Factótum Charles Bukowski

Resenhas - Factótum

Bookster Pedro Pacifico 25/08/2023

Factótum, de Charles Bukowski
Bukowski é conhecido por suas prosa polêmica e não é a toa que recebe o apelido de “velho safado”. Em seus romances, o leitor se deparar com personagens homens, machistas e mulherengos. Henry Chinaski é a sua principal criação e está presente em cinco de suas obras, incluindo Factótum. Nunca tinha lido nada do escritor norte-americano até agora.

Chinaski é um típico anti-herói. O personagem é um escritor que vive bebendo, em busca de mulheres e trocando de empregos - porque não para em nenhum. Em Factótum, o protagonista acaba de ser dispensado para combater na Segunda Guerra Mundial e, sem rumo, inicia uma perambulação sem muito propósito ou afeto a sua volta.

Chinaski não consegue atingir o sucesso no seu ofício com autor e, por isso, recorre as mais diversas funções para conseguir sobreviver (o que ele faz bem mal, diga-se de passagem). A displicência do personagem com suas mínimas responsabilidades e compromissos chegou até a me incomodar. É o extremo de quem não quer nada com a vida, a não ser beber e se relacionar com mulheres, sem se preocupar com o dia de amanhã.

A leitura é bem fácil e rápida, mas em alguns momentos senti que o enredo ficava um pouco repetitivo. Era Chinaski mudando de um trabalho para outro, de um quarto sujo para outro. É provável que essa tenha sido uma reação proposital que o autor queria causar no leitor!

A nova edição da @harpercollinsbrasil se destaca pela tradução, feita por Emanuela Siqueira, uma tradutora feminista (sim, isso mesmo), que contextualiza e traz um olhar crítico sobre as problemáticas existentes na obra de Bukowski, sem, no entanto, modificar o conteúdo. É a possibilidade de lermos autores e textos mais polêmicos, que refletem um pensamento de uma época, sem deixar de lado uma leitura atenta e consciente.

Nota 8,5/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram!

site: https://www.instagram.com/p/CwV-U2Nsx2f/
lari 25/08/2023minha estante
oiii bem, pode curtir minha última resenha por favor? obrigadinha ??

ThAmis.Pinheiro 10/09/2023minha estante
Eu li dele Misto Quente

Marlonbsan 27/09/2022

Factótum
Após ser considerado inapto para o serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial, Henry Chinaski, sem emprego fixo, viaja o país fazendo bicos enquanto tenta começar escrever seus contos.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos o que acontece com Chinaski, a linguagem é simples e fluída.

Os livros de Bukowski tem características próprias, acontecimentos que beiram ao absurdo e situações que mesclam a tragédia com humor. A situação do personagem em sua busca por emprego é angustiante, principalmente por suas atitudes quando consegue um e tudo o que ele faz para perdê-lo em seguida.

Há outras fases em que o foco acaba sendo no relacionamento do personagem com outras pessoas que são iguais a ele, e tem um festival de atitudes questionáveis e situações cômicas que os envolvem.

Mas ao mesmo tempo, a busca constante por emprego, quebra um pouco a interligação entre os acontecimentos, assim como não há uma conexão tão bem definida e nem sempre há desfechos bem explicados sobre o que aconteceu ou como aconteceu, apenas mostrando que ele era inapto aos outros serviços que não fossem a escrita.

Por fim, como sempre digo sobre os livros do Bukowski, não é uma leitura para todas as pessoas, a forma como ele aborda vários temas, pode ofender.

@marlonbsan

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Factótum, de Charles Bukowski
“– A Bíblia diz: “Amai ao próximo”.
– Isso poderia significar algo como “deixe-o em paz”.
“Como, diabos, pode um homem gostar de ser acordado às 6h30 da manhã por um despertador, sair da cama, vestir-se, alimentar-se à força, cagar, mijar, escovar os dentes e os cabelos, enfrentar o tráfego para chegar a um lugar onde essencialmente o que fará é encher de dinheiro os bolsos de outro sujeito e ainda por cima ser obrigado a mostrar gratidão por receber essa oportunidade?”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2013/12/factotum-charles-bukowski.html

Gu 25/08/2009

Cru, direto, seco, pervertido, mas viciante...

silas. 15/12/2011minha estante
"...E viciante...".

Sarah 24/05/2020minha estante
Uma narrativa simples mas complexa. Um ciclo de sexo, bebidas e subempregos
De alguma maneira, a leitura nos prende, mesmo sabendo a toda o livro é apenas uma história q é repetida

Andre.28 16/12/2020

@_osmoseliteraria (perfil literário)
Pra não flopar o meu perfil literário deixei a resenha do livro no link abaixo

www.instagram.com/p/CI3WuKEjL89/?igshid=10wmi06w75nvr

Origem: EUA
Páginas: 176

Ficção / Romance

Sobre o que achei:

Factótum narra a história de Henry Chinaski, um alter ego de Bukowski, em sua busca por emprego e significado na sociedade. A narrativa é repleta de humor ácido ? e observações perspicazes sobre a natureza humana e a alienação no mundo do trabalho.

Chinaski passa por uma série de empregos monótonos e desgastantes, enfrentando a dura realidade da vida cotidiana.

Este livro continua a ser uma poderosa representação da visão única de Bukowski sobre a vida, o trabalho e a busca por significado em um mundo implacável.

Vcs precisam ler este livro!
E vcs já leram?

Jujuba 28/01/2022

Lema de vida "podia ser pior"
Neste segundo romance de Bukowski acompanhamos Chinaski vivendo da maneira mais precária e grotesca, mas sempre obviamente com uma garrafa na mão, nos fazendo rir das situações constrangedoras em que se encontra muitas das vezes. Vemos também o início de sua vida de escritor e das dificuldades que um iniciante passa.
No dicionário factotum significa um indivíduo cuja função é ocupar-se de todos os afazeres de outrem. O que vemos durante o livro inteiro, quando Henry entra e sai de um serviço a todo momento, tendo trabalhos dos mais variados.

Amy 22/09/2021

"Mas passar fome, infelizmente, não melhora a arte. Apenas a obstrui." Segundo romance do Bukowski.

_let1c1a_ 14/02/2023

Após ser considerado inapto para o serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial Henry Chinaski, sem emprego e sem perspectiva, cruza o país vivendo em subempregos, fazendo de tudo um pouco, daí o nome do livro.
Achei o livro uma leitura fácil, fluida, escrita em primeira pessoa. O que me incomodou foi a falta de ligação entres as histórias narradas. Considerei o personagem misógino, o que me causou incômodo.
É um romance diferente dos que estou acostumada a ler, no mais, valeu a leitura, indicaria para quem quer algo diferente dos padrões românticos.

*Minha primeiro resenha de livros ?

Sammy 25/04/2021

Faz tudo
Com certeza esse livro não é melhor que Misto-Quente, mas ele explora um aspecto bem degenerado da vida do Henry.
Em resumo é álcool, ressacas, sexo e demissões.

"Francamente, eu estava horrorizado diante da vida, o que um homem precisava fazer para comer, dormir, manter-se vestido.
E esse trecho resumi bem o que o Henry achava dessa vida.

Cinara... 13/03/2020

"Como, diabos, pode um homem gostar de ser acordado às 6h30 da manhã por um despertador, sair da cama, vestir-se, alimentar-se à força, cagar, mijar, escovar os dentes e os cabelos, enfrentar o tráfego para chegar a um lugar onde essencialmente o que fará é encher de dinheiro os bolsos de outro sujeito e ainda por cima ser obrigado a mostrar gratidão por receber essa oportunidade?"

Só li verdades ;)
Leo Moura 13/03/2020minha estante
Só pelo trecho já fiquei com vontade de ler :)

Cinara... 13/03/2020minha estante
Instiga né hahah

Ricardo 21/09/2012

O inferno real que é o mundo de qualquer um que tenha um emprego!Inferno que Chinaski conheceu bem, já que aqui mostra que teve o desprazer de passar por vários empregos ruins e mal pagos.Se você trabalha em algo que odeia, leia este livro e regojize-se.

lorenacamp0s 03/07/2012

O velho safado
quanto mais leio Bukowski, mais eu gosto.

Rafael.J 12/08/2020

Bukowski segue ácido
Comecei a ler Bukowski por "Misto-Quente" e não poderia ter começado melhor. Acredito que ler suas outras obras sem antes conhecê-la pode acarretar em diversos problema para a compreensão da natureza de seu alter ego, Henry Chinaski. No entanto, falemos de "Factótum", já que essa resenha é sobre ele. Chinaski segue desalentado, desesperançoso e sendo arrastado pela vida por cidades, bares e empregos ruins. O livro não tem a mesma força de seu antecessor cronológico mas prende pela simplicidade da escrita e pelas afiadas reflexões do protagonista.

Algumas passagens e cenas trouxeram-me um incômodo gigantesco, podendo e devendo ser problematizadas. É essencial adotar um olhar crítico para não normatizar ou romantizar o comportamento problemático de boa parte dos personagens.

No final das contas, "Factótum" é uma leitura rápida, fluída e que entretém. Dificilmente vai agradar quem já não gosta do autor e até seus apreciadores podem e devem questionar seus trechos mais controversos, afinal de contas, Bukowski nunca foi uma unanimidade.