O Espírito do Mal

O Espírito do Mal William Peter Blatty

Resenhas - O Espírito do Mal

Ellen 02/10/2023

Achei uma boa história, mas por muitas vezes os monólogos que o detetive protagonista fazia me deixaram cansada, além de fazê-lo parecer bem inconveniente. Pode ser que isso se deva a eu não te me conectado muito com ele ou o drama nas situações, mas para mim tirava bastante o peso do horror sobrenatural.
Fora isso, creio que o suspense foi construído razoavelmente bem, mas acho que ele tenta segurar por muito tempo coisas que são "fáceis" de captar, o que dá a sensação da história não acreditar no potencial imaginativo do leitor

Edson 05/10/2022

EM UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO, NEM TODOS OS LOUCOS SÃO OS PACIENTES
Super valeu a pena a releitura desse clássico do William Peter Blatty. O livro não tem absolutamente nenhuma relação com outro super clássico do autor chamado O EXORCISTA! Na história tem alguns elementos do horror? tem sim! Acho que pra não sair muito do que realmente é o forte desse autor.
Personagens incríveis e muito bem construídos. Sobretudo o detetive Kinderman! Não tem como não torcer por ele, ou não simpatizar com o cara! Irônico, sarcástico e muito inteligente. Virei fã!
O final me deixou meio que me perguntando: como assim?! Na verdade, esperando uma conclusão que na verdade não veio! Ainda assim, isso não tira o brilho da leitura que é emocionante e, em alguns momentos, apavorante também.
Os assassinatos que acontecem na história são terríveis! Coisa pra embrulhar o estômago até do leitor mais insensível. Isso o autor trouxe do Exorcista, sem dúvida. Além de enriquecer a história e fazer gelar o sangue do leitor menos avisado.
Por fim, vale a pena sim dá uma conferida porque, é um livro que vai te prender até a última página, nisso você pode acreditar!!
RECOMENDADÍSSIMO!

Braguinha 11/02/2021

Bom livro de suspense.
Bom livro de suspense.
vicki4you 26/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Clio0 15/01/2021

Nem todos os livros envelhecem bem, e esse é o caso de O Espírito do Mal.

A história é uma mescla de terror religioso com investigação, girando em torno do personagem principal Kinderman - um detetive que passa a maior tempo filosofando sobre o Bem e o Mal e as novas descobertas científicas.

O problema é que o livro data da década de 80, então as coisas que apavoram ou fascinam Kinderman já são consideradas normais ou ultrapassadas hoje em dia. O que é uma minuciosa exploração dos pensamentos do personagem se transforma em algo tedioso e até ingênuo.

Nem todos os livros precisam de sequência. O Espírito do Mal, às vezes traduzido como Legião, também é um tipo de continuação de O Exorcista.

Vale lembrar que na época em que foi escrito, esse recurso não só era restrito a um nicho literário, como muitos autores se recusavam terminantemente a admiti-lo. - Como Stephen King que por anos se recusou a admitir que suas histórias estavam interligadas, dizendo apenas que a recorrência de nomes e lugares eram apenas homenagens.

Blatty consegue criar uma boa história, porém o estilo é diferente (de terror para investigação) e os personagens não conseguem criar a mesma atmosfera.

Enfim, nâo é ruim, mas pode ser frustrante por esses detalhes.

Flavinha 28/08/2020

Um livro que mostra uma luta interna e procura sobre o bem e o mal, em junção com a narrativa entre mortes e uma busca policial. Vale a leitura.

Bart 04/03/2018

É mais um livro policial do que de terror, a medida que fui lendo lembrei que tinha assistido ao filme quando era pivete, "O exorcista III", e digo que o filme conseguiu ser ainda melhor.

LeMMy-THT 10/01/2018

Significado e o Significante
Pra quem já assistiu o filme, o livro é mais um complemento. No livro, o autor aborda mais o lado reflexivo da trama, com o protagonista lidando com o "mal" e a carpa na sua banheira em sua forma pura e tentando lidar com isso criando suas ideias particulares, tentando compreender o seu verdadeiro significado, e é ai que muita gente torce o nariz pra obra, há uma diferença entre o significado e o significante da escrita do autor, ambas colidem em algum ponto mas ainda assim é complicado compreender esse entrelaçamento. Mas em suma, a obra é muito interessante e vale a leitura.

kleberaugusto 29/07/2017

O horror... O horror...
Li em algum lugar que esse era a continuação de 'O Exorcista', do mesmo autor, mas por mais de dois terços do livro duvidei disso. OK, tinha alguns personagens secundários daquela primeira história, mas era muito mais uma história policial, em que a polícia se esforça para entender e capturar o assassino, mas nada sobrenatural.

Ah, mas isso muda... Calma, nada de spoilers.

Sim, eu li 'O Exorcista' como o clássico que deu origem ao filme, mais clássico ainda. Estava passeando em um sebo - coisa que adoro - e vi esse 'O Espírito do Mal', reconhecendo o mesmo autor, que tinha morrido pouco tempo antes. É claro que peguei.

Ao ler, relembrei todas as características desse autor: prosa fluida, cheio de referências à filmes antigos, amizades fraternais entre homens, personagens religiosos... E essa obra tem algo mais: uma quantidade gigantesca de gírias de judeus, que vão se tornando mais conhecidas conforme vamos lendo.

A história é boa, e a surpresa no terço final vale a leitura inteira.

Alcione13 28/06/2017

Mixórdia
A ideia original é boa,mas o livro desanda e vira bagunça e acaba sem saber pra que veio.Uma carpa criada na banheira de um detetive tedioso,chato e lerdo.Um assassinato horrendo sem explicação.Um bando de personagens loucas!!Bagunça total mesmo.Não recomendo.Nem parece o mesmo autor!!Nota zero.

Felipe.Oliveira 31/01/2017

O mal se faz ser notado.
Kinderman, responsável por uma investigação de uma criança assassinada, se vê em uma trama muito maior assim que outros dois homicídios são cometidos e isso faz com que perceba que há algo muito estranho quando a ligação entre os crimes é a si mesmo, um assassino a muito tempo morto e ala psiquiátrica do hospital de Georgetown. A descoberta de que um velho amigo está vivo, faz com que as coisas mudem de rumo e se descubra que o seu real inimigo é algo que vai além da maldade puramente humana e busca muito mais do que morte e vingança, mas sim reconhecimento de sua própria existência.

Diogo 25/01/2017

filme x livro
O filme, que foi um dos filmes de terror que mais gostei, se volta mais para o horror puro, enquanto o livro é mais reflexivo. Os finais são muito distintos, sendo o do livro melhor elaborado, mas confesso que prefiro o filme.

gabrielt3norio 02/05/2016

De rápida leitura!
Um livro que além de envolvente (pelo menos da metade pra frente), te faz refletir. Ficou para mim um ótimo anexo - mais não realmente importante - à história de O Exorcista. Recomendo mesmo até pra quem assistiu a adaptação que saiu como 'O Exorcista III'. Recomendo também, que prestem muita atenção nas divagações de Kinderman desde o começo, por mais cansativas que sejam, elas farão a diferença no entendimento do final.

Gabriel 03/11/2015

O ESPIRITO DO MAL
RESENHA EM VIDEO, PESSOAL! https://www.youtube.com/watch?v=lbCtZUVBNoI

Rita Nunes 19/10/2015

Não se engane com a capa tosca (que capa horrível), este livro é bom demais! Ele é tipo uma continuação do Exorcista. Mas não é um livro para iniciantes, a escrita é complexa. Mesmo assim, pra quem quiser se aventurar, vale muito a pena. Recomendadíssimo!