Plano de Ataque

Plano de Ataque Ivan Sant'Anna

Resenhas - Plano de Ataque

Edson.Fully 03/03/2024

Livro rico em detalhes. Vários detalhes no qual eu não sabia sobre essas tragédias. Vale muito a pena a leitura!

Maria 09/10/2023

11 de setembro: um plano evitável
Diante de todos os fatos mencionandos pelo autor, que particularmente demonstrou a riqueza e veracidade de informações, tenho que o 11 de setembro foi um tragédia que poderia ter sido evitada desde o início. Acredito também que essa concepção é minha e de mais uma porcentagem de pessoas que assistiram os episódios.
Entretanto, as mais de mil vítimas no ar e na terra, serviram de lição a avião e a segurança de um país. Ou seja, é triste imaginar que precisam de acidentes/tragédias para que possam evitá-las de acontecer um dia.
O livro narra a história desde o planejamento, os responsáveis e todas as trajetórias dos voos, o que faz ser uma boa leitura.

Juliana ;* 03/09/2023

Interessante e envolvente
Eu, particularmente, penso ser um grande desafio escrever uma história tão documentada quanto o 11 de setembro e ainda manter a atenção do leitor como se, por milagre, algo novo pudesse acontecer e evitar o grande desastre.

Foi exatamente assim que me senti ao ler este livro. Apreensiva, esperançosa, frustrada, curiosa e triste. Como é triste!

O autor opta por nos apresentar os responsáveis pelos ataques desde antes do início dos planejamentos e é destruidor perceber a destruição que ocorre na mente de alguns deles. É uma tragédia. Uma tragédia!

"...estímulo, envolvimento emocional, perda da individualidade, obediência cega, camaradagem, lealdade"

Leandro 30/07/2023

11 de setembro
Ivan nos conta aqui neste livro cheio de detalhes sobre o atentado terrorista acontecido nos Estados Unidos no dia 11 setembro de 2001

Centenas de vidas interrompidas por extremistas religiosos (autodenominados mártires de alá )

OssosDePapel - Instagram 27/09/2022

A narrativa é forte, impactante e extremamente angustiante. Prepare-se para sofrer! Talvez você perca o sono ou fique introspectivo e melancólico; talvez você chore, roa as unhas ou arranque os cabelos. A tensão é tão intensa que seu corpo vai dar um jeito de extravasar.

Preciso dizer que a religião salva, mas também mata. (A intolerância religiosa, no entanto, é um mal ainda maior.)
Mestizo 28/09/2022minha estante
Amei a resenha hahah

Douglas.Duavy 28/08/2022

Detalhista sobre o que foi o 11 de setembro
Esse livro conta MT coisa que eu desconhecia não só sobre o ataque como tbm sobre os terroristas. Ele da tantos detalhes que as vezes vc se transporta para a célula de Hamburgo, para os voos, para as torres e sente o pavor do que foi o 11/9. Achei MT completo com MT informação.

Livia.Firmo 29/04/2022

Detalhado
Nunca vi uma reportagem ou assisti um documentário sobre o 11 de setembro que mostrasse como foi efetuada de fato, é sempre as imagens dos aviões nas torres e sempre sobre a quantidade de vítimas e que foi uma tragédia e etc.
Esse livro nos conta como foi planejado, qual era o plano inicialmente, nos da os nomes dos criminosos e mostra como cada um participou do ataque terrorista, nos da também a perspectiva das vítimas na hora do ocorrido, mostra como era a rotina de ambos, simplesmente sensacional a escrita do autor e o livro em si.

Fabio 24/04/2022

11/09
Sempre quis me aprofundar nos acontecimentos do 11/09, e nada melhor que um livro.
O autor tem a habilidade de fazer com que eu estivesse ali, presenciando os fatos, assim como fez em outro livro, caixa preta.

Recomendo em quem tiver interesse no assunto.

daniel.vasco.716 19/03/2022

Plano de Ataque relata a trajetória dos homens que planejaram o atentado e daqueles que seqüestraram os quatro aviões ? reconstituindo episódios ainda pouco conhecidos do drama humano dos terroristas e também das suas vítimas.
Operação Aviões,esse foi o nome dado pelos líderes da Al Qaeda para o ato terrorista que abalou o planeta.

Tiago Queiroz 10/10/2021

Sensacional
O livro é excelente. O autor conta todo o planejamento dos atentados de 11 de setembro e sua execução, começando desde o atentado de 1993. Praticamente metade do livro é sobre o planejamento, a preparação e a vida dos terroristas antes do fatídico dia. O autor também narra tudo o que se sabe que aconteceu a bordo das aeronaves sequestrados e a ação (ou inação) das de certas autoridades.
Um ponto fraco é a falta de uma análise dos danos causados às estruturas que as levaram a colapsar, bem como uma explicação de como um terrorista com limitada experiência foi capaz de atirar um avião a 900 km por hora em cheio contra um prédio de apenas 5 andares.
De qualquer forma, essas falhas não tiram o mérito da obra, que continua sendo um livro objetivo e eletrizante.

Julia Morales 10/09/2021

Instigante do começo ao fim
Sou muito fã de documentários e já li outro livro do autor também, então acabei escolhendo o livro para saber um pouco mais sobre o 11 de setembro. O autor descreve muito bem os momentos dos ataques, sendo sim um livro forte, é bastante interessante pelo fato de apresentar o passado dos terroristas. Para quem gosta do tipo, é um livro muito bom!

Matheus 24/05/2021

Triste
O livro conta o passo a passo do ataque de 11 de setembro, desde seu planejamento até as pessoas e seus envolvimentos.
Uma triste realidade de mentes doentias e fanáticas.
Vitimas unidas para evitar uma desgraça ainda maior.
Acredito na representatividade do luto a esse dia tão trágico.

Leonardo.Rodrigues 12/11/2020

Uma ótima fonte para saber mais sobre o 11 de setembro
Eu sempre dizia que não gostava de livros de não-ficção, mas devo dizer que Ivan Sant'anna tem desconstruído esse meu pensamento a respeito desse gênero de livros. Ao ler Caixa Preta, percebi a genialidade do autor em escrever sobre tragédias aéreas de um modo mais humanizado e menos engessado, como costumam ser as grandes reportagens sobre esses assuntos.
Em Plano de Ataque, Ivan Sant'anna continua com essa pegada de humanizar as tragédias. A narrativa do atentado se mistura com as narrativas pessoais de quem, por um lado, planejou e executou os ataques ao WTC e ao Pentágono, e por outro, de quem sofreu a tragédia na pele. O autor escolhe falar de personalidades interessantes, que trazem ainda mais carga emocional a sua narrativa que, por si só, já diz respeito a uma tragédia que mexeu com o emocional do povo estadunidense e, de modo geral, de quase todas as pessoas do planeta naquele 11 de setembro.
É uma obra perfeita (que talvez seja um pouco complicada a leitura por conta de toda a complexidade da história que Sant'anna conta). Mas vale muito a leitura.