Jogos Criminais

Jogos Criminais Luis Eduardo Matta...

Resenhas - Jogos Criminais

Livretando 17/01/2014

Resenha: Jogos Criminais
Até onde o ser humano é capaz de chegar? Qual o limite para as suas atrocidades? Existem limites?

Esse foi o meu primeiro livro de contos, um dos motivos para que o lesse, além de ter me chamado a atenção pelo tema que é tratado na obra. “Jogos Criminais” possui uma coletânea de 34 contos policiais, todos selecionados e organizados por Sérgio Pereira Couto, que se cerca de cuidados para que não sejam encontrados contos ruins na antologia, mas não serei hipócrita em dizer que conseguiu. Não, não gostei de todos os contos, a obra tem sim contos ruins, cansativos e previsíveis, mas posso lhes dizer caro amigo, que estes são minoria.

Ciúme, desejo, raiva, prazer, vingança e tudo o mais que um leitor possa imaginar - ou não - como “motivo” que leve o ser humano a cometer um crime estão presentes nessa antologia.

Como não poderia deixar de ser, alguns contos se destacaram, na minha humilde opinião, entre eles está "Justiça 40°: O Prólogo", de Brenno Dias, o conto daria um ótimo livro, o final dele nos deixa ansiando por mais...

O conto "Cotidiano", de Anderson Lima me deixou olhando para os lados, mesmo estando no meu quarto. Vai quem tem o psicopada perto de mim... Não, não vou contar o porque, vocês terão que descobrir sozinhos. Mas tomem cuidado, nós nunca sabemos o que a mente humana é capaz de tramar, nem mesmo a nossa.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2011/05/resenha-jogos-criminais.html

Eri Guimarães 03/06/2013

Jogos Criminais
Essa antologia foi uma aquisição do ultimo Livros em Pauta, mais um daqueles eventos em que caio de paraquedas. Me animei em comprá-lo quando vi que se tratavam de contos policiais. Amo esse gênero, que me acompanha desde o primeiro livro que li, e depois de ver que alguns autores já conhecidos meus (como a Georgette Silen e o Sérgio Pereira Couto) faziam parte dessa seleção não pensei duas vezes em pegá-lo.
Jogos Criminais – Contos Policiais é uma antologia composta por 34 contos escritos por 30 autores entre iniciantes e já iniciados que dão destaque a um dos gêneros de maior sucesso em várias épocas: o thriller policial.
A apresentação do Sérgio Pereira Couto foi simplesmente magnifica, trazendo desde o primeiro crime (o do assassinato de Abel pela mãos do próprio irmão Abel) até os tempos atuais, tentando elucidar a mente humana e os motivos que levam a esses atos insanos.
Antes de começar a ler os contos, como de costume, pulei para o final do livro para conferir a biografia dos autores envolvidos nessa antologia. Isso costuma me animar ainda mais com a leitura, afinal é interessante ver os contos de estreia de muitos ali, mas o que mais me deixou curiosa foi ver que havia um advogado entre os escritores, afinal o que um “homem da lei” pensa sobre esse tema? Isso atiçou ainda mais a minha curiosidade.
Com relação aos contos, não posso deixar de dizer que houveram alguns em que não consegui enxergar o universo do crime, alguns até mesmo chegaram a me fazer rir, de tão absurda da ideia do autor sobre o tema.
Outros em compensação valeram pelo livro inteiro. Valeram tanto que foi o que impulsionou a leitura, pois a vontade de achar outros assim era gigantesca. Entre esses o meu favorito é o “Lucius” da Georgette Silen. Sério, eu fiquei extasiada com essa leitura. A reviravolta desse conto me fez parar a leitura e me perguntar “Como assim?”, adoro essa sensação de choque com a surpresa.
Outro conto que achei bem interessante foi “O Interrogatório do Estranho Menino” do Mário Bentes, achei bem interessante como ele conduziu e o final, que apenas de não ser impactante e de deixar de queixo caído, foi muito bem construído.
“Preguiça: Pecado Capital, Virtude Excomunhal” do Leonardo do Carmo, “O Noivado” da Sandra Franzoso, “Sedução e Veneno” da Iza Calbo, “O Homicidio do Senhor X” do Ataíde Menezes e “A Marca do Dragão” de O. A. Secatto foram outros contos que muito me agradaram.
E fechando essa antologia tem o conto “Jogos Criminais” do Sergio Pereira Couto, que assim como a apresentação trouxe uma parte mais psicológica do que leva o ser humano a virar um criminoso.
Jogos Criminais – Contos Policiais é uma boa leitura para aqueles dias em que se quer mudar o gênero ou dar uma pausa entre uma aventura e outra ou mesmo pra quando se quer ter um vislumbre sobre a parte sombria dos seres humanos.

Critérios De Avaliação:

a) Arte da capa:
A capa de Rafael Victor é bem interessante. A imagem de uma carta de baralho vertendo sangue num fundo totalmente escuro remete bem ao clima sombrio e misterioso dessa antologia.

b) Trama:
O enredo da maioria dos contos é muito bem trabalhado. Dá pra notar o trabalho de pesquisa que muitos ali tiveram. Alguns são bem intensos fazendo com que haja aquela vontade de que fosse uma historia mais longa, desenvolvida de um jeito mais detalhado, outros o impacto da narrativa rápida fortalece mais o suspense.

c) Caracterização dos personagens:
A graça dessa antologia está na diversidade de seus protagonistas. Afinal, o criminoso perfeito está onde você menos imagina, e os autores foram extremamente criativos nesse quesito. Em alguns contos realmente fiquei chocada ao ver quem era realmente o criminoso em questão.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros, etc.):
O livro tem uma qualidade ótima, as páginas são brancas, mesmo não sendo opaco não chega a incomodar durante a leitura. A revisão está muito boa. E a diagramação está realmente ótima com letras médias e bem espaço, o que permite uma leitura rápida e confortável.

e) Comparação com outras obras do gênero:
Jogos Criminais é uma mistura de todas as grandes obras do gênero policial e suspense. Impossível não se lembrar de Sherlock Holmes ou Hercule Poirot e tentar desvendar quem é o assassino antes do final de cada conto. E mesmo assim é uma obra original, com cenários contemporâneos e bem críveis.

Tiabetok 17/03/2013

Sempre foi apaixonada pelo “lado negro da força”, sou meio suspeita para comentar este livro tendo em vista a minha preferência literária que sempre foi romance policial, investigações, suspense intrigas e desvios de conduta. Não é a toa que minha Bíblia é O Poderoso Chefão e meu personagem favorito é Hannibal.
“Se alguém mata um homem, é um assassino. Se mata milhões de homens, é um conquistador. Se mata todos, é um Deus.” Jean Rostand
Os contos presentes no livro foram coletados e muito bem selecionados, com base em leituras universais, tendo como autores desde roteiristas até mesmo pessoas que tiveram sua primeira publicação neste livro. O próprio Sergio P. Couto constata:
[...] Tentei dar um ar de livro policial mundial e não regional. [...] quanto mais internacional for a leitura desse gênero, maiores são as chances de ser apreciada sem preconceito.”
Claro, nada irá agradar a todos, eu particularmente não gostei de alguns, no entanto há contos que não deixam a desejar em absolutamente nada, e são todos bem diversificados, alguns focam problemas psicológicos, outros investigação, vingança, justiça e etc. A obra possui 34 contos e abaixo comentarei três deles.

Insuspeito para um caso encerrado- Mário Bentes
Trás como personagem central um velho policial que almeja acima de tudo sua aposentadoria que está demorando muito a sair. Um policial exemplar. No entanto prestes a deixar seu cargo, aparece no local um assassino em série que mata somente filhos de políticos. Com a avançada idade, nosso protagonista tem dificuldades em encontrar o meliante. Tendo em vista todas as mortes e a “falta de habilidade” do detetive, resolvem aposentá-lo. Apesar deste “fracasso” ele saiu com uma boa pensão por conta de suas honrarias, e via pela televisão o desfecho do caso do tal assassino.
Quem era o culpado? Bom, isso não posso lhes contar, mas o caso foi muito bem encerrado!

Preguiça: Pecado capital, virtude excomunhal – Leonardo do Carmo
Calisto é uma policial que investiga uma série de suicídios tentando achar o que os mesmos tem em comum. Life is shit é um blog onde os seguidores são jovens deprimidos,e as postagens deste blog são feitas pelas “vitimas” antes delas se suicidarem em forma de capítulos que seguem o título Ignorância é uma benção. Trata-se de um personagem que tenta se matar mas nunca consegue, o interessante é que as vitimas escrevem como a morte deveria ocorrer e deixam claro no final que não deu certo, no entanto quando as executam vêm a óbito. E o “assassino” segue uma linha, de signos, na ordem que deveriam ser, Calisto está investigando o suicídio nº 11, signo gêmeos, agora tendo que salvar a próxima que é do signo de câncer... Será que ela consegue?
O único ponto negativo para mim, foi a escolha do título

Rogai por nós – Milton Júnior
Na verdade, este não é um texto original. Trata-se dos segredos que o Vaticano esconde. Creio que o autor deve ser fã de Dan Brown, no entanto gostei da história.
A narrativa começa com a hipótese de um milagre, onde escorre sangue da estátua de Cristo crucificado, mas há um corpo lá dentro. O investigador Lorenzo fica responsável pelo caso e encontra no bolso da vitima um papel escrito Veritas vos liberabit – Mitra – QN S3 361T. Resumindo, é o local, uma gaveta onde o investigador encontra um documento com a seguinte tradução: Mitra, deus persa, nascido em 25 de dezembro, filho de uma mãe virgem, tinha doze apóstolos. Anexado ao documento, um exame de carbono quatorze datando 3.500 anos, ou seja, o cristianismo é uma farsa. O que aconteceu com Lorenzo? Bom, sabemos o que acontece com quem se mete no caminho da Igreja!

O livro também tras o conto da minha parceirinha blogueira Nanei Dias do blog Nanie's Words

Mih Del Debbio 30/01/2012

TODAS AS FORMAS DE CRIMES
SOBRE O LIVRO
O livro é uma coletânea de vários contos com um tema principal: crime.
Nos contos publicados é possível perceber vários tipos de crime: mortes passionais, crimes por vingança, mortes obscuras e até os famosos crimes comuns de nossa sociedade: roubos e pilantragem.

MINHA OPINIÃO
Livros de contos não estão entre meus favoritos, porque dificilmente você consegue gostar de todos. E é justamente isso que ocorre nesse livro.
Alguns contos são muito bons, com histórias originais, bem escritas e com um final fantástico. Porém outros deixam muito a desejar, não vou dar nome aos bois, mas teve um conto em específico que achei totalmente desproporcional ao livro, foge da linha geral aplicada no restante do livro e não gostei que a autora deu sua opinião pessoal no final, como um recado para o público. O conto em questão já era fraco, mas essa “cerejinha do bolo” conseguiu avacalhar tudo, péssimo mesmo.
Alguns autores me surpreenderam com suas idéias e a forma da escrita. De um modo geral é um livro bom, de fácil leitura e ótimo para passar o tempo.

Roberta 15/12/2011

Resenha | Jogos Criminais: Contos Policiais
para ler esta resenha no blog: http://artbooks.blogspot.com/2011/04/resenha-jogos-criminais-contos.html

Título: Jogos Criminais - Contos Policiais
Editora: Andross
Autor: Amauri Corrêa, Anderson Lima, Anizio Canola, Áquila Nogueira, Ataíde Menezes, Brenno Dias, Cecilia Torres Nogueira, Debby Lenon, Felipe Alandt Simm, Georgette Silen, Goldfield, Humberto Raposa, Iza Calbo, Jocir Prandi, Leonardo do Carmo, Luis Eduardo Matta, Marcos Lopes, Mariana Pahim, Mário Bentes, Milton Júnior, Nanie Dias, O. A. Secatto, Rafael Machado Costa, Raphael Redfield, Rosi Caobianco, Sandra Franzoso, Sérgio Pereira Couto, Vicente Reckziegel, William Riciardi e Yvis Tomazini.
Número de Páginas: 191

Resenha:

Nunca fui muito fã de contos, mas quando a Rô me propôs ler o livro e fazer a resenha resolvi me arriscar. Depois de ler eu para pensar: como se faz resenha de contos? Eu ainda não descobri a resposta, porém vou tentar.

Primeiramente devo dizer que a capa é demais. Essa coisa com o baralho, simbolizando jogos, e o sangue ficou super legal, muito Poker Face com Coringa.

Obviamente o livro é sobre contos policiais. Mas não os normais contos de detetive e assassino. Os escritores inovaram, foi uma variedade de tópicos, que eu fiquei doida para tentarJustificarescolher o melhor.

Tinham assassinos em série, pessoas com problemas mentais, de memórias, assassinos de aluguel, justiceiros, até uma padre assassino. (wtf?)

Alguns era muito interressante, tendo como assunto a conspiração, mentira e traição. Outros misturavam a religião com cultura e psicopatas. Na minha compreensão, os autores descataram a seguinte pergunta: o que eu faria para conseguir o que eu quero? Algumas pessoas iam até o extremo de inventar fantasmas samurais ou até um site onde os suicidas são selecionados por seu signo.

Contos bons e intrigantes, porém alguns me deixaram com um pouco de... medo. Algumas palavras grosseiras e coisa bem explícitas (Anjo Perdido - Debby Lenon). Tiveram os engraçados, onde o ciúme faz com que as pessoas pensem em churrasco (?) (O Noivado - Sandra Franzoso).

Não posso deixar de destacar o meu preferido: um conto de época, de vampiros e armadilha. Muito interessante, bem escrito e me deu vontade de ler um livro sobre o conto (O Jogo da Condessa - William Riciardi).

Trecho:

"Qual é a verdadeira natureza do crime? O que leva uma pessoa a cometer um? Seria algo que estaria nos genes ou que se aprende com a convivência com as pessoas erradas? E o que desperta o lado mau do ser humano? Essas são apenas algumas das perguntas que muitos pesquisadores, psicólogos, criminalistas e investigadores se fizeram com o passar dos anos. Parece que pouco ou nada mudou desde que o primeiro crime registrado - aquele famoso assassinato passional no Velho Testamento, lembram? - foi cometido. Seria mesmo essa uma característica do lado negro do ser humano: Há quem acredite que, se somos uma raça destinada ao livre-arbítrio, temos potencial para ambos os estremos, ou seja, tanto para o bem quanto para o mal." Apresentação - O Inimigo ao Lago - Sérgio Pereira Couto

Resenha por: Fernanda.

Cristal 08/08/2011

Sensacional
Eu ganhei esse livro no encontro Skoob confesso que quando eu vi que se tratava de contos policais pensei ''meu deus mais um livro que eu vou fazer questão de passar logo para frente'' eu enrolei para ler nada nele me chamava atenção neim as resenhas.
Mas esse mês eu criei vergonha cara e comecei lendo o primeiro conto nao me empolgou mais o segundo me deixou com vontade de quero mais e assim por diante.
Na minha opinão tem alguns contos que deixa muito desejar ,mas os contos fazem você pensar nas maldades humanas.
E com certeza eu vou passar esse livro para frente fazendo boa recomendaçoes ,o legal desse livro que não fica em so em cima de crime brutais ele tem um pouco ''charme fantástico'' que deixa o livro mas emocionante.

Feferrareis 28/07/2011

#Resenha: Jogos Criminais

Obviamente o livro sobre contos policiais. Mas não os normais contos de detetive e assassino. Os escritores inovaram, foi uma variedade de tópicos, que eu fiquei doida para escolher o melhor.

Tinha assassino em série, pessoas com problemas mentais, de memórias, assassinos de aluguel, justiceiros, até uma padre assassino.

Rose 19/07/2011

Este é um bom livro para quem não está acostumado a ler. São contos policiais (muito bons) que mostram do que a mente humana é capaz. Você pode ler um conto por dia e não se cansar. São histórias independentes e curtas, mas com pontos intrigantes e finais que vão fazer você pensar.

Renatinha Araújo 31/03/2011

Paola 04/03/2011

Ótimo
Eu adoro livros policiais, um dos meus gêneros favoritos! E não posso dizer outra coisa a não ser que adorei o livro!! São 35 contos de tirar o fôlego!

Os contos são diferentes um do outro, cada um aborda um tema. E nos fazem pensar até que ponto o ser humano é capaz de ir ao cometer um crime. Ciúme, traumas de infância, ganância, esses são alguns dos temas desses contos que fazem a gente querer o final de cada um. Isso porque a curiosidade para desvendar o mistério é imensa.

E por ser um livro de contos não é cansativo. Não é monótono. São contos pequenos e que ficam gravados na memória! Um livro que te convida a conhecer a mente humana! Que te mostra que um psicopata pode morar ao seu lado e você nem se dá conta! Vale a pena ler! Recomendo a todos!

naniedias 24/02/2011

Jogos Criminais, de Sérgio Pereira Couto (organizador)
"Qual a verdadeira natureza do crime? O que leva uma pessoa a cometer um? Seria algo que estaria nos genes ou que se aprende com a convivência com as pessoas erradas? E o que desperta o lado mau do ser humano?"
Assim Sérgio Pereira Couto começa a introdução a essa maravilhosa coletânea de contos policiais. Para os amantes desse estilo clássico de literatura, a antologia Jogos Criminais é uma excelente pedida: recheada de sangue, crueldade e egoísmo.
Estão presentes no livro os seguintes contos:
- O Inimigo ao Lado, de Sérgio Pereira Couto
- O que nunca se espera, de Nanie Dias
- Cotidiano, de Anderson Lima
- Encontro Mortal, de Marcos Lopes
- Notórios, de Raphael Redfield
- Jogos Criminais, de Sérgio Pereira Couto.

O que eu achei do livro:
35 contos que irão te fazer perder o fôlego.
Resenhar um livro é difícil. Resenhar um livro de contos é ainda mais difícil. Resenhar um livro de contos do qual faço parte é quase impossível! Mas ainda assim eu quis fazer. Gosto de dividir com vocês a minha opinião sobre todos os livros que leio. E esse, sem dúvida, é um livro muito especial!
Primeiro porque eu AMO histórias policiais! Já li todos os livros de Conan Doyle onde aparece o incomparável Sherlock Holmes, vários de Agatha Christie e tantos quanto pude de Allan Poe e seu maravilhoso Dupin.
Ainda criança, lia muitos da coleção vaga-lume e me encantava com Marcos Rey. Enfim, sempre fui apaixonada por esse ramo da literatura. Participar de uma coletânea com essa temática foi uma experiência incrível e inenarrável!
Mas vou deixar o meu conto e tudo isso de lado, vou falar apenas do livro como um todo.
Essa não foi a primeira antologia nacional que li. E não foi a primeira que me agradou imensamente! Verdadeiramente sou fã de contos e os nacionais são de grande qualidade!
E nesse livro não é diferente! Difícil escolher apenas um ou outro para destacar como meu favorito, mas vou fazer. Não tinha como não escolher os contos dos grandes escritores Luis Eduardo Matta e Giorgete Sillen. E acompanhando Royal Straight Flush e Lucius, escolho O interrogatório do estranho menino, de Mário Bentes, para formar o meu trio de contos preferidos nesse volume.
Mas, além desses, tem outros maravilhosos!
Com certeza é um livro super recomendado.

PS1: Meu sonho foi realizado nesse primeiro volume e o seu também pode ser tornar realidade. Agora a Andross está selecionando contos para integrarem o segundo volume de Jogos Criminais. Acesse a página da editora e confira como participar! Realize, você também, o seu sonho!
PS2: Ficou interessado no livro?! Como uma das autoras participantes, tenho exemplares para vender. Acesse a página de venda do livro e reserve o seu.

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 7

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com/

Books Friends & News 16/02/2011

FANTÁSTICOS!
Os contos de Jogos Criminais são incríveis, um melhor que o outro, o que se tornar impossível fazer resenha de cada um deles, já que são em torno de 35, mas se quiser saber mais da resenha acesse o blog--> http://guardiadameianoite.blogspot.com/2011/02/resenha-jogos-criminais-contos.html

Debora Gimenes 29/01/2011

Favorito
O livro traz vários textos sobre criminosas que podem estar em qualquer esquina, na casa ao lado, ou até mesmo entre nós. Conhecer o lado negro da mente humana é um dever de cada individuo, poder preparar os jovens para lidar com psicopatas é a obrigação dos adultos, afinal nem sempre um psicopata mata, na maioria das vezes ele apenas tem o prazer de ver sua vitima definhando em sofrimento, perdendo tudo e adora fazer jogos e manipular as pessoas.
Nesse livro você vai encontrar diversos personagens e se identificar com alguns. Quem nunca pensou em torturar um estuprador, um pedófilo ou fazer justiça com as proprias mãos? O que você faria se encontra-se uma criança como Maria e seu bichinho de estimação (Joana), ou como você reagiria ao perceber que sua melhor amiga, irmã, filha não apareceu no próprio churrasco de noivado. Você aceitaria uma carona de um charmoso desconhecido? E faria qualquer coisa em nome da fé? Cada autor deixou seu conto, sua marca, seu lado negro da mente nessa antologia.