Enterrem Meu Coração na Curva do Rio

Resenhas - Enterrem Meu Coração na Curva do Rio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

sjmarcel 29/08/2010

Esplêndido, inenarrável
O livro tem uma abordagem mais histórica dos fatos. Para quem gosta de saber sobre a história dos índios norte-americanos é uma obra excelente, mas para quem tem maior interesse na cultura e sua liturgia, é um pouco decepcionante. Mas repito, a título de pesquisa histórica, é excepcional. Infelizmente é um livro sem final feliz, justamente pelo fato de tudo o que os peles-vermelhas passaram no decorrer da colonização do homem branco.

Montim 07/08/2020

Triste e revoltante
É um livro triste, revoltante, que trata do massacre dos Índios norte americanos, é uma leitura difícil.

Ras 05/06/2021

Um misto de tristeza profunda e angústia
Enfim, o fim de uma leitura dolorosa, talvez mesmo a mais dolorosa de todas desde que adquiri o hábito de ler.

A cada página meu coração foi se despedaçando em milhões de pedacinhos.
Este livro de certa forma nos serve de alerta sobre como lidamos com culturas diferentes.

Sídnei 05/09/2023

Um clássico!
Um dos melhores livros que já tive a oportunidade de ler, sem dúvidas. Retrata a situação dos nativos americanos em meio às invasões de suas terras tanto por aventureiros como pelo próprio governo americano.

Lucas.Augustinho 31/12/2021

Já comecei e parei esse livro umas 3 vezes, mas desse vez fiz diferente e li por completo. É um ótimo livro e também um livro muito triste. O sofrimento que os indígenas passaram, sua dizimação e a sua clausura é comovente demais. O relato de um grande povo que foi reduzido a nada pela ganância.
Julia Agnes | @pontoparagrafoo 02/01/2022minha estante
Super afim de ler esse livro

Nandara.Secco 04/02/2023

A história não contada
Que leitura necessária! Para todos que querem conhecer um pouco mais da história dos nativos norte-americanos e da chamada "conquista" do oeste pelos brancos.

Mas que leitura pesada... É impossível ler e não se indignar, refletir sobre as narrativas que sempre chegaram até nós - enganosas e deturpadas sobre os indígenas - e pensar em nosso próprio povo, nas violências, roubos, enfim... genocídio que sofreu.

Como nos afirma na introdução do autor, Dee Brown, "E se os leitores deste livro alguma vez puderem ver a pobreza, a desesperança e a miséria de uma reserva índia moderna, acharão possível compreender realmente as razões disso".

De fato, passamos a entender tudo. Neste momento, que o nosso próprio povo sofre, sinto falta de uma livro desta magnitude, com tantos dados e fatos históricos, com o olhar dos povos originários brasileiros.

Leonardo.Fernandes 24/06/2021

O sonho americano
Impressionante pensar que os estados unidos pós guerra civil, anti-escravatura, “exemplo” de democracia moderna, começa sua história assim; covarde, mesquinha, mentirosa, assassina, repugnante, genocida, ignóbil, desonrosa.

Livro pesado, prefiro até não recomendar porque a leitura é uma bad atrás da outra.
Exemplo de que, às vezes, a ignorância é uma benção

Julio.Araujo 17/04/2016

Uma historia emocionante sobre os povos indígenas americanos
Este livro chama a atenção sobre uma parte obscura da sociedade americana, a qual, em um período da historia massacraram os povos indígenas da América do norte. Uma historia real e fascinante, pois após esta leitura você vai entender como algumas tribos americanas foram exterminadas da face da terra. Também com esta leitura você vai conhecer os grandes lideres indígenas da época e suas trajetórias de vida. Uma ótima leitura para quem quer conhecer um pouco da história dos povos indígenas.

Mariana 12/05/2020

Um livro extremamente agoniante.
Os relatos e a forma de narração do autor são muito bem feitos, de forma minuciosa, apresenta várias falas de índios e brancos presentes nas ações e conta, com uma riqueza de detalhes, todos os acontecimentos durante, antes e após cada batalha ou confronto.
A sensação que sobre, porém, é apenar esta: agonia, desconforto, raiva, desespero. Vemos, capítulo a capítulo um povo grande, nobre e orgulhoso ter que ceder cada vez mais a força e ignorância do homem branco, que quebra tratados e juramentos a bel prazer, sempre com uma justificativa nojenta de nação soberana, prontos pra justificar os milhões de mortos inocentemente, a destruição de vários povos, suas terras, a natureza e suas culturas.
Enfim, revoltante. Muito revoltante. E bem escrito. Uma leitura ótima, não teria como causar outro tipo de sentimento mesmo.

Paulo 02/01/2022

A agonia de de uma raça
Angustiante, comovente, mas ao mesmo tempo com grandes ensinamentos.

"Enterrem meu coração na curva do rio" relata a história do genocídio dos indígenas da América do Norte, baseado em registros oficiais, autobiografias e depoimentos.
Rompimentos de acordos, massacres, assassinatos, batalhas e a quase extinção dos indígenas, são descritos do ponto de vista de grandes chefes e guerreiros.
É muito triste imaginar como a ganância do homem branco foi/é capaz de tudo para explorar as riquezas da terra. Forçar indígenas a viverem em terras com escassez de recursos, destinados a morrerem de fome e frio, sendo tratados como o pior dos animais... Pensar que essas povos queriam somente viver na terra onde nasceram, em harmonia com a natureza...
O massacre de Sand Creek, onde mulheres e crianças foram mutiladas e tiveram suas genitálias decorando o uniforme de soldados do exército norte americano.
O massacre de Wounded knee, onde quase 300 dos 350 homens, mulheres e crianças foram mortos sem piedade!

Nunca mais assitirei a um filme sobre a invasão do oeste americano (sempre contados do ponto de vista do homem branco) sem me lembrar de todos esses acontecimentos.
____________________________

Ainda hoje assistimos isso aqui no Brasil!
Exploração de reservas indígenas, demarcação de terras que beneficiam somente quem destrói a natureza, garimpo ilegal, assassinato de líderes indígenas...
____________________________

"E se os leitores deste livro alguma vez puderem ver a pobreza, a desesperança e a miséria de uma reserva indígena moderna, acharão possível compreender realmente as razões disso."
-------------------

02/01/2022

Silvia 27/09/2012

História da colonização norte americana vista sob a ótica dos verdadeiros donos da terra, os índios. O livro conta o massacre de uma cultura, versão nunca contada nos livros didáticos de história.

Zuca 22/04/2009

Comovente. A ganância do branco pela posse da terra.

Denise 30/03/2020

Leitura obrigatória!!!
O que falar desse livro? É um livro que acho de leitura obrigatório a todos os seres humanos.De forma muito fluida e com um olhar bem perspicaz e fidedigno, o livro abordara a história da formação dos Estados Unidos da America;baseado em anos de pesquisa pelo autor,o livro mostrara,contara e dará vozes aos povos nativos daquela região.(tudo baseado em fatos e relatos verídicos).É um livro onde presenciamos o pior do ser humano,e em alguns momentos,o melhor também; a formação de ideias absurdas (muitas vezes defendidas ate hoje) e de politicas de expansionismo e colonialismo.É de fato um livro que continua sendo tão recente que nos faz pensar nas politicas publicas (que não existem) para com esses grupos que ,literalmente sobraram,não só na América do norte,como aqui mesmo no Brasil,e nos perguntarmos ate quando vamos deixar e esperar para defender,salvar,e entender a história e a vida desses grupos ancestrais que, ao que me parece só querem uma coisa,continuar vivos.Super recomendo, Leiam!!!

Kah 12/04/2020

Pesado
É perturbador ser confrontada com as atrocidades de que somos capazes, enquanto seres humanos. Sim, somos, pois cada massacre descrito nessa obra foi executado por indivíduos que julgavam estar tomando decisões corretas sob o seu ponto de vista.
A riqueza de detalhes torna a leitura um pouco cansativa em alguns momentos, mas é essa mesma característica que torna a obra indispensável. A narrativa é densa e impactante. Totalmente recomendado para nos tirar da nossa bolha por alguns momentos e explicar de forma clara o processo histórico que constrói os privilégios dentro da sociedade.

Mila Gomes 11/05/2020

Uma nova visão sobre os nativos norte americanos
Este foi um dos livros que eu mais demorei pra ler. Não por ser chato, mas pq trazem histórias que? sinceramente me fez chorar.
Imagine você estar no seu lar e de repente vir um monte de gente estranha e tomar sua casa e ainda te tirar a vida. Foi isso que aconteceu com os indígenas norte-americanos, que não foi diferente na história dos índios brasileiros.
Confesso que muitas vezes, durante a leitura, senti vergonha de ser branca. Mas ao mesmo tempo eu podia sentir a vontade de viver, de ser livre que aqueles indígenas sentiram, não sei é por eu ter descendência indígena também? Só Deus sabe.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6