Um Crime Entre Cavalheiros (A Murder of Quality)

Um Crime Entre Cavalheiros (A Murder of Quality) John le Carré

Resenhas - Um Crime Entre Cavalheiros

JuLopes 26/01/2024

Leitura um pouco lenta mesmo tendo apenas 144 páginas. Mas logo começa a instigar para tentar descobrir o assassino junto ao detetive. Apesar de ter tido várias teorias ao longo do livro, a minha principal estava quase certa, então discordo da maioria das resenhas que vi dizendo que ninguém esperava o final, pois tem pistas ao longo da narrativa.

Beatriz3826 20/01/2024

Difícil no começo, depois fluidez
No início eu não me interessei por nenhum personagem, todos os personagens eram chatos, mas dei uma chance e no geral achl que valeu a pena. É um livro que cansa no início mas causa interesse no suspense que é desenvolvido. Foi bom pra iniciar o ano.

O final tem um plot que não esperava.

Gabs. A 31/01/2023

Ninguém sabe, ninguém viu.
"Certa vez, em plena guerra, seus superiores afirmaram possuir ele a esperteza de Sat? e a consciência de uma virgem".

Uma belíssima descrição do nosso querido George Smiley, que brilha mais uma vez nesse romance que por muito pouco deixaria Ágata com inveja rs.

A história gira ao entorno de uma morte ligada a um colégio interno inglês para garotos.
A coisa toda de britânicos com sua aristocracia e seus modos blazé, naturalmente acaba colocando as pessoas por castas sociais.

Pequeno spoiler titular: Pedigree não impede ninguém de cometer um assassinato.

Mais um excelente livro de John Lê Carré.
George pode até estar com dando um tempo nas tramas de espionagem da Circus, mas os entrelaços de solucionar um bom mistério é atrativo demais a Smiley.

Um livro Sem Anne, sem Peter e todos aqueles espiões.... Só George, o maior e o melhor de todos eles! ?
Edvard.lima 09/11/2023minha estante
George, mesmo longe do ambiente do Circus, se envolve em uma trama de mentiras, impostura e traições, e apesar de ser um simples colégio para rapazes, , uma teia de intrigas é tecida, e George Smiley, com sua perspicácia, consegue achar o fio da meada, e caça o assassino.

Bella :) 30/10/2022

mistérios & investigação
naquela pegada "agatha cristhie" nos deparamos com um crime em circunstâncias curiosas
diversos suspeitos
& evidências
somos instigados a investigar em conjunto com Smiley

livro tranquilo pra distrair : )

Beto | @beto_anderson 08/09/2022

Final abrupto
O começo foi bem devagar para mim. A partir do assassinato eu imaginei muitas coisas, mas a narrativa não se desenrolou como pensei. Meio fraca, apesar de ter gostado do detetive. Achei que a resolução do crime foi mal explicada e um fi al bem abrupto.

Spy Books Brasil 07/01/2022

Cadê o espião?
Uma carta inusitada coloca em ação a trama de Um Crime entre Cavalheiros, livro publicado por John Le Carré em 1962. A carta endereçada a Miss Alisa Brimley, editora do jornal Voz Cristã, é um pedido de ajuda. Nela, Stella Rode revela acreditar que seu marido, um jovem professor no prestigiado internato de Carne, está tramando assassiná-la.

Miss Brimley serviu durante a Segunda Guerra Mundial como oficial de inteligência no Serviço Secreto. Em lugar de procurar a polícia, ela decide recorrer a seu antigo colega de MI6, o oficial aposentado George Smiley. Quando a carta finalmente chega às mãos de Smiley, Stella Rode já foi assassinada.

Smiley procura a polícia para saber o que apontam as investigações e descobre que os detetives estão de mãos atadas. Carne é uma das escolas para onde a elite britânica envia seus filhos e os diretores usam o poder de sua influência para dificultar o trabalho da polícia. Ninguém quer publicidade negativa sobre o internato. Smiley decide entrar em cena para investigar paralelamente os acontecimentos.

Ambientado no cenário tradicional de um internato britânico, o segundo livro de John Le Carré é mais um romance policial do que um livro de espionagem. Não há um único espião em toda história, que é carregada de crítica ao sistema de social britânico. Le Carré, abandonado pela mãe na infância e criado por um pai estelionatário, cresceu basicamente em internatos a partir dos 5 anos de idade. Nessa experiência – que abominava –, o autor vai buscar os elementos para construir sua trama.

Faz muitos anos que eu li esse livro. Eu havia decidido mergulhar na obra de John Le Carré, depois de me encatar com O Espião que Saiu do Frio. Como sou uma pessoa meticulosa, resolvi ler os livros na ordem de publicação até esgotar a obra do autor (objetivo que não consegui atingir até hoje). Confesso que, na época, estranhei um pouco o enredo. Na minha opinião, a trama estava mais para Agatha Christie ou Georges Simenon do que para o estilo do autor de O Espião que Saiu do Frio. Como romance policial, porém, era inferior aos dos mestres consagrados do gênero.

Anos depois, o próprio autor reconheceria que Um Crime entre Cavalheiros estava muito distante do rumo que ele pretendia dar à sua carreira como romancista. Escrito em Bonn, para onde Le Carré havia sido transferido pelo MI6 sob um disfarce diplomático, ele atendia a um único objetivo traçado pelo então jovem autor: produzir um romance por ano. Sua primeira obra, O Morto ao Telefone, havia sido lançada em 1961, com sucesso modesto e ele precisava manter o ritmo para acrescentar alguns trocados ao modesto salário pago pelo MI6.

Se você está iniciando nos romances de espionagem, acho que pode pular – ou deixar para mais tarde – este livro. A menos que seja tão meticuloso como eu.

site: spybooksbrasil.wordpress.com

Anderson916 02/06/2020

Final show de bola

Jaqueline.Sayumi 29/02/2020

Não foi uma leitura ruim ou desagradável mas provavelmente não leria outros trabalhos do autor.
Spy Books Brasil 07/01/2022minha estante
Jaqueline, já li quase a obra completa do John Le Carré e posso te dizer que esse livro é um dos mais fracos. Recomendo que você leia "O Espião que Saiu do Frio", o mais famoso dele, que sua opinião vai mudar! ;-)

Emilia.Andrea 07/09/2019

Assisti a uma entrevista de John Le Caré em "60 Minutes" e fiquei com vontade de conhecer o seu estilo. Ao terminar a leitura de "Um crime entre cavaleiros" eis a conclusão:não pretendo ler outro livro de sua autoria, mas assistiria a um filme baseado neste ou em qualquer livro de sua autoria.
Spy Books Brasil 07/01/2022minha estante
Emília, como leitor do Le Carré há muitos anos, posso te dizer que ele tem outros livros muito melhores. Esse é um dos mais fracos. Foi o segundo que ele escreveu. Depois, ele só melhora. O Espião que saiu do Frio é o mais conhecido dele, mas tem outros livros muito bons, como A Garota do Tambor, O Gerente Noturno, O Alfaiate do Panamá. Se quiser, confira um perfil dele no meu blog: spybooksbrasil.wordpress.com.

Inlectus 23/04/2018

Bom.
Não intrincado como O Espião que Saiu do Frio, mas até que é legal.

Raquel S. Ramos 30/09/2016

Resenha - Um Crime Entre Cavalheiros
Em Um Crime Entre Cavalheiros, John LeCarré nos envolve na investigação do assassinato de Stella Rode, esposa de um professor de um renomado colégio e conhecida pelo trabalho de caridade realizado com refugiados. É uma boa leitura para quem gosta de crimes e investigação, e devo dizer que minhas desconfianças sobre quem seria o assassino se provaram certas ao fim da leitura, o que é um pequeno prazer para quem lê esse tipo de literatura. No entanto, a resolução do crime não era absurdamente óbvia, e até passou por algumas reviravoltas, o que também é um prazer.
Por outro lado, a história deveria fluir de forma mais rápida, por ser um livro de investigação de apenas 157 páginas, no entanto, nos deparamos com uma narrativa que por vezes se arrasta e apresenta pontos que não colaboram com o desenvolvimento da história, tornando algumas partes do livro massantes e até desnecessárias.
Pesado os pontos positivos e negativos, classifiquei este livro com três estrelas, ou seja, não está entre os meus favoritos, nem perto disso, mas valeu sim a leitura.

Fabio Shiva 18/11/2013

John e Agatha...
Larguei os quatro ou cinco ótimos livros que estava lendo para devorar com exclusividade esse “Um Crime entre Cavalheiros”. Minha euforia não era para menos: John LeCarré, meu autor favorito de espionagem, escrevendo um autêntico romance policial clássico, no estilo “Whodunit”! E o melhor: com ninguém menos que George Smiley no papel de Hercule Poirot!

Sim, pois não há como ignorar Agatha Christie ao falar sobre romance policial clássico. E realmente o método investigativo de Smiley, aqui, é bem parecido com o de Poirot: apoiado principalmente no uso brilhante das pequeninas células cinzentas!

O fato do livro ser fininho ajudou na leitura compulsiva madrugada adentro. Gostei muito de tudo até chegar na parte final, a solução do mistério. Dessa, gostei muito pouco! Achei o final abrupto e insatisfatório, que coisa!

Por isso tive que evocar Agatha Christie uma segunda vez, com seu “Passageiro para Frankfurt”, que não consegui ler além da página 60. Pois Agatha é a Rainha das histórias de assassinato, mas muito fraca (em minha opinião) em suas histórias de espionagem. Então será que com John LeCarré ocorre o fenômeno contrário? Será que o Mestre da espionagem não sabe fazer uma boa história de mistério?

Não pode ser. Pois algumas das melhores histórias de espionagem escritas por LeCarré (como “O Espião Que Sabia Demais”, recentemente levado às telas com Gary Oldman perfeito como Smiley!), são ao mesmo tempo ótimas histórias clássicas de mistério no estilo “Whodunit”.

Como explicar, então, o final de “Um Crime entre Cavalheiros”? Talvez eu é que não tenha sabido ler.

***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

site: http://www.caligoeditora.com.br/osincronicidio/
Ronaldo 23/11/2014minha estante
Não me recordo de quase nada sobre esse livro, apenas de que foi muito bom.

Fabio Shiva 16/01/2015minha estante
Que bom que gostou, Ronaldo!

Daniel Pedrosa 17/01/2011

Orgulho Elitista
Este livro conta a estória de um assassinato em uma tradicional escola da Inglaterra. A mulher de um dos professores envia uma carta a uma revista dizendo que esta correndo perigo de vida e quase simultaneamente é morta. O livro não tem grandes cenas de ação, é baseado em depoimentos e investigações. Uma boa leitura, mas sem grandes momentos, diria que o autor se preocupou mais em mostrar uma sociedade preconceituosa e fútil do que em trabalhar o assassinato em si. Mesmo assim, para quem gosta de mistério e reviravoltas, pode ser uma opção.

Mad Jr 28/05/2010

Uma mulher, Stella Rode, escreve a seu jornal preferido, dizendo achar que o marido vai matá-la. Preocupada com uma de suas clientes mais fiéis e tradicionais da Christian Voice, Miss Brimley se empenha em ajudar Stella, pedindo auxílio a seu amigo Smiley para acalmar os animos da mulher (ou descobrir algo a respeito). Pena que tarde demais... na mesma noite o corpo de Stella Rode é descoberto na estufa de sua casa, numa forma de brutal assassinato.

Pela carta, tudo levaria a crer que o marido a matou, mas alguns detalhes, como a arma do crime encontrada a mais de légua de distância, num tempo de pouco mais de 15 minutos após o encontro do corpo, levam a polícia a abrir um leque muito maior de suspeitos.

Stella Rode era mulher de um professor do tradicional e respeitado Colégio Carne, onde as regras de sociabilidade são muito mais severas e rígidas do que no resto do país. E como Stella nunca foi uma mulher que se adaptasse a tais hábitos institucionais, pode ter sido presa fácil para qualquer um do Colégio.

A pergunta que nunca quer calar é: quem matou Stella Rode?

Numa leitura dinâmica, sem se deixar chatear por longas descrições e enrolações, John Le Carré nos envolve no mundo sinistro do Colégio Carne, onde a morte espreita a cada sombra.