Factótum

Factótum Charles Bukowski

Resenhas - Factótum

Romulo 21/06/2022

Continuação cronológica do espetacular Misto Quente. Aqui Chinaski nos leva por caminhos tortuosos do início de sua carreira como escritor. Gostei da história!

Srta Nane 23/05/2022

O submundo que é, sei lá como, gostoso de viver
Na verdade, lógico que sei como duras realidades podem parecer atraentes: Bukowski era um bom escritor. Fazia isso com maestria digna de um porre em happy hour na conta dos amigos.

Foi fácil, louco e gostoso imergir nessas águas sujas do universo Bukowskiano.

Luh 17/05/2022

Bukowski sendo Bukowski
Nesse livro Chinaski já está adulto e conta suas desventuras em cada subemprego, e também sua vida de bebida ruim e mulheres.

Mel Mel 06/04/2022

Faz-tudo
Um dos pontos da escrita de Bukowski que mais me chama atenção é a forma como ele consegue ser direto e simples, mas sem perder a graça e nem cedendo a monotonicidade.
Pois bem, em Factotum não foi diferente. Por mais que comparado ao seus demais livros, esse seja um de seus menores, este mesmo não necessita de grande quantidade de páginas, visto que sua premissa é relativamente simples, um faz-tudo alcoólatra vivendo o final da segunda guerra no ocidente.
Ademais, percebe-se uma uma sutil diferença na escrita do autor, diferença que não atrapalha no entendimento do livro, mas que revela uma certa amadoria na sua escrita, porém, certamente essa inexperiência pode ser anulada, visto que, além de ser o segundo livro em ordem cronológica, também foi o segundo livro publicado do autor.
Dado o exposto, e agora levando minha opinião pessoal, concluo que este seja um ótimo livro. Minha experiência com as obras de Bukowski, entretanto, são breves e vagas, mas creio que ainda assim posso ter (e tenho) uma boa opinião formada sobre.

mairesse 13/02/2022

Factótum
Eu sempre gosto dos livros do Bukowski, e com esse não foi diferente, mas esperava mais. Na minha opinião, não é tão bom assim

Jujuba 28/01/2022

Lema de vida "podia ser pior"
Neste segundo romance de Bukowski acompanhamos Chinaski vivendo da maneira mais precária e grotesca, mas sempre obviamente com uma garrafa na mão, nos fazendo rir das situações constrangedoras em que se encontra muitas das vezes. Vemos também o início de sua vida de escritor e das dificuldades que um iniciante passa.
No dicionário factotum significa um indivíduo cuja função é ocupar-se de todos os afazeres de outrem. O que vemos durante o livro inteiro, quando Henry entra e sai de um serviço a todo momento, tendo trabalhos dos mais variados.

José 31/12/2021

A incapacidade de Hank
Como mais um dos romances de Bukowski, o segundo em relação à cronologia da vida do personagem, não deixa à desejar, sempre expressando, de forma bem americana, a sujeira e degradação presentes na sociedade.

Thaynan.Oliveira 27/11/2021

Nesse livro a história do personagem Henry Chinaski é toda conturbada, e cheia de situações complicadas, que algumas até fazem você rir de tão constrangedoras.
O título do livro que ao meu conhecimento tem o significado de algo como auxiliar, ou a pessoa que trabalha para alguém, um empregado, que dá ênfase a jornada do personagem na busca de um emprego e no início de suas atividades como escritor, Chinaski cria uma linha de raciocínio bem no limite sobre o que é ter uma vida boa, dinheiro e um ótimo emprego e se realmente vale a pena ter tudo isso sem o amor, a empatia ou algo parecido, tudo isso expressado da forma dele, cheio de ironia, melancolia, com um toque sutil e grotesco ao mesmo tempo, contando também com as partes eróticas e sexuais, bebidas e cigarros, que sempre fazem parte de suas histórias.
Factótum não é tão bom quanto outros livros que já li do velho safado, mais também não é ruim ao ponto de largar.

Paula1735 19/11/2021

O faz tudo
Depois de "Misto Quente", fiquei curiosa demais pela história de Henry Chinaski. Vê-lo crescer e amadurecer aos trancos e barrancos me fez criar um respeito imenso por esse personagem tão profundo.
Factótum é uma palavra do latim designada a quem faz de tudo. O enredo é exatamente esse: Henry Chinaski passa de emprego a emprego em brevíssimos intervalos de tempo, sobrevivendo da forma como pode. Ele começa a se desenvolver como escritor, embora ainda sem sucesso.
Vamos para o próximo: cartas na rua.

Marcela461 09/11/2021

Mais um livro do Bukowski falando do sofrimento dele na vida hahahaha não é meu livro favorito dele, mas ainda assim é bom. A leitura fluiu menos que nos outros livros dele mas ainda assim foi rápida. Achei um pouco repetitivo em algumas partes, mas outras me marcaram bastante. Enfim, bukowski é isso né, ou vc gosta ou vc não gosta. Não tem meio termo.

Sa | @umadose.de.literatura 06/11/2021

Escrita crua e história de embrulhar o estômago
Aqui o Bukowski vai desmistificar a visão que temos sobre os artistas, essa romantização de suas batalhas e de sempre serem vistos como pessoas sensíveis, boas, que criam o belo... Essa história vai trazer um artista que não é nada disso, Henry Chinasky é uma pessoa odiosa, miserável, totalmente entregue aos vícios e que se afunda cada vez mais na sujeira que ele mesmo procura viver. A leitura dessa obra me chocou, me enojou, mas também rompeu uma bolha que havia aobmeu redor, me fazendo pensar de forma diferente e refletir sobre essa romantização dos artistas e do famoso "sonho americano".

ings 29/10/2021

hm
esse livro mostra o sofrimento que realmente henry passou mas eu senti falta de um toque bukowski sabe? aquele que mesmo na merda tem um toque poeta. um livro rápido e pequeno mas é um dos que eu menos gostei dele.

Thai 10/10/2021

por isso que você é assim meio louco, não teve amor
gosto muito do Henry Chinaski e das histórias dele, mas acho que Factotum foi a minha menos preferida. apesar do livro ser rápido e fluido com capítulos minúsculos, senti falta de um toque reflexivo do Bukowski. não sei explicar hahaha.
mas ainda assim, um bom livro