Pegasus e o Fogo do Olimpo

Pegasus e o Fogo do Olimpo Kate O'Hearn

Resenhas - Pegasus e o Fogo do Olimpo

Vincent Law 03/08/2012

É um belo livro para jovens adolescentes.
Há muito tempo me perguntei por que certas obras tem uma recepção bastante fraca, mas depois de me sentar através de centenas de horas, eu comecei a entender. Bom, certos livros são como pedras preciosas encontradas em uma montanha de pedras, e rapidamente só chegam para a maioria do público pela ampla divulgação da mídia. Devido a essa descoberta, não posso argumentar seriamente meu sentimento de que o “meio” tem ido para “baixo” desde o advento desta anormalidade...

Os principais pontos fortes desta história são na forma como a escrita é feita, juntamente com a capacidade de criar um mundo interessante, e um futuro filme, promete ser avassalador nas bilheteria.

A personagem principal parece ser um arquétipo para algum protagonista típico, mas com o passar do tempo, você começa a conhecer a protagonista, começa a entender o seu pensamento, suas ações, seus sentimentos, e traz a história muito mais viva. E sim, a protagonista é clichê, chata e iludida e mal se desenvolve nesse aspecto.

Eu não estou vomitando bobagem. Eu li isso até o fim, e eu aprecio a batalha e cenas de ação, mas o caráter e as emoções parecem ser uma fraude total e não há romance aqui. A história poderia ter se saído muito melhor se tivesse focado nos cenários precários, com uma visão um pouco mais épica, e tratando os leitores de forma mais realista.

Esse certamente não é um volume ruim, mas eu não acho que mereça o hype que ele recebe. Eu não sei o que acontece com este recurso para mim, porque quando eu o analiso não se somam. Refiro-me ao desenvolvimento das cenas, a maioria das explicações que os personagens passam para outro é em demasia e repetitiva, e o enredo é muito bom, mas isso não justifica o meu “fanatismo”, se você olhar para ele no somatório: é série média. Esta série tem a qualidade incomum como Harry Potter, que você vai amá-lo mesmo se você não entender o porquê.

Veja bem: Embora muitas pessoas tenham afirmado que ama essa série, as pessoas que odeiam ou não gostam eles também têm um ponto.

A grande lição? Todo o enredo funciona tão bem porque você já viu muito disso em nosso mundo real: Os políticos estão dispostos a sacrificar vidas inocentes para encobrir seus erros. Situações apertadas traz tanto o melhor e pior nas pessoas. Soluções democráticas falham em face de uma crise, e as formas racionais de decisão são substituídas por rígidas ordens hierárquicas, onde o forte dominam os mais fracos, mesmo se eles têm as melhores intenções. Às vezes, as pessoas tornam-se tiranos, apenas porque eles sentem que não têm outra maneira de alcançar os melhores resultados para todos. É escuro, é sombrio, é real. É um ritmo muito agitado.

Eu poderia ter dado uma nota 4, mas assim eu passaria de um hipócrita dando mérito para uma autora que está se tornando um Top na literatura. Também eu poderia ter dado um 2, mas eu estaria contradizendo a minha resenha, e não dando valor a certos aspectos que encontrei na obra.

Eu não poderia explicar o quão bom é Pegasus, porque já há toneladas de comentários que explicam como impressionante essa série. Melhor e mais fácil de compreender a maneira do que eu jamais poderia escrever. Quanto à razão pela qual Emily se sentir culpada por se tornar a “garota que acabou com a vida do seu pai”, provavelmente será explicada mais tarde na história, e com certeza será a maior dor dela durante o 2° Volume desta série.

A premissa era boa, mas a história foi mal executada? Não acho bem isso. A menina é uma dor. Sim. Ela é a heroína mais rasa e Pegasus é calado. Pegasus está lá, mas é como se ele não está. Sua personalidade é inexistente.

Ps: Se você não pode receber críticas e não gostar delas, então talvez você não deva contra argumentar, já que tudo que você fizer vai ter fãs e detratores. Mas como bem sabemos, a crítica ajuda mudar até o ponto de vista do outro, mas que seja de forma amigável.
Bia 02/09/2012minha estante
Concordo com você. Ótima resenha.

julia 11/09/2012minha estante
muito boa a resenha.

Vincent Law 14/09/2012minha estante
Que bom que gostaram!

Abs.

Suellen 01/06/2014minha estante
acabei de ler esse volume, e gostei do seu comentário, esse livro me lembra muito Percy Jackson

Vincent Law 02/06/2014minha estante
Foi o que muitos pensaram, lembra mesmo Percy Jackson.

maria 23/06/2020minha estante
Ótima resenha!

Aloha 17/03/2022minha estante
Eu odiei, mesmo achei a personagem sem sal....

Eduarda 18/12/2022minha estante
Eu amei o livro , claro , e por que eu gosto de fantasia , mas se você for olhar direito para a história ela conta sobre o que os Romanos acreditavam... então

Eduarda 18/12/2022minha estante
MAs cada um tem seu gosto!

Psychobooks 23/05/2011

Criei muitas expectativas com esse livro, mas acabei me decepcionando.
Achei a história muito semelhante a de Percy Jackson e um pouco sem sentido.
Na história são usadas as representações dos deuses romanos: Júpiter, Mercúrio, Juno…
Acabei ficando um pouco confusa por estar acostumada as representações gregas e só identificava os deuses por associação, mas alguns nome eu tive que recorrer ao Google.
A narração é um pouco tediosa e a Emily e o Pegasus são super sem-graça. Ela não tem sal nem açúcar e o Pegasus apesar de ser idolatrado, nem é tão magestoso assim.
A Emily é apenas uma criança inocente que está disposta a fazer tudo que puder para ajudar o “cavalo” e, ela até se sente um pouco dona dele.
E o Pegasus é o que chamamos de “via de mão única”. Ele entende o que a Emily fala, mas ela não entende o que ele fala.
A missão do cavalo alada no começo é um mistério já que a garotinha não entende o que ele diz, mas nem por isso ela está menos disposta a judá-lo e, quando ela descobre a verdadeira missão do cavalo com uma certa ‘ajudinha divina’ ela resolve correr os riscos e ajudá-lo.

Uma coisa que achei totalmente sem sentido é que o Olimpo está sendo atacado por criaturas chamadas Nirads (seres cinzas com 4 braços - Essas criaturas na hora me lembraram o Goro do Mortal Kombat (obrigada a Alba e ao Tio Dú por me ajudarem a lembrar dele) e, essas criaturas estão causando uma grande destruição no Olimpo e são uma grande ameaça para os deuses.
Se bem me lembro os deuses são seres imortais, apesar de que os Titãs seriam capazes de matá-los. Mas enfim, esses nirads, além de não fazerem parte da mitologia, também não possuem uma definição certa do que são no livro. Sabe-se apenas que eles são praticamente invencíves e bla blá blá.
Achei o livro um tanto sem pé nem cabeça, faltou um glossário e uma definição melhor de certos personagens.
Sinceramente não pretendo continuar lendo essa série, apesar de saber de pessoas que adoraram o livro.
Ainda bem que não comprei esse livro. Provavelmente eu teria me arrependido.
Pelo menos a leitura flui fácil, apesar de tediosa.

Acesse:
Robervando G. 19/12/2011minha estante
Ainda estou lendo, mas concordo totalmente com você.. OS diálogos não são bem construídos tanto quanto as cenas que na teoria deveriam ser emocionantes.
O livro também não tem um fio condutor ( objetivo claro de onde a história quer te levar) forte o bastante. Muito infantil e o Rick Rordan me decepcionou ao indicar um livro desses.

Rubilein 15/07/2012minha estante
Olha, sei q ñ deveria te criticar, pois essa é a sua opinião. Mas esse livro ñ tem nada a ver com Percy Jackson, nada a ver mesmo. E bom, eu acho q Percy Jackson é q é uma história sem sentido.
E com o seu comentário parece que vc ñ leu o livro direito, pq na verdade o Pegasus entende o q a Emily fala sim, mas essa história de ela ñ entender o que ele fala, acho q vc está enganada quanto a isso. A Emily sempre sente o que o Pegasus deseja, eles tem uma ligação. Ele ñ precisa falar com palavras as coisas q sente p ela entender, ela sabe o q ele quer só de olhar nos olhos dele.
E a definição sobre os nirads está no próximo livro: Pegasus e a guerra do Olimpo.
Tive raiva de vc quando lí seu comentário, sinceramente, mas quem sou eu p jugar sua opinião né. É o q vc acha. Eu amei esse livro, e pra mim ele é um dos meus favoritos.

Helo 02/08/2012minha estante
Idem aqui. Eu estava até aguentando, mas, sabe, tinha uma parte simplesmente que você não tem vontade de continuar. Os personagens são muito fracos e, muitas vezes, insuportáveis (Paelen, principalmente).
A história em si tinha muito potencial, mas eu tive a impressão de que foi algo muito mal aproveitado e, principalmente, desenvolvido de forma errônea.
Muitas vezes, eu tinha vontade de parar de ler, porque, como o Robervando disse, não tinha um fio condutor forte/bom o suficiente.
Não tenho vontade alguma de continuar a ler, também, porque aquele final já me pareceu bom o suficiente e não me deixou nem um pouco curiosa.

Bia 02/09/2012minha estante
Eu me senti exatamente assim. A leitura mal me prendeu, nem sei porque continuei.
Achei os personagens mal elaborados. E o nível de decepção foi enorme.

Clara 12/10/2012minha estante
Concordo. O livro é certamente um dos mais tediosos que já li, e tem um comentário de Riordan na capa, o qual eu tenho certeza fez muitos leitores criarem grandes expectativas e comprarem o livro. Me decepcionei bastante, a história não tem emoção alguma.

Monique 11/11/2012minha estante
Pensei que fosse só eu q tinha percebido o.O Sim, sim, os deuses da mitologia greco-romana são imortais!!! Céus, mesmo eu que estendo bem pouco desse tema sei disso! Tudo bem a autora querer colocar algo novo no seu livro, mas daí algo novo sem sentido é chato, é péssimo -,-

Suellen 01/06/2014minha estante
concordo com você, mas vou continuar lendo a série para ver o que acontece, a trama me parece um tanto óbvio demais. Sem querer me gabar, eu meio que já sabia o que ia acontecer no fim, só não entendi os seres maléficos, será que é coisa de Plutão? Enfim... vou continuar a ler só para ter na estante, mas não é uma série que esteja ávida para ler.

Giu 18/02/2011

Considere o livro um “Percy Jackson para garotas”
Eu admito nunca ter ouvido falar desse livro, dessa série e dessa autora antes, mas quando eu vi a capa e a mini-review do Rick Riordan eu tive que ler a sinopse.
Eu sei, eu sei, a gente nunca deve julgar o livro pela capa, mas eu fiquei feliz por ter feito isso. O plot é tão lindo quanto ela!
O livro é sobre amizade, coragem, amor e superação. Tem uma mitologia super bem escrita e os personagens são super cativantes.
Considere o livro um “Percy Jackson para garotas”. (tá, o PJ ainda é melhor, mais é para você ver o quão bom é o livro)
Eu amei a Emily e como ela é humilde, corajosa e leal. Amei o Joel e como ele é muito mais do que os olhos veem. Amei o Steve e como ele faz de tudo para proteger sua filha. Amei a Diana (Ártemis *-*) e sua determinação e seu amor pelos animais. Amei o Paelen porque ele é simplesmente bad-ass. E, obviamente, amei o Pegasus porque ele é perfeito e muito mais que um simples cavalo alado.
O livro te prende desde o começo. Te emociona, te deixa aflita, nervosa, te faz rir e sim, te faz chorar.
E depois que você termina você vai ficar morrendo de vontade de por as mãos na continuação!
Rubilein 15/07/2012minha estante
Percy Jackson é uma merda mesmo.
Eu já li Pégasus e o fogo do Olimpo, é um livro incrível q te prende desde a primeira página, é bom pra caramba. Eu to com muita vontade de ler a coninuação, mas ainda ñ achei por aqui pra comprar.
Sabe de uma coisa, eu ñ entendi seu comentário? Vc leu um resumo do livro, ou o que? Eu ñ entendi mesmo. Seu comentário tá super td a ver e tals, mas pra dizer a verdade eu ñ entendo como vc pode dizer td isso sem ter lido o livro. Me desculpe mas parece q vc colou isso de algum lugar.

Giu 15/07/2012minha estante
Hmm, desculpa, ficou meio confuso mesmo, mas eu li o livro sim (:
o que eu quis dizer foi que antes de pegá-lo na livraria eu nunca tinha ouvido falar da série e nem da autora, mas quando li o comentário do Rick Riordan eu decidi comprar e ler... e essa resenha foi feita há um tempinho atrás, antes de postá-la eu não tinha lido nenhuma outra sobre o livro, mas as vezes acontece de alguma coisa que eu escrevi estar parecida com o que outra pessoa escreveu... não quer dizer nescessariamente que eu copiei de alguém ou que esse alguém copiou de mim, o livro pode ter simplesmente passado as mesmas impressões/causado as mesmas emoções para nós(:
Obrigada por comentar :D

Monique 11/11/2012minha estante
Sério que vc chorou nesse livro? Sem criticar, com certeza, mas me diga o motivo, porque eu estou sem enxergá-lo.

Giu 11/11/2012minha estante
Oi Monique, admito que agora não lembro que parte eu chorei, faz quase dois anos que li o livro e li muitos outros desde então, mas como eu me emociono até com animação da Disney não precisa de muito motivo para me fazer chorar quando eu leio (minha mãe que o diga hahaha), pode ser o final feliz (por mais cliche que seja), aquele momento em que tudo pode dar errado, que algum personagem secundário morre, esse tipo de coisa...

Lary 17/06/2022

8 ou 80
Um livro que você gosta ou não gosta.
Não da pra gostar e não gostar.
Li na força do ódio porque eu paguei 7,00 reais nele.
No início é algo sem graça mas no final vai melhorando. So queria que os deuses aparececem mais.
E que não fossem romanos.
Morte aos romanos!
Luan298 17/06/2022minha estante
O livro podre
Sinto a radiação de longe.

fayet 17/06/2022minha estante
levem os romanos a forca!!!!!!!

Deilane 07/03/2013

Ótima história, mas, a linguagem é muito simples.
O livro é empolgante e tal, mas eu achei a linguagem simples com frases rápidas. Ele segue a linha de raciocínio da Saga PJO, só que não na mitologia Grega e sim Romana, então quem não tem afinidade com as duas vai ter dificuldade de associar os personagens. Eu achei a personagem principal muito nova em relação ao tipo de aventura que ela segue. Mais no geral eu gostei muito dele.
Lucas 27/01/2015minha estante
Esse livro é F-O-D-A. Gostei muito, ao estilo meio ''Percy Jackson''. hehe :)

Julia Bissoni 22/06/2021

Sem tedio!
Quando eu comecei a ler Pegasus, já percebi que fiz uma boa escolha e adorei a estrutura dos personagens, e Paelen foi quem deixou ainda mais interessante, Kate O'Hearn tem uma escrita muito criativa que diverte muitos pré-adolescentes.
dani_bissoni 22/06/2021minha estante
Muito bom ???

matt 31/03/2016

Legal
Pegasus é o grandioso e mítico cavalo do olimpo.''O olimpo e o lugar onde os deuses habitam,uma guerra se aproximou mas nem mesmo os deuses sabiam oque era aquilo que estavam atacando-os,monstros de quatro braços e uma pele impermeavel chamado Nirads'',o fogo do olimpo estava fraco e muitos deuses morrem pois não conseguiram lutar. Pegasus é estava ferido e foge do olimpo para completar sua missão de reascende-lo mas Paelen o interrompe roubando suas rédeas mas um raio acerta os dois, Paelen cai em uma estrada e pegasus no terraço de Emily,onde é cuidado com a ajuda de Joel (um enino orfão escola de Emily que amava mitologia) tentando reascender o fogo do olimpo e lutando contra os nirads. Paelen ao cair e encaminhado a um hospital onde os medicos o acham estranho por sua capacidade de se regenerar rapidamente,é interrogado por agentes da UCP e levado para o centro de pesquisas ,pois achavam que era um alienigena.

minha opinião:

O livro e mais para o publico jovem, um dos fatos de eu ama-lo, não tem palavras complexas ou muitas reviravoltas no desfecho da historia(oque tornou a leitura facil e gostosa de ler).É muito bonita a forma com que Pegasus esta ligado a emily e chega a ser muito emocionante s2s2s2s2 enquanto que paelen deu ate dó,sofreu muito ''cuitado'' kkk.

Foi um livro que li rápido tem 296 paginas mas são muito empolgantes, enquanto que a autora deixou a desejar pois e muito fácil de perceber oque ira acontecer.

Então qual é a conclusão? leio ou Não?: Se você gosta de livros e principalmente ficções esse e o livro certo para você, é claro que tem alguns pontos negativos mas resumindo ele é otimo

MAS PARA TERMINAR ESSE POST...

"Quando Pegasus passou do trote para um bom galope, abriu suas grandes asas brancas. Emily se segurou em sua crina quando ele começou a voar de forma confiante. Ela sentiu Joel apertar mais sua cintura quando Pegasus subiu e voou por cima da água escura."

site: http://mdmenna.blogspot.com.br/search/label/resenhas
Bibi 30/12/2016minha estante
Legal é exatamente a descrição perfeita para esse livro, não é grande coisa mas também não é tão ruim que não se consiga ler até o final.

Blog NR 10/02/2014

Olá galera!

Sou apaixonada por mitologia e me apaixonei por leitura lendo Pegasus e o Fogo do Olimpo. Esse é o primeiro volume da série Olimpo em Guerra. Infelizmente eu ainda não li os outros livros, mas pretendo ler em breve. :D

Um livro que te prende do começo ao fim, cheio de aventura e suspense. Vocês devem saber que há mais de um tipo de mitologia, nessa série é a mitologia romana.

O Olimpo está em guerra, muitos guerreiros morreram lutando contra os Nirads, eles conseguiram apagar o Fogo do Olimpo, fazendo com que Pegasus fosse até o mundo dos humanos atrás de uma criança ou adulto do sexo feminino que carregue consigo o coração do Fogo do Olimpo, esta deveria morrer de bom grado para reascender o Fogo.

Durante a vinda de Pegasus ao mundo do humanos, Paelen o seguiu planejando pegar as rédeas e controlar o garanhão voador, mas falhou. Eles foram atingidos por um raio e Pegasus caiu no terraço do prédio de Emily. Ela o ajuda a se recuperar e quando isso acontece os Nirads encontraram Pegasus. Ele tenta de todas as maneiras proteger Emily e Joel ( novo amigo de Emily que ajuda a cuidar de Pegasus), mas falha pois eles estão em um número muito maior.

Durante o livro todo, Emily, Joel, Paelen, o pai de Emily, Diana e Pegasus fizeram de tudo para proteger Pegasus pois somente ele pode ver quem é a pessoa que está com o Fogo, então eles protegiam Pegasus para que ele a achasse. No decorrer da história fica muito claro que Pegasus não estava mais procurando pela garota, porque ele já estava com ela, mas lógico que esse "segredo" só é contado no final.

É um livro cheio de aventura, tenho certeza que quem realmente gosta de mitologia irá se apaixonar por ele. A história é linda! Quem ai já leu? Quem não leu não sabe o que está perdendo!!!

Beijos galera, até a próxima !

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/02/pegasus-e-o-fogo-do-olimpo-kate-ohearn.html
[Ramon] 19/08/2015minha estante
Ué,... Zero estrelas?

Toddzy 08/03/2023

Foi o primeiro livro que li então talvez eu tenha uma imensa sensação de nostalgia nele , o que faz com que ele seja perfeito, e eu não tenha nada de ruim a falar dele , uma história imersiva, e personagem fantásticos , é uma leitura muito gostosinha
júlia 08/03/2023minha estante
mds que saudades de ler pegasus ? amo muito

Monique 11/11/2012minha estante
CONCORDO PLENAMENTE!!! Que final foi aquele, me decepcionou mais que Amanhecer!
O que é aquilo?
"Também saiu muito pela tangente para explicar aquele diabo de final, que eu devo dizer, fiquei "WTF?!". Gente, tem milhares de Nirads (seja la o que forem) comendo o rabo de todo mundo. Eles já capturaram Júpiter, mataram Apolo, e estão prestes a matar Diana e Paelen quando de repente...BAM! Acontece o clímax e pam, adeus Nirads, subitamente sumiram e todo o Olimpo se reconstruiu magicamente, todo mundo de repente tava lá de volta...
Foi o final mais WTF que eu já vi. Jurava que ia ser uma coisa tipo 'vamos reacencer o fogo e depois vamos salvar todo mundo, pois os deuses mortos aqui vão ressusitar, Diana vai ter forças de novo e então poderemos comer o rabo deles!'"
#Amei
Gostei da resenha, bem espirituosa para um livro assim ;D

Grey 26/03/2011

Perfeito!

A muito não lia um livro que me emocionava tanto...
O fato de falar de mitogia foi só a cereja do bolo. Pois tudo nele e perfeito.
Começando pela parte física: um livro leve; capa fantástica; ótima diagramação... d+
E a história nos empolga nos primeiros capítulos. Nele encontramos personagens fascinantes. Onde todos são bem explorados, desde os principais aos coajuvantes. O livro mostra que a amizade tem ramificações míticas e que são muito verdadeiras. A relação de Em e Pégasus é linda.
Leiam... é sensacional!

Nike.K 22/02/2017minha estante
undefined

Weverton5 28/01/2023

Pegasus e o Fogo no Olimpo
Esse livro é foda demais! A história é incrível e muito bem escrita, os personagens são complexos e desenvolvidos, e a mitologia grega é retratada de forma incrível. A narrativa é fluida e ação é constante, tornando a leitura incrivelmente emocionante. Eu recomendo esse livro para todos os fãs de fantasia e mitologia, é uma leitura imperdível, não percam essa puta oportunidade de ler esse livro incrível!
Juan199 28/01/2023minha estante
Desculpa, mas PJO>Pegasus

Nike.K 22/02/2017minha estante
null

Blog MVL - Nina 05/05/2011

Blog: Minha Vida por um Livro | Marina Moura www.minhavidaporumlivro.blogspot.com
Desde a publicação da série Percy Jackson e os Olimpianos do autor Rick Riordan, os jovens e adolescentes tem criado um gosto especial por Mitologia Grega, diga-se de passagem, um golpe de mestre do autor. Em sua nova série publicada a autora Canadense Kate O’Hearn também aposta nos seres mitológicos para angariar leitores.

Em Pegasus e o Fogo do Olimpo, primeiro volume da série Olimpo em Guerra, o leitor é apresentado à Emily, uma menina de 13 anos que acaba de perder a mãe e tenta se adaptar a viver somente com o pai, um policial que passa a maior parte do tempo em serviço. Em uma noite de tempestade em Nova York, Emily encontra uma agradável surpresa no jardim de seu apartamento. Pegasus, o ser alado da mitologia grega. Emily acaba por adentrar um mundo onde os Deuses estão em guerra e a única pessoa que pode ajudá-la é Joel, o valentão da Escola com um conhecimento especial de miologia. As duas crianças se unem para salvar Pegasus, o Olimpo e o mundo como conhecemos.

Kate O’Hearn não é novata no mundo da literatura fantástica. Em 2008 teve seu primeiro livro publicado, uma série sobre Dragões que já possui duas obras e o terceiro à caminho. Apesar de a autora não ser iniciante, a narrativa de “Pegasus e o Fogo do Olimpo” poderia ter me enganado. A obra,embora interessante em sua trama principal, não consegue desenvolver para algo maior. Kate demonstra uma óbvia inabilidade descritiva. A autora não perde tempo em elaborar os acontecimentos para que o leitor consiga captar melhor as cenas e emoções dos personagens.

A trama não é especialmente original e há certa falta de objetivo, como se a própria autora não soubesse exatamente onde para onde guiar sua estória. Acredito que o livro seria uma boa opção para crianças até doze anos de idade. Cumprirá o papel de entreter , contudo, não acredito que será apelativo para jovens e adolescentes.

Se você já possui uma lista de livros para aquisição,espere o livro “Pegasus e o Fogo do Olimpo” entrar em promoção. À despeito da falta de originalidade e descrições bem empregadas,pode ser que os mais interessados em mitologia apreciem a obra. Eu,apesar de ser fascinada por seres mitológicos,não tive minha atenção ou imaginação despertada por esse lançamento em especial.
Monique 11/11/2012minha estante
Também achei isso! A autora se perdeu na própria obra ;)