Morreste-me

Morreste-me José Luis Peixoto

Resenhas - Morreste-me

Danilo 30/12/2023

Curto e sensível!
Não conhecia esse autor português, mas gostei do jeito meio poético na forma de escrever. É um livro que retrata a dor da perda. José Luiz fala como foi lidar com os últimos momentos do seu pai. O livro acaba num instante, mas é bem interessante ver o nível de conexão que ele tinha com o pai e as lições que ele manteve como forma de manter o pai vivo na memória.

Ryanne 26/12/2022

Dolorido
É um livro tão sensível que dói, que a gente sente a dor do eu lírico, a gente sente a nossa dor, de alguém que não está mas continua entre nós.
Um livro delicado, profundo, angustiante, doloroso. Lindo.
Katia.Borges 28/12/2022minha estante
Dói mesmo na gente!! Eu chorei algumas vezes, mas um choro repelto dr humanidade, por saber que qdo amamos alguém, esse pessoa vai estar sempre conosco

Rose.Rodrigues 25/01/2022

Triste e poético
Um dos livros mais tristes e bonitos que já li. O luto relatado em poesia. Uma obra de arte encantadora e dolorida.

Bia 03/05/2021

Arrebatador.
Escrita sublime e tão repleta de sentimento. Tão poética.
Sinto que invadi o mais íntimo do autor, mas ele também me invadiu. Despertou em mim o medo da dor, da doença, da morte e do imenso vazio que ficará a minha vida sem a presença do meu pai.
?Vou. Parto para o que sobra de ti e tudo são resquícios do que foste. Parto de ti, viajo nos teus caminhos, corro e perco-me e desencontro-me no enredo de ti, nasço, morro parto de ti, viajo no escuro que deixaste e chego, chego finalmente a ti. Pai.?

Ivandro Menezes 25/04/2021

Um relato honesto e pessoal
O luto não é tema fácil. Há risco de descambar para o sentimentalismo exagero ou de manter uma distância mal calculada. José Luís Peixoto consegue achar um meio-termo.

?Morreste-me? percorre numa despedida sincera ao pai uma gangorra de emoções, ora focando a ausência, ora a presença; o ontem e o hoje. Se a priori, revela-se em separado, mais a frente cruzam-se numa velha e conhecida estrada, que se aponta para frente também conduz ao que passou.

Essa essência do luto de fazer o ausente presente é bem capitada, mas o livro estiva-se num vaivém que em certo momento desconecta e cansa o leitor. Em certos aspectos, pareceu-me um relato demasiado pessoal.

A escrita é bem azeitada, maneja bem as construções, as pausas em formas de nó na garganta e traduzidas em dor, como quando repete de modo isolado a palavra ?Pai?, o que termina por grafá-la assim em maiúscula, redimensionando a figura paterna. É carregado dessas pequena sutilezas e também de uma poesia imberbe, não no sentido ruim, mas no de quem se desnuda ante a dor da perda do pai.

Um relato honesto e pessoal do luto.

Layla.Ribeiro 29/03/2021

Profundo, poético e emocionante
Recomendo esse livro pra pessoas que perderam algum ente querido. É um livro de desabafo sobre o luto e a perda, mesmo com esse ar triste , o autor com sua escrita poética , nos traz um pouco de conforto.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 07/02/2021

Em Morreste-me temos o relato de um filho, carregado de dores e saudades, sobre a morte de seu pai. O livro é bem curtinho, mas a carga emocional é tão forte que não consegui sorver de uma vez só.

A prosa poética entrelaça os momentos mais difíceis da iminência da morte e o após morte com as memórias de momentos de felicidade e aprendizagem. É uma leitura que te induz a se colocar no lugar do narrador, que faz seu coração doer, quer você já tenha passado pela mesma situação, quer imagine que um dia por ela passará.

Impossível ler essas páginas e não lembrar de momentos vividos, de lugares e cenários conhecidos, de coisas e objetos compartilhados, de situações e contextos. Impossível ler e não sentir o amor em cada palavra. Impossível ler e não sentir o pulsar insano que a ausência de um ente amado pode causar.
Fiquei com um rio nos olhos.

Oré 15/01/2021

Beleza desde o título estendida a toda obra.
Morreste-me. Só o titulo já traz uma enorme carga poética. A capa e o titulo me fizeram para pensativo alguns minutos... E assim seguiu-se com todo o texto. Um livro breve, poucas páginas, mas de uma descrição monumental sobre a perda e o luto. Cada linha traz carga emocional intensa, num jogo muito bonito de palavras, totalmente imagético. Me peguei relendo vários trechos (a beleza da obra alonga sua leitura, de forma prazerosa vale-se ressaltar). Muito bom mesmo!

Paulo 25/10/2020

Li e reli
Morreste-me é um livro curto que li ontem e reli hoje. Mesmo breve, o livro passa muitas experiências emotivas escritas sobre alguém próximo que já se foi, que já não é mais. Repleto de memórias, onde cada cena ou objeto desperta imagens e sensações de tempos idos, dos quais agora só restou a saudade (palavra essa que não me lembro ter visto no livro).

É muito bonito como os portugueses escrevem o idioma. A escrita é poética, e as palavras parecem carregar mais sentidos do que apenas aqueles que elas têm no dicionário. É como Pujol Filho diz na orelha do livro: “Perceber que, como mesmo dicionário e a mesma gramática, se faz outra língua”.

Dentre todos os trechos que gostei, transcrevo aqui um que se trata do tema que mais me fascina: o tempo - ainda mais quando ele está aliado da morte, que nada deixa escapar exceto o tempo. Ei-lo: “Parada no ar, a minha mão dirigiu-se à tua gaveta. E, onde o pousaste cansado, o teu relógio de pulso, ainda à tua espera, ainda a passar os segundos: um outro outro outro: segundos a sobreporem-se ainda, mesmo depois de ti, ainda segundos e tempo, como se nada lhes tivesse alterado o labor ténue de tecer o fio delgado interminável, como se fosse interminável o tempo, o fio ténue, como se não pudesse ser cortado a qualquer instante, a qualquer segundo, como se não tivesse sido cortado, abruptamente cortado, para nunca mais voltar a se unir, nunca mais nos voltar a unir.”
Diego Fernandes 25/10/2020minha estante
Acabei de colocar na minha lista, fiquei bastante interessado!

Mário 25/07/2020

Morreste-me
O título já antecipa toda a carga poética e lírica que o autor nos apresenta e nos presenteia durante todo o livro. Poderia ser traduzido como um ensaio sobre a saudade e o luto. Incrível como o autor traduz sentimentos de forma tão rica e inédita. Parece que nosso idioma é enriquecido, esticado e inovado com tantas expressões e frases belas. Leitura breve, mas muito forte e carregada de emoção. Belíssimo.
Nota 10.

Ana Paula 01/10/2019

Uma carta de amor
Morreste-me para mim é uma carta de amor de um filho para o seu pai. Muito tocante. Apesar do autor não contar nada de como era a sua vida, o leitor adivinhará a alegria e o amor que permeavam a relação. Um presente para a vida moderna que normaliza e trata banalmente o choque entre gerações. Aqui, nunca existiu tal choque e o autor colhe doçuras e saudades da convivência harmônica e amorosa com seu pai.

Tatiane 01/08/2019

Belo
Se tivesse de traduzir este livro em uma palavra, diria: "transbordamento".

José Luís Peixoto, em Morreste-me, traduziu toda a sua dor da perda e todo o seu amor pelo pai em palavras que transbordam e nos encontram em meio a um tsunami de beleza e emoção. Dilacera a alma, é verdade, mas também nos fortalece em um jorro de amor tão puro, tão belo, tão intenso, que nos faz acreditar num amor realmente infinito.

tatiandoavida.com

Toni 19/04/2019

Monumental!!
São 61 páginas ( curto) de emoção pura. As últimas são definitivamente arrebatadoras.
Esse é aquele tipo de livro que mexe com sua alma e, por isso, vc não sabe se quer acabar, embora trate de um assunto denso por natureza, o luto. No entanto, a linguagem melódica, que nos remete a uma sonoridade poética com que o autor aborda e retrata essa circunstância sem pieguices, são elementos que fazem com que a leitura, antes de despertar emoções melancólicas, ao contrário, te proporcione um prazer imenso. (*1000/10)

*Licença poética. ???