Jogando Para Vencer

John Wooden

Resenhas - Jogando Para Vencer

Adamastor Portucaldo 24/04/2024

Filosofia de Sucesso de John Wooden
É sobre uma lenda do basquete americano dos anos 30 a 70 do século XX.

Parece, no entanto, que quem deu o nome do livro (The Essential Wooden) em português não o leu, pois sucesso para o John Wooden era apenas e simplesmente FAZER O SEU MELHOR. Simples como as grandes verdades! Vitória sempre foi o objetivo, mas essa palavra nem sequer era parte do vocabulário do mestre!

O professor tinha uma filosofia de trabalho, começando com uma pirâmide com 17 conceitos, além de princípios e outras máximas, desde a Golden Rule até:

"Não sou como deveria ser
Nem o que eu queria ser
Ou o que virei a ser.
Mas estou grato por não ser mais quem costumava ser."
[Melhoria Contínua, ou Reforma Íntima não é mesmo?]

Ou: "O que conta é o que você aprende quando já sabe tudo."

Num dos depoimentos, um atleta vencedor ficou meio intimidado no começo, mas quando entendeu que "apenas dar o melhor de si" era o objetivo, e que isso estava ao seu alcance...

O livro tem que ser lido com uma certa cautela, pois embora tenha sido comentado por Bernardinho, tem barbaridade do tipo chamar Benjamin Franklin de presidente americano, o que ele nunca foi! E alguns outros errinhos esparsos.

Talvez tenha sido um trabalho oportuní$tico do coautor, no final da vida de John Wooden (que chegou aos 99 anos, mas no seu último ano de técnico da UCLA - 1975 - faturou estonteantes 32,5 mil dólares, apenas!!!). Mas a descrição, os depoimentos e os comentários do método de trabalho, que teve resultados nunca igualados, vale a pena. Pode e deve ser levado para a vida, para a quadra, para a empresa!

Miriam 25/02/2020

Todo líder precisa ler
O livro "Jogando para vencer" faz parte da coleção "na vida como no esporte". O autor é John Wooden, que liderou o time de basquete UCLA. Entre as páginas, há comentários do Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei.
A leitura é enriquecedora. O autor relata sua experiência entre desafios, propostas, erros, acertos e métodos. É nítido, em todo o livro, que Wooden escreve o que vive e acredita.
Depois de ler esse livro, a concepção de sucesso ganha outra conotação.
O livro é pura sustância àqueles que apreciam uma leitura vigorosa e ao mesmo tempo saborosa.

Agneli 05/02/2024

Excelente
Esse foi o primeiro livro que precisei ler com um papel e um lápis ao lado, pois dele é possível tirar inúmeras lições, aprendizados e dicas sobre liderança. Recomendo! Vale muito a pena.

André 21/10/2012

Uma Lição de Gestão
A frase de Cervantes citada pelo autor, traduz muito sobre a leitura deste livro:
"A Jornada é melhor que a estalagem".

O livro não é apenas uma aula de liderança; mas, a importância e a influência do caráter na vida.

Rodrigo 29/09/2022

Aula de liderança
O modelo de liderança pelo wooden é algo que impulsionou todo o sucesso obtido ao longo da sua carreira. O livro traz diversos ensinamentos passíveis de serem aplicados na nossa vida profissional.