O Advogado

O Advogado John Grisham

Resenhas - O Advogado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mara Islanne 07/01/2022

Um suspense muito bom voltado pra uma área que eu só conheci pelos livros do John. Conheci e amei, o primeiro, o segundo.. Os 8 que li até agora não me decepcionaram.
O Advogado tem uma leitura fluida, e é daqueles que você não consegue parar de ler até ver o resultado. O John como bom conhecedor da área nos leva de uma forma leve pelo mundo dos tribunais, advogados, processos etc. Você sente que entende tudo.
Esse não foi o melhor que já li dele, eu esperei muito que o resultado fosse um pouco diferente, queria mais justiça. Mas enfim, o final não deixa de ser bom, uma conclusão agradável em meio a tanta amargura e sofrimento. Abordar a vida dos sem-teto, frio, fome e morte foi realmente muito interessante. Eu como amante de livros me pergunto como alguém consegue ter a criatividade de escrever sobre diversos assuntos, todos dentro de uma mesma área e sempre vender tão bem? Não se pode tirar esse mérito dele, não é a toa que vários de seus livros viraram filmes e séries.
Gabriel1994 15/01/2022minha estante
Emperrei pra concluir esse livro. Começo muito bom, desenrolar decadente e sem um plot de levante no final. Achei fraco, mas q bom que gostou ??

Mara Islanne 15/01/2022minha estante
Ele é um dos poucos escritores de best-sellers que eu gosto rs. Mas o melhor dele sem dúvida é Tempo de Matar.

Katia Góes 12/09/2022

Onde podemos ajudar?!
Primeiro livro que leio deste autor e já começo dizendo: é um tapa na cara da sociedade!

O Advogado de Jonh Grisham - conta a história de Michael Brock, um advogado de uma grande firma que, após ser feito refém de um sem-teto, descobre coisas a respeito da sua empresa e muda seu ponto de vista sobre a vida.

O enredo não só levanta a bandeira em defesa de ações em prol dos sem-teto, como tem muita sensibilidade na abordagem do tema.

O livro traz suspense e ação, tudo em doses exatas e, ainda, nos faz refletir sobre a criminalização de quem dorme nas ruas. De quem é a culpa por não ter onde morar? Quem tem culpa de viver pedindo esmolas e viver de míseras doações? Pelo fato de viver nas ruas, é certo achar que eles não podem existir? Pensemos um pouco! De repente, até podemos ajudar para mudar esse e outros tipos de situações...

Uma ótima leitura e a esperança de que um dia possamos viver num mundo mais igualitário!

Até a próxima. ?

Páginas: 352
ISBN: 85-325-0891-X
Ano: 1998
Categoria: Thriller Jurídico

Sinopse: Um encontro violento com um sem-teto faz com que Michael, um advogado talentoso em ascensão, descubra segredos terríveis sobre a empresa em que trabalha. Assim, torna-se um advogado para os desabrigados, os sem-teto, um advogado de rua.

Resenha: Ao ler esse livro, se não fosse pela pitada de ação e tribunais que o Grisham tempera tão bem em seus livros, eu poderia considerar esse romance uma obra dramática. Ao mesmo tempo ele consegue passar um pouco do que é ser um morador de rua, um sem-teto, um Zé Ninguém, que miseravelmente vaga pelas ruas sem nome e sem dignidade.

Nesse romance, é bem visível a intenção do escritor de ser contra leis com o objetivo de criminalizar quem dorme nas ruas. Afinal, quem tem culpa de não ter onde morar? Quem tem culpa de viver pedindo esmolas e viver de míseras doações? Mesmo que alguns deles tenham culpa pela situação em que vivem, é certo achar que eles não podem existir?

Sob essas reflexões, John Grisham, através de sua ficção, deixa entender sua insatisfação com o governo de seu país por, apesar de ser a maior economia do mundo, não conseguir o mínimo de decência para todos seus habitantes, ou em outras palavras, um lar.

Desejo boa leitura a quem o ler. E que um dia esse mal que consome o mundo inteiro possa um dia acabar.
Nadz 08/10/2011minha estante
Acho que justamente esse problema que você apontou aparece nos outros livros do Grisham que li, eu gostei... mas o começo sempre mais promissor que o final :/

@eusara.lees 07/11/2012minha estante
Eu ja era interessada nesse livro, depois ler sua resenha interessou mt mais kkk

Marcela 03/09/2021

Um pouco de tudo e quase nada
Peguei o livro com altas expectativas por conta do autor, mas uma pesquisada aqui e já vi essa nota (sou mt chata com nota do skoob, se ta abaixo de 4.1 acho ruim KKKK), e o livro faz jus a nota que tem.
O que promete ser o um thriller e fortes emoções vira uma novela de um cara com uma pasta ajudando os sem-teto.
Realmente você aprende MUITO com a história, faz os profissionais/estudantes do direito reverem muita coisa das suas prioridades. Mostra uma parte horrível da ganância dos grandes escritórios e a necessidade irrestrita de fazer dinheiro, custe o que custar ? e aqui custou a vida de diversas pessoas moradoras de rua que foram despejadas.
Ninguém deve começar esse livro esperando um thriller nível karin slaughter ou jo nesbo, mas sim sabendo que é um desnrolar de luta pelos mais pobres. E infelizmente, ?só?.
Eu queria MUITO MAIS, mas pelo menos saí com a cabeça cheia de possibilidades, então valeu.
Mas agr to com medo de ler qualquer coisa desse autor ???
Gabriel1994 13/11/2021minha estante
Foi meu primeiro livro do John Grisham e eu fiquei com a mesma sensação. O começo do livro eu achei sensacional por conta da ação, filosofia e ideal, mas ficou só no começo do livro. Tive toda essa questão de absorver a essência e o tema de crítica social, mas ficava com aquilo de "Tá. Mas e ai...?" e se resumiu muito nisso. "Um cara e uma Pasta" kkkk. Fora q eu empurrei demais da pagina 300 pro final, parecia que eu estava me arrastando, pulando paragrafos e cenas sem diálogo pq estava ficando bem maçante!! Mas eu não desanimei do autor não! Ele tem titulos beem interessantes e eu vou buscar ler, pois ainda quero ver isso de tribunal, julgamento, diálogos e ação que dizem ser o forte doa thrillers do John Grisham

C. M. Jandrey 18/10/2014

O livro é, literalmente, um peso na consciência. Enquanto eu lia, foi impossível não pensar no que eu fazia. Foi quando percebi o quão vazia era a minha existência.
Eu me perguntava, a cada página que lia, o que eu fazia para mudar o mundo. Nada. Absolutamente nada. E o livro faz isso com você. Te faz refletir. Afinal, o que você faz pra ajudar o mundo?
Ajuda alguém que não a si mesmo? Pensa em alguém que não em si mesmo? Já ajudou um completo estranho? Mas aposto que já o julgou.
Eu também julgava. Já julguei quem eu nunca vi apenas pelo modo como escrevia. Não uma, mas muitas vezes. Já julguei pelo jeito que falava, pelas palavras que escolhia usar mas e a história dessas pessoas? Já se perguntou por que a pessoa que você julgou fez o que fez? São essas as perguntas que esse livro trás. É muito profundo.
Não vou dizer que graças a ele, porém sei que me influenciou bastante, mas me envolvi com afinco em um novo projeto social aqui na minha cidade. E é incrível como eu me sinto importante quando vou naquela creche carente. É como o personagem principal se sentia, eu sei. E não há como escrever um livro como esse sem ter vivido algo parecido. A sensação de se sentir útil, de saber que está fazendo algo realmente bom é incomparável. Não há como saber isso sem ter vivido. Sem conhecer a realidade que esse livro nos trás.
A versão traduzida possui muitos erros ortográficos. Se a estória não fosse tão boa eu teria desistido de lê-lo. Acho uma vergonha publicarem um livro com tantos erros. Ninguém leu o livro antes de ele ser impresso? Senti que estava lendo uma fanfic. Achei um absurdo encontrar erros de pontuação e ortografia durante o texto. Absurdo.
Mas o autor não tem culpa. Ele fez o trabalho dele de forma esplêndida. O mundo que ele trouxe é real. Espero que esse livro afete a todos como me afetou. Ele me mudou, de certa forma. Não há como explicar algo como o que eu li. O mais incrível sobre ele é que eu sabia que era real. A realidade da Ruby é a realidade de inúmeros sem teto por aí. É uma realidade que eu ainda não conheço, pois, por enquanto, não tive contato com tal modo de vida. Esse livro mostra como fazemos pouco pelas pessoas ao nosso redor. E não estou dizendo que deveria dar esmolas a todos os que pedem, mas pare para pensar quando foi a última vez que você se sentiu realmente importante.
Meus motivos para continuar com o projeto no qual me envolvi depois de ler esse livro são um tanto quanto egoístas. Eu continuo para me sentir importante. Porque quando uma criança carente me abraça e sorri pra mim daquele jeito que só elas sabem sorrir, eu sei que fiz algo bom. Que mudei o dia delas. Que fiz alguém feliz. E essa é uma sensação incrível. É uma sensação tão boa que palavras não podem explicar.
Por isso espero que todos os que lerem esse livro mudem como eu mudei. Espero que ele as faça refletir como fez com que eu refletisse. Honestamente, espero que ele mude alguns conceitos que estão por aí. O livro é simplesmente sensacional.
ritita 24/08/2015minha estante
Li com o mesmo sentimento seu, com a diferença que sempre ajudei pessoas, estranhas ou não. Mas, para mim, o mais importante foi a identificação entre Brasil & EUA, neste aspecto. Quão belas são as pessoas, as coisas e os lugares que não conhecemos.

Letícia 10/11/2016minha estante
Belíssimo depoimento, C.M. Jandrey. Identifiquei-me muito com a questão de ir em busca de um propósito para a vida, principalmente quando esse propósito envolve ajudar outras pessoas.

Rebeca 27/08/2012

Para refletir!
Adorei o livro. O autor John Grisham através do livro O Advogado faz a gente rever nossos conceitos e, consequentemente, nossas atitudes em relação ao mundo... Se tiverem a oportunidade, não deixem de ler.

Suéllen 22/02/2021

O Advogado
Foi o segundo contato que tive com o autor e mais uma vez não decepcionou. O livro conta a história de Michael Brock, um advogado muito renomado que trabalha numa firma de alto padrão. Em um dado momento, um incidente muda completamente sua vida, e Michael se vê trabalhando e defendendo a todo custo os mais vulneráveis, isto é, ele não se importa necessariamente se vai ter seu salário no final do mês e sim, em dar abrigo, alimento e uma melhor condição de vida aos seus novos clientes.
A escrita é excelente, pois te prende a cada página.
Um único detalhe, no qual não dou cinco estrelas, é pelo fato da estereotipagem, todo pobre e sem teto era negro.
Guilherme.Maia 01/03/2021minha estante
Uaaal amei a resenha.

Suéllen 01/03/2021minha estante
Muito obrigadaaaa !!! :)

M. Scheibler 01/06/2009

Interessantíssimo para quem gosta do ramo do Direito, ainda mais aliado a uma história envolvente com essa.

Recomendado

Alves 01/10/2020

O pior livro que já li do autor.
Os primeiros capítulos conseguem prender o leitor e, quem já conhece o autor acaba acreditando que vai ser mais um daqueles livros atemporais e emblemáticos que o autor tem em seu repertório.

Mas não, o livro é muito monótono, não há clímax no decorrer da história, não há reviravoltas, não há suspense. As personagens foram mal criadas e não são cativantes. E o final é bastante previsível e decepcionante.

Juliana 31/07/2014

O Advogado foi lançado pela editora Rocco em 1998 (sim, pode ser considerado antigo, mas take it easy) e escrito pelo grande escritor de ficções que envolvem advogados e o sistema judiciário americano, John Grisham.
A primeira vez que eu li esse livro foi há cinco anos atrás e eu tinha meros 12 anos. Na verdade, a unica coisa que me fez querer esse livro era o fato de que a) eu queria ser advogada e b) o livro se chamava "O Advogado". Achando que aquelas páginas iriam me proporcionar todo o conhecimento necessário para me tornar uma advogada renomada, o peguei da estante e fiz questão de começar a ler. Eu só não esperava que fosse ser uma ficção.
Eu nem tive tempo de pensar em devolver o livro para a estante por não ser um livro didático, pois nos primeiros parágrafos ele já prendeu toda a minha atenção. Não teve uma grande introdução explicando sobre o sentido da vida e blablabla, apenas fatos principais e eu admiro muito isso em um livro. Faz duas semanas que eu o peguei de novo na biblioteca e o reli principalmente porque eu tinha esquecido de toda a história (apesar de que eu ainda afirmava de boca cheia que era um dos melhores livros que eu já li) e agora sim, eu posso contar a história de cor e salteado e repetir o quanto esse livro é foda.
É muito fácil você passar por algo que mude os seus conceitos, algo que te faça rever o que é importante ou não, principalmente quando você tem uma arma apontada para tua cabeça e umas doze bananas de dinamite presas ao cara do teu lado.
Ao ser vitima de um doente mental que invadiu sua firma e fez ele e mais sete advogados litigiantes de refém, Mike só consegue pensar em uma frase que o sem-teto maluco falou antes de ser morto: "Quem os botou na rua?". Decidido que não era só uma tentativa de botar a culpa pela miséria de Washington em cima de alguém que não fosse o governo, Michael vai atrás do que o sem-teto falou e acaba descobrindo mais do que poderia um dia imaginar. Se envolvendo em uma grande fraude proporcionado pela sua firma, o protagonista ao mesmo tempo luta contra todos os seus ideias de uma vida e começa a repensar o que realmente vale a pena. Afinal, quem precisa ser um advogado prestigiado, trabalhar em uma grande firma de advocacia, ganhar 700 mil por ano e ainda estar prestes a se tornar sócio da empresa e ganhar ainda mais? Pode parecer até sarcasmo, mas sério, não é.
Mike decide se tornar um advogado dos sem tetos e dar a cara a tapa para qualquer um que tente o impedir de fazer a verdade vir a tona. Afinal, como advogado, ele deve prezar pela justiça e segundo Maquiavel, os fins justificam os meios.

site: http://www.dragonsmysteryandsuicide.com/

Nina Madruga 19/04/2021

?Investigação?café com leite q pode mudar sua visão do mundo
Como esse livro sobre advogados pode mudar a visão de mundo de alguém? Abordando um problema social muito próximo da nossa realidade, de forma bastante real, detalhada e sensível.

O livro já começa de uma forma bem impactante que te leva a ficar presa na narrativa. A mudança brusca na vida do personagem principal é uma boa forma de se conectar rapidamente com a ?nova vida? dele e de nos fazer refletir bastante. As questões jurídicas tratadas são relevares trazidas de forma bem natural. Os demais personagens, além de Mordacai, infelizmente não tiveram tantas chances de me cativarem, mas não encarei como um problema. A nota só não foi mais alta pq realmente a narrativa fica muito presa a uma questão só, tornando o livro um pouco lento... Não sei se é pq a edição é muito antiga, mas a existência de trechos transfóbicas (sem nenhuma relação coma narrativa) manchou demais o livro para mim.

Os relatos e histórias dos sem teto, de seu problemas, do acompanhamento de suas realidades realmente me fez refletir demais. Acredito que tenha sido um dos grandes objetivos do autor e, particularmente, foi muito bem atingido.

Enfim: história interessante, bom desfecho, livro um pouco monótono, temática incrível sobre os sem-teto, poucos personagens realmente cativantes, leitura que eu recomendaria.

TioBriel 27/06/2020

Tenta não ser problemático mas acaba sendo
O primeiro capítulo desse livro já te prende e simplesmente você não consegue parar de ler até finalizar a tensão inicial. Depois dela, o livro fica lento e desinteressante.
Para aqueles que estão estudando à área, o livro tem lá suas atribuições. Conforme sua narrativa progride, vemos uma luta pela justiça embasada na ética e nos acontecimentos trágicos que transformam a sociedade em algo tão deturpado e ao mesmo tempo tão semelhante ao que acontece de verdade, que não tem como se apegar ao fato de ser uma ficção. O autor mostra um grande problema e tenta resolvê- lo com as mãos do personagem criado e partir desse momento eu fiquei muito incomodado.
Um dos motivos que deixou minha leitura incômoda foi o racismo. Esse livro tenta refletir apenas a realidade, todavia a visão do personagem é tão absurda que você tem certeza que ele é racista, apesar do livro tentar mostrar que ele era apenas ignorante até chegar num certo ponto que enxergou tudo. Tenho quase certeza de que o livro não insulta, mas por parecer que sim, transformou toda minha leitura em algo quase angustinhante, mas valeu a pena chegar até o final.

Brenda.Lopes 02/04/2021

De modo geral, o livro é muito bom!
Michael teve a vida virada de ponta cabeça em duas semanas. Conforme a história se desenrola, somos cada vez mais convidados viver as mudanças junto com Michael, compreendendo suas motivações, libertações e desejos. Mesmo que o livro tenha começado com uma cena muito importante e eletrizante, as primeiras 150 páginas me pareceram muito maçantes (e essa é minha única crítica). Depois disso, a história fica fluida e cada vez mais me fez querer chegar logo no final, que inclusive me surpreendeu (talvez seja porque não conheço o universo do direito e dos processos rs). De modo geral, gostei do livro e recomendo a leitura para aqueles que têm prazer em simbolizar uma certa justiça social.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6