O Inimigo

O Inimigo Charlie Higson

Resenhas - O Inimigo

Eliana 29/03/2024

Mistura de sentimentos!!!!!
Tendo enfoque numa Londres destruida pelos "adultos", como são chamados os zumbis, um grupo de crianças luta para sobreviver nesse mundo caótico. A história se desenrola de uma forma extraordinária, e cada personagem possui traços únicos fazendo com que a gente se apegue com uns e até tenha raiva de outro, sobretudo nos identificamos com eles. Impossível não ficar preso lendo esse livro!

Mikani 30/06/2023

Gostei muito
Depois das 100 páginas o meu investimento emocional no livro aumentou muito!

Eu gostei muito, mas fiquei um pouco triste quando vi que é uma saga com 6 livros, é muito investimento pra mim kkkkk

Jojo Cristine 16/04/2023

Que perfeição de livro. Me prendeu do início ao fim.
Confesso que não sei se há continuação, me parece que sim e eu já quero.
Super indicação.

Livoka 15/12/2022

Eu gosto
Cara, não é uma obra wow, mas eu gosto muito desse livro, ele é importante pra mim não sei explicar, tem uma história super boa e é gostoso de ler

Eli 24/07/2022

Surpreendente
Da primeira vez que comecei a ler esse livro não tinha curtido muito, acabei largando. E agora quando voltei com ele, não consegui parar de ler mais. É uma história muito boa que só vai crescendo, lá pela metade do livro eu tinha certeza que daria 5 estrelas.
Porém o final deixou tudo muito em aberto pra mim, provavelmente pra dar seguimento em um próximo livro. Só que ficou muito um clima de "meio de temporada" e não de final, e acabei não curtindo isso.

Tatianees 19/07/2022

Excelente
Ninguém sabe o motivo, mas de repente, todas as pessoas com mais de 14 anos começaram a ficar doentes.
Aqueles que não morreram, se tornaram seres irracionais. Pessoas cobertas de feridas, caminhando lentamente em busca de alimento, em busca de carne fresca.
As crianças tiveram que se unir para sobreviverem em um mundo sem adultos. De um dia para o outro, tiveram que amadurecer e lutar para manter os menores a salvo.
Esse livro é pura ação, drama, suspense e adrenalina.
Não há um "protagonista herói". Todos são heróis, todos são vilões e todos podem morrer a qualquer momento. Afinal, são apenas crianças.
Essa é uma história pesada, com mortes a cada capítulo. Porém ela te faz pensar muitas coisas:
Será que vale qualquer coisa para sobreviver?
As crianças são realmente diferente dos adultos?
Apenas sobreviver é o bastante?
Eu não conhecia esse autor, fui pesquisar e descobrir que é uma série com 7 livros, até agora apenas dois foram lançados no Brasil, porém dá para ler O inimigo como se fosse livro único.
"Os gatos comiam os ratos, os cachorros comiam os gatos e os adultos comiam qualquer coisa que pudessem - ratos, gatos, cachorros, crianças, eles mesmos. Todo mundo estava tentando devorar os outros."

Alysson 28/12/2021

O livro é de terror e em alguns momentos isso realmente fica bem notório, principalmente por serem crianças lutando para sobreviver em um mundo infestados de adultos doentes/zumbis.
A leitura fluiu bem e não achei que teve tanta enrolação, mas se prepare para chorar em alguns momentos, sobretudo na primeira metade do livro.
DANILÃO1505 09/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Watari 12/08/2021

Ruim, hein?
Uma estória muito tosca, com diálogos às vezes de chorar desacorçoado. Zero em criatividade. nenhum personagem marcante. Clichê em cima de clichê. Não vale a pena.

Gabriella 05/06/2021

Muito bom!!!
Eu estou incrédula que achei esse livro aleatoriamente e não dava nada por ele e ele é excelente! Não costumo ler muitos livros de ação ou do gênero (apocalipse) então não consigo comparar muito mas eu não sei como fazer melhor que o que eu acabei de ler.

A historia é simplesmente muito cativante, por ser somente crianças eu até esperei que fosse mais bobo mas é muito bom, o escritor escreve muito bem, mesmo em terceira pessoa sinto que podemos conhecer certo personagens tão bem! Um dos melhores pontos é que até personagens secundários você tem uma historia, você tem um aprofundamento bom em boa parte dos personagens. A historia não é nada previsível e é cheia de ação, e é tudo bem detalhado que eu consegui imaginar bem todas as cenas e sentir o terror do momento. Eu achei bem realístico e diferente, muita gente morre (como o esperado em um apocalipse) e a cada acontecimento eu ficava com o c* na mão dos meus favs morrerem.

Algumas cenas são tão boas que eu literalmente consegui me imaginar no lugar do personagem, os sentimentos dele. Uma das melhores cenas que eu ja li (gostaria de ver essa cena no cinema) foi a ultimo momento do personagem Callum no livro, o que foi aquilo? Muito bom.
Também a cena da luta de duas crianças perto do final do livro; todos os momentos em que a gente tava na cabeça do Arran do livro; o primeiro momento do Sam no livro; e outros.

Meus personagens preferidos: Arran (foi o meu supremo favorito), Maxie, Sophie, Sam, o Garoto, Freak & Deke, Aquiles (muito ódio e amor por ele), o Blue!, a Whitney, o menininho pequeno que não fala.

Vou acompanhar a saga, com medo dos proxs não serem tão bons quanto esse.

Ah, e a ideia do livro dos "zumbis" aqui tb foi bem fora da caixa, original e interessente! Quem aguenta sempre aqueles zumbis clichês dos US? Sempre a mesma coisa. Aqui é muuuuuuuuuuito mais interessante, eu adorei a ideia. Os "zumbis" não são zumbis, são adultos doentes que não morreram da praga como outros e agem literalmente como animais. A definição perfeita para eles é essa, são animais. Fazem coisas meio automáticas, tentam pegar as crianças, como animais caçando uma presa, alguns tem medo e fogem, alguns "lutam". Eles variam entre burros e outros com uma mínima capacidade de "pensar".

As únicas criticas que eu consigo fazer são de uma cena que um adulto tem um fim um tanto diferente e estranho, eu não sei se consigo muito achar logica para isso, mas. Até que pode se fazer algum sentido.
O final, o ultimo conflito do grupo que acompanhamos, é meio corrido. Mas continua sendo ótimo.

Resumido: escrita muito boa, personagens em maioria profundos, personagens bem diferente em personalidades, gostáveis, apocalipse seguindo certa logica, criativo e interessante. O livro te prende demais, não fiquei entediada nem em 1 pagina.

Detalhe: nesse livro não fala da onde veio a doença, porque age como age etc afinal eles são crianças, a gente ta na pele deles, a gente não sabe nada (não seria logico tb acharem a resposta do nada).
Tony92 05/06/2021minha estante
Nice review. You really make me want to read it ????

Gabriella 06/06/2021minha estante
Its really good, I already miss it!

Rosana.Oliveira 23/05/2021

O primeiro de uma série ótima
Li sem saber que era o primeiro de uma série que nem foi toda traduzida. Adorei! Agora sigo na esperança de lançarem logo todos os outros em português.

Vic 03/02/2021

Maravilhoso, porém...
NAO TEM SPOILER!! kkk
O livro é maravilhoso, extraordinário, a história é envolvente.
Conta a história de crianças tentando sobreviver em um mundo onde adultos querem come-las. (basicamente é isso).
A trama é cativante
Maravilhoso, porém...
...O final do livro "fica no ar", ou seja, necessita continuação. O que não tem.
Temos o livro 2 da série "O Morto" que se passa com outras crianças, em um outro lugar.
O autor escreveu 7 livros, porém a editora brasileira abandou a série depois de publicar o 2° livro.
Enfim, a história é ótima, porém a falta de continuação me deixou angustiada.
Bom... É isso... Valeu kkk

Rodrigo Cézar 17/10/2020

fiquei surpreendido, não esperava muita coisa e apesar de uns bons erros ortográficos eu adorei a história e já comprei a sequência

Gabriela292 01/01/2018

Se tiver oportunidade, Leia!
Esse livro é incrível. Vai te mostrar como é uma vida sem adultos, onde crianças têm que estar no comando e cuidar delas mesmas. Coragem, União e inteligência são essências nesse livro. Leia.

Lado Escuro 26/11/2016

O Inimigo

Quando uma misteriosa doença acomete Londres, todas as pessoas com mais de 16 anos adoecem. Os que não morreram, ficaram loucos, transitando pela cidade sem rumo e sedentos por sangue. As crianças que sobreviveram viviam em grupos organizados em diferentes partes da cidade, e um desses grupos era o das crianças do Waitrose, um supermercado que servira de abrigo para as crianças que conseguiram se salvar. A luta pela sobrevivência e a busca por comida era diária, e o medo de um possível ataque dos adultos era constante.

Com a chegada de um forasteiro ao Waitrose, informando que havia um lugar seguro onde muitas outras crianças viviam organizadas, limpas e bem alimentadas, todos inicialmente se sentiram inseguros. O lugar em questão era o Palácio de Buckingham, residência da Família Real. A ideia de atravessar Londres inteira com um enorme grupo de crianças, correndo riscos pelo caminho para chegar ao palácio parecia absurda, já que ninguém realmente sabia se o que o forasteiro dizia era real ou não.

Apesar disso, a esperança de viver em um lugar melhor e seguro motivou aquelas crianças a seguirem em frente. Começa então uma trajetória repleta de perigos e lutas contra os adultos que surgem pelo caminho. Ninguém disse que seria fácil, e realmente não foi. Batalhas foram travadas e algumas crianças foram perdidas.

Quando enfim chegam ao palácio, o grupo se sente acolhido e seguro, acreditando que finalmente viveriam em paz e com dignidade. O que ninguém sabia é que nem tudo é o que parece.

Sou suspeita para falar, afinal, O Inimigo é meu livro favorito. E não é por menos. É um livro MA RA VI LHO SO. Essa resenha foi fruto de uma releitura e posso garantir que em momento algum faltou emoção. Encontrei poucos erros de redação e a diagramação está impecável. A capa é linda e o conteúdo do livro é incrível, repleto de emoção, ação, suspense, alguns toques de mistério e boas doses de drama, sendo capaz de prender o leitor do início ao fim. Apesar de parecer um livro grande, com 480 paginas, a leitura se desenvolve de forma muito rápida.

Apenas achei que o autor deixou algumas pontas soltas que poderiam ter sido melhor trabalhadas, mas nada que prejudique a qualidade da obra. Na verdade, essas pontas soltas são até aceitáveis e logo explico o porquê. Já ouvi comentários de que muita coisa no livro ficou sem explicação, como por exemplo, como surgiu a doença, que doença é essa e por que só atacou pessoas com mais de 16 anos. O Inimigo trata-se do 1º volume de uma série. Apesar de apenas os 2 primeiros volumes (''O Inimigo'' e ''O Morto'') terem sido publicados no Brasil, não é de se esperar que todos os enigmas sejam resolvidos no primeiro livro.

‘’Mas os personagens e os acontecimentos do segundo volume são totalmente diferentes do primeiro.’’ Sim, mas acredito que ao longo dos volumes as coisas acabem se esclarecendo, já que a série conta com 6 livros.

É importante mencionar que o autor não mostra em momento algum que tal catástrofe aconteceu em outros lugares do mundo, dando a entender que tudo começou em Londres. Além disso, os ‘’adultos’’ não são necessariamente zumbis, já que eles não retornam à vida depois de mortos. Eles se alimentam das crianças mas não são zumbis, apenas pessoas loucas e que tiveram seus cérebros tomados pela doença. Não há um nome específico para eles, mas o fato é que os que não morreram por causa da tal doença, ficaram loucos, lerdos e burros, porém violentos, carregando enormes feridas e pústulas cheias de pus em seus corpos.

site: http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

Van Tourinho 27/11/2015

“O inimigo” foi construído em cima da luta, por sobrevivência, de muitos personagens. E, acredite, nenhum deles está ali por acaso. Todos são importantes para a história e todos têm seu destaque na narração. Algo que me agradou muito na leitura, mas que como blogueira, me deixa de mãos atadas, porque é difícil citar nomes, e falar sobre os muitos protagonistas, sem que eu solte um spoiler.
A cidade é Londres. A princípio, temos jovens que se organizaram em um depósito e tentam sobreviver ali. Alguns adolescentes mais velhos vão à caça de alimento para seu grupo. Uma pomba, um cachorro doente e raivoso tudo é lucro. Mas a cada dia as viagens em busca de comida se tornam mais longas e perigosas. Longas, porque todas as lojas mais próximas do abrigo já foram saqueadas e reviradas em busca de algo comestível. E perigosas, porque existem os adultos famintos, doentes e loucos, que sozinhos são fáceis de combater, mas em bando são como cães esfomeados lutando para conseguir um bom pedaço de carne. E para piorar, existem outros jovens que não gostam de dividir território.
Mas então aparece um jovem garoto que afirma que no palácio de Buckingham há um grupo mais organizado, e que lá há comida e segurança. A questão é, eles conseguirão chegar vivos ao palácio? E lá, é realmente seguro?
O livro é cheio de surpresas, e a é história em grande parte visceral.
Os adultos são descritos com pústulas de pus espalhadas pelo corpo, com os rostos inchados e feridas pútridas. Mas não podem ser considerados zumbis porque continuam vivos, se alimentado, urinando e... afins! A imagem que se formou em minha cabeça foi algo beeem nojento, mas em uma brincadeira no Facebook o autor do livro postou uma foto dele caracterizado como “zumbi”.
Em minha cabeça imaginava algo mais nojento e assustador! Porque, claro, minha mente a tem capacidade de piorar tudo. Um dom, modéstia à parte! :P
Quanto a leitura, foi uma experiência interessante para mim, torcer e me afeiçoar por um personagem e de repente vê-lo deixar de existir. E ver outro, do qual não esperava muito, se destacar e conseguir sobreviver.
Este livro realmente me agradou muito. E me fez torcer por seus protagonistas até o fim.
Esperava que ao final todas as respostas fossem respondidas, mas o livro tem continuação. É uma série, pelo que descobri. E sabe o que acontece comigo? AMO livros em séries, mas atualmente tenho preferido livros únicos. E minhas séries não completadas podem afirmar isso.