O Vencedor Está Só

O Vencedor Está Só Paulo Coelho

Resenhas - O Vencedor Está Só

davidionisio 03/03/2024

Recebi o livro emprestado e me impressionei, pois nunca tinha lido nada do Paulo Coelho, mas já tinha escutado algumas críticas sobre as obras dele.
No livro, o Paulo faz um retrato pessimista sobre Hollywood e sobre as figuras que alimentam essa indústria. Pra além de uma crítica sobre o tema, o livro traz uma história instigante e muito bem construída, tendo diversas histórias paralelas ao do personagem principal, mas que no fim acabam se entrelaçando.
Curti bastante e pretendo ler outras obras do Paulo Coelho depois dessa!

Thi Acrisio 25/10/2023

Superclasse
Esse livro é tão mesquinho e superficial como a classe dos artista que ele cria como representação, é uma história que começa confusa, com temporalidade de 24h, personagens fracos, totalmente sem profundidade e questões interessantes para resolver, se apega na superficialidade dos artista e na busca incessante pela fama dos novos, e no meio disso tem um assassino e umas lições de moral, meio religiosas, dos tipo que vc grifa, mas que no tem muito haver com a história contada. Hahahha. É muito chato.

Vou tentar ler os mais conhecidos do autor e verificar se esse que destoa, visto que ele é tão elogiado no Brasil e no mundo.

Nina.escrito 06/05/2023

Bem, eu li "O vencedor está só" há muito tempo, mas vou tentar contar aqui para vocês a minha experiência sem dar spoiler.

A trama se passa em um dos maiores (se não o maior) festivais do cinema, o Festival de Cannes, onde a cidade está uma loucura, os hotéis cheios de famosos, estilistas, costureiros, modelos, e etc.
E é nesse meio que Paulo nos apresenta o seu protagonista, Igor, um homem rico, inteligentíssimo e de conhecimentos para poucos.
Mas Igor está ali para chamar a atenção de sua ex esposa, que é quem estará no festival, mas com o atual companheiro.
O problema é como Igor resolve chamar sua atenção... usando de seus conhecimentos e estratégias especiais para abalar e destruir mundos, simplesmente para mandar um recado para sua amada, alertando de sua presença a cada vez que faz isso.
Durante a história, Paulo Coelho ainda nos faz entrar nesse mundo de glamour e tudo o que o engloba. As festas, as superficialidades, o glamour, as vantagens, e a luta de muitos para conseguir os seus tão sonhados "quinze minutos de fama", ou se tiver sorte, o seu lugar ao sol.

Eu fiquei um pouquinho chocada quando li esse livro. Pois embora eu já tivesse lido outra obra do autor um pouco diferente das outras que eu conhecia, este em particular, para mim, fugia e muito de seu estilo.
No entanto, ainda se vê Paulo Coelho e suas palavras no decorrer da história... nas críticas, nos modos e apresentação da alta sociedade, nas lições que tiramos para refletir... Você até o encontra sentado a uma mesa comendo e bebendo nessas tais festas que decidem quem pode ou não fazer parte do mundo deles.

Enfim, é uma das muitas obras do autor que eu indico. Não é a melhor para mim, mas gosto muito dela mesmo assim ?

Bianca 06/03/2023

Que livro meus amigos, me prendeu do começo ao fim, no começo achei meio estranho por falar de muitas pessoas distintas, mas sempre esteve tudo ligado. Sou meio suspeita de falar pois amo os livros do Paulo Coelho, mas o livro é perfeito entrando em detalhes e assuntos que podemos observar fora do livro também e que fez eu me sentir parte daquela história. Um grande choque antes de um final calmo (que me fez olhar pro nada e pensar no que eu tinha acabado de ler)

Isabella624 28/12/2022

Quase quatro estrelas
O livro traz diversas faces diferentes da fama, luxo e poder, com vários personagens e seus padrões de vida diferentes nesse meio artístico. O protagonista é completamente maluco, dá pra entrar na mente psicopata e inteligente dele e acompanhar a sua jornada (criminosa e louca) pra ter a ex-esposa de volta. Achei o final um pouco desconfortável e injusto, mas imagino que a intenção do autor fosse terminar o livro assim.
Não achei que o livro se arrastou como na maioria dos outros livros do autor, é extenso pelo fato de ter vários pontos de vista. O que me incomodou foi que, na alternância desses pov, teve mistura de pensamentos entre os personagens e odeio isso, me deixa confusa.
A história mostra o quanto o poder pode influenciar praticamente tudo na vida.
Rita262 27/03/2023minha estante
Pode me dizer como acaba o livro por favor

juh_froog 23/09/2022

Apesar do final ser um pouco frustrante, você fica surpreso como personagem principal (Igor) pensa a respeito do seu casamento e sua parceira (Ewa) e como suas atitudes mudam de maneira tão brusca.
A trama é bem envolvente e vale muito a pena

Fernanda 26/06/2022

Fanatismo, poder e vazio
O livro apresenta o caos e a insegurança dos poderosos, evidenciando que muito do que vemos é superficial e falso em vários sentidos. O glamour e a elegância são retratados como muletas usadas pelas pessoas para conseguirem passar por seus dias vazios e sem sentido. A sensação de poder é viciante e altamente perigosa, o que leva o ser humano ao medo da perda e à insatisfação contínua.
Além disso, retrata bem o fanatismo e a obsessão - partindo do ponto de vista do fanático, o que mostra que mesmo a mais louca das ideias é tida como algo lógico e verdadeiro por ele.

escrivadocaos 22/06/2022

O inimigo da sociedade, "a superclasse", é caricata, inverossímil e não se assemelha em nada com a realidade.
Volta e meia eu insisto em obras de Paulo Coelho porque sabemos que ele é um grande expositor da Literatura Nacional lá fora. Porém, até hoje nunca tive uma experiência realmente boa com o escritor (não se preocupem, continuarei tentando). Quando minha experiência não é péssima, ela é simplesmente aceitável. E aí está o "Vencedor está só". Um livro que busca criticar a superficialidade de um circulo social "elitizado" mas que se baseia em padrões caricatos, senso comum, achismos e pouquíssima verossimilhança.

Sei que Paulo C busca manter uma linguagem simples, visando popularizar a sua literatura, e esse é realmente seu ponto forte. Mas, transformar assuntos importantes e criticas sociais em cópias mal feitas da realidade nada tem a ver com simplificar a linguagem. Neste livro, o autor simplifica a vida de modo que tudo é o mesmo, que nenhuma trajetória é diferente da outra, e mesmo que você siga seus sonhos você caíra em um limbo depressivo, pois a vida nada mais é que fracasso.

Na real, tornar os reais inimigos da sociedade caricatos me parece um desserviço à sociedade, porque ao invés de realmente trazer uma consciência critica ao leitor, o coloca contra ao inimigo que na melhor das hipóteses não participa da realidade de ninguém (na pior das hipóteses ou não existe, ou é a Pariz Hilton falida)

Os personagens são sem graça, sem sal, sem personalidades e todos estão afundados em um pessimismo que os torna tão complexos quanto nada (nem sei, quase todas as coisas conseguem ser mais complexas que esses personagens)

Lili_ 14/05/2022

Eu realmente gostei de ler esse livro mesmo que tenho custado pra terminar ele, já tinha tentado ler ele há uns dois anos mas não estava tão interessada. Voltei a lê-lo esse ano e me meio que me arrependo de ter atrasado essa leitura.
É o primeiro livro que eu leio do Paulo Coelho, tem uma trama boa e envolvente mesmo que a história se passe em um só dia, tem também bons personagens que, na minha opinião, foram bem escritos.
Senti muita raiva do Igor, dava vontade de entrar no livro colocar a mão no ombro dele e dizer: "não há terapia que te salve".
Gostei em partes do final, não nego que esperava um pouquinho mais, mas me contento com o final que nos foi dado porque não foi um final ruim.

Mônica B. Lopes 30/04/2022

É bom. ( Sei lá ainda tô digerindo)
O começou estava bem empolgante e aí foi ficando chato devido mostrar uns personagens mais profundamente que eu não queria saber.
Depois foi ficando bom de novo até não conseguir mais parar de ler. Só que aí veio o ódio por um personagem aqui que me tirou o equilíbrio.
O final foi um misto de bom e ruim.
Estou revoltada porém gostei do livro.
Isso aqui tá confuso.

Luciana 11/08/2023minha estante
Eu não conseguiria explicar o livro melhor, é exatamente isso.

Dayane| @portas_de_papel 26/12/2021

O vencedor está só
Depois de ler o Onze Minutos, eu decidi ler o livro do autor que mais me chamava a atenção, O Vencedor Está Só.
A história do livro passa-se em pouco tempo durante o Festival de Cannes, um festival que se realiza todos os anos em Cannes, na França, e acompanha o Igor, um homem magoado com a mulher que o trocou e revoltado com a vida e que vai à procura de reconquistar e castigar a mulher e o mundo que o magoou, ao mesmo tempo que vai retratar a superclasse que deixa o dinheiro e a fama controlar as suas vidas.
Um dos grandes problemas com que me deparei no livro foi com as constantes mudanças de personagem que acabam por tornar o livro confuso e que deixa o leitor sem perceber o porquê de acompanhar momentos insignificantes de certas personagens.
Quando o Igor nos é apresentado percebemos desde logo que é uma pessoa completamente maluca mas com um conhecimento e uma calma fora do normal, sendo que durante o livro, e por diversas vezes, ele lança curiosidades que são bastante interessantes.
Uma das coisas que eu mais gostei ao longo do livro foi do retrato que é feito do mundo dos famosos e como eles se deixam levar pelo dinheiro e pela fama, e como as pessoas se esforçam (e abdicam) demasiado para conseguir atingir o topo.

Rafa 20/09/2021

QUE LIVRO
Que livro? Faz um grande crítica a superclasse, expondo toda a superficialidade. Conta a história de um psicopata, que mata pessoas inocentes para chamar atenção da ex mulher. É muito bom, o protagonista é super intelectual e ao mesmo tempo um psicopata.