A Tormenta de Espadas

A Tormenta de Espadas George R. R. Martin...

Resenhas - A Tormenta de Espadas

Vee_1008 26/01/2022

A razão da minha terapia
To chocada, passada e sem saber como reagir. Pelo tamanho desse livro eu já tava esperando alguma coisa bem forte? MAS NÃO TAVA ESPERANDO ISSO. Eu simplesmente não sei como reagir, essa história me quebrou.

Vou nem comentar sobre a escrita e construção de universo desse cara porque nesse ponto todo mundo já sabe que é incrível, o ponto relevante dessa resenha é o plot, meu amigos, o que foi isso??? Quando você pensa que o pior já passou, jogam mais bomba em cima.

Sério, eu me senti num estádio de futebol porque cada coisa que acontecia eu vibrava ou xingava de raiva.

Esse livro foi que nem os outros na questão de começar mais devagar e jogar tudo na nossa cara depois da metade da história, a questão é que aqui foram muitas coisas e importantes, quando falaram que esse é o melhor livro da saga não estavam brincando, mesmo sem ter lido todos acho que poucas coisas podem superar o que aconteceu aqui.

É isso, por esse final valeu a demora pra ler.

Shaftiel 06/08/2011

Tormenta de Espadas (Storm of Swords) é o terceiro livro das Crônicas do Gelo e do Fogo (Song of Ice and Fire). É uma continuação esplêndida desse série magnífica, seguindo com um aumento constante de qualidade. Se o primeiro livro é excelente, o segundo mais do que isso, o terceiro precisa de elogios maiores ainda.

A Guerra dos Cinco Reis continua a atormentar Westeros. As alianças foram declaradas, mas, como fica claro na série, palavras são vento. Cada rei, com seu grupo de aliados, avança nos campos de batalha. No norte, os Greyjoy não perdem oportunidades, principalmente se aproveitando de diversas jogadas políticas e ações impetuosas ocorridas no primeiro livro. Mesmo depois dos eventos do segundo livro, a chama continua acesa entre os Baratheon, representados principalmente por Stannis, com a sacerdotisa vermelha dando poder política necessário para que conquiste seus direitos de herança. Os Stark, com seu poder agora mais ao sul, avançam em vitórias constantes, mas sem conseguirem tonar a guerra permanentemente a seu favor. Enquanto isso, os Lannister continuam a maquinar.

Por mais que os outros livros tenham eventos importantes, nada é tão decisivo quanto em a Tormenta de Espadas, o melhor livro da série até o momento (li todos os cinco já lançados). Novos Pontos de Vista (PdV) como Jaime Lannister e Samwell Tarly são apresentados, demonstrando mudanças nesses personagens, além de posições diferentes nos meios políticos em que se encontram. Outros personagens, como Catelyn Stark, continuam sendo importantes mais como observadores do que como indivíduos cujas ações transformam a história. Isso não minimiza sua importância no futuro, pois cada anseio demonstrado por Cat, por exemplo, deixa transparente a profundidade do personagem e como as ações que a cercam engolfam e mutilam as pessoas.

PdV mais importantes como os de Jon Snow mostram novas faces da história como a guerra depois da Muralha, que não recebe a atenção merecida dos governantes do sul. Nesse momento, a Patrulha da Noite tem que lidar com as conseqüências das atitudes que Snow foi forçado a tomar no segundo livro, o que transforma a identidade do personagem e até mesmo dessa sociedade guerreira.

Bem mais ao sul, os PdV de Tyrion e Sansa mostram que nada está calmo na capital de Westeros. Cersei luta pelo poder, tramando para que mantenha influência máxima. Nisso, humilha o irmão e põe de lado aquela que deveria ser sua nora. A aliança da rainha segue contextos bastante interessantes, com outras doses de traições, ao precisar disputar espaço com uma nova e poderosa casa, os Martell, agora aliados, mas não necessariamente amados, pelos Lannister.

Nenhum personagem com PdV deixa de sofrer nesse livro. Todos são deslocados de algum modo de suas posições, seja isso politicamente ou geograficamente. Alguns como Tyrion são levados ao extremo de sua raiva, outros como Sansa são carregados pela corrente turbulenta. Mas, apesar de importantíssimos, em nenhum dos casos, os eventos são tão dramáticos quanto no ápice do livro. Não vou descrever o que acontece obviamente, mas o que é descrito nos fóruns como RW é um dos mais chocantes capítulos não só das Crônicas do Gelo e do Fogo, mas de toda a literatura de fantasia (ao menos para quem aprendeu a amar todos os personagens de Westeros).

Tormenta de Espadas é, repito, o melhor livro da série. O quarto e o quinto nem se aproximam, portanto George Martin precisará se esforçar bastante para se superar nos dois livros que ainda restam.
mcgi97 21/08/2011minha estante
Estou ainda mais ansiosa para o lançamento desse livro! Talvez possa até ler em inglês, mas prefiro esperar, até porque ainda não acabei A Fúria dos Reis.

Guilherme 14/09/2011minha estante
Sem dúvida o capítulo a que você se referiu como RW é um dos mais chocantes de todos os livros até aqui. É tudo tão súbito e brutal, num momento tudo está bem e no seguinte, BUM! O abalo na história é óbvio, principalmente pra quem gosta daqueles personagens. Excepcional!!

Paula | @paulaisreading 14/09/2011minha estante
RW com certeza é o mais chocante capítulo que já li em qualquer livro! Fiquei tão impressionada que nem consegui mais ler durante horas. Mas o livro tem outras passagens quase igualmente tensas, e um final surpreendente em vários PdV e mais ainda no epílogo! Mas fiquei decepcionada sobre os próximos livros não serem tão bons, mas ainda sim estou ansiosa pra ler!

Eder 20/10/2011minha estante
De fato, é um capítulo chocante. Tive que dar uma pausa na leitura para "abosrver" os ultimos parágrafos. E todas as menções sobre RW no decorrer do livro me traziam arrepios novamente. Não lembro de ter me sentido assim em qualquer outro livro.

Saulo 10/09/2012minha estante
Realmente foi muito difícil digerir o RW. Não conseguia acreditar que fosse verdade. Apesar de ter algumas dicas nos capítulos anteriores que indicavam esse desfecho. RW é o melhor e pior capitulo de todos os livros que li ate agora.

Saulo 10/09/2012minha estante

ygorrenato 08/10/2012minha estante
Que capítulo é esse que é o RW , alguem sabe a pagina pelo menos, eu estou na pagina 390, não sei se ja passei essa parte ! obg

Mari 07/03/2013minha estante
Como alguém já comentou, apesar de ter indicações do que vai acontecer, esse capítulo é realmente muito chocante. Chorei lendo, não consegui segurar haha. E o final deixou muitas perguntas, mal posso esperar pra ler os outros.

Vinícius 02/09/2013minha estante
Excelente resenha, só não concordo quanto a opinião acerca dos livros 4 e 5. Contudo, a Tormenta ainda é o ápice da série, e eu creio que apenas o Ventos pode superá-lo.

Gabriel 06/01/2021

A tormenta de espadas
Muito melhor comparado ao 2° livro, tem muito mais acontecimentos que os anteriores. :v??

Lorena Roseno 20/08/2021

Passada, chocada.
Que livro f***. É um misto de "o que tá acontecendo?" com "meu Deus, que loucura acabou de acontecer!!". É uma avalanche de informações e sentimentos. Cenas de acelerar o coração, cenas de partir o coração. E o final meus amigos, que sabor. Favoritado, com certeza.

Larissa 19/09/2022

George R. R. Martin sendo ele
O autor é um grande escritor de fantasia. Mais um livro na qualidade do primeiro da saga. Muita treta como sempre. Seguimos...

Isaac267 07/03/2024

Aquele livro que faz você ter um gostinho de "quero mais"
Se você já assistiu a 2° temporada de GOT e leu Furia dos Reis, você percebeu várias mudanças em relação aos acontecimentos do livro. Acredito que fizeram essas mudanças pra deixa a série mais fluinda para os acontecimentos futuros, pois Furia dos Reis é um livro que o George Martin não poupou em escrever detalhes, pensamentos e acontecimentos. De início chega ser um pouco maçante a leitura, mas conforme a leitura vai progredindo você acaba se acostumando com ritmo e conforme vai desenrolando os acontecimentos, você fica com vontade de ler mais, principalmente na metade pro final do livro, que aonde o climax e a tensão vai ficando cada vez maior.

Bruno.Ariel 13/03/2024

A tormenta das espadas
Assim como chega o inverno, a história vai se afunilando. Personagens secundárias, ou algumas vezes até importantíssimos na história morrem, e o enredo toma seu rumo.

Mariana.Missiaggia 03/06/2021

por mais que muito longo, achei esse o mais emocionante dos 3 que já li das crônicas... daí que eu vejo que a série fez um péssimo papel lidando com os personagens, eles são muito mais complexos do que aparentam
Gabyz.z 03/06/2021minha estante
Estou no segundo livro ainda, mas completamente apaixonada pelo universo, pelos personagens e pela escrita do Martin.

Mariana.Missiaggia 03/06/2021minha estante
é incrível!!! eu sou apaixonada também

Gabriel.Chiquito 16/04/2021

De longe o melhor
Esse livro tem algumas partes mais monótonas, onde guerras são travadas, jogos feitos, enfim, todo o cenário dos grandes atos precisa ser montado em algum momento. Mas ele também representa uma grande virada na história, pois o foco na briga pelo trono de ferro começa a perder força para a briga contra o inverno.

Toda uma atmosfera é criada assim, profecias que não estiveram na série aparecem, segredos antigos da época da última marcha dos outros, seres mágicos unidos tentando desesperadamente impedir o que está por vir. O clima pós guerra e pré inverno é desolador, há medo no ar em quase todos os arcos, essa atmosfera criada é MARAVILHOSA, o que me fez achar esse livro, de longe, o melhor até agora.

AMEI!!!!!!

Andailson Lima 13/09/2023

"Se os sonhos pudessem se tornar realidade..."
Mais um livro da saga concluído. Muitos dos momentos marcantes da obra aconteceram nele. Por já ter assistido a série, acho que isso me tirou a supresa do que iria acontecer. Mesmo assim não deixaram de ser grandes momentos.

Tou ansioso para ver como as coisas vão se desenrolar daqui pra frente, pelos spoilers que peguei, haverá diferenças notáveis entre o que está no livro e o que foi para a série. O acontecimento do epílogo foi um deles, não esperava.

Renan 07/08/2021

A Tormenta de Espadas
Esse terceiro volume da série ?Crônicas de Gelo e Fogo? é o melhor até o momento para mim. Ter assistido a série da HBO tirou as surpresas desse livro, mas momentos marcantes estão presentes nesse volume.

George Facundo 19/04/2020

Vou escrever por extenso: Oitocentas e oitenta páginas!!!! .

O livro mais grosso dos cinco livros lançados até agora (faltam dois livros que o autor precisa lutar com sua protelação e terminar) e, diante dos dois grossos volumes que ainda faltam meu cérebro se sente como o Frodo no final do segundo livro: cansado, maltrapilho e doido pra terminar logo tudo. .

Tive sorte. Ganhei a coleção de cinco livros de As Crônicas de Gelo e Fogo num amigo secreto do meu brother @deocleciolobao e comecei a saga do primeiro livro, acreditem, no primeiro semestre de 2018 e ando enrolando, enrolando, enrolando (tipo o meu xará autor do livro) até agora. Pegando e largando. E nisso sempre avançando uns poucos punhados de páginas. Final do ano passado desimbestei e decidi colocar como meta ficar livre desses livros. .

Como? Abandonando? Queria, mas em honra ao meu amigo Lobão e a um TOC que eu tenho de não conseguir largar um livro pela metade, decidi terminar essa saga na mesma hora e com mesma determinação que decidi entrar na academia. .

Então é assim... Basicamente o autor segura nossa atenção nos levando por uma maratona de aproximadamente quarenta páginas de cenas mais mornas "vamos fazer isso, aquilo", "ele cavalgou, sua espada pesava, e sentia a neve cair no rosto", "bebeu um pouco de hidromel e suas energias renovaram com um calor", e blah blah blah até que, quando você lê umas quarenta páginas George Martin lhe diz: "obrigado por ler todas essas páginas pra chegar até aqui, eis sua recompensa" e BUUUUUUUUMMMMMMMM, acontece algo absolutamente escroto e chocante que tu fica ca**lho, como assim? Powwwrran que doideira! Aí você perde o chão com a cena inesperada e chocante, e com o "trauma" do acontecimento seu cérebro desperta e lhe dá energia pra enfrentar as próximas quarenta páginas até o próximo acontecimento. .

E assim você vai derrubando essa grande muralha de livro aos poucos. .
Tiago 19/04/2020minha estante
Estou juntando minhas forças pra terminar tambem ahuahsuas
Só li exatamente 40 páginas de Guerra dos Tronos

George Facundo 19/04/2020minha estante
Tiago, realmente é um exercício de disciplina. Se tu tiver ainda no primeiro livro, sinto dizer que , de verdade, tu só vai se empolgar mesmo depois da metade do segundo. É exaustivo e cansativo. Mas é tipo aquela coisa: Martin meio que recompensa você com a cada 45 páginas com algo que lhe choca e lhe mantém ligado pelas próximas 40 hehehee

Eu só tô lendo mesmo pela honra de ter ganho de um amigo que me deu com muita consideração. Mas realmente, é uma disciplina igual a ir na academia regularmente kkkkkkk boa sorte cara!

Só pra tu ter ideia: comecei a ler início de 2018! Entre desistências e retornos estou aqui. Agora do meio da maratona pro final já tô mais empolgado, e ao mesmo tempo triste por saber que depois de todos esses anos o autor não terminou a saga .... Espero que ele aproveite a quarentena pra fazer. Hehehe

Iza Jaques 12/06/2020minha estante
Esqueceu de dizer do crepitar das chamas... hahhaha

Iza Jaques 12/06/2020minha estante
E das barbas e cabelos hirsutos...

George Facundo 02/12/2021minha estante
Isso! hahahahahahahaa esses detalhes cotidianos de uma peregrinação. Iza, sinceramente eu penso que deva ser mais trabalho escrever esse cotidiano do que os fatos marcantes...

acho que ele tem um cronograma de escrita tipo:

fulano decepa a cabeça de surpresa do jovem guardião

adentrou na gruta e se deparou com o cadáver de uma mulher esquartejada

e o dragão o engoliu vivo, o cuspiu, e o carbonizou com sua chama mortal

Ai ele pensa: pronto! agora entre um e outro tenho que criar uma linha de cotidiano absolutamente monótono (respira fundo e pensa "vamos lá" e começa: cavalgando errante pelo bosque negro sentiu de repente o frio gélido do vento sul e lembrou-se de seu velho xamã com seu cachimbo..." e segue hahahahaha

Bem, faz um ano né? pois é, me sinto assim em relação ao autor.

Luan 01/10/2022

Longo e cheio de detalhes, mas volátil e com um terço final cheio de viradas e surpresas. Martin consegue extrair emoções diferentes do leitor, ocasionando em diversos sentimentos pelos personagens e suas casas, uma relação de amor e ódio na leitura. Aliás, achei esse livro com um ritmo mais lento em relação aos anteriores, embora seus desfechos sejam excelentes; muito disso devido a essa construção delicada e cuidadosa da narrativa.

Lellinha 19/12/2023

Um dos melhores livros do mundo... E também o pior.

MEU AMIGO você DEVE realmente ler esse livro, então se prepare. Porque ele é um dos livros mais eletrizantes (embora eu não tenha comentado muito) da melhor saga épica do universo, de um dos melhores autores da atualidade.

E ele virou minha vida de cabeça pra baixo

Todos os que leem, se sentem durante e no fim da leitura, meio viciados, elétricos, ou estáticos, mas desesperados. Então, prepare o coração. Porque a carga de acontecimentos, as reviravoltas na história (e reviravoltas MESMO, não pense que as coisas vão ser leves.), a montanha-russa de adrenalina que o autor faz os leitores passarem, não é qualquer coisa!

Eu só AMO e ODEIO esse livro ao mesmo tempo!!!!!

Sinceramente as pessoas que não leem Crônicas de Gelo e Fogo, não sabem o que estão perdendo.

elisarss 15/02/2021

"A noite é escura e cheia de terrores"
Vamos por tópicos pra deixar mais organizado:

- A escrita do Martin é muito boa, cada detalhe do livro me prendeu ao ponto de me fazer parar de ler apenas por motivos de sono ou dor de cabeça (a letra é muito pequena, haha);

- Esse foi realmente um dos melhores livros que já li, apesar de ter acabado com o emocional fragilizado por conta dos eventos ocorridos no decorrer do livro;

- Aconteceram MUITAS reviravoltas, e acho que isso pode ser considerado tanto como ponto positivo como negativo, porque você acaba se envolvendo muito com os personagens e nossa... é uma surpresa atrás da outra;

- Durante a leitura, dá pra perceber a evolução de alguns personagens que, no começo da saga, eram muito "sem sal" na minha opinião, e isso me motivou muito a continuar lendo;

- Tormenta de Espadas foi o melhor livro das Crônicas de Gelo e Fogo até o momento.