Memorial de Maria Moura

Memorial de Maria Moura Rachel de Queiroz

Resenhas - Memorial de Maria Moura

Nath 06/03/2024

INCRÍVEL!
"Pra polícia eu podia negar, me fazer de pobre menina inocente. Isso era parte do jogo, todo mundo entendia. Pelo outro lado, eu tinha que ser temida para ser respeitada. Senão me arrastavam em pessoa pela rua da amargura. Não fazia mal nenhum que eles desconfiassem do que eu podia fazer. Minha ideia era meter na cabeça dos cabras e na do povo em geral que ninguém podia avaliar do que Maria Moura é capaz."

O livro Memorial de Maria Moura, curiosamente dedicado à rainha Elizabeth I, foi publicado pela escritora Rachel de Queiroz em 1992.

O livro, como o título sugere, tem como protagonista Maria Moura - órfã de mãe e de pai que, conforme atinge a vida adulta, se vê cada dia mais próxima do momento em que vai deixar de ser sinhazinha para se tornar a chefe da fazenda.

Narrado em primeira pessoa, os capítulos são alternados entre diversos personagens, sendo três os principais: Maria Moura - a protagonista; Beato Romano - cuja ligação com a personagem principal se explica logo nas primeiras páginas e Marialva - uma prima distante de Maria, irmã de seus primos e maiores inimigos.

Esse livro conseguiu me deixar envolvida em todos os aspectos da trama, inclusive nas histórias dos personagens secundários. É muito interessante acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento de cada um deles a cada novo capítulo - principalmente como as histórias vão se entrelaçando.

Não fosse um único aspecto do livro (que me incomodou DEMAIS) seria hoje um grande favorito. No final, acabou com 4,5 ?.

Recomendo MUITO essa leitura e sinceramente me envergonha saber que esse livro da nossa literatura é tão pouco conhecido e difundido.

Giselle 27/02/2024

Denso e leve!
Uma obra que deveria estar na lista das escolas.
Densa, rica e leve, ao mesmo tempo.
Conta a história de vitórias e derrotas de uma mulher a frente do seu tempo e que desafia todos ao seu redor.
Apesar de controversa, Maria Moura é inspiradora, forte, ambiciosa e determinada.
Acompanhar a jornada e trajetória dos personagens nos transporta para cenários e épocas diferentes e surpreendentes.
A literatura brasileira é boa demais!
Recomendo muito!

Andresa 17/02/2024

"A minha ideia era ir levando os cabras a se acostumarem na luta, porque da luta é que ia sair o nosso pão de cada dia. Tinha muito com quem se brigar nesse mundo afora - porque eu já estava convencida de que, nesta vida, quem não briga pelo que quer, se acaba." P. 146

Adri.RMonteiro 03/02/2024

Li em 2005 e agora que vi que não tinha colocado ele aqui no Skoob. Como assim?

Eu tinha 19 anos e para a época foi um grande livro, tido ainda por mim como o melhor da vida. Já se passaram 18 anos, nunca reli então não sei se irei manter a mesma opinião.

Primeiro livro que li da Rachel de Queiroz, sou apaixonada por essa grande escritora.

Caroline Vital 27/01/2024

MA RA VI LHO SO! Já vou até emendar outro da autora, pq Rachel é sensacional, nunca decepciona. Que força, que vida, que mulher é essa Maria Moura. Como Rachel escreve bem, pelamor! Bom demais. Só leiam.

Mell Vilhena 08/01/2024

Meu livro favorito! Um dos primeiros livros que li em minha infância, e continua sendo meu favorito até hoje.

Marquinhos28 03/01/2024

Uma Obra-prima da Literatura Nordestina e Brasileira
Capitulos contados a partir do ponto de vista de cada um dos personagens, fluxo de consciencia, escrita extremamente fluída e que prende o leitor desde a primeir frase.
Vemos nessa obra o ápice da escrita de Rachel de Queiroz, tudo é elevado a máxima potência, uma história intrigante, personagens cativantes, fluxo temporal na narrativa, que começa em um ponto da vida da personagem principal em que ela se reencontra com um antigo conhecido e que se desenrola, através do passado, revelando como Maria Moura chegou no comando de seu bando.

O livro tem uma alta carga feminista que podemos ver na escrita de Raquel desde o seu romance de estréia, O Quinze, mas que naquele momento ainda não conseguia se libertar totalmente das amarras do patriarcado e do machismo, coisa que não acontece aqui, e apesar de todo desejo mais profundo em se entregar, no que seria reconhecido papel da mulher, na época, Dona Moura resiste bravamente para honrar tudo que fez até ali e de onde chegou com seu esforço e valentia.

Livro digno de mais que 5 estrelas. Um marco.

site: Maria Moura; Rachel de Queiroz; sertão; nordeste

Léo 22/12/2023

Que culpa ter demorado tantos anos para conhecer a literatura de Rachel! Essa mulher é um ícone e sem sua força, seu posicionamento nordestino, suas ideias femininas e sua coragem em prosa, muito provavelmente o BR demoraria muito mais para entrar no mapa literário mundial com uma mulher à frente.
Agora sobre Maria Moura, ela é mulher sertaneja que conhece e sabe o que quer e até onde vai chegar, e isso basta para descrever metade do que vai acontecer nessa história de briga familiar por terra, posse e casamento.
O resto, o livro vale muito a pena e cada personagem é rico. Cada história é única, e os capítulos organizados por personagens me agradam muito.

Tamy 13/12/2023

Incrível!! ????
E aqui temos mais uma história que eu achei que não iria gostar, mas simplesmente amei! ????

Em uma narrativa super fluida, Raquel de Queiroz nos conta a respeito da vida de uma mulher que, podemos dizer, estava a frente do seu tempo, a tal da Maria Moura. Ela, após perder mãe e pai e se ver ameaçada de tomarem suas terras, toma uma atitude inusitada: larga tudo, forma um pequeno bando e sai pelo sertão na esperança de se firmar em novas terras e mostrar para todos quem é Maria Moura e do que ela é capaz.

Em meio às empreitadas de dona Moura, ainda conhecemos outros sujeitos que cruzam seu caminho e deixam essa história ainda melhor. Dona Moura é forte e determinada, mas não é de aço (como quer aparentar) e Raquel consegue retratar bem demais essa mulher forte e durona, que carrega muitos sentimentos consigo.

Esse livro entrou para a lista dos melhores lidos em 2023, uma história divertida, fluida e bem escrita que me prendeu demais, me senti assistindo a uma novela muito boa. Enfim, se você ainda não leu, fica a dica; e se você já leu, me conta o que achou... ??

Rafa Soares 26/11/2023

Algumas considerações
Simplesmente maravilhoso!
A escrita da Rachel é impecável! Você sente cada momento descrito, uma grande imersão.

Ju 21/11/2023

Melhor do que eu esperava.
Esse livro é um dos que eu tenho que agradecer fortemente a minha lealdade de não abandonar um livro.
Sendo muito sincera, antes de 50% dele é extremamente cansativo, os capítulos de Maria moura são insuportáveis de chato, acredito que eu só não larguei porque me apeguei muito as partes de Marialva e ao Beato Romano, e eu precisava muito saber qual iria ser o fim deles. Mas depois os personagens se encontram na história, tudo se encaixa e os capítulos ficam muito mais interessantes. Paguei muito minha língua com Maria moura, que sempre foi uma personagem forte e isso admirava muito, mas algo nos capítulos dela não me prendia, mas comecei a gostar muito quando ela construiu a casa forte, quando Duarte apareceu, até inclusive torcia por eles, mas ela se envolveu com cirino e sentiu uma paixão avassaladora capaz inclusive de derrubar a mulher forte que ela era. Moral da história, por mais forte que seja uma mulher, um homem errado pode tirar ela dos trilhos kkkkk
O final foi muito bom e acabei dizendo com gosto que amava todos os personagens: Duarte, marialva, Valentim, Maria moura e a rubina.
Foi o meu primeiro livro de Rachel de Queiroz, não queria começar com o quinze, que é o mais famoso, e fui me enfiando logo nesse de 500 páginas. Mas gostei muito da escrita, da forma que ela conduz os personagens, e como até os secundários tem um lugar no livro. Na expectativa de ler outros livros da autora.
anavitoria 23/11/2023minha estante
Beato Romano sempre será meu favorito!!

Ju 25/11/2023minha estante
o meu tb!!!! só dei chance ao livro porque dele.

Gab 19/01/2024minha estante
Li apenas 33% até agora e tbm to com preguiça dos capítulos da Maria Moura ??. To seguindo por Marialva e pelo Beato tbm

Ju 21/01/2024minha estante
kkkkkkk assim mesmo, mas juro que depois melhora

Alessandra 02/11/2023

Maria Moura marcou meu coração no mesmo instante em que escreveu o nome dela na sua primeira botija, guardando como herança pra gente, uma referência de personagem esperta e determinada.
Ansiosa pelas próximas leituras de Raquel

Tati.Lima 26/10/2023

Um livro simplesmente perfeito...
Depois de andar um bocaaaado enrolada, agora q vou escrever as resenhas da caralhada de livros q ando lendo...Vou te dizer, q Rachel de Queiroz tá virando uma queridinha pra mim...outro livro dela q leio, aliás o terceiro, e foi uma leitura incrivelmente dinâmica, cheia de correria, ação e emoção. Maria Moura, é definitivamente minha personagem favorita, junto com Diadorim de grande Sertão Veredas. Duas mulheres q não se curvaram aos homens q tentaram afrontá-las. Maria Moura é simplesmente fantástica. Q luta e defende as coisas q acredita, q vai até as últimas consequências por isso. Ele se veste como homem, pra impor respeito em um meio dominado por homens, mas ela não se passa por homem,não. E outro ponto interessante dos livros da Rachel, é q outros personagens fazem parte da trama, não se prende apenas ao desenvolvimento da história da protagonista. Eu fiquei sabendo e fui pesquisar, q existiu uma série com a Glória Pires, fazendo Maria Moura.Enfim, um livro emocionante q prende do início ao fim, e olha q é um livro enorme, mas a Maria Moura é uma personagem tão cheia de camadas e nuances, q de forma alguma a leitura se torna cansativa. Eu amei...?????????

Eduarda Franco 11/10/2023

Só um comentário
Esperava um final diferente mas em si o livro trás uma história bem interessante de uma mulher que não quis ser submissa a homem nenhum e foi em busca da sua fama.