O Advogado

Resenhas - O Advogado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alexandra 19/04/2020

O advogado
Um jovem advogado, com uma carreira de sucesso e um futuro promissor na empresa em que trabalha, tem em sua vida um momento de reflexão após um violento incidente com um sem-teto.

CelioVivas 14/07/2011

John Grisham. E o advogado virou herói!!
(Texto originalmente postado no Blog Ponte da Passagem: http://pontedapassagem.wordpress.com/2011/02/24/john-grisham-e-o-advogado-virou-heroi/)

Meu primeiro contato com a obra de John Grisham coincide com o começo de namoro. Era janeiro de 1999. Estávamos voltando de uma mini-lua-de-mel em Brasília e no saguão do aeroporto comecei a folhear o livro que ela estava lendo. Gostei tanto que li umas 80 páginas até o avião pousar em Vitória. E lógico, terminei o livro antes dela.

O livro em questão era O Advogado e, mesmo após ter lido mais de 20 títulos do mesmo autor, ainda o considero um dos três melhores. A partir daí, comecei a acompanhar os lançamentos anuais e, sempre que possível, comprar os mais antigos até, recentemente, ter concluído a leitura de toda a obra.

Apesar de gostar muito de suas histórias, não há como negar que são publicações ditas comerciais, voltado para um público longe de ser intelectualizado. Os enredos são simples, alguns até previsíveis e, embora tenham uma narrativa ágil, não exigem maiores reflexões sobre o mundo que vivemos.

Contudo, são ótimas fontes de relaxamento e diversão. Nos últimos anos me habituei a começar férias de final de ano ou recesso com a leitura de um livro escrito por Grisham. O texto é tão envolvente que, em média, me bastam três a quatro dias para concluir a leitura.

Suas histórias são ambientadas em tribunais ou escritórios de advocacia. O protagonista, na maioria dos livros, é um Operador do Direito que busca afirmação social ou profissional, e se vê de encontro com dilemas éticos e morais. Seu perfil é de alguém dedicado ao estudo das leis, interessado em participar na resolução de problemas sociais, mesmo sem deixar de perseguir maiores ganhos financeiros.

O reconhecimento profissional sempre buscado por aqueles que querem seguir a carreira de advogado também é a meta do personagem principal no começo dos livros, mas no desenrolar dos confrontos contra a corrupção de grandes escritórios, grandes empresas ou do próprio sistema judicial, prefere abdicar deste reconhecimento ou até mesmo da carreira em prol da resolução dos conflitos enfrentados.

Várias obras de John Grisham tiveram sua versão cinematográfica. Alguns deles, como A Firma (Tom Cruise), Dossiê Pelicano (Denzel Washington/Julia Roberts), O Cliente (Susan Sarandon/Tommy Lee Jones) e O Júri (John Cusack/Rachel Weisz) tornaram-se sucessos de público.

Contudo, a versão para o cinema de outro de meus livros mais apreciados, apesar de dirigido por Francis Ford Coppola e protagonizado por Matt Damon e Danny DeVito, não teve a mesma repercussão: The Rainmaker, traduzido literalmente como O Homem que Fazia Chover.

Sabe-se que, sempre que uma obra literária é repassada para as telas, há que se adequar o enredo do livro com a dinâmica exigida em um filme. No caso do texto de The Rainmaker, as modificações feitas para o roteiro do filme transformaram um ótimo protagonista, Rudy Baylor, em um advogado inseguro, vacilante, em nada parecido com aquele jovem de personalidade forte descrito nas páginas do livro.

Com o passar dos anos, Grisham enveredou por outros assuntos. Escreveu uma fábula natalina (Esquecer o Natal) e uma homenagem aos tempos de high school, centrado nos alunos jogadores de futebol americano (Nas Arquibancadas).

Ainda sobre futebol americano, escreveu um delicioso livro (Jogando por Pizza) sobre um quarterback contratado para jogar futebol americano na Itália. Sim, delicioso porque menciona pratos, vinhos, restaurantes. Para quem curte a cultura italiana e entende minimamente as regras daquele esporte vai realmente curtir a leitura.

Em A Casa Pintada, ele narra as aventuras de um garoto de sete anos, Luke Chandler, durante o período de colheira de algodão em uma fazenda típica do interior estadunidense, ambientadas em 1952. O texto inova por trazer as impressões, interpretações e descobertas de alguém que está começando a entender o mundo.

Em 2006, ele escreveu seu primeiro texto de não-ficção: O Inocente, em que narra a história de um preso condenado injustamente à pena de morte. A partir daí o autor se aproximou de movimentos que lutam justamente contra condenações prematuras baseadas em investigações forjadas ou simplesmente mal feitas. Atualmente ele participa do Innocence Project, movimento não-governamental de suporte jurídico aos mais necessitados.

Por fim, no ano passado, o autor enveredou pelo hoje lucrativo nicho de aventuras infanto-juvenis, com o livro Theodore Boone Aprendiz de Advogado, em que um adolescente filho de um casal de advogados acompanha o julgamento de um acusado por assassinato. O texto é bem professoral, principalmente quando o protagonista de 13 anos esclarece aos seus colegas de escola o significado de hipoteca, execução de dívida, declaração de insolvência, procedimentos na vara de família e algumas particularidades de um júri. O objetivo do texto parece claro: servir com referência para introduzir conceitos jurídicos aos pré-adolescentes. Uma boa idéia. Ao que parece, este livro deve iniciar uma série de publicações com o mesmo personagem.

E assim, o advogado Grisham, formado no Mississipi, continua ganhando suas ações. Pelo menos, nas livrarias e nos sites especializados em e-books.
Alberto 10/01/2014minha estante
Excelente resenha CelioVivas. Parabéns!

Rebekah4 26/12/2021

Bom!
Gostei de ler esse livro, ele me fez refletir bastante, mas eu esperava mais do final, deveria ter mais coisas.

Ge 20/04/2011

O advogado. Suspense, ação com um viés social.
O John Grisham é advogado e seus livros circundam esta temática, mas sempre de uma forma bastante instigante, não é à toa que algumas de suas histórias foram parar nas telas de cinema, como é o caso da "Firma", "Dossiê Pelicano", o Juri, etc.
O Advogado possibilita uma visão de como funciona os grandes escritórios de advocacia nos Estados Unidos e de como se pode encontrar uma linha de fuga na dura burocracia e frieza do mundo das leis e olhar para o próximo, para os mais necessitados. Trata-se de um advogado, que após ser mantido refém por um sem-teto, passa a questionar as razões daquela atitude e para isso começa uma investigação e descobre um segredo terrível que envolve a firma em que trabalhava. Passando por uma crise existencial, questionando os modelos da sociedade, bem como sua própria atuação, o livro instiga o leitor a uma reflexão. Leitura muito interessante,com suspense, ação, imperdível,sobretudo para quem trabalhava na advocacia.

Babi Ananda 28/05/2020

Foi lindo acompanhar a evolução do personagem, é tudo muito real.

Joyce 20/10/2014

O advogado - John Grisham
"Michael estava cada m pressa. Subia os andares da Drake e Sweeney, uma gigantesca firma de advocacia com oitocentos profissionais. A remuneração era boa e estava melhorando a cada dia. Em um prazo de três anos ele seria sócio da firma. Era um profissional talentoso em ascensão e não tinha tempo a perder, não tinha tempo para parar, nem para jogar algumas moedas nas canecas dos mendigos. Não tinha tempo para a própria consciência.
Um encontro violento com um sem-teto, no entanto, o fez parar de repente. Quem era aquele homem? Michael investigou e descobriu trata-se de um doente mental, um veterano de guerra, há muitos anos entrando e saindo de abrigos para os sem-teto. Então Michael investigou um pouco mais e descobriu um segredo terrível, e o segredo estava relacionado a firma onde trabalhava, a poderosa Drake e Sweeney.
O trem expresso descarrilou, a escada desabou. Michael saiu da firma e levou com ele um arquivo ultra-secreto. Foi para as ruas, um advogado para os desabrigados, os sem-teto, um advogado das ruas.
E um ladrão."

Letícia 10/11/2016

O advogado
Neste romance jurídico, Jonh Grisham novamente traz uma história interessante que mistura ação, romance e ficção (ou será que não)? O enredo é tão real que parece que estamos conversando com o personagem principal, que muda completamente sua vida já planejada e próspera dentro de um enorme escritório de advocacia depois de um ato de desespero de um mendigo. De um extremo a outro, o personagem principal nos convida a refletir sobre justiça, corrupção e até que ponto a ambição humana nas grandes empresas - e até mesmo instituições publicas- podem chegar.

Raquel T Moura 03/08/2010

A história de um bem-sucedido advogado de Washington com uma carreira promissora e em ascendência que se permite ser tocado pelo sofrimento de pessoas muito pobres e carentes depois de quase ser morto por uma delas. Todas as discrepâncias entre a riqueza e a pobreza de uma mesma cidade são retratadas nessa história.

Alberto 11/08/2014

O advogado
A narrativa é feita pelo advogado Michael Brock, futuro sócio da Drake & Sweeney, um dos maiores escritórios de advocacia dos Estados Unidos.
O livro inicia com um atentado no prédio do Dr. Michael Brock, o advogado. Um maltrapilho das ruas chega armado no escritório e mantém reféns 8 advogados do escritório, inclusive o Dr. Brock. Após horas de tensão e agitação, “Senhor”, o maltrapilho das ruas morre com um tiro na cabeça desferido por um policial de elite estrategicamente posicionado no exato instante em que um dos advogados reféns, sob as ordens de “Senhor” abre a porta para pegar a refeição solicitada. Os fluidos, sangue e pedaços da cabeça de “Senhor” escorrem pelo rosto e pelas roupas de Michael que, a princípio, imagina ter-se ferido.
O tema central da história é a dificuldade de viver numa cidade como Washington ou Nova Iorque pelos sem-teto. O tema é ricamente explorado por Grisham que consegue fazer um retrato vivo da realidade desses desafortunados. Por alguns momentos, cheguei até a pensar que aquilo que é descrito não fosse em Washington ou Nova Iorque e sim em Recife. Difícil acreditar que, numa metrópole como Washington ou Nova Iorque, centros de excelência em um dos países mais ricos do mundo, exista uma realidade como a descrita em “O advogado“. Mas, ao finalizar o livro, há uma nota do autor que evidencia de modo inequívoco, a veracidade daquelas situações. Apesar de ser uma ficção, o cenário não é uma fantasia.Este livro, o recebi de presente do meu irmão, Alexandre, há uns 7 ou 8 anos. Eu o havia lido logo ao receber o presente e lembro que gostara muito mas não lembrava de absolutamente nada. Como precisava fazer esta resenha sobre o livro resolvi relê-lo e constatei o valor da mensagem e a semelhança que existe entre a pobreza de Nova Iorque e Washington com a de Recife ou do Rio de Janeiro.

Fiz uma resenha do livro mais completa no meu blog Verdades de um Ser. Para lê-la, clique no link ou copie e cole no seu navegador.

site: http://verdadesdeumser.com.br/2014/02/05/o-advogado-livro/

Regina 17/05/2010

Conspirações da Vida
Este livro me fez entrar contato com as conspirações da vida. Não há nada certo, e fechado, os acontecimentos podem levar a qualquer um de nós a ter mudanças bruscas de planos e de direção.Mudar valores, concepções e a interagir com a vida por um simples clique na consciência. Este livro traz a transformação para o Bem Comum, desvincular-se dos valores capitalistas e também traz a questão do investimento das grandes empresas no terceiro setor.

Hester1 05/05/2015

Nao gostei do livro. O autor é um excelente contador de estórias. Já li outros livros dele em que mergulhei na estória e gostei muito. Este, achei meio piegas. Tá que o tema é legal, afinal os advogados só pensavam em fazer dinheiro e esqueciam de como era viver, Esquecemos muitas vezes de olhar o outro, olhar os que precisam de ajuda. Mas nao precisa ser piegas.
Natalie Lagedo 10/04/2016minha estante
Exatamente, Hester. Piegas é a palavra que faltava pra eu conseguir definir este livro.

Gabriel.Tamiozzo 11/04/2020

Incrível
O livro tem uma história que te prende do começo ao fim, sem pontas e bem escrito, primeiro livro que leio do autor mas já quero ler outro.

Juliana Molina 22/05/2009

Muito Bom!
Esse foi o primeiro livro que li de John Grisham, e ele é um ótimo autor, tem uma narrativa muito boa, que prende o leitor do início ao fim. Depois deste livro já li muitos outros desse autor, e todos são muito bons!

Claudia Souza 11/12/2009minha estante
Intriga que envolve: advogado x ética x arquivo... uma mistura intressantíssima para quem é profissional que trabalha com a informação (Arquivista, bibliotecários, etc).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6