Alice

Alice's Adventures in Wonderland Lewis Carroll

Resenhas - Alice's Adventures in Wonderland

Matheus656 16/01/2018

Para além da literatura infantil
Nesta obra, Carroll narra a estória de Alice que, ao se deparar com um coelho que diz estar atrasado, abarca numa série de eventos bem lúdicos e coloridos para a nossa imaginação. Trata-se de uma obra importante também para os estudos da linguagem, no sentido de ter questionado certos valores gramaticais, sobretudo quanto a semântica.

Maria Clara 11/11/2017

Em 1856, o matemático Charles Lutwidge Dodgson conheceu a pequena Alice Liddell, filha do reitor de Christ Church – uma parte da universidade de Oxford. Na época, Dodgson tinha 24 anos e Alice, quatro. A interação entre os dois rendeu a história "Alice no País das Maravilhas", publicado pelo rapaz sob o pseudônimo Lewis Carroll (veja mais de sua biografia aqui).

Em "Alice no País das Maravilhas", o leitor acompanha a protagonista em uma viagem em busca do Coelho Branco. Tentando encontrar este personagem que está sempre atrasado, a menina conhece um gato que nunca para de sorrir, uma lagarta que fuma narguilé e um chapeleiro mentalmente desequilibrado, entre várias outras figuras icônicas da história.

Um ponto importante do livro é a constante mudança de tamanho de Alice: dependendo do que coma ou beba, a menina pode crescer até se tornar uma gigante ou encolher até que seu queixo bata diretamente em seus pés. Essa variação brusca lembra a forma como o crescimento infantil é tratado pelos adultos – quem não lembra da época em que ainda era pequeno para várias aventuras, mas ao mesmo tempo era grande demais para certos comportamentos?

A história também mostra Alice como uma criança bem educada aprendendo que, em certas situações, as boas maneiras não têm serventia alguma. A menina tenta se lembrar de cada regra de comportamento que já aprendeu em casa, assim como dos ensinamentos que recebeu na escola, para encontrar seu caminho no País das Maravilhas. Os outros personagens, porém, subvertem a lógica bem educada da menina, fazendo com que ela esqueça grande parte das normas de convivência que conhecia.

Marco da literatura nonsense, a criação de Carroll traz situações sem sentido do início ao fim da história. Embora cause estranhamento em alguns leitores (especialmente por causa da relação entre o autor e a Alice real), o livro ainda é um dos principais voltados ao público infantil.

Apesar de ter sido publicado há mais de 100 anos, ele ainda gera adaptações para o cinema, televisão e outras obras literárias, permanecendo firme no imaginário tanto de crianças quanto de adultos.

site: http://resgatedeideias.blogspot.com.br/2017/10/resenha-alice-no-pais-das-maravilhas.html

Joao.Vitor 13/10/2017

Uma Breve Aventura ao País das Maravilhas
Eu procurei ler esse livro por dois motivos: 1) Eu queria me iniciar na leitura de livros em inglês, e imaginei que essa seria uma boa porta de entrada. 2) Já era uma obra que eu queria explorar por toda sua importância. Então uni o útil ao agradável e aqui estou eu para resenhá-lo.

Eu sempre adorei todas as possibilidades que aquele mundo tinha para ser explorado, um mundo misterioso com costumes e regras tão estranhas e tão fascinantes ao mesmo tempo, e essas possibilidades vieram a ser exploradas, de fato, ao longo dos anos, transitando em diversas mídias.

Mas o que temos de fato na obra original, escrita por Lewis Carroll ?

Um livro fascinante e bem escrito, transbordando o elemento lúdico e esquisito que me chamou tanta atenção desde sempre. Alice, uma garota doce e gentil, mas também determinada e madura; se vê de repente naquele mundo tão diferente, conhecendo figuras extremamente peculiares, passando por todos perrengues possíveis e descobrindo um mundo que parece tão mais interessante do que o seu habitual.

A escrita é bem simples e fácil, afinal, é um livro para crianças, no entanto, o autor planta um sub-texto para os leitores mais atentos, dando margem para a refletir dos mais diversos temas.

E para mim, o livro questiona a todo o tempo o que nós estabelecemos como normal, vemos ao longo de toda leitura todos aquelas esquisitices aparentemente sem sentido e como para eles é perfeitamente normal, mas quanta coisa não há no nosso mundo, no nosso cotidiano, que não faz sentido algum e as vezes é tão errado, e simplesmente seguimos adiante com nossas vidas.

Alice no País da Maravilhas é um clássico que influenciou diversas obras que vieram após dela e ainda tem extrema relevância nos dias atuais, portanto uma leitura indispensável. ;)
William.Costa 14/10/2017minha estante
Cara, você ta muito bom nesse lance de fazer resenhas, muito boa a escolha do livro.

Joao.Vitor 14/10/2017minha estante
Vlw ;)

Cami.Luna 01/04/2015

Lendo apesar de não ser fã
Confesso que desde que consigo me lembrar, sempre tive um preconceito com esta história em particular. Não entendo bem o motivo, mas nunca achei nada demais. Isto desde minha infância (quando assisti àquele desenho da Disney).

No entanto, o livro é surpreendentemente melhor (não sei se pelo simples fato de não recordar nitidamente detalhes do desenho em si). Apresenta uma leitura fácil e os traços da personalidade de cada um dos personagens é algo bastante interessante.

Recomendo imensamente a leitura deste livro, cuja narrativa envolvente totalmente acabou com meu pequeno preconceito acerca de tal história! Adoro quando autores terminam por nos surpreender de forma tão maravilhosa e derrubar minhas expectativas desta maneira!

Thatá 20/03/2013

Mais fantasioso e irônico do que eu imaginava.

Cristina Tronco 20/08/2010

Great to remember that when you have an imagination... impossible things can happen!

Claudia 20/02/2010

Gosto muito desse livro. Ele, aparentemente, é dedicado a crianças, mas possui um número enorme de metáforas existenciais que nos fazem pensar sobre os caminhos da vida e sobre o absurdo dela em suas muitas manifestações. O crescimento, a escolha de caminhos, a prepotência são temas tratados de forma sutil e que requer de nós, leitores, um pesamento que ultrapassa a linha escrita.