O Incrível Mundo do Senhor da Chuva

O Incrível Mundo do Senhor da Chuva Janda Montenegro

Resenhas - O Incrível Mundo do Senhor da Chuva

Bruno Leandro 09/04/2011

Brincando com chuva.
Bem-vindo ao mundo das possibilidades, onde tudo pode acontecer, independente de quem você seja.

Neste livro de Janda Montenegro que abre a trilogia do mundo do senhor da chuva conhecemos Luis Henrique, um garoto de apenas sete anos, que após uma inundação em São Paulo, vai parar em um mundo que nunca sonhou em existir. Lá, como todo bom herói que se preze, recebe uma missão que precisa cumprir para salvar aquele mundo e o seu próprio.

Livro infantil? Não. Adulto? Também não. Acho que o livro de Janda alcança todas as idades, principalmente pela narrativa, que já consegue prender a atenção desde o início, bem como o tema mais abordado ao longo das aventuras de Luiz Henrique: a destruição da natureza pelo homem.

Apesar do mundo das possibilidades não ser o mesmo mundo que o nosso, as ações tomadas na nossa realidade afetam aquela. Assim, tudo o que fazemos aqui, destruindo a nossa natureza, reflete lá, destruindo ou alterando a natureza do outro mundo.

Em uma aventura contada de maneira simples, mas agradável e sem desnecessários banhos de sangue, Janda nos transporta por um mundo mágico, que ainda não mostrou um terço de sua capacidade. Estou ansioso pelos próximos livros. Tenho certeza de que serão tão ou mais agradáveis do que esse primeiro.

Vivi 13/04/2011

Um mundo onde tudo pode acontecer!
Tá, vai, eu sou parcial pq sou amiga da autora, mas jamais faltaria com a palavra! Primeiro porque falo mesmo, sou sincera, e segundo porque não há motivos para enganar ninguém, já que o livro é espetacular e todos podem ver (ler) isso!

O mundo do senhor da chuva é um mundo onde tudo pode acontecer! E só isso já me fez querer ler o livro. O que pode ser mais perfeito que isso? É fantasia pura. É magia. =)

Imagina você acompanhando a aventura de Luis Henrique, de apenas 7 anos, que 'fugiu' da morte e foi parar no mundo onde tudo é possível e, além disso, foi escolhido pelo próprio senhor da chuva para buscar sua máscara e salvar o mundo?!

Imaginou?

É simples assim. Diversão pura e mensagens lindas! A autora é uma fofa e me sinto honrada por ter entrado nesse mundo cheio de possibilidades.
Não vejo a hora de ler o segundo da trilogia!

Alê Xenite 20/09/2011

Incrivelmente chato
Recebi este exemplar na minha casa com as maiores expectativas. Há tempos não possuía um romance infanto-juvenil em minhas mãos, ainda mais sendo resultado do trabalho de uma jovem autora brasileira. Contudo, fui a cada página sendo tragado por um mundo que de "incrível" nada possui.

Desde antes de iniciar a leitura, tomei consciência de que se tratava de uma obra destinada a crianças e recém saídos da infância, e por tal razão, abdiquei-me de julgamentos sensacionalistas ou descabidos para a situação – afinal, este ramo literário pode sempre buscar enviar uma mensagem positiva aos gurizotes das bibliotecas, mas no fim das contas, essas obras existem, em suma, para fazer parte do infindável universo das brincadeiras de criança. O problema teve início quando, ao explorar as páginas do primeiro capítulo, pensei: "eu não daria esse livro para minha afilhadinha".

Primeiro, fiquei surpreso com a ausência de um revisor na edição. Na ficha editorial, consta o seguinte: "Revisão: XXXXXXXX". Assim mesmo, oito "X", seja escondendo algum tímido profissional que teve consciência do trabalho mal realizado, ou declarando a displicência da editora para a obra de Janda Montenegro. As letras são absurdamente grandes, e para um livro que fala sobre poluição e descaso dos adultos com o planeta, considero grande desperdício de folhas, com uma trama arrastada em 9 capítulos e um epílogo que só serviu para provar que a história é digna de uma mirabolância para ser esquecida em uma noite mal dormida. Por falar nos capítulos, para um livro infanto-juvenil (e bota 'infanto' nisso – me passem uma 'Turma da Mônica' agora!), os capítulos são imensos, cansativos, repetitivos, ilustrando a falta de movimentação que uma aventura nos faz esperar.

A "incrível jornada" tem ponto de partida em uma feira de livros em São Paulo, aonde nosso "herói", Luiz Henrique, aguarda a mãe em uma entrevista de emprego sentado em um pufe branco. Cansado, o menino de 7 anos resolve desbravar a feira literária através da multidão, enquanto uma chuva bíblica se arma nos céus e despenca na capital, causando um fuzuê que acaba por derrubar um estande em cima de Luiz Henrique. Desnorteado e assustado, o garoto fica surpreso com a aparição deste homem sem rosto, que lhe entrega uma espécie de envelope branco... e desaparece. Após lutar contra as forças aquáticas – sim, pois um dilúvio de apavorar Noé toma conta da cidade –, Luiz aparentemente se afoga e vai parar no tal Incrível Mundo do Senhor da Chuva – e por "incrível" que pareça, o nome daquele lugar é realmente esse. Senhoria da humildade...

Lá chegando, a criança mais vazia de personalidade que já vi em qualquer livro que li na vida descobre que o dono do lugar, o tal Senhor da Chuva, precisa recuperar sua máscara, pois tem vergonha da cara feia que tem (é tudo o que me lembro da lenga-lenga que a Mamãe Ganso – não é Pata, a autora fez questão de frisar porque parece ser muito engraçado confundir pato com ganso... – contou ao relatar a lenda do Senhor Chorão). Triste também pelas maldades do ser humano começarem a afetar o mundo "onde tudo é possível", o Senhor chora irresoluto, causando então o dilúvio do mal em São Paulo. A brilhante ideia do Senhor da Chuva foi dar a arma mais inventiva do universo ao menino mais bolônio da Terra. O tal envelope pode virar tudo o que seu dono quiser, mas Luiz Henrique passa o livro todo quase sem usá-lo. Os personagens secundários se contam nos dedos, um mais ridículo e forçado que o outro, pra história de criança botar defeito, sim! Os furos da trama espalham-se como nuvens carregadas em um céu tempestuoso de criatividade pobremente desenvolvida em literatura. Há pouquíssimos momentos promissores, aqueles que você respira mais profundamente e reflete um bocadinho, mas são raros, respingos de chuva de um verão que não chega. Em um mundo das infinitas possibilidades, onde tudo pode acontecer, é extremamente decepcionante não ver nada de novo, que nos faça sorrir por dentro, que nos faça acreditar no improvável.

É um dilúvio de grandes ideias mal aproveitadas, infinitas possibilidades não exploradas. E ainda se trata de uma trilogia, ou seja... mais dois volumes lamacentos a caminho! No caldeirão de invenções de Montenegro, aparentemente o conteúdo a ser graciosamente diluído acabou transbordando e esparramando-se nas poças de boas intenções. Que é só o que o livro consegue transmitir. Espanto-me ao descobrir que a autora costuma resenhar os livros que lê em seu perfil do Skoob (http://www.skoob.com.br/estante/resenhas/14238), criticando os mesmos estereótipos vazios alheios que ganham vida breve em sua escrita.

Jamais esperei uma aspiradora a Rowling brasileira. Fico triste ao redigir tal declaração a respeito de uma obra de alguém que certamente batalhou para lançar seu livro no mercado, sonho de tantos... meu sonho! E talvez por isso me cale agora, mas hei de convir: de um livro dirigido ao meu coração de guri, explicitando incredibilidade no título... quase torrencio uma chuva de lágrimas sobre tantas páginas nada além de banais, que escorrem pra todos os lados e pra lugar nenhum, sem carisma, sem ousadia... sem infância.

Janda 02/02/2011

Eu escrevi o livro, logo, me abstenho de escrever resenha. =)

Alinde 16/05/2011

Bom infanto-juvenil
Narrando a história de um menino de sete anos, Janda nos premia com referências mil a nossas infâncias (adoro ver coisas como o nome de um lugar ser Onde o Vento faz a Curva), acrescentando um pitado de ambientalismo, outro de crítica social e aventura: eis a mistura muito bem realizada por ela. E a existência de ambientalismo e crítica social não fazem do livro aqueles guias politicamente corretos chatos e panfletários: esses elementos se misturam à história de uma forma deliciosamente divertida. Enfim, um infanto-juvenil muito divertido, que tem uma história jovem o suficiente para a faixa etária e com referências suficientes para adultos não apenas se divertirem com os acontecimentos em si, mas também ao relembrarmos muitas das histórias a nós contadas.

Carol 29/06/2011

Recomendo!
Em tempos de chuvas e eventos literários este livro desperta a nossa imaginação e abre portas para os nossos pensamentos mais escondidos. O mundo das possibilidades é bem parecido com o meu mundo da criatividade, onde tudo é possível desde que se tenha vontade. Fiquei tão emocionada com esse livro principalmente no trecho em que a história do senhor da chuva é revelada:

“Ultimamente ele já não consegue mais ser tão eficaz como outrora. A velocidade com que os seres humanos se multiplicam é tão grande que ele já não consegue mais estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo.”pp.59

O livro é contado em 3ª pessoa, a linguagem é cativante e de fácil entendimento porque é destinado ao público infantil, mas isso não impende que um adulto tenha uma ótima leitura. Até porque no livro várias questões ambientais são comentadas e discutidas entre Luiz Henrique e os personagens do mundo das possibilidades.Então para você que está por fora deste assunto é uma ótima oportunidade de leitura para se atualizar e se sensibilizar com a coragem e persistência de uma criança com vários conflitos sociais. A luta do menino pela sobrevivência e sua constante curiosidade me deixou bastante comovida pois, me senti como ele. A vontade de conhecer as coisas e descobrir novos desafios me fazem persistir na carreira de escritora. É por isso que o livro mexeu tanto comigo e me fez classificá-lo como um dos melhores infantis do momento.

Como este livro faz parte de uma trilogia, o final me deixou com gostinho de quero mais e várias perguntas! Adorei a leitura,porém tive a impressão que o livro é um pouquinho educativo e pedagógico demais. A linha tênue entre o lúdico e as questões sociais e ambientas despertaram esse meu sensor de avaliação da literatura infantil. Então se o livro fosse um pouco mais fantasia e menos pedagógico seria muito melhor.

A autora participa de vários eventos literários e coordena o encontro dos Skoobers- RJ. Seu primeiro livro- Antes do 174- também foi muito bem escrito e vale a pena ser lido pelo menos para conhecermos outra visão sobre a tragédia que aconteceu no rio de janeiro há alguns anos. Semana que vem vou postar resenha e farei um sorteio deste livro para os leitores do blog. Não PERCAM!

Adicione o livro no SKOOB e se divirta com as aventuras do incrivél mundo do senhor da chuva!

patyalgayer 01/12/2011

Desde que soube que o Nanuka Andrade produziu a capa deste livro, fiquei louca de vontade de conhecer a obra da Janda Montenegro; afinal, a arte é linda, não é verdade? =D E, quando finalmente pude ler O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (obrigada Nanuka por me emprestar o livro!!), notei que este faz juz à capa: a história é linda, muito criativa, adorei!

Em O Incrível Mundo do Senhor da Chuva, vivenciamos as aventuras de Luiz Henrique, um garoto de 7 anos com a importante missão de ajudar a salvar o mundo do Senhor da Chuva. Tudo começa na Bienal do livro de São Paulo, onde o garoto vai acompanhar sua mãe em uma entrevista de emprego. De repente, tudo começa a sair do controle: Luiz Henrique se perde da mãe, encontra um homem misterioso que parece "borrado" e transmite uma tristeza inimaginável, vivencia um verdadeiro dilúvio (aliás, Janda, um dilúvio em plena Bienal chega a ser heresia! =P Pobres livrinhos...), e acaba chegando ao mundo das possibilidades, onde descobre que as ações de nosso mundo estão interferindo neste mundo tão especial...

O livro da Janda Montenegro é infantil, mas trata de um tema de "gente grande": a poluição e as consequências da mesma em nossa realidade. Janda nos faz refletir sobre o tema, ao mesmo tempo que nos diverte com uma história mágica recheada de aventura! É uma maneira muito criativa de incutir consciência nos leitores sem, contudo, ficar maçante para quem lê; adorei!!!

O livro é uma publicação independente, o que não atrapalha na qualidade: tem folhas amareladas, uma fonte boa e de tamanho excelente pra ler, e a capa ficou excelente!! Super recomendado, mais um livro de autor nacional pra entrar para os favoritos!!

cfsardinha 11/05/2011

Acho que, antes de tudo, é um bom livro de marketing pessoal... rs... o poder do cartão de visitas. Queria que o meu fosse tão bom assim,rs :P
Agora falando sério, tirando a heresia da autora em destruir milhares de livros numa inundação da Bienal de Sampa (rs), o livro é bem bacana, e deixa você realmente curioso em como vai acabar a história. E o final (que fica claro que terá continuação) é mais surpreendente ainda. É uma mistura de sonho com realidade.
Espero que as pessoas que leiam o livro (que tem um viés ambiental também) compreendam a mensagem e reflitam sobre as questões apresentadas :)
A única coisa que achei meio esquisita foi o uso exacerbado da expressão "posto que", posto que o livro é infanto-juvenil e esta linguagem parece um tanto antiga para crianças... mas não compromete o texto :)

Will 23/12/2012

Boa literatura nacional.
Ganhei esse livro meio de surpresa de uma pessoa muito especial na minha vida. Ela, sem querer, acertou no presente. Está aí um livro que eu paquerava há um tempo. Agrada-me muito ver que têm autores brasileiros fazendo boa literatura fantástica por aqui.

Antes de começar as críticas, acho importante destacar aqui: O LIVRO É BOM, COMPREM E LEIAM! Entretanto, houve alguns detalhes que me incomodaram na narrativa e na própria construção do livro.

Primeiramente, achei a introdução muito arrastada. São dois capítulos até o protagonista entrar no tal "Incrível Mundo do Senhor da Chuva". O que resulta em aproximadamente 40 páginas só de introdução e de narrativa de uma angustiante situação inicial. O que nos leva ao segundo ponto negativo do livro: a formatação.

Ok, esse é um livro infanto-juvenil, mas o espaço entre as linhas e, principalmente, o espaço entre os parágrafos são exagerados demais.
Isso faz com que um trecho pequeno do livro preencha quase uma página inteira. Vale rever isso numa possível segunda edição, onde eu acharia mais interessante reduzir esse espaçamento e acrescentar umas ilustrações nos capítulos. Outra coisa também que deveria ser re-vista é a revisão. Tentei abstrair, porém existem alguns errinhos de concordância e repetição de palavras no texto que tornam certos trechos do livro um tanto confusos.

E para concluir as críticas: houveram alguns momentos da narrativa que me pareceram "jogados". O discurso da Mamãe Ganso em particular me incomodou bastante. Alguns detalhes da história postos ali, em minha opinião, ficariam bem mais surpreendentes e interessantes se introduzidas em outro ponto da história. Até mesmo por que, tanto o leitor quanto a personagem principal acabaram de ser inseridos naquele novo mundo. Foi muita informação de uma só vez (12 páginas!)

Mas é importante enaltecer os PONTOS POSITIVO que não foram poucos.

A história é muito interessante. Luiz Henrique, uma criança de 7 anos, é retirada de seu mundo comum e depara-se com um outro totalmente novo e MÁGICO. Lá ele percebe que as ações dos homens de seu mundo afetam também o "Incrível Mundo do Senhor da Chuva". Essa história dialoga muito com o público que quer atingir. Acredito que esse seja um bom livro para ler para crianças e pré-adolescentes, e presenteá-los. É uma obra também que cabe muito bem em uma aula sobre meio-ambiente de uma turma do ensino fundamental.

Outro ponto positivo é que o mundo do Senhor da Chuva é realmente INCRÍVEL. A autora tem grande mérito por criar tal cenário interessantíssimo. Apesar de nos deparamos com esse mundo num momento de crise é evidente todo o brilho e magia presente lá. É uma pena que são tão poucas as páginas que descrevem esse mundo fantástico. Que venha logo o segundo livro dessa série (como na lombada está escrito "livro 1" acredito que virão outros =D )!!!

Além disso, vale ressaltar que existem algumas referências bem interessantes no livro. É uma agradável surpresa nos depararmos com determinados personagens que remetem à outros já conhecidos. Assim como é bem legal a relação do Senhor da Chuva com um outro famoso dilúvio.

Conclusão: Apesar de pequenos detalhes, "O Incrível Mundo do Senhor da Chuva" é um bom livro. Quando for perguntado por um amigo sobre algum jovem autor brasileiro, ou quando for perguntado sobre um bom livro para dar de presente à um jovem leitor, recomendarei esse "incrível" livro. rs

Abraços!

Raffafust 02/05/2014

Se para um adulto a Bienal do Livro de SP com seus pavilhões e milhares de pessoas por dia já é um mundo de labirinto imaginem para um menino de 7 anos? É dentro desse mundo que a autora janda Montenegro nos apresenta Luiz Henrique, um menino pobre de muitos sonhos no qual sua mãe anda muito para baixo porque está desempregada há muito tempo.
É exatamente indo atrás de uma oferta de emprego que mãe leva o menino na Bienal do Livro de SP, entrando pela porta de funcionários ela alerta o para não soltar de sua mão em hipótese alguma, enquanto ele olha seu uniforme da ex escola desbostado e um grupo de crianças felizes com seus uniformes novos.
Achando tudo gigante no local, entre estandes e livros ele não faz o que sua mãe lhe pede e logo se perde dela é quando um temporal começa e inunda tudo ao redor, Luiz Henrique se vê sendo levado pela enxurrada e não conseguindo ver para onde foi sua mãe. Ao acordar ele ouve as pessoas falando ao seu redor mas não consegue abrir os olhos direito, ao conseguir o susto : cisnes , na verdade uma família deles, discutem o que fazer com o menino depois de ajudá-lo. Para eles o tal " projeto de homem" pode ser um perigo já que é assim que o mundo de faz de conta nos vê, ou melhor o mundo em que ele foi parar, o Incrível mundo do Sr. da Chuva.
Entre a fantasia e a realidade a autora nos apresenta um livro que a meu ver pode funcionar e muito para a turminha que ainda não é adulta, dos 10 aos 14 anos, onde a história do menino vai encantar e fazer com que se perguntem até onde estamos errando e onde estamos acertando no mundo em que vivemos?
Vistos como vilões nesse mundo o menino só vai conseguir mais abertura por ainda ser criança e vai se sentir importante por ser ele escolhido para devolver a máscara do Sr. da Chuva, enquanto isso não acontecer ele vai chorar sempre e se sentir sozinho, o perigo é que ele chore tanto que inunde a cidade.
Com o Sr. da Chuva de bem, as criaturas fantásticas encontrarão a tão esperada harmonia e é por isso que ele é também ajudado por elas a encontrar " onde o vento faz a curva". Com um final de esperança e uma mensagem bacana o livro é fofo .