Mar de Dentro

Mar de Dentro Lya Luft

Resenhas - Mar de Dentro

Claudia 29/09/2022

Um livro maravilhoso
A menina Lya me ensinando coisas importantes sobre os nossos filhos e sobre essa árdua e delicio tarefa que é ser mãe.
Leveza, encanto, fantasia!
É belo!!!

Lilian 29/03/2023

Um tesouro valioso!
É realmente uma experiência incrível testemunhar as sensações da infância descritas pela autora, que muitas vezes parecem tão familiares e próximas de nossas próprias lembranças. Ao longo do livro, somos presenteados com uma rica tapeçaria de reminiscências, que incluem tanto momentos alegres quanto tristes, medos e momentos de humor, em uma prosa que flerta com a poesia.

Particularmente impressionante é a forma como a autora recria com precisão e realismo a figura de seus avós, evocando não apenas sua aparência física, mas também suas personalidades distintas e os pequenos gestos que os tornavam tão únicos e queridos. Essa habilidade em pintar retratos vívidos e convincentes é certamente uma das maiores forças do livro.

No entanto, o que torna esta obra ainda mais especial é a sua capacidade de tocar os corações de uma ampla gama de leitores, independente de suas origens ou histórias pessoais. De fato, a história narrada aqui é tão universal e atemporal que muitos de nós podemos facilmente nos enxergar nela. É exatamente isso que faz deste livro um tesouro valioso, capaz de nos transportar para um tempo e lugar que, de alguma forma, é familiar e acolhedor.

site: https://lilianfreitas.com/

Alessandra 21/05/2023

Escrita impecável de Lya, que nos leva de um conto a outro em uma transição fluida e gostosa de ler. Expondo o seu eu mais íntimo, suas crenças bases e como viver sendo nós mesmo vale a pena.
Primeiro livro que leio dela e o único pensamento é: por que demorei tanto?

?Pois a dimensão da vida e dos amores não cabe no tempo nosso.?

Reehromanelli 18/11/2021

Interessante
Ouvi dizer que é uma autobiografia. Mas, ela escreveu de uma forma que parecia um pouco ficção. Foi gostoso de ler, e interessante.

Amanda Barboza 23/05/2022

Continuo amando Lya Luft, e conhecer a infância dela foi tocante e divertido. Me identifiquei nos medos e ansiedades sem fundamento, na curiosidade, imaginação a mil.

Gabi 01/02/2012

A infância é uma faze maravilhosa! A autora abre lacunas da sua vida pessoal que encantam! Mostra também como a união familiar permitiu seu amadurecimento e desenvolvimento para a vida. Como nos sonhos relatados pela autora eu também tenho os meus, onde a casa acolhedora sempre aparece. A criança cheia de perguntas e que não aceita respostas prontas deve habitar todos nós. A liberdade consiste em procurar as próprias respostas e está consciente que para algumas questões não há respostas. O que não devemos deixar de fazer é o questionamento.

Olgashion 28/07/2011

COmo sempre uma escrita intimista, que te leva a pensar sobre seu íntimo e suas fantasias.

Neste caso, enquanto criança, a autora já tinha uma imaginação bem apurada.

Bia Oliver 06/02/2017

Mar de dentro é um livro profundo, cheio de emoções e memórias.
Lya traz à tona toda a magia e inocência da sua infância.

O livro nos apresenta quatro ciclos: A casa no mar, O mar respira, Mar alto e Dentro, o mar.

A casa no mar, mostra uma Lya pequena, sonhadora, que trazia dentro de si a imensa vontade de escrever livros, de contar histórias. Em sua casa lhe contavam muitos contos e estes eram seus brinquedos prediletos. Era o jogo que adoraria jogar quando adulta.

Em O mar respira, Lya apresenta a casa onde nasceu. Lembra os aromas, os objetos, cada detalhe de sua vida.

Em Mar alto vemos uma criança multifacetada, que era mulher, pássaro e bruxa. Lya está agora na escola primária e perde toda a insegurança do jardim de infância. Lya tem que desbravar os desafios do mundo, aprender a ler e escrever corretamente, criar laços com colegas, fazer parte de um grupo e ter grupos rivais.

Em Dentro, o mar Lya nos mostra seu lado mais selvagem, mais pulsante. Deixa claro que teve uma infância feliz e protegida, numa casa com jardim e um lago que nascia de um oculto olho d`água. Mas claro, sempre havia o atrás das portas, o embaixo dos móveis e a possibilidade de tudo não ser o que parecia. E hoje Lya é a mulher que carrega essa criança dentro de si, intocada, respeitada, duas pessoas dentro de uma só.

Leia a resenha completa no blog Leituras e Comidinhas!

site: http://www.leiturasecomidinhas.com.br/mar-de-dentro-de-lya-luft/

Camis 05/03/2017

Mar de dentro: um mergulho dentro de si
Este livro é uma especie de autobiografia ou um livro de recordação que Lya escreveu de modo poético, no qual fala dela mesma quando criança. Aqui o leitor de Lya Luft vai se deparar com a criança que foi a escritora, seus sonhos, imaginação e criatividade, tudo depois colocado em seus livros. Lya escreveu muitos livros, incluindo poesia, romance, crônicas e artigos publicados na revista Veja, onde ela trabalhou como colunista. Além de se revelar uma ótima escritora, Lya Luft é uma tradutora de mão cheia, treduzindo livros de escritoras como Virgínia Woolf, percebendo-se a influência de Woolf em seus romances. No final deste livro, culmina com o encontro da criança e da mulher Lya Luft, que nunca abandonou a criança e os sonhos que cultivou na sua infância.

Adriana1161 27/03/2018

Emotivo e delicado
É muito bom ver as sensações da infância da autora, que por vezes se assemelham às nossas.
O livro é cheio de reminiscências, boas e ruins; medos, humor, é quase uma poesia.
Muito boa a prte em que lembra os avós, bem realista.
O livro podia ser a história de qualquer leitor, e acho que eese é seu ponto forte!

Gabriela Gonçalves 29/07/2020

A delicadeza e magia de Lya Luft
Lya, uma das minhas escritoras favoritas! É muito tocante a forma como ela escreve e transmite em palavras os sentimentos e sensações. Ler os livros dela é acreditar que na magia da vida. A gnt vai perdendo essa magia durante os anos. Eu mesma senti que perdi o encanto que por tanto tempo carreguei. Mas ao ler Lya, a chama reacende e me encontro atravessando um portal para reencontrar uma velha amiga.

Yorgos 02/01/2023

Não é meu tipo de leitura preferido, apenas por isso a nota baixa, questão de afinidade.
A leitura é fluida, rápida, algumas passagens são bem bonitas...o livro fala sobre infância, a construção da autora, familia.
Aborda o ser. A vida.