Tembreabrezi

Tembreabrezi Ursula K. Le Guin

Resenhas - Tembreabrezi, o Lugar do Início

Claire 10/07/2019

Nada de FC
Tembreabrezi, O Lugar do Início, nunca foi publicado no Brasil, então a edição que li foi de Portugal, de 1980. Trata-se de uma história de fantasia que eu não sei por que foi classificada como ficção científica. Nela, um jovem rapaz de 19 anos que tem muitos problemas em lidar com sua mãe, encontre uma passagem em uma área menos urbana do bairro aonde mora, que leva para outro mundo. É um lugar calmo e sem ruídos, o qual ele passa a usar como refúgio, onde passa a ficar horas todos os dias e a sentir como se fosse o seu verdadeiro lar.

Neste lugar o tempo passa completamente diferente do mundo normal, uma hora lá equivale a um dia aqui. e por isso ele pode ir todas as manhãs antes do trabalho passar quase um dia inteiro lá e voltar apenas alguns minutos depois para ir trabalhar. Paralelamente a ele, conhecemos uma moça chamada Irene, ela também conhece este mundo oculto eu frequenta desde os seus 13 anos, e, ao contrário dele, saiu apenas do lugar de início e o percorreu até encontrar uma vila com os moradores daquele lugar, os quais são como uma família para ela.

tanto ela quanto ele tem vidas bem problemáticas e descobre nesse mundo um meio de fugir de todos os seus problemas, porém, as pessoas daquele mundo também tem os seus próprios problemas. O livro não conta nada sobre esse lugar diferente, conhecemos apenas uma vila com poucas pessoas, não sabemos absolutamente nada sobre a cultura delas, ou sobre qualquer outra coisa. o problema que eles têm é que não consegue mais sair da própria vila e preciso de ajuda de alguém que tenha vindo de fora e que possa atravessar as estradas para longe. Todo o plot do livro se resume a isso. Há o pequeno mistério de as pessoas da vila não contarem porque não podem sair e porque ninguém pode entrar, mas não tem nada de muito interessante em tudo, na minha opinião.

Tembreabrezi é um livro bem curtinho, que termina de maneira bem padronizada, sem nenhuma surpresa, sem nenhum personagem que realmente chame a atenção. Quanto a narrativa da autora, eu gosto muito dela, não se torna cansativa, apesar de repetir infindavelmente a mesma coisa, como por exemplo, o quanto aquele mundo é silencioso. Não recomendo a leitura para quem espera uma história envolvente e interessante, mas recomendo para quem, como eu, tem curiosidade pelas obras da Úrsula e gostaria de conhecer os trabalhos dela.