Memorial de Maria Moura

Memorial de Maria Moura Rachel de Queiroz

Resenhas - Memorial de Maria Moura

Biblioteca Álvaro Guerra 04/07/2018

É no Brasil rural do século XIX que se passa a história de Maria Moura. Ela tinha apenas 17 anos quando encontrou a mãe morta, foi violentada pelo padrasto e viu suas terras serem cobiçadas por primos inescrupulosos. Uma mulher vulgar sucumbiria a tantas adversidades, mas Maria Moura possuía outro temperamento.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788599896310

Livros, câmera e pipoca 25/05/2018

Maria Moura cabra macho da melhor qualidade
O livro foi publicado em 1992 e é escrito em primeira pessoa. A história é contada por quem a viveu, o leitor se depara com a mudança constante dos pontos de vista dos personagens, ora fala a personagem Marialva, ora o Beato Romano, e, no mais das vezes, a própria Maria Moura conversa com o leitor. Maria Moura representa a força de uma mulher que venceu o preconceito e virou uma verdadeira lenda. O livro inspirou a minissérie da TV Globo que foi ao ar em 1994, mas existem algumas diferenças no enredo, principalmente referente ao final. Recomendo fortemente o livro.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2018/05/18/Livro-Memorial-de-Maria-Moura

Biblioteca Álvaro Guerra 03/05/2018

conta a história de uma filha de fazendeiro que, após ficar órfã, não consegue fazer frente à cobiça do padrasto e dos primos com relação à propriedade das terras e resolve abandoná-las, acompanhada por alguns empregados que ainda lhe eram fiéis.

Mulher de fibra e determinação, após passar uma série de privações no sertão, começa a liderar seus homens em roubos e saques, tornado-se uma respeitada fora da lei.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788577992881

Uilians 15/02/2018

Excelente livro de uma mestre da literatura brasileira. Tem que estar na lista das leituras essenciais do Brasil. Banho de cultura nordestina coragem, narrativa um livro que mostra muito da arte de contar história e desbrava o nordeste do país. Livraço desses difíceis de esquecer.

jor 25/11/2017

Brilhante! História envolvente e fluida.

Cris 04/09/2017

Adrenalina Intimista
Embora eu esperasse por uma trama mais movimentada e adrenalínica, não me decepcionei com "Memorial de Maria Moura".
Feminismo, religião, reforma agrária, Socialismo X Capitalismo e a estreita relação entre o Bem e o Mal quando vistos por um olhar mais atento e crítico. Tudo isso é analisado em profundidade, mas sem se perder em divagações filosóficas impenetráveis, no decorrer de todo o romance.
Além disso os conflitos internos dos personagens são tão intensos quanto qualquer combate físico.
Embalando tudo temos o rebuscado modo narrativo empregado por Rachel de Queiroz que conta sua história por meio de três personagens-narradores distintos, usando e abusando de gírias e dialetos do Nordeste Brasileiro, que vão construindo a história, praticamente, de trás para a frente por meio de camadas de analepses que vão se sobrepondo umas as outras.
Uma verdadeira aula de Literatura e Linguística.
"Memorial de Maria Moura" (Rachel de Queiroz).
493 páginas.
Ano da primeira publicação: 1992.
Editora: José Olympio Editora.

Prof. Edivaldo 26/08/2017

Um dos melhores
Um romance para o qual dei cinco estrelas. Narrativa brilhante, ambientada no sertão nordestino, Memorial de Maria Moura é leitura por demais envolvente. Altamente recomendável!

Daniel 05/12/2016

Memorial de Maria Moura
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2016/12/memorial-de-maria-moura-de-rachel-de.html

@Matcholo 22/11/2016

Um livro sobre a mulher e a busca da liberdade e igualdade, sempre contemporâneo, vale a pena cada página.

helena.galvao.10 13/11/2016

Lindo e comovente
Se você nunca leu Raquel de Queiroz, eis uma excelente pedida. Um romance regional, que conta a vida de Maria Moura e de vários personagens em um sertão nordestino, no inicio do século passado, com seus costumes, folclores, tradições. A minissérie só tem sentido depois da leitura, onde Vc se aproxima de uma escritora vibrante e uma narrativa surpreendente. Muito justo ela ter sido a primeira mulher a ter assento em uma cadeira da Academia Braseira de Letras. Foi sua ultima obra, já com 82 anos, portanto muito amadurecida e rica. Recomendo.

Dayana116 25/12/2015minha estante
Também não gosto do Cirino e nem dos rolos e desenrolou dele e com ele, mas acho que Maria Moura sendo quem era não entrou na noite no quarto do Cirino na inocência. Ela já estava interessada nele mas ao mesmo tempo não sabia como se justificar a si própria em vista do "namoro" com o Duarte. Mas acho que está aí uma qualidade do livro: Moura é uma personagem humana e como tal com cheia das contradições comuns a humanidade. Por isso você bem observou Maria Moura poderia realmente ter existido.

Murilo Sampaio 25/06/2015

Boa narrativa nordestina
Não conhecia a autora, mas estou surpreso com sua narrativa envolvente e o pano de fundo da vida cruel e sofrida do sertanejo. Ótima leitura nesse São João.

Gabriel 15/06/2015

o livro memorial de Maria Moura, da autora Rachel de Queiroz, retrata um romance enter três personagens. A primeira história maria Moura perde seu pai e sua mãe ainda pequena, mantém relações com seu padrasto, em seguida descobre que ele o que realmente quer e sua herança, por isso ela resolve mata-lo. Seus primos também se tornam grandes inimigos, o que a leva a fugir da fazenda onde morava, recomeçando sua vida do zero, no qual se apaixona por um homem chamado Cirino, no qual acontece a traição por sua parte e o seu assassinato.
O destino atrai até sua fazenda um padre, fugitivo após ter cometido adultério ao se apaixonar por uma mulher casada, fazendo com que fosse perseguido por seu marido. E por fim, sua prima marivalda, foge com seu amor Valentim, morando na fazenda com Maria Moura e o padre. Assim seguindo suas vidas.

Lindenusa 15/06/2015

O livro conta a historia de Maria moura, ela perde seu pai quando a inda criança e acaba perdendo a sua mãe de uma maneira misteriosa que não se sabe o certo. Aparti dai ela passa a ter um tipo de relação com seu padrasto onde descobre que ele quer a sua herança em defesa ela planeja o seu assassinato no qual da certo. Moura passa a ser ameaçada pelos seus primos que querem tomar de conta e sua herança e ela vendo que não pode lutar contra eles ela toca fogo em sua fazenda e foge levando com ela alguns de seus empregados de confiança. Moura passa um bom tempo roubando andando nas estradas, passa sede, fome, rouba pra conseguir o que quer. Moura segue atrás de umas terras que por direito era de seu pai ela a encontra essas terras e passa a construir sua fazenda tudo do zero e consegue-a construí sua fazenda na qual e respeitada por todos da região. Moura tem muitos empregados em sua companhia eram pessoas encontradas o longo de sua trajetória ate suas terras. Com um tempo a parece em sua fazenda o Cirino no qual ela se apaixona e se relaciona com ela acaba traindo ela, traindo a sua confiança ela ao descobrir a traição manda assassinar ele. E moura segue sua vida sozinha fazendo as coisas do seu jeito ela e uma mulher que todos temem, tem medo dela por sua coragem e valentia. O livro também conta a historia de um padre que comete um adultério a o se apaixonar por uma mulher casada. Quando se descobre esse relacionamento o marido de sua amada a assassina e ele foge pelo mundo se escondendo pra não ser assassinado ai ele encontra a fazenda de moura a passa a conviver lá com eles. Também o livro traz a historia de marialva que e prima de Maria moura. Ela foge de casa com Valentim seu grande amor eles vivem rodando no mundo sem uma casa vivendo do trabalho de Valentim que era fazer números de circos em festas. Marialva foge de casa porque ela é presa por seus irmãos. eles também passam a morar na casa de Maria moura na qual a própria que á convidou e assim moura constrói uma casa para eles e passam a morar todos em suas terras .

Vitor 14/06/2015

Memorial de Maria Moura (Rachel de Queiroz)
Memorial de Maria Moura é um romance sertanejo de Rachel de Queiroz e conta a principio a historia de Maria Moura, uma mulher considerada forte e corajosa, que era filha de um fazendeiro, cujo mesmo, ela gostava muito e morreu na sua infância. Sua mãe era casada, e o seu padrasto tentava seduzi-la. Com seus 17 anos, sua mãe acaba morrendo e seus primos gananciosos queriam suas terras por herança. Ela acaba fugindo com a ajuda de alguns empregados e ela acaba se apaixonando por um malfeitor chamado Cirino. Em seguida temos o romance do padre José Maria com uma mulher casada chamada Bela. A outra trama exposta é a de seus primos onde Marinalva tenta ao lado de Valentim, escapar de seus irmãos Tonho e Irineu.