Contos e Lendas dos Irmãos Grimm

Contos e Lendas dos Irmãos Grimm Irmãos Grimm

Resenhas - Contos e Lendas dos Irmãos Grimm

Clio0 03/12/2023

Primeiro volume da série Contos e Lendas dos Irmãos Grimm.

Como muitos, achei esses volumes na biblioteca municipal aonde eu voltava diariamente para lê-los visto que por serem exemplares únicos, não me era permitido retirá-los. Foi a minha primeira saga literária e a mais recompensadora.

Os contos presentes já são os modificados pelos Grimm e não as histórias orais transcritas pela primeira vez. Contudo, não pegue-as achando que é a versão gótica e meio águada da Disney.

Há mortes, tortura, adultério, lúxuria e vários outros temas que se já eram polêmicos durante seu lançamento, atualmente são um grande não para a política infantil. A estrutura da escrita é simples o suficiente para que elas consigam seguir, mas pelo motivo anterior, eu recomendaria apenas a pré-adolescentes.

Na coletânea presente, eu indico Branca de Neve e As Três Fiandeiras - uma versão mais popular do mito grego das Parcas.

Quanto as ilustrações de Silvio Ramirez, elas enriquecem o texto sem lhe dar propriamente leveza, deixando óbvio que a Edigraf planejava uma coleção mais adulta. As lombadas em relevo são lindas.

Recomendo.

Julia.Ferraroli 16/04/2021

Os contos são bem macabros mas muito interessantes.
Sah 28/10/2021minha estante
Mto macabros kkk

Isadora.Santos 12/01/2019

MAGNIFICO
Lia na biblioteca, todos os 12 livros me acompanharam na infância e foi simplesmente sensacional. Uma relíquia e que mostra a real versão dos "contos de fada", valiosíssima em magia, palavreado e inspirar a imaginação.

DeaLima 08/11/2016

Maior tesouro da minha infância
Sao 12 livros, com diversos contos, incluindo os clássicos. A estética dos livros e as ilustrações são belíssimas! Guardo-os como relíquias.

Luisa 26/04/2016

Amei
Eu tinha onze anos e ia para a Biblioteca da escola durante o recreio e ficava lendo. Levei um ano escolar inteiro. Não tenho certeza mas acho que eram uns doze volumes. As histórias aqui eram bem pesadas, nada daquelas açucaradas da versão Disney. Aqui as lições de moral eram bem pesadas, geralmente envolvendo castigo corporal extremo, Muito legal.