A Tormenta de Espadas

A Tormenta de Espadas George R. R. Martin...

Resenhas - A Tormenta de Espadas

Lena 02/11/2011

Um dos melhores livros do mundo... E também o pior.
Caro leitor, se você quer realmente ler esse livro (e você DEVE), prepare o coração. Porque ele é um dos livros mais eletrizantes, da melhor saga épica do universo, de um dos melhores autores da atualidade.

E ele arruinou minha vida.

É, isso mesmo. Contraditório, Não? Mas todos os que leem, se sentem assim durante e no fim da leitura, viciados, elétricos, ou estáticos, mas desesperados. Então, já sabe. Prepare o coração. Porque a carga de acontecimentos, as reviravoltas na história (e reviravoltas MESMO. Não pense que você sabe o que vai acontecer, porque você não sabe.), a montanha-russa de adrenalina que o autor faz os leitores passarem, não é qualquer coisa!

Terminei esse livro há mais de um mês e não consigo esquecer as emoções que vivi ao lê-lo, e no quanto eu AMO e ODEIO esse livro, e no quanto eu preciso MUITO viver para terminar de ler essa série!!

(aliás, George R. R. Martin, por favor, NÃO MORRA antes de terminar essa série. Grata.)

Crislaini 08/11/2011minha estante
Às vezes penso nisso: e se ele morrer? Chego a conclusão que vou ficar eternamente pensando nos finais que poderia ter tido. Haha. Isso soou insensível, mas tudo bem. ^^

Miguel 15/05/2012minha estante
Ouvi rumores de que ele tinha revelado seus planos pro fim da saga para os produtores da série de televisão, caso ele morra antes de terminar. O problema é que seriamos obrigados a ver o desfecho da história pela série, sem a opção do livro. Bom, de qualquer maneira ficaríamos sabendo o final, e é isso que importa.

Alex BS 27/05/2012minha estante
"TODAS as pessoas do mundo que não leem Crônicas de Gelo e Fogo, não sabem o que estão perdendo."
Uma resenha de qualquer exemplar das Crônicas de Gelo e Fogo só precisa dessa frase!
Sempre penso nisso do George Martin ir dessa pra melhor e deixar a série incompleta, mas acho que não vai acontecer. Li que ele tem planos de terminar no próximo livro, que seria o maior de todos. Mas na verdade eu penso isso de vários autores que começam um projeto tão grandioso e longo.
Uma coisa é certa: Se concluída propriamente, a série vai ser lembrada daqui há alguns anos como um grande clássico da literatura, como Fundação e O Senhor dos Anéis.

Hera 07/06/2012minha estante
kkkkkkkkkkkkkk, essa foi boa, não morra antes de terminar a serie. O pior é q ele ta veio. se ele bater as botas antes de terminar a serie, eu mato ele!

Renato 11/08/2012minha estante
Fica desesperador, quando vc se apega a um personagem, ele morre ou acontesse algo inesperado, realmente uma serie q surpreende a cada capitulo!!!

Rahrt 29/08/2012minha estante
Comecei hoje. Estou absurdamente TENSA com essa resenha que acabei de ler. HUAHAUAHU
Os livros de George R.R. Martin estão compondo a melhor leitura da minha vida.

G. Oliveira 11/09/2012minha estante
Eu estava pensando em só ler o livro lá pra Janeiro, depois do ENEM/Vestibular e essas coisas, mas não sei se vou resistir. =X Saga muito boa!!

Cristiano 11/09/2012minha estante
Sem dúvida o melhor livro de fantasia que já li na vida. Cheguei a uma certa parte do livro que me deu vontade de joga-lo contra a parede.
mas sem duvidas que quem não leu ainda está perdendo muito!!

Hindya 20/09/2012minha estante
Terminei de ler esse livro e meu 1º pensamento foi: "E se George Martin morrer?!"
Ele está a 16 anos escrevendo esses 5 livros, o 6º tá previsto pra 2014 e o último então, sem estimativa. A espera é desesperadora.
Se eu soubesse, tinha deixado pra ler os 7 depois d'ele terminar de escrever tudo. Aff!

Julia 24/09/2012minha estante
Terminei de ler esse livro ontem e ainda não acredito na quantidade de coisas que aconteceram nele...
Muito bom, agora é esperar que ele não morra antes de terminar a série...

Sabrina373 24/10/2012minha estante
Eu tive a mesma sensação. Eu tinha vontade de gritar de raiva de alguns acontecimentos. Eu simplesmente não acreditava...mas ao mesmo tempo as reviravoltas são tão grandes que você quer cada vez mais o que vai acontecer. Uma coisa é certa nessa história. Não existem protagonistas.

poisson 03/12/2012minha estante
Hehehehe, terminei o livro a 15 dias. Realmente é surpreendente, acontece tudo diferente do que você imagina, e isso é muito bom. Desejo muita saúde para George Martin...Lembrando que Stephen King quase morreu no meio da saga A Torre Negra, não estava lendo os livros na época, mas o negócio foi tenso.

Gustavo Mahler 06/12/2012minha estante
Tô terminando FÚRIA DOS REIS, e antes de começar a TORMENTA DAS ESPADAS ,ia dar uma pausa ( lendo outro livro )... mas dps de tua resenha ,estou mega-ansioso pra lê-lo!

André Filipe 15/01/2013minha estante
Esse velho é cruel...!

Malenna 22/01/2013minha estante
"E ele arruinou minha vida." melhor definição impossível. velho cruel. só falta mesmo morrer sem terminar a série.

Rosani Lidia 28/01/2013minha estante
Li e gostei! Concordo com o comentário da colega! Irei começar a Dança dos Dragões!

Ana 01/02/2013minha estante
Estou lá pelas páginas 500 e tantos, e agora entendo o que vc quis dizer perfeitamente. Até meu sono ele já tirou!

Lud 10/02/2013minha estante
George esta querendo terminar os livros antes da série de TV, e a terceira temporada ja esta prontinha, fora que ele esta terminando o sexto livro. Já sabe o destino dos personagens principais, e, caso morra, deixou informações "por alto" com os produtores da série caso ele morra, para que a série termine. mas se ele morrer, os livros acabam de vez. bem, pelo menos saberemos pela série o que rola... se ele morrer, e acho meio dificil, pois me parece disposto e lucido.

Que viva mais que a Velha Ama!!!

Naty 24/04/2013minha estante
VAI PRA PORRA, aguento mais chorar não. t-t

Gabi 24/04/2013minha estante
Muito boa sua resenha... É bem isso mesmo, estou terminando de ler o livro e to tipo: gente q q ta acontecendo aqui? Num to acreditando! George Martin, me explica? Tem hr q eu tenho q parar de ler e ficar uns cinco minutos olhando pro nada tentando digerir o q aconteceu... hist

Gabi 24/04/2013minha estante
Muito boa sua resenha... É bem isso mesmo. Estou terminando de ler o livro e to tipo: gente q q ta acontecendo ato? Num to acreditando! George Martin, me explica? Tem hr q eu tenho q parar de ler e ficar uns cinco minutos olhando pro nada tentando digerir o q aconteceu... Uma história de amor e ódio mesmo...

Kate 24/04/2013minha estante
Rsrsrs Adorei sua resenha e os comentários.

"esse velho é cruel" kkkk mas acho que é isso mesmo, ele é sinistro.

Ouvi (ou li) em algum lugar que o Martin deu uma declaração que toda vez que alguém me pergunta sobre o próximo livro eu mato um Stark"

Mais cruel impossível! rsssss

Andrei 27/05/2013minha estante
Excelente resenha! É assim que se traduz sentimento em palavras. É assim, exatamente assim, que me sinto ao ter me jogado e me entregado de vez aos Sete Reinos...

Vinícius 13/06/2013minha estante
De fato kkkkkkkkkkkkkkk A Tormenta é provavelmente o livro mais intenso das Crônicas, e um dos mais eletrizantes e chocantes de todos os tempos... é revelação atrás de revelação, reviravolta atrás de reviravolta... não tem como não amar esse livro, por mais que você fique pirado pelas coisas impactantes que acontecem (e não são poucas). Por isso é até agora o melhor da saga.

César 29/08/2013minha estante
Parece que eu sou o único leitor do mundo que não se impressiona com As Cronicas de Gelo e Fogo, em especial com o terceiro livro.
Achei a Guerra dos tronos um bom livro e por isso li o segundo que foi muito abaixo do que eu esperava. Comecei a ler o terceiro devido a todos os comentários que diziam que ele era espetacular, envolvente, impossível parar de ler. Porém, devo confessar que A tormenta de espadas foi para mim o pior dos três livros, me arrastei durante quatro meses em mais de oitocentas páginas esperando o momento em que a história se tornaria alucinante, momento esse que nunca chegou.
Também não achei o livro nada surpreendente, ele tem um monte de assassinatos que seriam chocantes no primeiro livro, mas já estou no terceiro e já me acostumei com o estilo do autor.
E por fim acho que Martim enrola muito, em alguns pontos a história se torna entediante e eu fiquei com a impressão de que umas quatrocentas páginas seriam dispensáveis.
Já ia me esquecendo que no fim do terceiro livro aconteceram duas coisas (que não vou citar) que me fizeram desistir definitivamente da série.
As crônicas de Gelo e fogo não é para mim.

Diego 07/05/2014minha estante
Eu amo e odeio esse livro... realmente HUASUHAUSHAUHSUAHSUAHSUAH expressou toda a trajetória do livro com essas palavras, e as surpresas... em nome de Cristo UAHSUHASUHAUSHAHSUAHS.

Silvana @silconcer 15/06/2014minha estante
Nossa, estou louca pra ler o sexto livro. E não fala isso, o George R. R. Martin não vai morrer nãão.Ele tem que acabar de escrever os dois últimos livros. *--*

Carlos 23/10/2014minha estante
De fato, esta é a maior obra de fantasia do universo, e o tomo 3 é o ápice! Ao terminar a leitura, meu queixo estava caído. O Festim dos Corvos dá uma queda no nível, que volta a subir um pouco em Dança, mas nada comparado à Tormenta. Leitura obrigatória.

Rone 22/12/2014minha estante
Eu quero ler esse livro mas, ainda estou meio em duvida.

Ligyane 26/04/2015minha estante
O melhor dos três que já li. Uma trama impressionante, com reviravoltas incríveis, não importa o que você imagine, nunca vai adivinhar o que virá em seguida. Me surpreendia a cada novo capítulo e mal posso esperar para ler o próximo. Super recomendado.

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
Gente esse cara nasceu pra escrever mesmo viu pq vai ter talento assim lá longe.
Te amo martin?

Antonio.Olivier 19/08/2022minha estante
Você falando pra ele terminar os livros EM FUCKING 2011 ME FEZ MUITO RIR KKKKKKK, PÔ EU NEM LIGARIA SE Ó SEXTO FOSSE O ÚLTIMO,PQ ELE TÁ PERTO DE LANÇAR (DAQ 5 ANOS TALVEZ),MAS TIPO FALTAM 2,E O ÚLTIMO N ACREDITO Q LEREMOS, JÁ O SEXTO, COM CERTEZA,PODEM ME COBRAR QUE ATÉ ANO QUE VEM ELE LANÇA,NO MÁXIMO 2024

Isadora243 03/03/2023minha estante
??????????

Julia2354 21/03/2023minha estante
me sinto assim depois da leitura

India (2023) 03/03/2024minha estante
Curiosidade, depois de doze anos, tu ainda pensa isso?

Nathi 05/06/2015

Insano
A Tormenta das Espadas (George R. R. Martin), terceiro livro da série Crônicas do Gelo e do Fogo é o livro de que mais gostei até agora.

Esse livro é muito insano. Há muitas batalhas, sangue rolando, personagens mortos, e claro, reviravoltas. Como sofremos torcendo pelos Starks. Como eu sofro lendo os capítulos da Daenerys... Como Martin é um gênio!

Os reis de Westeros entram em combate pelas terras do Sul e do Norte, por ambição e vingança. As irmãs Stark estão separadas e uma mais ferrada que a outra. Tyrion tenta manter seus bons feitos na capital, agora que Tywin Lannister chegou para apoiar Cercei como Mão do rei. Catelyn, separada de seus filhos, apoia aquele que lhe resta, o rei do Norte. Robb por sua vez, toma decisões inexplicáveis e inacreditáveis. Jon está para lá da Muralha, mostrando-nos um pouco mais sobre os povos livres. Davos parece ser o único a lutar por seu rei Stannis. Bran sofre com seu irmãozinho em Winterfell. Daenerys continua sua busca por forças para retornar ao seu trono de ferro.

Enfim, é uma infinidade de coisas acontecendo. Essa complexidade é muito legal e arrebenta num final de deixar a boca aberta.

Eu amo e ao mesmo tempo odeio esse livro. Os motivos estão nos spoilers.

(MOMENTO DESABAFO) - SPOILER

Gente, o que é esse livro?

Como pode Robb ser tão burro? Não consigo acreditar. Ele abandona tudo por amor? Achou que os Freys o perdoariam? Inacreditável. Foi morto por sua inocência e idealismo. Bem feito.

A Catelyn nem fiquei chateada por ela (parcialmente) morrer, já fazia um tempo que estava me irritando.

A Daenerys então, não suporto ela. Ela é tudo o que me faz odiar um personagem: é muito perfeita (tem dragões, rainha dos pobres, todo mundo paga um pau pra ela), idealista (fica enrolando e achando encrencas com os escravos nas cidades livres), tem tudo a favor dela e fica de drama. Irrita. Na série até que é legalzinha. Mas nos livros? Uma chata.

site: feitico-literario.blogspot.com
Ana Carolina 05/06/2015minha estante
Realmente os acontecimentos desse livro são arrasadores, casamento vermelho, casamento roxo, enfim teríamos que começar a repetir a cores para numerar cada tragedia ocorrida...

Nathi 05/06/2015minha estante
Hudhasudhuisa realmente muita morte para um livro só!

Lucas Brelaz 23/07/2015minha estante
Estou lendo ainda esse livro, mas até agora está muito light para um livro do Martin. A única morte relevante que eu me lembre foi a do pai Theon Greyjoy, e outra, Martin exagerou com palavrões e palavras obscenas às personagens femininas, como nos capítulos da Brienne e Daenerys.

Nathi 23/07/2015minha estante
Aaaaaaaa mas uns personagens importantes morrem em A tormenta de espadas! Acontece tanta coisa, que os dois próximos livros, O festim dos corvos e A dança dos dragões, dizem que são só para contar as consequências desse livro...
Vc está em qual página mais ou menos?

Lucas Brelaz 23/07/2015minha estante
483 no início do capítulo do Samwell. Vi uma resenha que é nesse livro que tem a famosa cena do casamento vermelho, é verdade?

Nathi 25/07/2015minha estante
Sim! É nesse mesmo!

Luan107 26/07/2015minha estante
eita Lucas, vc esta quase lá haha

Lucas 14/09/2015minha estante
SPOILERS
Robb não era burro, sabia dos riscos de largar um casamento prometido (seja Frey ou qualquer outra grande casa) e mesmo assim resolveu encarar. Perceba que a Catelyn, ao chegar no castelo Frey, queria logo que fosse oferecido pão e sal para se tornar hóspede e ser protegida pelas milenares leis de todas as religiões que "impedem" qualquer violência do anfitrião. Naturalmente que isso é George RR Martin e correu muito, mas muito sangue!!!

Concordo, Catelyn é uma total hardcore bitch e foi a responsável por muitas e muitas cagadas, incluindo ai a morte do Ned, Robb e toda a bagunça de winterfell.

Daenerys é vida, gosto muito do personagem e da ingenuidade dela que vai sendo mudada com o tempo. Emilia Clarke é um espetáculo de mulher =)

Nathi 28/09/2015minha estante
Ah, pra mim o que Robb fez foi burrice sim! Largar o apoio de uma grande casa para casar com a Jeyne Westerling em meio a uma guerra que ele próprio declarou --' ? Quanto a Daenerys, o que me incomoda é que ela não chega logo em Westeros, fica tretando lá nas cidades livres, e pra mim, os capítulos dela são um tédio, pois nunca levam a lugar nenhum.

Gazz 14/10/2015minha estante
(CONTÉM SPOILER)
Só um detalhe sobre o Robb: ele foi, acima de tudo, vítima de um inteligente golpe dado pela família Westerling, maquinado pelo Tywin Lannister. Ele estava na guerra, assaltando os castelos do Oeste (região Lannister). A Familia Westerling facilita o cerco, permite a entrada dele no castelo e o alicia para se relacionar e casar com a filha, se aproveitando de um momento de fragilidade do Robb (um garoto de 15 anos), dado pelo desgaste fisico e mental da guerra, e principalmente da noticia da morte do Bran. Ele então acaba deflorando a filha deles e pela honra (afinal ele é filho de Ned Stark) dela se casa com ela. Em paralelo, Tywin já maquinava com o Roose Bolton para dizimar as tropas do Robb em ataques sem sentido e emboscadas (a batalha de Valdocaso, por explo). O próprio Tywin diz em certo momento: "Algumas guerras são ganhas com lanças e espadas. Outras, com penas e corvos."
A estratégia foi suja, mas genial.

Nathi 18/10/2015minha estante
Gazz, nunca tinha pensado que os Lannisters estariam envolvidos no casamento de Robb, mas realmente, faz sentido o que você disse!

Gazz 21/10/2015minha estante
(CONTÉM SPOILER)
Então Nathi, no Festim dos Corvos (eu vi que vc já leu, por isso posso falar sobre) tem um diálogo do Jaime com a mãe da menina Westerling quando ele chega em Correrrio. Nesse diálogo, ela confirma essa trama com o Tywin, dizendo inclusive que dava chá-de-lua (abortivo) para a filha não engravidar do Robb e gerar um herdeiro do Rei do Norte. Eu suspeitava dessa trama, e essa conversa confirmou as suspeitas.

Jow 19/01/2012

Rain of Blood.
"Everybody hates me now, so fuck it
Blood's on my face and my hands, and I
Don't know why, I'm not afraid to cry
But that's none of your business
Whose life is it? Get it? See it? Feel it? Eat it?
Spin it around so I can spit in it's face
I wanna leave without a trace
'Cuz I don't wanna die in this place"

People = Shit - Slipknot

Ao me deparar com esse calhamaço, me fiz à seguinte pergunta: será teremos o mesmo nível de qualidade dos dois livros anteriores? Será que a história vai conseguir se manter depois da morte de tantos personagens importantes? Será que era realmente necessário um livro com esse tamanho? Não tenha dúvidas. Das três partes já lançadas até agora, “A Tormenta de Espadas” é a melhor: a mais intensa, sombria e perversa manifestação do imaginário de George Martin.

A história se inicia pouco antes do fim de “A Fúria dos Reis”, e desde já, tenho que comentar do prólogo imensamente desesperador deste livro. Iniciar a obra com A Patrulha da Noite me deixou super empolgado e sedento por respostas para tudo aquilo que aconteceu nas breves 20 primeiras páginas do livro, e ver as conseqüências desse prólogo pela visão do Samwell Tarlly, foi ainda mais legal.

Os Sete Reinos ainda travam a Guerra dos Cinco Reis, e essa parte trama criada por Martin não só ultrapassa em anos a qualidade do segundo, mas como também a do maravilhoso primeiro livro e ainda marca um novo ritmo e uma nova fase para a história corrente. A capacidade dele para criar ganchos, em quase todos os mais de 80 capítulos do livro, faz com que o leitor termine quase que sufocado e com vontade de ler por mais horas e horas para saber como a história de tal personagem vai continuar. Em Essos, do outro lado do Mar Estreito, Daenerys Targaryen tenta voltar a Pentos, na esperança de reunir um grande exército para reclamar o Trono de Ferro. Ela consegue se sobressair em alguns pontos da trama, mas A Daenerys, que tinha uma das melhores histórias em “A Guerra dos Tronos” tem a história mais enrolada possível, nada acontece até os dois últimos capítulos em que ela aparece.

Entretanto a escolha de estrutura do livro não colabora muito para essa leitura incessante, algumas vezes algo interessante acontece no fim do capitulo de Arya, mas para vermos a continuação temos que passar por dois capítulos insuportáveis de Bran, três excelentes capítulos do magistral e indispensável à trama Tyrion, um da mais insuportável ainda. Sansa, um da dramática Catelyn o que torna a situação um pouco anticlimática e cansativa. Mas, ao mesmo tempo, não consigo imaginar como a saga funcionaria com outra estrutura que não essa.

Como prometido desde o prólogo de A Guerra dos Tronos, os aspectos fantásticos no mundo dos Sete Reinos vão ficando cada vez mais fortes. E chegada definitiva da magia em contraste com a realidade visceral das crônicas, torna o livvro ainda mais forte e inabalável. É impossível não ficar estupefato com o grande exército de selvagens que marcha rumo à Muralha sob o comando de Mance Rayder, contra apenas uma minúscula força da Patrulha da Noite no caminho para fazer resistência. Aqui, Jon Snow ganha um papel fundamental e faz jus ao sangue de seu pai, e trava uma batalha épica, digna de cenas cinematográficas.

A história também é agraciada com novos personagens que estavam agindo nos bastidores dos dois primeiros livros. O melhor exemplo é o inteligentíssimo estrategista Tywin Lannister, senhor da casa de Lannister e pai da rainha. Tywin, que foi à Mão do Rei antes da Rebelião de Robert. Agora, com Porto Real segura, assume as rédeas da guerra para garantir o reinado do neto, Joffrey. Além de Jaime Lannister, que nos dois, talvez três primeiros capítulos de dele tudo o que achávamos dele se confirma, contudo mais adiante, começamos a enxergar o personagem com outros olhos. “As coisas que faço por amor!” foi uma das frases ditas por ele antes de cometer um brutal ato no primeiro livro, essa frase define o personagem, o amor que ele sente por sua irmã, Cersei, e também o ressentimento por ter sua honra sempre posta em cheque, pois é um regicida.

Outra coisa interessante é notar como Jaime enxerga a figura de Ned Stark, o irretocável grande herói que perece no fim do primeiro livro. Quando acompanhamos a história pelo ponto de vista de Ned, ele é pura honra o que o torna a melhor das pessoas em Westeros, pelo ponto de vista de Jaime, Ned é também pura honra, mas quando vemos através do Lannister, Ned é uma das pessoas mais frias e rígidas de Westeros, e ambos os pontos de vista estão corretos e nenhum deles é contraditório quando você avalia cada situação. Controlar pontos de vista conflitantes de personagens sem nunca soar maniqueísta ou contraditório com certeza é uma habilidade rara em escritores, mas Martin fez isso de forma impecável.

Martin criou um panteão de personagens amados e odiados, e com certeza dar um fim digno para cada um deles é o mais complicado, Stannis, Jon, Daenerys e outros tem bons finais. Contudo o final de Arya e Jaime são dois dos mais interessantes, é de ficar ansioso pelo o que esta por vir para os dois, e também o fim de Sansa, não exatamente por ela, mas por sua companhia atual que eu acredito ainda ter um papel importante para executar na saga.

Contudo o final de Tyrion Lannister me incomoda muito, o personagem não foi de forma alguma descaracterizado, o que acontece no fim do livro parece um pouco exagerado pra ele, mas se considerarmos toda a pressão que ele vinha enfrentando acho que é compreensível, o problema é que tudo que o tornava interessante acabou ao fim do terceiro livro, tudo mesmo, ele é um personagem que parece que cumpriu seu propósito na trama, enquanto todos os outros personagens apenas cresceram, não sei até onde isso vai ser bom para o quarto livro e para sua história.

Como foi dito antes, “A Tormenta de Espadas” muda o rumo da história da saga como a conhecemos, e muda também nossa visão e nossas expectativas. Jaime Lannister se tornou um dos meus personagens favoritos ao fim do livro, era um dos que eu mais detestava até o fim do segundo. Daenerys ganha muito respeito graças aos seus dragões. Mindinho, o personagem que deveria ter o nome de outro dedo, o do meio, para ser mais fiel a sua atitude, surpreende com a sua inteligência e seus planos bem elaborados na trama.

É difícil saber o que esperar de O Festim de Corvos, especialmente sabendo que nem todos os personagens terão “pontos de vista” nesse próximo livro, mas dificilmente esse, vai superar a experiência de ler “A Tormenta de Espadas.”
Alan Ventura 20/01/2012minha estante
Resenha sempre muito boa, e melhor ainda por ter um trecho de uma canção do Slipknot. Parabéns!

Eder 23/02/2012minha estante
Que resenha foda! Despertou todas as sensações que experimentei ao ler ATdE.. Parabéns.

Mônica 05/06/2012minha estante
cara,vc é bom!Sua resenha é muito,muito bem escrita.

Edson 08/08/2012minha estante
Cara, você leu o livro? sabe o que leu? Daenerys Targaryen teve sua dose de enrrolação no SEGUNDO livro e não no terceiro como você disse, é aqui, que as coisas começam a acontecer na vida da moça, não há um capítulo que algo de importante não aconteça na vida de Daenerys. Mais uma coisa, Slipknot é ruim, e não se devem colocar essas coisas em resenhas.

Jow 08/08/2012minha estante
Eu sei o que eu li, e eu sei o que eu resenhei, e dentre as coisas que eu mais sei desse livro é que a Daenerys é um saco, e que tudo relacionado a ela é uma verdadeira bobagem. Ela se acha sem ser porra nenhuma ainda. E o Slipknot, é muito bom. Portanto, caro Edson, a resenha é uma opinião minha, e nessa opinião a Daenerys é inútil, e Slipknot é um meio para me fazer esquecê-la.

Hiram 02/11/2012minha estante
Nunca li nada parecido ou empolgante! Na metade do livro tive um choque com tamanhos acontecimentos que fiquei um tempo sem ler para digerir os fatos. Mas depois a história ganhou uma força surpreendente.

Leiliane R. Falcão 26/03/2013minha estante
Boa resenha! Só não concordo em relação a Daenerys, eu achei o máximo o desenvolvimento da história dela na Tormenta de espadas. Mas concordo contigo, vai ser difícil os outros volumes superarem esse. Um dos melhores livros que já li em toda minha vida.

Vitor 16/08/2013minha estante
Resenha excelente MESMO. A única coisa que não me agradou em relação a Daenerys é que, mesmo com momentos épicos, às vezes ela consegue ter alguns dos momentos mais chatos também.

Vinícius 02/09/2013minha estante
Excelente resenha, só não concordo quanto a Dany, na minha opinião a Tormenta é o ponto alto dela na série até agora, e a Sansa que é muito diferente daquela boba do primeiro livro, sendo uma personagem mil vezes melhor. E quem já leu a Dança sabe muito bem que a jornada do Tyrion não se encerrou.

Israel 26/03/2014minha estante
Altamente fodástico ter começado a crítica com um trecho desta fantástica banda. Parabéns, bela construção de análise.

anabskszypa 03/05/2015minha estante
O que você escreveu em relação ao Jaime, foi exatamente o que eu senti quando terminei de ler o livro. Definitivamente se tornou um dos meus personagens favoritos também.

Fabio Shiva 24/04/2021

Palavras X Ações
Recentemente foi publicado um estudo sobre o que acontece com nosso cérebro quando mergulhamos profundamente na leitura de uma história (https://www.revistasaberesaude.com/o-que-acontece-em-seu-cerebro-quando-voce-se-perde-na-ficcao). Os pesquisadores utilizaram justamente personagens de “Game of Thrones” ao escanear o cérebro de autodenominados fãs da série, chegando a resultados interessantes: quanto mais a pessoa está imersa na ficção, mais ela tende a utilizar as mesmas áreas do cérebro para pensar no personagem fictício e em si mesma. O cientista responsável pela pesquisa chegou a afirmar:

“Para algumas pessoas, a ficção é uma chance de assumir novas identidades, de ver mundos através dos olhos dos outros e retornar dessas experiências mudadas”.

Para mim, essa frase é um eloquente exemplo do poder da Literatura e do quanto podemos aprender e evoluir através das histórias que contamos uns para os outros. Não foi por acaso, portanto, que escolhi esse momento específico, quando vivemos a pior fase da pandemia do coronavírus no Brasil (até agora), para iniciar a leitura do terceiro volume de “As Crônicas de Gelo e Fogo”. Foi uma fuga deliberada: eu queria me perder nas matanças e massacres de Westeros, terra fustigada pela guerra entre reis insanos e gananciosos, para assim amenizar, ao menos um pouco, as mortes bem reais de tantos brasileiros.
A estratégia funcionou muito bem: durante alguns dias, quase consegui esquecer que vivemos em um país governado por um genocida insano e ganancioso. Quase.

E o melhor de tudo é que pude aprender um pouco mais sobre a arte de contar histórias com o professor George R. R. Martin. Durante a leitura de “A Tormenta de Espadas” percebi Martin utilizando uma técnica muito interessante, a que chamei “palavras versus ações”. Esse recurso ficou mais evidente para mim em quatro personagens: Jon Snow, Samwell Tarly, Jaime Lannister e Sandor Clegane. A técnica consiste em retratar o personagem com algumas características (geralmente negativas), pelas quais o personagem é percebido pelos outros e até por si mesmo, e ir progressivamente apresentando episódios onde essas características são desmentidas pelas próprias ações do personagem. Muito instrutivo!

Vi a série da HBO e amei, mas gostei ainda mais de ler o primeiro volume, que só perdeu para o segundo volume, que só foi superado pelo terceiro volume. Nem preciso dizer que espero em feliz expectativa o dia de retornar ao mundo cruel e impiedoso de Westeros, tão melhor que o nosso Brasil de hoje...

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Lua 24/04/2021minha estante
AMEI suas palavras e colocações, espero terminar o segundo livro esse ano. É um objetivo que anseio cumprir.

Duana Rocha 25/04/2021minha estante
Esse é o melhor livro da série!! Perfeito.

Fabio Shiva 25/04/2021minha estante
Olá Blue! Gratidão pelo comentário e por essa energia boa! Desejo uma ótima leitura para você!

Fabio Shiva 25/04/2021minha estante
Olá Duana! Valeu pelo comentário! Até agora foi o melhor que li da série, será que é melhor que os seguintes?

Lua 25/04/2021minha estante
De nadaaa??

Duana Rocha 26/04/2021minha estante
Compete de igual pra igual com a A Dança da Morte mas pra mim ainda é esse rs

Fabio Shiva 26/04/2021minha estante
Blue, depois da leitura comente o que achou, ok!

Fabio Shiva 26/04/2021minha estante
Duana, esse "A Dança da Morte" é do Stephen King?

Duana Rocha 26/04/2021minha estante
Aí Jesus. A Dança dos Dragões kkkk falei errado antes

Lua 26/04/2021minha estante
Eu vou comentar sim

Lua 26/04/2021minha estante
Veja minhas resenhas no meu insta literário

Shaftiel 06/08/2011

Tormenta de Espadas (Storm of Swords) é o terceiro livro das Crônicas do Gelo e do Fogo (Song of Ice and Fire). É uma continuação esplêndida desse série magnífica, seguindo com um aumento constante de qualidade. Se o primeiro livro é excelente, o segundo mais do que isso, o terceiro precisa de elogios maiores ainda.

A Guerra dos Cinco Reis continua a atormentar Westeros. As alianças foram declaradas, mas, como fica claro na série, palavras são vento. Cada rei, com seu grupo de aliados, avança nos campos de batalha. No norte, os Greyjoy não perdem oportunidades, principalmente se aproveitando de diversas jogadas políticas e ações impetuosas ocorridas no primeiro livro. Mesmo depois dos eventos do segundo livro, a chama continua acesa entre os Baratheon, representados principalmente por Stannis, com a sacerdotisa vermelha dando poder política necessário para que conquiste seus direitos de herança. Os Stark, com seu poder agora mais ao sul, avançam em vitórias constantes, mas sem conseguirem tonar a guerra permanentemente a seu favor. Enquanto isso, os Lannister continuam a maquinar.

Por mais que os outros livros tenham eventos importantes, nada é tão decisivo quanto em a Tormenta de Espadas, o melhor livro da série até o momento (li todos os cinco já lançados). Novos Pontos de Vista (PdV) como Jaime Lannister e Samwell Tarly são apresentados, demonstrando mudanças nesses personagens, além de posições diferentes nos meios políticos em que se encontram. Outros personagens, como Catelyn Stark, continuam sendo importantes mais como observadores do que como indivíduos cujas ações transformam a história. Isso não minimiza sua importância no futuro, pois cada anseio demonstrado por Cat, por exemplo, deixa transparente a profundidade do personagem e como as ações que a cercam engolfam e mutilam as pessoas.

PdV mais importantes como os de Jon Snow mostram novas faces da história como a guerra depois da Muralha, que não recebe a atenção merecida dos governantes do sul. Nesse momento, a Patrulha da Noite tem que lidar com as conseqüências das atitudes que Snow foi forçado a tomar no segundo livro, o que transforma a identidade do personagem e até mesmo dessa sociedade guerreira.

Bem mais ao sul, os PdV de Tyrion e Sansa mostram que nada está calmo na capital de Westeros. Cersei luta pelo poder, tramando para que mantenha influência máxima. Nisso, humilha o irmão e põe de lado aquela que deveria ser sua nora. A aliança da rainha segue contextos bastante interessantes, com outras doses de traições, ao precisar disputar espaço com uma nova e poderosa casa, os Martell, agora aliados, mas não necessariamente amados, pelos Lannister.

Nenhum personagem com PdV deixa de sofrer nesse livro. Todos são deslocados de algum modo de suas posições, seja isso politicamente ou geograficamente. Alguns como Tyrion são levados ao extremo de sua raiva, outros como Sansa são carregados pela corrente turbulenta. Mas, apesar de importantíssimos, em nenhum dos casos, os eventos são tão dramáticos quanto no ápice do livro. Não vou descrever o que acontece obviamente, mas o que é descrito nos fóruns como RW é um dos mais chocantes capítulos não só das Crônicas do Gelo e do Fogo, mas de toda a literatura de fantasia (ao menos para quem aprendeu a amar todos os personagens de Westeros).

Tormenta de Espadas é, repito, o melhor livro da série. O quarto e o quinto nem se aproximam, portanto George Martin precisará se esforçar bastante para se superar nos dois livros que ainda restam.
mcgi97 21/08/2011minha estante
Estou ainda mais ansiosa para o lançamento desse livro! Talvez possa até ler em inglês, mas prefiro esperar, até porque ainda não acabei A Fúria dos Reis.

Guilherme 14/09/2011minha estante
Sem dúvida o capítulo a que você se referiu como RW é um dos mais chocantes de todos os livros até aqui. É tudo tão súbito e brutal, num momento tudo está bem e no seguinte, BUM! O abalo na história é óbvio, principalmente pra quem gosta daqueles personagens. Excepcional!!

Paula | @paulaisreading 14/09/2011minha estante
RW com certeza é o mais chocante capítulo que já li em qualquer livro! Fiquei tão impressionada que nem consegui mais ler durante horas. Mas o livro tem outras passagens quase igualmente tensas, e um final surpreendente em vários PdV e mais ainda no epílogo! Mas fiquei decepcionada sobre os próximos livros não serem tão bons, mas ainda sim estou ansiosa pra ler!

Eder 20/10/2011minha estante
De fato, é um capítulo chocante. Tive que dar uma pausa na leitura para "abosrver" os ultimos parágrafos. E todas as menções sobre RW no decorrer do livro me traziam arrepios novamente. Não lembro de ter me sentido assim em qualquer outro livro.

Saulo 10/09/2012minha estante
Realmente foi muito difícil digerir o RW. Não conseguia acreditar que fosse verdade. Apesar de ter algumas dicas nos capítulos anteriores que indicavam esse desfecho. RW é o melhor e pior capitulo de todos os livros que li ate agora.

Saulo 10/09/2012minha estante

ygorrenato 08/10/2012minha estante
Que capítulo é esse que é o RW , alguem sabe a pagina pelo menos, eu estou na pagina 390, não sei se ja passei essa parte ! obg

Mari 07/03/2013minha estante
Como alguém já comentou, apesar de ter indicações do que vai acontecer, esse capítulo é realmente muito chocante. Chorei lendo, não consegui segurar haha. E o final deixou muitas perguntas, mal posso esperar pra ler os outros.

Vinícius 02/09/2013minha estante
Excelente resenha, só não concordo quanto a opinião acerca dos livros 4 e 5. Contudo, a Tormenta ainda é o ápice da série, e eu creio que apenas o Ventos pode superá-lo.

stephany :) 08/04/2024

Esplêndido. Esse é um livro que demanda tempo e vontade, é necessário estar imerso no universo para a leitura fluir. No entanto, Game of Thrones é minha série preferida, nunca parei de acompanhar esse universo, posso dizer que para mim esse livro foi avassalador e incrivelmente fácil de ler.

George R. R. Martin é engenhoso, o que mais me encanta na obra é a riqueza de detalhes, e mesmo alternando entre múltiplos pontos de vista, ele conecta todos os acontecimentos com uma facilidade impressionante. A narrativa é absurdamente imprevisível, eu vi a série, infelizmente sabia o que ia acontecer, mesmo assim fiquei tensa, Martin criou um senso de perigo constante. Eu daria TUDO pra esquecer o que eu vi na série SOMENTE para poder ler os livros dele sem nenhum spoiler.

Os personagens são complexos, você pode amar e odiar ao mesmo tempo, Martin mergulha completamente nas profundezas da mente de cada um, revelando suas motivações, ambições e medos. Ele trabalhou no desenvolvimento de alguns mais do que em outros, percebo que Tyrion teve um protagonismo aqui, é insano como ele é um personagem multifacetado e cativante. Jon Snow também amadureceu bastante desde o segundo livro, percebo que ele se torna cada vez mais um líder, alguém que as pessoas admiram e querem seguir. Mesma coisa com a Dany, além de ser uma rainha com talento para liderar, ela quer entender sua população, ela quer igualdade e liberdade, e é uma personagem que eu admiro e amo muito.

Enfim, "A Tormenta de Espadas" é o puro suco do talento do Martin para a escrita. Um dos melhores livros de fantasia que eu já li.
Evy The Creator 08/04/2024minha estante
Sim, demorei 3 meses pra ler esse realmente demanda tempo, mas vale muito a pena

stephany :) 08/04/2024minha estante
@Evelyn, entrei no seu perfil e vi que vc já leu toda saga e também favoritou esse, ele é o melhor da saga na sua opinião?

Maria 08/04/2024minha estante
amg que delícia de resenha, com você falando assim parece até fácil de ler, mas toda vez que começo parece que nunca fui alfabetizada ?

stephany :) 08/04/2024minha estante
@duda, amiga KKKKKKKKKKKK para de graça, ainda mais você que lê de tudo, o primeiro também foi difícil pra mim, mas é porque a escrita do Martin consegue ser muito arrastada, mas depois que você pega o jeito, você devora o livro. Se você quiser ler mesmo, eu te indico ler juntamente com o audiobook da Bibliotheca de Alexandria (tem de graça no spotify).

sthe.may 08/04/2024minha estante
Que resenha maravilhosa Ste, como sempre ????
Tenho muita vontade de ler os livros, pois eu tb amo a série ?

stephany :) 08/04/2024minha estante
@sthe, obrigado diva!!! e eu te indico ler sim porque os livros são muito bons ??

Evy The Creator 08/04/2024minha estante
Stephany, o melhor da saga na minha opinião é o 5° "A dança dos Dragões". Eu baixei o app hoje e ainda não arrumei a estante, mas todos do Martin são favoritos pra mim, inclusive eu não falei antes, mas adorei sua resenha.

stephany :) 08/04/2024minha estante
@Evelyn, obrigada!!!! inclusive sinto que os outros também serão favoritos pra mim, enfim amg espero que goste do app, vou acompanhar suas leituras ?

Gabriel 26/03/2013

Péssimo
A história é tão cruel e satânica que não merece nem minha resenha. Primeira saga que eu abandono, o que é horrível para mim, mas essa saga me obrigou. Uma tragedia atrás da outra, nesse livro nem o amor se salva. Só teve uma única vitoria, mesmo assim cheia de sacrifício e dificuldade, isso porque Daenerys tinha dragões, eu imagino se não tivesse, sendo que no final encontrou-se mais dificuldade ainda e decepções.
Para mim, cada página só vale um centavo, ao todo, não deveria valer nem R$5,00. Livro caríssimo para um história decepcionantemente. É um roubo.
Juliet 28/03/2013minha estante
Se é tão satânica que não merece uma resenha, então por que foi resenhada ..
Mistério da Fé

Gabriel 28/03/2013minha estante
Isso tá mais para uma crítica do que resenha. Mas tudo bem né. Pense o que quiser.

Douglas 02/04/2013minha estante
kkkk quer ver fadinhas vai acompanhar Crepúsculo meu amigo, isso é livro pra Homem e Mulher.

Gabriel 02/04/2013minha estante
Não é nem questão disso meu caro, tanto que no livro tem até um pouco de magia. Mas o livro tem um grau de pessimismo tão forte que até a magia existe no livro é a negra. Não existe em uma única frase desse livro, palavra ou até mono sílaba algo otimista e positivo. O que para mim é um absurdo já que a vida real não é só feita de maldade. Existe o bem. Mas no livro, quem é bom e honesto literalmente só se fode.

jc matias 07/04/2013minha estante
Tu é de alguma religião? Tão devoto assim? UHAUHA ora satânico velho! Da onde! Po isso que é legal na Guerra dos Tronos, George RR Martin não fica amaciando fatos nem passando a mão na nossa cabeça. Na vida real o bonzinho e honesto também pode se fuder, e quem amamos pode morrer a qualquer hora. Exatamente como no livro. Que seja pessimista, não entendo como você não gostou, é muito empolgante HAHAUH

Gabriel 08/04/2013minha estante
Entendo seu ponto de vista, mas ainda continuo acreditando que o mundo não é feito só de maldade. Por isso o mundo atual é podre, as pessoas só pensam em merda e querem ver o circo pegar fogo. Você fala isso porque sua cabeça só quer ver aquilo que é ruim assim como a maioria das pessoas do mundo. Queria ver você no lugar da Catelly toda fudida e pensando que perdeu a familia inteira. Eu ia rir muito. Tava lendo porque vi que tava fazendo sucesso, mas percebi que só faz sucesso porque tem aquilo que o povo gosta: Desgraça. Prefiro fazer minha parte lendo um livro que tenha uma mensagem boa ao invés de ler um livro que só tenha desgraça, esse livro é nojento, é exageradamente negativo, tem até um proposta boa, conforme o Jc matias disse, mas tudo que é exagerado perde o sentido e esse livro exagera na desgraça de tal forma que precisa ter mais de 300 para fazer a melhor desgraça que já existiu.

Sr_Tigeer 15/04/2013

A Tormenta de Espadas, Impressões...
Fala ai galera...decidi abrir minhas resenhas aqui no Skoob com "A Tormenta de Espadas" ando meio enferrujado na arte de escrever resenhas, mas vamos lá.

Lendo o 3° livro das Crônicas de Gelo e Fogo, parei por alguns instantes pra respirar fundo, e pensar...é serio que tudo isso saiu da cabeça de um homem? George R.R me ensinou muitas coisas com esse livro, a primeira e talvez a maior delas, parte sobre o próprio autor, o cara é insano, cruel, e incrivelmente FANTÁSTICO e sem duvidas sabe o que está fazendo. Não dá pra esperar que ele poupe ou trate A ou B com mais cuidado, todos estão sujeitos a simplesmente terem o pescoço arrancado, ou serem culpados por algo que não fizeram mas que até queriam ter feito se tivessem tido a chance (rs). Aliás isso vemos desde a Guerra dos tronos e já não é mais novidade, só que em "A Tormenta de Espadas" isso torna explicito.

A Tormenta de Espadas, é sem duvida o livro mais impactante das três crônicas que li até agora, vindo direto da "Fúria dos Reis" logo no inicio já sentimos que teremos uma experiencia diferente das que tivemos anteriormente o que se justifica a cada pagina ou ponto de vista que lemos. Nos deparamos com reviravoltas e confrontos épicos e bem desenhados o que torna o livro emocionante a cada página.

O tom político do universo criado por George R.R continua presente, e bem sinalizado nas alianças matrimoniais, que pra mim são os pontos altos e mais chocantes do volume, e são também nesses eventos que vemos a genialidade do autor com o rumo da história.

A Tormenta de Espadas, coloca em ascensão alguns personagens bem interessantes, e nos submete a uma nova ótica sobre caráter e a motivação de outros, um bom exemplo disso sem citar spoiler na resenha é o desenvolvimento dos pontos de vista do Jaime e o crescimento da polêmica e misteriosa Melisandre.

Uma das coisas que mais me prendem dentro desse mundo criado pelo autor, é sem duvidas a falta de um simbolo que podemos chamar de mocinho, ou de vilão. Cada um age de acordo com o que lhe é conveniente e cada passo é pensado pelo autor afim de nos levar ao choque de valores de cada um dos seus personagens.

Bom galera, essas foram as minhas impressões sobre "A Tormenta de Espadas" sem duvidas esse é um livro que me arrebatou me tirou horas de sono, e me fez de fato exercitar algumas doses de desapego.

Deixem suas opiniões ai nos comentários, criticas construtivas e opiniões são muito bem vindas. Um abraço a todos e até a proxima.

Fabricio~Raito 15/04/2013minha estante
Adorei a resenha! Ficou perceptível seu bom tempo gasto com a leitura (: Também valorizo uma escrita boa, onde os personagens são tão realistas como "nós", sem vilão ou mocinho, apenas buscando/lutando por seus ideais. Definitivamente, é uma série épica. Preciso cair de cabeça logo e conferir também! :D

Ivison.Albuquerque 15/04/2013minha estante
Uma resenha clara e objetiva.
Pra quem só acompanha a série sem nunca ter folheado algumas páginas de um único livro, é um prato cheio de expectativas e fome de ler todos, (pelo menos no meu caso). Resenha construtiva que dá muito a entender "LEIA OS LIVROS, agora!" Já quero e vou providenciar o inicio dessa fantástica aventura, sinto que perco cada capitulo não lido. :D

Thales 15/04/2013minha estante
Muito boa a resenha cara, Parabéns :D
Você conseguiu explicar legal como é o livro, e ainda, no meu caso, que naum li nenhum livro da série ainda, me deixar extremamente ansioso por lê-los :D

Fran Castro 16/04/2013minha estante
Amigo, estou exatamente estudando resenha, e como nunca fiz uma e estou aprendendo agora, posso dizer com toda a certeza de que a sua foi super clara, e você alcançou o real objetivo, mostrar ao leitor a ideia principal do livro, e assim como em mim, despertar o interesse e curiosidade para ler...Parabéns!!! Assim que eu estiver com tempo livre irei lê-lo com certeza. =D

Douglas 16/04/2013minha estante
Dos três que li esse é o melhor livro da série e o mais sangrento de todos. Sem perder o ritmo da narrativa George R.R. traz uma reviravolta na história e na guerra como um todo. Nesse livro todos os lados sofrem mudanças, alguns se enfraquecem e outros ficam mais poderosos. Muito bom esse livro.

Rômulo Rocha 18/04/2013minha estante
Dos três primeiros é o melhor disparado, dá raiva, tensão e releitura não acreditando que o autor fosse capaz de fazer o que fez!!! (xinguei muito) Já iniciei o 4ª livro com o coração na mão!! HahHahAhahHA..

Garcia 07/10/2011

Romance baseado no tempo medieval
Apesar de ser uma alta fantasia, o que se percebe é que este livro tem sua base histórica na Idade Média, sendo que Westeros é uma metáfora do que foi o continente europeu na época das Trevas.
Assim, o romance é muito bom, mostrando até onde chega a ambição humana, refletida na trama dos personagens.
Esse 3º livro já começa bem movimentado e com grandes surpresas. O Senhor dos Anéis finalmente tem um concorrente à altura.
Eder 20/10/2011minha estante
Parem de comparar SdA com CdGF! Se vc está no 3° livro e ainda faz essa comparação, só posso cocnluir que vc não entendeu nada do que leu. São obras de fantasia sim, mas é como comparar vinho com uísque: não faz sentido. Tem que prefira um, tem quem prefira outro. Outros abusam dos dois. Mas dizer que uisque é concorrente do vinho é bobagem.

Garcia 20/10/2011minha estante
Mas vinho e uisque sao ambas bebidas alcoolicas...

Edu4rd0 20/10/2011minha estante
E o que isso tem a ver?

Nada a ver Terra-média com Crônicas de gelo e fogo... São obras com objetivos diferentes.

Garcia 23/10/2011minha estante
Vocês estão estressando à toa comigo. A questão do "vinho e uísque" foi apenas uma resposta à primeira metáfora que o EFLeal criou a fim de diferenciar as duas obras.
E eu não comparei uma literatura com outra hora nenhuma. Foram vocês que compararam.
Só quis dizer que as duas obras são boas e que ambas são altas fantasias (embora com objetivos distintos).

George Facundo 19/04/2020

Vou escrever por extenso: Oitocentas e oitenta páginas!!!! .

O livro mais grosso dos cinco livros lançados até agora (faltam dois livros que o autor precisa lutar com sua protelação e terminar) e, diante dos dois grossos volumes que ainda faltam meu cérebro se sente como o Frodo no final do segundo livro: cansado, maltrapilho e doido pra terminar logo tudo. .

Tive sorte. Ganhei a coleção de cinco livros de As Crônicas de Gelo e Fogo num amigo secreto do meu brother @deocleciolobao e comecei a saga do primeiro livro, acreditem, no primeiro semestre de 2018 e ando enrolando, enrolando, enrolando (tipo o meu xará autor do livro) até agora. Pegando e largando. E nisso sempre avançando uns poucos punhados de páginas. Final do ano passado desimbestei e decidi colocar como meta ficar livre desses livros. .

Como? Abandonando? Queria, mas em honra ao meu amigo Lobão e a um TOC que eu tenho de não conseguir largar um livro pela metade, decidi terminar essa saga na mesma hora e com mesma determinação que decidi entrar na academia. .

Então é assim... Basicamente o autor segura nossa atenção nos levando por uma maratona de aproximadamente quarenta páginas de cenas mais mornas "vamos fazer isso, aquilo", "ele cavalgou, sua espada pesava, e sentia a neve cair no rosto", "bebeu um pouco de hidromel e suas energias renovaram com um calor", e blah blah blah até que, quando você lê umas quarenta páginas George Martin lhe diz: "obrigado por ler todas essas páginas pra chegar até aqui, eis sua recompensa" e BUUUUUUUUMMMMMMMM, acontece algo absolutamente escroto e chocante que tu fica ca**lho, como assim? Powwwrran que doideira! Aí você perde o chão com a cena inesperada e chocante, e com o "trauma" do acontecimento seu cérebro desperta e lhe dá energia pra enfrentar as próximas quarenta páginas até o próximo acontecimento. .

E assim você vai derrubando essa grande muralha de livro aos poucos. .
Tiago 19/04/2020minha estante
Estou juntando minhas forças pra terminar tambem ahuahsuas
Só li exatamente 40 páginas de Guerra dos Tronos

George Facundo 19/04/2020minha estante
Tiago, realmente é um exercício de disciplina. Se tu tiver ainda no primeiro livro, sinto dizer que , de verdade, tu só vai se empolgar mesmo depois da metade do segundo. É exaustivo e cansativo. Mas é tipo aquela coisa: Martin meio que recompensa você com a cada 45 páginas com algo que lhe choca e lhe mantém ligado pelas próximas 40 hehehee

Eu só tô lendo mesmo pela honra de ter ganho de um amigo que me deu com muita consideração. Mas realmente, é uma disciplina igual a ir na academia regularmente kkkkkkk boa sorte cara!

Só pra tu ter ideia: comecei a ler início de 2018! Entre desistências e retornos estou aqui. Agora do meio da maratona pro final já tô mais empolgado, e ao mesmo tempo triste por saber que depois de todos esses anos o autor não terminou a saga .... Espero que ele aproveite a quarentena pra fazer. Hehehe

Iza Jaques 12/06/2020minha estante
Esqueceu de dizer do crepitar das chamas... hahhaha

Iza Jaques 12/06/2020minha estante
E das barbas e cabelos hirsutos...

George Facundo 02/12/2021minha estante
Isso! hahahahahahahaa esses detalhes cotidianos de uma peregrinação. Iza, sinceramente eu penso que deva ser mais trabalho escrever esse cotidiano do que os fatos marcantes...

acho que ele tem um cronograma de escrita tipo:

fulano decepa a cabeça de surpresa do jovem guardião

adentrou na gruta e se deparou com o cadáver de uma mulher esquartejada

e o dragão o engoliu vivo, o cuspiu, e o carbonizou com sua chama mortal

Ai ele pensa: pronto! agora entre um e outro tenho que criar uma linha de cotidiano absolutamente monótono (respira fundo e pensa "vamos lá" e começa: cavalgando errante pelo bosque negro sentiu de repente o frio gélido do vento sul e lembrou-se de seu velho xamã com seu cachimbo..." e segue hahahahaha

Bem, faz um ano né? pois é, me sinto assim em relação ao autor.

Larissa 12/03/2012minha estante
Ei Rick..
Eu também morri de ódio nessa parte. Larguei o livro e fiquei inconformada durante toda uma tarde..uhahuahau
Mas continue lendo. Martin mata os personagens, é verdade, mas logo a história volta a ser incrivelmente interessante.
Vai por mim =)

Rick 22/03/2012minha estante
Épico e tecido com uma narrativa deslumbrante que te deixa surpreso, feliz e triste ao mesmo tempo! O melhor superando os dosi primeiros livros! Que venha O Festim dos Corvos!

André 10/04/2012minha estante
estou nessa parte agora, Catelyn acaba de morrer.

estou muito irritado. rs.

Rick 11/04/2012minha estante
André eu também fiquei muito irritado, mas continue lendo que acontecerão coisas que irão te surpreender!

Nazli.Dias 29/05/2022

O melhor de Game of Thrones
O melhor livro da saga até o momento ? e duvido que os próximos terão o mesmo impacto. Desde o início, o livro é intenso, frenético e de tirar o fôlego. Momentos marcantes e de grande impacto para toda a saga, e que mudam toda a perspectiva da história até então.
O desenvolvimento dos personagens e o desenrolar da trama na corte real é bem feito, e me fez querer ler tudo de uma vez e parar de ler ao mesmo tempo.
Marcos 29/05/2022minha estante
Vou usar sua resenha como incentivo para mim? para ler logo essa saga e afastar o que a série fez comigo kkkkkk

Nazli.Dias 29/05/2022minha estante
Kkkjkk usa sim, eu nunca vi a série, mas os livros são incríveis. Só não terminei ainda pq essa vida de faculdade+trabalho não deixa kkkkk

Marcos 29/05/2022minha estante
A vida adulta como dificultando a leitura kkkkkk infelizmente faz parte Kkkkkkkk

Pedro 30/05/2022minha estante
Esse é o melhor dos cinco, com certeza. O Casamento Vermelho e a Batalha na Muralha são o ápice dessa saga.

Lucas 16/10/2017

Vai um livro bem malpassado aí? Um relato íntimo a respeito d'As Crônicas de Gelo e Fogo (com spoiler's dos livros um e dois)
Desde o primeiro volume (A Guerra dos Tronos), ler As Crônicas de Gelo e Fogo representa um sacrifício, de validade questionável em diversos momentos. Qualquer leigo que queira se informar a respeito da base narrativa de toda a saga encontra a definição de que se trata, inicialmente, de uma saga de fantasia. Mas conforme vai se adentrando pelas milhares de páginas das obras, o leitor acaba entendo o quão inútil é classificar, em poucas palavras, a história dos Sete Reinos de Westeros. Cavaleiros, seres místicos, lendas sobrenaturais, espíritos, detalhes aterrorizantes e outros elementos fantasiosos estão lá, de fato, mas o aspecto de uma sangrenta luta pelo poder é o que define tudo.

Também é comum que se vejam relatos elogiando o livro três, A Tormenta de Espadas, descrevendo-o como a melhor parte da saga. Sob o ponto de vista estritamente d'as crônicas, ele é mesmo: dezenas de reviravoltas e situações improváveis, uma infinidade de conflitos e tudo o mais que trás o encanto inegável que a saga é capaz de causar. Mas a crueza de certas descrições enoja: isso já havia acontecido nos livros anteriores, e, obviamente, deve seguir até o fim (é a maior marca registrada da saga), no entanto, o exagerado uso de termos chulos em nenhum momento deixa a leitura prazerosa. Aí vai um exemplo, um trecho reproduzido da página 437 da obra:
"- Mulher? – Dany soltou um risinho. – Isso foi um insulto? Eu daria o troco, se o considerasse um homem. – Dany enfrentou o olhar do mercenário. – Sou Daenerys Filha da Tormenta da Casa Targaryen, a Não Queimada, Mãe de Dragões, khaleesi dos cavaleiros de Drogo e rainha dos Sete Reinos de Westeros.
- O que você é – disse Prendahl na Ghezn – é uma puta de um senhor de cavalos. Quando vencermos, será dada ao meu garanhão para que ele monte em você".

É evidente que as crônicas de George Martin não são recomendadas para crianças (muito menos a produção da HBO), mas é inegável que o asco surge nestes momentos mais forte do que nos livros anteriores, tornando a experiência de leitura um grande desafio de teimosia. Aliás, penso eu que se o leitor não é fã incondicional de Westeros e não é teimoso, ele largará ou jogará A Tormenta de Espadas pela janela antes da segunda centena de páginas, tamanha a quantidade de situações revoltantes ou repugnantes. Mas há bons motivos que alimentam essa teimosia, e o principal deles é a trajetória do bastardo Jon Snow e dos anti-heróis Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen.

O bastardo de Lorde Eddard, conforme relatado ao fim de A Fúria dos Reis, atua como um espião junto aos Selvagens, que planejam invadir o "sul", sobrepondo a Muralha. Snow, apesar do senso de honra que herdou do pai, acabará ficando dividido entre o compromisso assumido com a Patrulha da Noite e os sentimentos íntimos que acaba desenvolvendo. Tyrion Lannister (particularmente, meu personagem predileto) sofre um enfoque diferente aqui. Se nas obras anteriores sua astúcia era o grande artifício dos seus capítulos, em A Tormenta de Espadas o leitor sofre junto com ele certas humilhações, sejam físicas ou morais que, anteriormente, eram encaradas com ironia e até bom humor (ele foi provavelmente o grande responsável pela vitória do Reino na Batalha de Água Negra, a grande catarse do segundo livro). Já Daenerys, a Filha da Tormenta, segue em sua epopeia ao leste para retornar ao Trono de Ferro, que por direito é seu. Ela e os seus três dragões (mais crescidos e assustadores) proporcionam ótimos momentos, que não ocorreram em seu núcleo na segunda parte das crônicas.

Uma das características positivas d'A Tormenta de Espadas é justamente essa: o fortalecimento narrativo destes três personagens, que são os protagonistas de toda a saga (a mais recente temporada da adaptação televisiva é uma prova disso). Obviamente, o autor tem uma habilidade singular de "assassinar" e transformar vilões em mocinhos (e vice-versa), mas por envolver as três principais Casas de Westeros (Stark, Lannister e a quase extinta Casa Targaryen), a sensação de que tudo isso, um dia, terá um desfecho que agrupará essas "famílias", é nítida.

Aliado a isso, as várias incertezas que a história vai criando fazem com que os conflitos adquiram uma semelhança com um enorme novelo de lã, cuja origem é difícil de ser encontrada. Aparentemente, é uma guerra entre os Baratheon (do falecido Rei Robert) e os Lannister pelo Trono de Ferro. Paralelamente, há o sentimento de orgulho ferido dos Stark (há muito inconformismo pela morte de Eddard) contra os mesmos Lannister, que, para se defenderem de ambas as frentes, buscam o apoio de casas menores, cuja algumas delas possuem entre si certas incongruências históricas. Há também a pretensão dos Greyjoy, das Ilhas de Ferro, que, uma vez humilhados especialmente por Winterfell, estão sedentos pela total destruição dos Stark. Estes, também para se protegerem, buscam apoio de outras casas menores, mas importantes, como os Frey. Todavia, por questões tradicionais, sabe-se que o trono pertence à Daenerys Targaryen, ainda oculta, mas cada vez mais forte e preparada para reclamar o que é seu, matando a todos se for preciso. Em meio a todo esse imbróglio, há a eminência de um conflito entre todo Westeros e o povo para lá da Muralha, os Selvagens (mas seriam apenas os Selvagens a grande ameaça?). Sucintamente, é de tudo isso que A Tormenta de Espadas trata.

Por ter um enredo tão denso e agitado, um ponto positivo da história é que, por mais que que hajam centenas (sim, centenas) de personagens, o leitor não se perde em meio a esta infinidade de castas, territórios e casas (os mapas ajudam muito nisso também). Certamente, esse leitor mais cético poderá reclamar da já citada crueza da narrativa e outros pontos controversos, mas ele não estará sendo justo se afirmar que é um livro que causa confusão. Isso é também justificado pela singular divisão dos capítulos por personagens e seus respectivos pontos de vista, um das coisas mais interessantes d'As Crônicas de Gelo e Fogo.

Este emaranhado de situações sangrentas não deve ser encarado como um determinante do interesse que esse universo desperta. Decapitações, estupros, incestos, assassinatos brutais, repugnantes atos sexuais, tudo ilustra (de uma forma controversa, realmente) um denso conflito pelo poder, seja pelo Trono de Ferro ou nas Casas que compõem o reino. A questão é que o leitor que chegou até o terceiro livro ou o que pretende seguir adiante não o faz simplesmente para saber como determinado Lannister importante irá morrer. Também não está ansioso para descobrir detalhes sórdidos das "aventuras amorosas" de Tyrion e da sua "amável" irmã Cersei. Mais do que tudo isso, quem lê quer ver uma complexa e bem montada disputa pelo poder; estas nuances repugnantemente chocantes apenas ilustram algo mais representativo que, de fato, é a essência das histórias de Westeros.

Poucos livros são igualáveis no que diz respeito a despertar uma montanha-russa de emoções. É possível que o leitor queira, em determinados momentos, abandonar a obra, colocá-la numa bolsa e se dirigir a um sebo. O cansaço que a leitura causa se alia, nessas horas, a um marasmo, provocado por longas e inúteis descrições de locais, além da exposição de lendas que agregam muito pouco ao esqueleto narrativo. Mas, no capítulo seguinte, o leitor já ficará chocado, seja por um acontecimento positivo ou não. Estes capítulos mais descritivos são mais frequentes até a primeira metade do livro. A partir daí, surgem momentos realmente estarrecedores: massacres, surpresas absurdas, reviravoltas... São incontáveis as pontas soltas que ficam para os próximos volumes.

A Tormenta de Espadas, como opção de entretenimento, vale muito a pena ser lido, mas ele deve ser encarado com uma já citada boa dose de teimosia. A leitura caminha a passos lentos, haverão momentos de raiva e repulsa, mas que desembocam em um final chocante. É quase impossível que as últimas sete ou oito dezenas de páginas não sejam lidas de uma vez só, tamanha a apreensão e agonia que causam. Ao futuro leitor, que desconhece quase totalmente o universo da HBO (que é o meu caso particular), deixe de lado todo ceticismo que possa ter, acomode-se em um local confortável (pois a tarefa é longa) e desfrute de um livro bem malpassado, onde o sangue brota das suas linhas, nas mais variadas formas.
@garotadeleituras 17/10/2017minha estante
Melhor definição para a saga: um livro malpassado, que jorra sangue em quase todas as paginas. Excelentes apontamentos. Quanto a saga, a estória vai divergir bastante, tanto que, no quinto livro (pelo que ouço falar, já que sou a exceção que não assiste a série), existem personagens que ainda continuam sofrendo na mão do autor, enquanto na tv já descansam suas pobres almas em algum lugar de Westeros. O quarto livro é bem mais arrastado. O quinto impacta mais. Ótimas leituras :)

Lucas 18/10/2017minha estante
Pois é Raquel, esclarecesse muito agora com relação aos dois próximos livros. Espero que haja mesmo um engessamento no livro 4, porque por mais que todo o universo seja "volátil", digamos assim, é impossível que se mantenha o ritmo borbulhante do livro 3. Pretendo manter certa distância da série até acabar todos os livros (até o fim do ano que vem, se o sexto livro não for lançado até lá, o que já é uma novela). Não consigo permitir que a série tenha avançado mais que as obras, mas isso é uma outra história... Agradeço-a pelas elucidações. :)

@garotadeleituras 18/10/2017minha estante
Só um adendo: com relação às mortes e maquinações, elas acontecem quase na mesma frequência. Rsrsrsrs

Lucas 18/10/2017minha estante
Kkkkk morte e GoT, duas coisas impossíveis de serem citadas separadamente. :)

Ana 23/02/2020

Perfeito
Esse livro foi uma jornada. Sem dúvida é o meu favorito de toda a série até agora.
Will 27/03/2020minha estante
Terminei o segundo agora e tenho medo do terceiro ;-;

Ana 29/03/2020minha estante
Acontece MUITA coisa no terceiro kkk mas é muito bom mesmo.

Will 29/03/2020minha estante

camilaverass 04/01/2019

Não é meu tipo de livro, mas ok.
Li depois de muito procrastinar, mas não me envolvi... Muitos personagens rasos e mortes que não trazem surpresa alguma na trama, que acaba se tornando fraca no meio de descrições exaustivas de personagens quase "figurantes" nos capítulos. A saga da maioria dos personagens não sofrem muitas mudanças desde o segundo livro, e o epílogo que deveria dar um mistério e te prender ao próximo livro não foi tão emocionante. Nenhum dos personagens, por mais bom ou mau que seja, tem carisma o suficiente pra te fazer torcer por ele, e nenhum se mostrou o mínimo de inteligência pra merecer sentar no trono de ferro. Acho que falta emoção no livro, tudo acaba perdido no meio de tanta narração desnecessária. No entanto, a escrita de Martin é muito boa, e estou de olho em outros livros do autor que me chamaram a atenção. Fantasia épica não é pra mim, mas entendo quem gosta.

3 estrelinhas e não me critiquem porque não é todo dia que você tem paciência pra +900 páginas de uma história quase previsível.
Falou tudo

Daniel 26/01/2020minha estante
A historia nao é emocionante, é tudo tao obvio

Daniel 26/01/2020minha estante
Nao é aquele livro q vc pega pra ler 1 capitulo e pensa, nossa gostei vou ler mais 1 capitulo, tipo nao te da vontade de ler, vc nao fica curioso pra saber o q vai acontecer, é tudo tao chato e super cansativo, definitivamente nao é pra mim