O médico das termas

O médico das termas Arthur Schnitzler

Resenhas - O Médico das Termas

juliap 04/01/2024

????
Meu professor de deontologia fez um trabalho sobre o livro e tivemos que ler. No caso, no início foi difícil, estava achando o enredo meio demorado e enrolado, então o personagem principal, o tal médico de termas começou a mostrar a sua verdade. Eu não concordo com nenhuma das escolhas que ele fez em todo o livro, mas é satisfatório porque no final das contas ele colheu o que plantou.
Além disso, esse livro aborda várias temáticas sobre a vida dos médicos e seus desafios (bem por cima mesmo, foca mais no triângulo amoroso).
Recomendo.
Além disso, é bem curtinho, eu li em 4 dias.

Svartzorn 27/12/2011

O livro resta interessante em sua totalidade pela construção e análise do personagem cuja profissão lhe dá nome.
Aqui, o essencial para mim foi a identidade, especialmente no tocante às relações amorosas do protagonista.
A impulsividade e, ao mesmo tempo, a negação em tomar determinadas decisões, as ilusões em que se embrenha, antecipando tragédias verossímeis tão só em face do pessimismo, o apego e o desejo de uma mulher considerada pura, um ideal, mesmo estando com outra - e aqui deve-se notar a torpeza de sentimentos do Doutor, que rechaça violentamente as pessoas que não correspondem às suas expectativas -, a frieza com que trata as pessoas e o certo desprezo pelos tratos sociais e, especialmente, a relação entre tais características da personalidade do protagonista e as situações em que o livro o põe rendem de fato uma leitura prazerosa, recomendada. Mais satisfeitos ainda ficarão os que se apegam à construção e ao escrutínio de personalidades - coisa que o autor faz com maestria.
Apenas achei um pouco curto e o fim se anuncia sem mais nem menos, eu fiquei surpreso. Também acho que o organizador podia dar mais espaço ao leitor para formar suas próprias conclusões, mas o material suplementar é muito bom para os curiosos.
Vou certamente procurar mais livros de Schnitzler para ler. Recomendadíssimo.

Babi 07/07/2021

Uma montanha russa lenta
Eu gostei desse livro por ser bem rápido de ler apesar da escrita mais coloquial devido a época que foi lançado, mas isso não impede de aproveitar a história que foi muito bem traduzida.

A vida do Doutor Gräsler é uma verdadeira montanha russa e sua indecisão, insegurança e solidão não ajuda nem um pouco. Ô homem que tende a pensar no pior das situações hein, pessimista de carteirinha. E mesmo assim, você se mantém curiosa a entender esse ser que apesar de tudo isso, é bem emotivo.

Um romance diferente e as vezes até surpreendente (todos já pensam em se casar em menos de uma semana se conhecendo mds). Recomendo para quem quer algo sem muitas pretensões para ler, é uma história rápida e proveitosa.

Deborah 24/04/2011

Excelente
Li o livro em um dia. Já tinha começado antes mas interrompi..Naquela ocasiāo estava gostando pero no mucho..Daí resolvi voltar a ele e começar do zero de novo..e adorei! Muito bem escrito, o personagem central é sensacionalmente construido e essa ediçāo -caprichada- ainda traz uma análise dos personagens e uma dica: da mesma forma que os casos de Freud podem ser lidos como romances, o romance desse autor contemporâneo do pai da psicanálise - e chapa deste, ao que parece - dá um belo caso clínico! Imperdível.