Os Radley

Os Radley Matt Haig

Resenhas - Os Radley

Julia 11/04/2011

Os Radley foi um dos livros que nós ganhamos no Verão Sobrenatural que ficou comigo fuckyea. Embora não tenha procurado muito sobre o livro antes, li apenas comentários, já queria muito ler. Acho essa capa, o sangue escorrendo na cerca e o terrível segredo que a família esconde muito sedutores. Desde que ele chegou aqui, tudo que eu queria era começar a ler ele logo. Foi o que eu fiz.

O livro se passa na Orchard Lane, no vilarejo de Bishopthorpe, no Reino Unido *-* Lá, moram os Radley. Uma família aparentemente comum, cujos pais, Peter e Helen, fazem de tudo para não chamar atenção. Usam roupas normais, tem um carro na média. Seus filhos, Rowan (♥) e Clara sabem que são diferentes de algum modo, mas não o quão diferentes. E, em uma sexta feira, descobrirão, por acidente, o segredo que seus pais escondem há anos.

Como eu disse, os filhos descobrem em uma sexta feira. E isso faz parte de uma coisa muito legal no livro, ele se passa em quatro dias. Começa na sexta e acaba na segunda, o que, junto com os caíptulos curtos, torna o livro ainda mais intenso. As coisas acontecem rápido, os sentimentos são muito bem descritos e as revelações vão sendo feitas aos poucos. O livro flui muito bem e é uma leitura super rápida.

No entanto, eu não sei se alguém já leu por aí qual é o segredo dos Radley, mas ele está longe de ser o forte do livro. Não me surpreendeu, não me deixou empolgada, nem nada. É um segredo quase que comum. Por outro lado, o jeito que as revelações do livro são tratadas, o surgimentos dos novos personagens, ah!, sim, é muito empolgante. Os personagens tentam esconder tanto a sua própria realidade que você não imagina do que eles são capazes ou o que eles escondem em seu passado. E isso não envolve só a família Radley, mas toda a vizinhança. Todos tem um passado obscuro, são mentirosinhos, ô gente tensa.

E, pra quem curte um humor negro, Matt Haig está aí, gente! Não sei se todos os livros dele são assim, mas tratar de um tema sobrenatural e todos os problemas que a família passa com piadinhas, bem, é uma coisa que está no sangue, não se faz assim, sem querer. Apesar de tudo que me deixava tensa no livros, de algumas mortes e tudo mais, sempre tinha uma graça lá no meio que me acalmava e fazia rir.

" (...) apenas uma loja enorme de fantasias, com trajes menos chamativos. E se você morar ali tempo o bastante, finalmente terá de tomar uma decisão.
Ou compra uma fantasia e finge gostar dela
ou enfrenta a verdade de ser quem você realmente é. "

Então, mergulhe nos desejos ocultos, no humor negro, nos vários segredos e em todas as mentiras dissimuladas de Matt Haig nos traz. Não, você não vai se arrepender.

beijos
Julia Nevares

resenha em http://treslapis.blogspot.com/2011/03/os-radley-matt-haig.html
Patrícia 21/11/2016minha estante
undefined

Lary.Momentolitera 06/08/2020minha estante
Gostei da sua resenha, bem convincente. Já li "Floresta Sombria" desse autor e amei

Alessandra.Adams 26/02/2022

Confesso que só escolhi esse livro para ler, porque foi escrito pelo mesmo autor de A biblioteca da meia noite, que eu amei demais, porém, infelizmente, não foi tão bom como eu esperava.
De qualquer modo, valeu para passar o tempo.

Dudu 29/03/2024

Uma boa surpresa literária! Acho que gostei mais por esperar saber pouco da trama.

Esse é uma daquelas leituras em que vale a pena adentrar sem saber maiores detalhes da história.

Tem um bom desenvolvimento, a leitura ocorre de maneira bem fluída, mas acho que teria sido ainda melhor se tivesse sido incorporado mais elementos humorísticos, principalmente na figura do tio.

Gostei, mas não consegui deixar de comparar com "Caninos em família", de Kevin Wilson, que, a meu ver, abordou o tema sobre relações familiares de uma forma mais profunda e, ao mesmo tempo, mais engraçada.

Bianca 24/03/2020

Mais um livro lido! Os Radley, Matt Haig.

Os Radley são uma típica família que vivem numa cidade pequena: pai médico, mãe que participa do clube do livro da vizinhança, dois filhos adolescentes nada populares. Tudo normal, certo? Errado. Quando se olha bem de perto, nada é o que parece.

Um trágico "acidente" obriga os pais a contarem seu segredinho sujo para os filhos e daí pra frente é só ladeira abaixo.

O livro é bom, no geral. O início promete muito, mas eu achei que o final não entrega aquilo tudo. Tem vários pequenos mistérios no meio do caminho que, para mim, foram fáceis de deduzir.

Mari 05/07/2022

vampiros modernos
costumo dizer que eu dificilmente NÃO gosto de um livro. se eu termino, é porque de certa forma eu gostei.

eu gosto de vampiros e outras lendas, porque existe uma liberdade pra FAZER A SUA PRÓPRIA LENDA. pelo simples fato de que eles não existem! (será?) então, se você fala que VAMPIROS ENVELHECEM, porque não? você já viu um vampiro pra dizer que isso não é possível?

não leia resenhas, leia o livro. nem Jesus agradou todo mundo.

Luci 11/11/2022

Amei
Super envolvente e divertido!! Eu amei essa leitura, ela fluí super bem, os personagens são cativantes, o meu favorito foi o Rowan, achei ele muito fofo. Fazia tempo que eu não lia livro com vampiros, gostei da forma como eles foram descritos, o Matt Haig sempre escreve muito bem!!!

_sergio_ 26/05/2023

Mediano
Comecei a ler este livro antes da biblioteca da meia noite que é do mesmo autor, queria ler uma obra dele antes de ler a outra obra. De começo a família guarda um segredo que todo mundo que lê já sabe o que é kkkkk, posso dizer que o livro é bom, mas no meio fica muito parado e denso e por isso para mim fica meio mediano, porém tem um desenvolvimento meio apressado mas bom.

Nataly 28/03/2013

Os Radley
Peter e Helen, com o tempo, começam a ter problemas comuns, como todo casal, porém, escondem um terrível segredo. E o maior erro deles é esconder dos seus próprios filhos, pois vivem o segredo sem saber.

Essa vivência faz com que sofram. Tentam negar a si mesmos todo o tempo, fazendo com que fiquem fracos e sejam tristes. Tentam ser uma família normal e feliz, mas passam muito longe disso.
Conforme os segredos foram sendo revelados, fui me surpreendendo de tal forma que não mais consegui largar o livro, queria saber como terminaria, e quanto mais eu lia, mais surpresas ocorriam!
Apesar do livro tratar de um assunto bem popular ultimamente, adorei a abordagem, a escrita e, obviamente, a estória! É raríssimo encontrar livros assim hoje em dia. Geralmente já sabemos o final desde o primeiro capítulo em que aparece a mocinha e o bandido que deixa de ser bandido para ficar com a mocinha. Essa é uma das melhores coisas do livro! Não existem mocinhos! Existem tristezas, dor, paixão, desespero, suspense, traição, revelações, surpresas e, no final, o amor vence. Mas só no final mesmo você consegue descobrir onde está o amor e o poder dele. O livro tem muito diálogo também, o que acaba sendo uma leitura mais leve e fácil. É uma pena não poder falar muito sobre, pois não quero revelar nada, só deixar na curiosidade mesmo.

Posso garantir que é um livro magnífico que você não vai se arrepender de ler. Foi devorado em 2 dias por mim. Viciante.

Só tenho que agradecer a Galera Record por mais um livro sensacional!

Recomendadíssimo!

Duda @pagesofduda 22/08/2022

Esperava mais!
Comprei este livro por causa do escritor, que é o mesmo de Biblioteca da Meia Noite, que por sinal eu amei, mas infelizmente este livro não vingou. A escrita dele é incrível e fluída mas o tema do livro acabou sendo diferente do que eu imaginava quando vi a capa.

Tamy 16/10/2011

Fan Fiction
Não é que Matt Haig não escreva bem, quem sou eu para criticá-lo quando uma editora do porte da Record publicou seu livro?
O problema é que, ainda que o ritmo de sua narrativa flua bem, que faça você querer ler, você fica esperando algo que não vem no livro: ação, suspense, um pouquinho de adrenalina, uma trama e um enredo de verdade. Nada disso aparece.

O texto de Haig não emociona, não te leva à compulsão psicótica pelo final. VOcê só lê, pensando que talvez na próxima página ele te surpreenda. Não foi nessa, talvez agora...? Não, também não. Você segue até o final na esperança de que tudo aquilo o que leu tenha algum sentido. Não tem. É só mais um felizes pra sempre. Não é um livro pra mim, é só uma fan fiction grande de uma história original.

I_amCarolina 21/09/2023

O livro é bem envolvente no começo, mas depois perde um pouco a mão.
Mesmo assim foi uma leitura agradável

Pandora 10/10/2017

Peter e Helen vivem com seus filhos adolescentes Rowan e Clara num pequeno vilarejo inglês. A menina é tímida e um tanto insegura, mas tem uma melhor amiga e até consegue se socializar. Já o garoto é retraído e solitário e vive sofrendo bulling na escola. Eles também têm problemas de saúde: Rowan sofre de insônia, toma remédios para dormir e vive cansado; Clara, desde que decidiu tornar-se vegetariana, vive enjoada e vomita o tempo todo. O que eles não sabem é que estas coisas que acontecem com eles têm uma explicação e seus pais escondem um grande segredo.

A coisa que eu mais gostei neste livro foi a forma criativa com que a história foi contada. Já nas primeiras páginas há algumas pistas sobre o mistério escondido dos filhos pelo casal, mas mesmo quando ele é revelado, esta não é a parte mais interessante e sim o que ela desencadeia, em ações e sentimentos. A história coloca em xeque as escolhas que fazemos e as suas consequências e nos mostra que mesmo aquela que parece ser a melhor opção tem a suas implicações: nada é totalmente bom ou totalmente ruim.

As citações do Manual do Abstêmio, no melhor estilo auto ajuda são hilárias e tornam a leitura mais divertida, alternando-se com momentos tensos.

Um livro que me surpreendeu pela originalidade.

gabrielrjf 17/10/2021

Me senti assistindo ao João Cléber
Galera, me senti assistindo ao João Cléber porque não acreditei no segredo rsrsrs eu comecei achando que seria uma leitura densa, pesada, segredos obscuros e que abordariam traumas, problemas psicológicos, essa vibe?

Quando vejo, coincidentemente acontecem tantas coisas que o segredo, rufem os tambores, vem à tona. E que segredo viu kkkkkkkkk a partir daí a credibilidade caiu.. eu até estava muito envolvido com o livro, mas sinceramente kkkkkk

Algumas coisas me incomodaram bastante, em se tratando do autor: a problemática de como ele trata assuntos como assassinato; corrupção; bullying? não gostei da abordagem.

Também (E AQUI TEM SPOILER)

como algumas coisas não foram explicadas: porque as crianças crescem, se os vampiros não envelhecem?? Como eles comem, respiram, sendo que estão ?mortos?? Como, por raios, todo o passado do Will está intercalado com o vizinho dos Radley? achei muitas conveniências em muitas partes? enfim.. pelo menos a leitura foi rápida.

Carla 22/12/2021

Uma família quase comum
Peter, Helen e seus filhos são uma típica família inglesa, vivendo no subúrbio, vidas comuns.
Mas eles escondem um segredo.
O mais legal é a forma como eles lidam com isso e com tudo o que ameaça a família.
Como o irmão de Peter que faz contato depois de muitos anos longe.
Clara, a filha descobre acidentalmente a sua condição durante uma situação de assédio e sua reação coloca a todos em risco...
Matt Haig escreve muito bem, gostei do livro.