Diário de Biloca

Diário de Biloca Edson Gabriel Garcia

Resenhas - Diário de Biloca

Rodrigo 09/02/2012

Tem tanto tempo que li esse livro que são poucas partes que lembro, mas eu nunca esqueci que esse foi o primeiro livro que me fez ficar pensando depois de terminar de lê-lo e ficar com aquele sentimento de perda que a gente tem quando acabamos de ler um livro que gostamos muito. Lembro que fiquei com muita raiva do final, mas depois compreendi que se não tivesse terminado daquele jeito não teria sido um ótimo livro. Não lembro como é a narrativa, mas acredito que seja bem infantil, porque quando li ele estava na 7ª série, mas mesmo assim recomendo a leitura deste e se algum dia eu vê-lo quero ler e lembrar a história e o tempo da minha infância.
Helen Gomes 04/11/2012minha estante
A tua descrição sobre o livro é exatamente como eu me sinto hoje sobre ele, foi uma perda pra mim ter terminado do ler ele, nossa eu me lembro como se eu tivesse perdido o chão! Também li na 7ª série! Saudades eternas, mesmo lembrando de poucas coisas!

Ka Santana | @brevidadeliteraria 27/11/2012minha estante
Este também foi o primeiro livro que li! ^^
Um livro que também recomendo, e que me lembro com mto carinho da história, o livro que me inspirou a continuar no mundo da leitura e nunca mais querer parar. Tenho o meu até hoje...

Selma 09/12/2012minha estante
Também foi meu primeiro livro, pelo menos que eu me lembre, eu li na 5ª série, e nunca mais me esqueci...

Helô 10/02/2013minha estante
Igual a min ;) foi o primeiro livro que eu lembro ter lido.

Julia 02/10/2014minha estante
Eu adore ler esse livro e muito engracado

Gabriel 05/12/2014minha estante
Nossa, seu comentário foi super bacana, lembro que esse foi o primeiro livro que me trouxe essa sensação bacana, e somente conseguir ter uma sensação legal assim com a leitura muito tempo depois quando li A cidade do Sol.

Nanda 23/03/2015minha estante
Também amo esse livro de paixão nunca me esqueço, por causa dele que me apaixonei pela leitura..

Iara.Azevedo 17/02/2020minha estante
Faz tanto tempo que li que tbm não lembro como termina mas lembro do Bia biloca nariz de pipoca! ?

Kel 26/05/2020minha estante
Ka me empresta kkkk

Rebeca Rihensa 28/07/2020minha estante
Passada que lembrei desse livro hoje depois de anos, acho que li na sétima serie também. Lembro que fiquei passada com o final, mas não lembro muito bem o que aconteceu com ela. Eu perdi o livro bem logo que acabei de ler, fiquei tão chateada pq tinha amado ler ele.

Cinthia G 31/10/2012

É sobre uma garota que obviamente pelo título registra tudo que ocorre na sua vida em um diário.

Ela tem 12 anos e é das pequenas coisas, bem familiares e tão presentes no mundo dos jovens, como a bronca e a ternura pela escola e pelos amigos, o momentâneo repúdio pela família, a sensualidade e a sexualidade à flor da pele, o desejo de roupa nova como quem quer mudar de personalidade, que se revelam os sentimentos maiores, até mesmo universais, como a obstinada busca de identidade, a necessidade de se descobrir e se ver aos olhos dos outros, a vontade de querer continuar sendo criança desejando demais se tornar quase uma mulher, ansiedade de ser livre sem nunca perder a comunidade de pessoas que habitam ou ainda vão habitar o seu mundo mais pessoal.

Ka Santana | @brevidadeliteraria 27/11/2012

O primeiro livro que eu li ^^
É até uma história engraçada a maneira como me deparei com esse livro, um belo dia minha mãe estava arrumando uma papelada que ela tinha guardada lá em casa, então encontrou livros que ela usou para estudo de provas na época de escola, e entre tantos ela escolheu me dar DIÁRIO DE BILOCA! ... No começo exitei, nunca havia pensado em ler, e nem tinha interesse em leituras, mas o fato do livro ser escrito em forma de um diário é curioso para qualquer adolescente, então mesmo relutante comecei á ler, o livro me encantou já nas primeiras paginas e ao chegar no final não esperava me surpreender tanto... Fiquei maravilhada com o mundo que a leitura poderia me mostrar, me oferecer, as oportunidades de sentir junto com os personagens, de viver as situações como se fosse com você que tudo aquilo estivesse acontecendo e fiquei maravilhada com a sensação de quão surpresa me trazia o ato de ler. Assim, depois de ler esse primeiro livro (que foi a marca da minha adolescência) eu nunca mais parei de ler, e pretendo não parar jamais! :D

Rose Gleize 27/01/2020

Lembranças.
Engraçado. Eu li um trecho do livro Diário de Biloca junto com a minha turma e professora no livro didático de Português, numa aula em minha 3ª série, 2004, para a realização de uma sequência de exercícios e interpretação de texto. E foi assim que eu fiquei sabendo da existência do livro. Fiquei com aquele título do livro em minha mente e achando um livro curioso, o que despertava em mim a curiosidade por lê-lo. Alguns anos e duas escolas depois, em 2010, da biblioteca da escola onde cursei o Ensino Médio, eu tive a oportunidade de ler Diário de Biloca. Peguei emprestado, li e achei o máximo! Foi um sonho realizado! :) ^.^

Danoninha 01/04/2022

Biloca Dondoca
Eu tinha este livro há muito tempo, peguei da biblioteca da minha antiga escola e acabei ficando.
?Diário de Biloca? conta sobre acontecimentos que, querendo ou não, combinam com os temas atuais da sociedade, como os pais passando dificuldades financeiras, a paixonite na "pré-adolescência", as mudanças no corpo, enfins...
Gostei muito, embora pra mim, ainda seja um pouco estranho ler algumas partes, já que eram crianças de 12/13 anos e o estilo de escrita não é muito minha "praia".

Priscila S G 18/04/2009

A gente vai passeando pelas estantes dos outros e encontra livros que leu há um tempão e nem lembrava... Este é um livro bem legal pra uma adolescente ler, a personagem é bem divertidinha.

Ana' 29/07/2010

Nem como mera distração!
Já faz algum tempo desde que ganhei esse livro do colégio. Porém Me recordo de como foi difícil aceita-lo. Busquei alguém suficientemente "tolo" para aceitar troca-lo comigo por algo menos "desagradável".

Olhei a capa, o título e pensei: Eu jamais vou ler 'isso". Mesmo assim depois de um tempo, acabei me rendendo a leitura e me distanciando do preconceito de imediato que eu tive em relação a ele. Não vou dizer que o livro e de todo ruim, mas me arrependo por não ter buscado algo melhor para me distrair na época Até para esse simples papel de distração, o livro peca se tornando algo bobo, artificial e cansativo, apesar da pouca quantidade de páginas. Enfim, evite-o! =]

Niko Costa 26/12/2010

Esse livro é bem criativo e legal de ler, embora o final seja meio vago, vale a pena ler !

Aline 20/04/2013

Quando eu li, eu tinha exatamente a mesma idade da Biloca.
Li diversas vezes.
Todas aquelas coisas de adolescente: garotos, primeiro beijo, não ir com a cara de alguém do colégio, querer se popular...
Eu lia, e vivia a mesma coisa, ao mesmo tempo. Mas ainda bem que o meu diário da época, ninguém leu.

Rose 24/09/2014

O primeiro livro que me lembro de ter lido, tinha 9 anos, e nunca esqueci aquela sensação maravilhosa de ter chegado de uma viagem relaxante que a gente sente quando termina um livro. me lembro que chorava muito e ria muito com protagonista da história. Vivi intensamente esse livro.

Ana SPV 20/07/2017

Biloca Dondoca não faz fofoca nem conta lorota
Amei. Li quando eu era criança. Agora com 20 anos de idade me perguntei pq eu gostei tanto desse livro, entao resolvir ler-lo de novo e continuo amando rs. Meu tesouro de criança. Indico..

Abel Luiz 22/10/2012

Chorei demais no último capítulo. Me identifiquei muito com ela e, como sou um "sonhador", doeu muito cair na realidade da vida. Achei muito íntimo, mas o final me tocou.

Marianna 26/09/2023

Um dos meus livros preferidos da pré adolescência, gosto muito desse livro! Tanto da história da personagem, que está passando pela pré adolescência, li e relembrei da Marianna com 13 anos, me lembrei também da minha irmã, já que era dela, e tem marcações dela pelo livro, também amo o estilo que o livro é escrito, realmente em forma de diário e com coisas neles, fotos, bilhetes, coisas aleatórias do dia a dia, meu xodó

Alessandra 03/10/2013

O Livro Diário De Biloca é um livro que fala sobre o dia a dia da adolescente ela conta tudo que acontece com ela.Esse livro ele er bem legal eu apoio que você le esse livro !