A Tormenta de Espadas George R. R. Martin...

Resenhas - A Tormenta de Espadas

Dezwith (Capítulo 18) 22/10/2023

Um livro praticamente perfeito
Para quem gosta de ação em livros de fantasia, mesmo essa não sendo a melhor característica de Martin, esse livro é um dos bons.

Para quem gosta de aprofundamento psicológico dos personagens, essa sim sendo uma das melhores características do autor, esse livro é um deleite.

Denso, profundo e repleto de reviravoltas empolgantes, um livro em que acontecem tantas coisas e que ao mesmo tempo deixa tantas outras por se resolverem.

Ansioso pela leitura dos próximos livros.

Obs: ESQUEÇAM a série. O livro tem muitas coisas diferentes: se melhores ou piores, é só uma questão de gosto. Particularmente, há coisa que preferi a forma como foram exploradas na série e há outras (a maioria) que prefiro como foram abordadas no livro.

Italo 18/10/2023

E na minha opinião: é uma obra-prima
O terceiro volume de ASOIAF é sem dúvida alguma o melhor da saga, acho inclusive muito difícil o Martin conseguir superar esse livro.

Personagens interessantes com narrativas mais interessantes ainda. Cheio de reviravoltas lendárias que sobrevivem até numa releitura como a minha.

A Tormenta de Espadas é também o mais equilibrado da saga, aqui você vai encontrar tudo que as Crônicas tem de melhor, desde as tramas políticas de tirar o fôlego até elementos de fantasia pipocando de forma icônica.

Enfim, aqui o Martin lacrou e serviu um dos melhores livros de fantasia da história.

Janaina 18/10/2023

O que há por trás da guerra?
Interesses políticos? A busca por o poder? Respeito?

A tormenta de espadas é um livro longo, denso mas conta também como momentos de tensão e ação que vão numa crescente até o ápice sem perder o ritmo ou a coerência com as histórias paralelas.
Os personagens são a alma da obra de George R. R. Martin, podemos todos concordar. São personalidades complexas e que caminham numa jornada de amadurecimento notável.
Não há, mesmo que por força do hábito, como enquadra-los em categorias simples (bom/mal). Assim como o autor já revelou, notamos que os personagens parecem assumir sozinhos o controle da sua própria história e Martin apenas facilita esse fluxo com uma excelente e poderosa escrita.
A complexidade das histórias é notável quando vemos personagens que podem tender a atitudes reprováveis (ou irritantes) mas que em seu íntimo guardam receios, medos e acabam por nos dizer, e mostrar, sua humanidade. Tyrion é perspicaz e inteligente, mas sofre por sua aparência, limitações e o julgamentos. James é cruel mas luta contra sua ideia de lealdade (com os outros e consigo mesmo). Sansa é jogada numa trama de manipulação, e mentiras, e paga o preço perdendo sua infância.
Por trás das guerras e casamentos sangrentos, encontramos não só a busca pelo poder, mas a necessidade de cada personagem em se posicionar seja a partir da sua personalidade, história, crenças ou seus amores e desejos.

TioBriel 16/10/2023

Frenético, estarrecedor, um caminho sem volta...
Se você ainda não tinha pegado o ritmo da série, ou se achava que a história permaneceria no nível ótima, é neste livro que você descobre que está redondamente enganado.

Sangue, mentiras, traições, reconciliações, vinganças, tudo que cerne do perverso do ser humano explorado neste volume.

O norte se encontra em guerra contra o sul, e contra as ilhas de ferro, todos os senhores das grandes casas se autoproclamam Reis e buscam legitimar afinco sua pretensão. Porém, será se todos têm ciência e estão preparados para as consequências da guerra pelo trono?

Neste momento da narrativa descobrimos um pouco mais sobre os segredos de westeros e das terras livres, conhecendo mais a fundo também os personagens principais que participarão de uma trama que ditará o destino do mundo.

Com certeza é o melhor livro da série até então, fiquei grudado na história da primeira página à última e já querendo começar o próximo. Mas vou me segurar pois sabe Deus quando o Sr. GEORGE terminará o quinto volume (ou sexto livro).

Pra você que chegou até aqui nessa saga, é impossível não continuar. Esteja avisado!

Eloiza5 16/10/2023

"O melhor livro de todos... Mas também o pior"
Me apropriei dessa frase da resenha principal da aba do livro, porque não tem forma melhor de descrever essa história. Você vai sofrer, e não é pouco, porém, não vai consiguir parar de ler. George R. R. Martin é poderoso e essa saga é a maior prova disso.

P. Silva 13/10/2023

Uma trama fantástica! As batalhas são incríveis! Os personagens são melhor apresentados do que na série. O final é surpreendente?

Erica Silva 10/10/2023

O terceiro livro sempre é o melhor
Que livro foi esse, fiquei com receio de começar a ler esse terceiro volume pela quantidade de páginas, mas valeu cada segundo lido. Além de ser o maior até agora é o melhor! É tantas coisas acontecendo que eu não queria parar de ler, está é uma estória que conseguimos imaginar nitidamente tudo que está se passando, rica em detalhes e muito bem trabalhada e escrita.
Eu estava com medo de ficar cansada da leitura, e caso isso acontecesse estaria disposta a intercalar essa leitura com outro livro, mas não foi preciso fiquei presa e não queria abandonar as páginas.
Amei, um favorito para a vida.

Paloma 03/10/2023

Ok, você conseguiu George R.R. Martin
Até o volume dois, sentia que algo estava faltando nos livros, nesse aqui consegui preencher o meu vazio. Gosto de livros com batalhas épicas, traições, e muita morte. O volume 3 foi fenomenal, entregou TUDO - ou quase- faltam 2 volumes. O volume dois, até o momento, foi o que menos gostei, em contrapartida esse foi tudo que esperei desde o começo. Além disso, a história do Jaime Lannister é bem legal.

Nathalia859 28/09/2023

Que livro.
Adoro como a história flui muito bem, os personagens são muito bem desenvolvidos. É nítido a diferença ao final da história.
Esse livro está cheio de reviravolta, do começo ao fim. Cada hora acontece alguma coisa. Mas, para mim, as cerejas do bolo foram: Daenerys com os Imaculados, Casamento Vermelho, o casamento do Joffrey e o julgamento por combate do Tyrion.
Sinto muita aflição pela Sansa, ela estar sozinha e não conseguir se defender. Acho muito preocupante a Arya ter vivido tanta atrocidade tendo só dez anos.

mylle 22/09/2023

Finalmente terminei esse livro!
Foi uma longa saga, com vários abandonos e desistências no meio da leitura. Isso não significa que o livro é ruim, eu só não estou acostumada a ler livros tão grandes como esse.
Mesmo com a demora para terminar, achei esse volume bem melhor que os dois primeiros. Ser parecido com a série me atrapalhou um pouco, porque sinto que fico comparando sempre.
Vou demorar um pouco para começar o próximo, mas espero que seja bom também.

Vinícius 18/09/2023

Até o momento este é o ápice da serie!

A Tormenta de Espadas é o terceiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. É um livro épico, com uma história complexa e envolvente, que aborda temas como guerra, política, amor e perda.

A narrativa é um dos pontos fortes do livro. Martin consegue criar personagens bem desenvolvidos e diálogos realistas, que tornam a história fácil de acompanhar. A ambientação também é rica e detalhada, o que ajuda o leitor a se sentir imerso no mundo da obra.

Aqui estão alguns dos pontos que mais gostei do livro:

Os personagens: Martin cria personagens complexos e memoráveis, que são fáceis de se identificar. Robb Stark, Daenerys Targaryen, Jon Snow e Jaime Lannister são alguns dos personagens mais populares da série.
A história: A história é complexa e envolvente, com reviravoltas inesperadas. O Casamento Vermelho é um dos eventos mais chocantes da série, mas há muitas outras surpresas ao longo da história.
A ambientação: Martin cria um mundo rico e detalhado, que é fácil de imaginar. As descrições das terras de Westeros e Essos são fascinantes.
No geral, A Tormenta de Espadas é um livro excepcional. É um dos melhores livros de fantasia já escritos, e é uma leitura obrigatória para qualquer fã do gênero.

Crislane 18/09/2023

GOT 3
Olhem, na metade do livro, eu ja sabia que esse livro seria favoritado. Muito muito bom, acontece simplesmente tudo nesse livro. A série é muito fiel ao livro. São duas temporadas só nesse volume. Indico demais.

Gustavo616 17/09/2023

Um dos melhores de toda a sequência
Sem dúvidas, um dos melhores livros de toda a sequência. Mantém um ritmo frenético do início ao fim, o que torna a leitura totalmente fluida.