Numa Fria

Numa Fria Charles Bukowski

Resenhas - Numa Fria

Tatyanne.Bernardes 03/05/2010

É sim um livro onde se aborda temas como sexo, álcool, infidelidade, morte, e tantos outros temas considerados como tabus pela sociedade, e sim, o livro é pesado....mas a questão é que para se ler Bukowski é preciso fazer uma análise mais profunda pois em cada história há algo a se aprender.
Ivan Picchi 10/04/2013minha estante
Bukowski é uma cara triste ;/

Sarah587 28/05/2021

Pior livro que já li.
Só pontos negativos para esse livro. A única coisa "boa" é a escrita que não é tão ruim mas não foi tão fluido de ler. A meia estrela é exatamente pela escrita e por um conto que gostei bastante até. (Você beijou Lilly).
O restante do livro é horrível, podre, nojento e desprezível de ler. Bukowiski nasceu numa época totalmente diferente da minha, onde coisas que ele descreve eram consideradas normais, e eu sabia que a escrita dele não era leve. Mas isso não significa que eu consiga suportar ler oque ele escreve. Naturaliza estupro de uma maneira absurda, assédio, violência e até mesmo incesto. Todas as mulheres do livro dele, ele descreve como se fosse a mesma, são todas muito parecidas e superficiais. Mulheres bêbadas, querendo ter relações com qualquer homem que vê pela frente e loucas. Não tenho muito mais o que falar, além de dizer que não recomendo NINGUÉM a ler este livro.

gabriel 21/04/2021

Sensacional!

A experiência de ler o Charles Bukowski é uma coisa difícil de pôr em palavras. Nunca li alguma coisa parecida com isso. É simplesmente genial e mexe com os seus sentidos.

Cada conto é um pequeno mergulho no universo decadente, da vida cultural dos Estados Unidos, mais especificamente o submundo dos escritores, ali por entre as décadas de 1970 e 1980. É uma mistura de decadência e exclusão social, com algo de riqueza como contraste. Porém a crítica social é jamais panfletária ou discursiva (ou seja, não é chata), ela descreve e relata pequenas cenas do cotidiano. E é tudo maravilhoso, bizarro, sujo, triste...

A primeira vez que li o Bukowski foi há alguns anos, e confesso que a primeira vez tinha detestado, não tinha entendido qual era a graça nestes contos (aparentemente) sem sentido. Mas agora parece que tudo fez sentido pra mim, e eu tenho gostado bastante. Parece que você tá vendo um filme lado B, no melhor sentido que isso possa ter. É uma literatura muito boa.

Por trás da simplicidade dos contos, existe uma sensibilidade muito grande, nenhuma frase é colocada a toa, e os contos são surpreendentes e muito dinâmicos. No final, nada parece ter sentido, o tom é melancólico, ao mesmo tempo algo de glorioso, então são contos com uma força poética muito grande. Alguns chegam quase a ser contos eróticos, com descrições, ainda que breves, bem detalhadas dos atos sexuais.

Violência, sexo, pobreza, sujeira, desespero, mas tudo envelopado por uma atitude deliciosamente conformista, de quem já desistiu da vida. Mesmo assim, por trás de tudo, existe uma grande beleza.

Bukowski era um mestre, cada conto parece não terminar, a gente termina as páginas e parece que os personagens continuam existindo ali, e que a gente está vivendo ainda neste mundo deles. Não sei como ele conseguia atingir este efeito, mas ele é presente em todos os contos. Os contos continuam no "nada", eles não tem fim, os personagens parecem que continuam respirando. São contos bizarros e as histórias, improváveis, mas com um realismo muito cruel.

Recomendo fortemente este livro, o único problema é que a edição da L&PM é horrorosa, uma edição de bolso bem mequetrefe, sendo que a americana é toda bonitona e com uma capa legal. O título também é equivocado, o original "Hot Water Music" é bem melhor. A tradução também parece questionável, às vezes soa americanizada demais (como se fosse um filme "mal dublado"), o que acaba na verdade por dar um efeito cômico involuntário (que, na verdade, se torna bem agradável).

Não acho que seja uma literatura para todo mundo, eu mesmo odiei a primeira vez que eu li, mas entendendo a proposta e se acostumando com ela, vemos que se trata de contos muito bons e com uma clima único que nenhum outro autor tem.

Contos pequenos, absurdos, loucos, sem lição de moral, que não tem fim, com muita violência, sexo e desesperança. Simplesmente sensacionais.

Emanuel Xampy Fontinhas 11/07/2021

Nunca tinha lido nada dele, então fui movido pela curiosidade. Sentimentos mistos em relação a este livro... Entendo o apelo que o autor tem, depois da leitura. O tipo de escrita, contos curtos, cortados a seco, com temas bastante duros e até um tanto chocantes realmente fascinam, mas não sei se, hoje em dia, me conquistam tanto. Acho que se tivesse lido mais cedo teria curtido e me identificado melhor. Gostei de fato somente do conto intitulado "O pássaro em ascenção", pois é o único que apresenta uma personagem feminina de fato interessante.
Thais645 11/07/2021minha estante
Já tentei ler inúmeras vezes Bukowski, mas não vai. Sei lá, não consigo me conectar à literatura dele.

Emanuel Xampy Fontinhas 11/07/2021minha estante
Eu achei as personagens femininas dele bem problemáticas. Não é um autor que lerei muito frequentemente mesmo.

Thais645 11/07/2021minha estante
A maior parte das críticas em relação a ele era de que era um bufão, berrerrão e boêmio. Mas qtos autores (que damos créditos e validamos) que conhecemos não foram/são assim, né? O que importa é a obra. Mas sei lá, não crio vínculos emotivos com as obras dele. Quem sabe um dia.

jajael 22/05/2010

Impactante
Eu nunca tinha lido Bukowski antes e esse livro foi bastante impactante pra mim.

Antes de tudo, me despertou o interesse pq o nome desse livro originou uma das minhas bandas preferidas (Hot Water Music). Entao me senti "obrigado" a ler! hehe

Nao fazia a minima ideia de quem era e nem de seu estilo, mas lendo os contos entendi e achei muito foda. Doidera total com muitos detalhes grotescos e nojentos, porem extremamente realistas, o que, na minha opiniao, ratifica a qualidade da escrita.

Mar 05/07/2021

Melancólico
É um livro de ser lido. Não por causa de linguagem rebuscada, mas pelo conteúdo doloroso q ele escreve.

Ele escreve a realidade como uma prostituta moribunda. Crua, nua e fria.

Adilson22 25/05/2020

Um dos melhores livros de contos do grande Mestre Bukowski. Recomendo.

Paulo 10/04/2010

É uma fria
Alguns contos superficiais, até divertidos, nada que realmente faça diferença na nossa cabeça - por isso, interrompi a leitura sem maiores preocupações.

OshoTemRazao 01/03/2023

Doses de Loucura
Numa Fria reúne contos e crônicas, mesmo assim, consegue ser tão bom como os romances de Bukowski, aqui você vai se deparar com histórias de traição, marginalidade, alcoolismo e até mesmo histórias do próprio alterego do velho, Henry Chinaski. Aqui também é detalhado acontecimentos que não foram bem desenvolvidos nos romances, como a morte do pai de Bukowski. Com certeza o conto mais interessante é "Cerveja no Bar da Esquina", no qual o personagem é ostracizado por todas as pessoas do bar justamente por não se comover por uma notícia trágica que passava no telejornal, sendo uma referência ao caso Meursault de Albert Camus em O Estrangeiro. Por último, acho importante que o leitor já conheça o ponto de vista e as obras do autor antes de ler este livro, às vezes a realidade nua e crua pode horrorizar leitores mais sensíveis, idealistas, ou que não se identificam com a vida dos infernos suburbanos. Assim, ler este livro é como tomar um whisky, porém, ao invés de doses de álcool, seriam doses de loucura.

Jorge Paes 06/04/2012

Diálogos memoráveis
Nesta coletânea de contos é possível observar a genialidade de Bukowski. Pra quem já conhece a história de vida do autor e seus infinitos problemas de vida, seus livros são muito mais do que palavrões e diálogos sujos. A cada capítulo de suas obras, e especialmente neste livro, você mantém contato com a expressividade do velho Hank (apelido do autor). Sugiro que, se você quiser ler sobre Charles Bukowski terá que primeiramente mergulhar na história de vida dele, pra depois, só depois ler seus livros, contos e poemas. Aí sim, tudo fará um grande sentido.

Raiane197 10/04/2023

Esse foi, definitivamente, o livro que eu menos gostei do Bukowski, apesar de ter alguns contos maravilhosos, em sua maioria são iguais aos demais. Enfim, eu adoro a forma confortável e descarada na qual o autor descreve qualquer tipo de coisa, aqui não é diferente, mas a maioria dos textos não me passou o sentimento que os outros livros passaram.

Eduarda Valéria 21/06/2022

tantos livros do bukowski depois, acaba se tornando um pouco repetitivo, mas sigo lendo por ter uma memória afetiva muito forte.

Helena 31/05/2023

Mais um Bukowski para a lista
Esse livro é uma coletânea de alguns de seus contos, todos são bons e geralmente curtos (apenas alguns têm 10 páginas).
Gosto de como Bukowski retrata o mundo, de uma forma grotesca e cruel, como se tudo fosse errado e/ou indiferente a ele. O autor cria, na maioria das vezes, personagens alcoólatras, sexistas e depressivos, ele mostra a realidade de muitos da pior forma possível. É um estilo único que eu acho que poucos teriam coragem de escrever sobre (ainda mais dessa forma explícita que ele traz), e ainda pensar que ele tirava várias ideias para suas histórias da sua vida torna tudo mais nojento, eu acho.
Eu recomendo essa leitura para pessoas que estão mais ??familiarizadas?? com o estilo do autor. Um bom livro para começar dele é ?Misto-Quente?.
Tiago 01/06/2023minha estante
????