Elite da Tropa

Elite da Tropa Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Elite da tropa

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Elite da Tropa, de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel
“A verdade tem de ser convocada a aparecer, e ela só baixa no cavalo desbocado, que se recusa a filtrar a voz que vem do coração.”
“O sangue é um veneno. Quanto mais se derrama, mais fertiliza o ódio. E a roda não para de girar.”
“A memória, às vezes, parece um cofre em que a gente é enterrado vivo.”
“Além do mais, a gente vai ficando velho e o coração vai ficando mole.”

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2007/09/elite-da-tropa-luiz-eduardo-soares-andr.html

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Os autores são todos ligados à segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, sendo um deles major da polícia e o outro foi capitão do BOPE.
Achei o filme mais chocante. Esperava mais do livro, justamente pelo filme ter sido um belo tapa na cara.
Mas o livro revolta. Você começa a pensar sobre tudo que é retratado e sente nojo de fazer parte desse sistema porco e corrupto. E o preconceito. Dói fundo.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, o narrador, policial do BOPE, retrata o dia-a-dia em pequenos contos. Explica o caminho para se tornar policial do BOPE, as torturas, a corrupção da PM e da Civil, enquanto o BOPE tenta manter-se incorruptível. Retrata a violência (dos policiais e dos traficantes), as mortes, as incursões nas favelas….enfim…mostra o lado B que não estamos acostumados a ver. E é isso que revolta. Toda essa hipocrisia, todo esse papo de que “policial é bandido”, é nojento, revoltante mesmo. Sempre achei que era uma classe injustiçada, agora tenho certeza.
Mas, como nem tudo são flores, existe a segunda parte do livro.
Nessa segunda parte, a história corre veloz, e você tem que ficar bem esperto pra não perder detalhes. É uma infinidade de pessoas, traficantes, autoridades, todos enroscados em uma mesma trama de traições, mentiras, desconfiança e morte.
Aqui, a esposa do chefe do Comando Vermelho, preso em Bangu I, é seqüestrada. Aí vem toda a trama para saber quem foi, porque, se está envolvido com traficantes inimigos, com a polícia, com o governo.
Nessa segunda etapa do livro, vemos que a polícia pode sim ser corrupta e vender-se à traficantes e ao próprio governo para ter regalias. Mas também frisa que nessa sujeira toda existem pessoas honestas, que batalham, acreditam, e pagam, muitas vezes com a vida.
É triste, dá um aperto pensar nessas pessoas idealistas, que só querem resolver os problemas, sendo presos nessa rede de intrigas e utilizados como marionetes para interesses menos nobres, por assim dizer.
Recomendo o livro, sem pensar duas vezes. A linguagem é coloquial, cheia de gírias, é a voz da rua mesmo. Fácil de ler, mas cheio de referências cultas, você vê que os autores sabiam o que estavam fazendo.

biaandradezz 10/04/2024

BOPE (batalhão de operações policiais especiais)
O livro Elite da Tropa foi a inspiração para o famoso filme Tropa de Elite.
Na primeira parte do livro vemos alguns relatos da rotina dos policiais do BOPE, eles tem um lema que na maioria das vezes é seguido: Na dúvida, mate. Não corra. Não morra. Porque para eles, ou você mata ou morre.
Na segunda parte conta um trama envolvendo políticos, policiais, traficantes, seguranças. Você acaba descobrindo algumas alianças que para alguns, seria impossível, mas há uma parte da polícia que é obscura.
Na minha opinião o livro é bom, interessante, durante a leitura você se depara com muitos palavrões, então se você se incomoda não recomendo a leitura.

Um dos cantos de guerra: ? Se perguntas de onde venho e qual é minha missão: trago a morte e o desespero, e a total destruição.?

?A polícia tem sido uma grande mentira, que afeta, em primeiro lugar, os próprios policiais. Para rasgar as cortinas e tirar as máscaras, nada como a verdade. Santo remédio. E não me venham com a velha história: a dose pode matar o paciente. Se não matar, paciência. Quanta gente já morreu nessa brincadeira. O que não aceito é que continuemos o joguinho, a farsa, em silêncio, fingindo que não está acontecendo nada.?
Não vai descer ninguém!

Ou é subir? Agora n lembro KKK

biaandradezz 10/04/2024minha estante
Kkkkk acho que é subir, mas na maioria das vezes eles devem só meter o tiro pra tudo que é lado. Acho que a polícia é mais pesada no Rio de Janeiro não é? Acredito que em São Paulo não tenha tanto, só na capital

Jão 10/04/2024minha estante
Pô, eu tenho a impressão que no Rio é mais pesado que SP mesmo. Mas aqui no interior é no máximo apreender veículo irregular KKK

biaandradezz 11/04/2024minha estante
Sim kkk, as vezes tem uns casos aqui no interior. Na capital tem de vez em quando também por causa das favelas, mas em comparação aqui é tranquilo

Jão 11/04/2024minha estante
Você é de SP tb?

biaandradezz 11/04/2024minha estante
Sim, mas do interior de sp

Jão 11/04/2024minha estante
Eu tb sou do interior de SP

Raphael Milão 09/10/2021

Para quem não mora no Rio de Janeiro, já se consegue ter uma pequena noção de esquemas de corrupção entre polícia, governo, traficantes e a mídia.

Aresandio 13/06/2021

Elite da tropa é o primeiro livro, no Brasil, a mostrar esse lado desconhecido do combate diários nas grandes cidades - o ponto de vista do policial.

Bruno.Oliveira 29/05/2021

Tropa de Elite
Máquinas de Guerra, eles foram treinados para ser a melhor tropa urbana do mundo, Um grupo pequeno e fechado de policiais atuando com força máxima e devastadoras.

Daniela 30/11/2011

Sinceramente, impressionante. Achava que o livro retratasse a mesma história do filme, mas não é. Nada de capitão Nascimento. O livro é escrito pelo personagem Matias do filme, mas que no livro se apresenta apenas como um oficial negro do BOPE. É dividido em duas partes: na primeira, ele relata vários fatos que presenciou tanto na PM quanto no BOPE (algumas delas acontecem no filme, mas com outras personagens). Na segunda parte, uma história onde o BOPE aparece apenas como uma pecinha, citada aqui e acolá. Tanto o BOPE quanto o tráfico, são meras pecinhas manipuladas de acordo com os interesses políticos. Não há heróis, nem solução. Só uma complexa rede de interesses políticos, onde ninguém confia em ninguém, todos investigam todos e a qualquer momento, qualquer um pode ser fritado. Nenhuma novidade. Mas não deixa de assustar.

Blenda Costa 31/07/2022

O livro mostra o panorama sombrio da Segurança Pública do Rio de Janeiro, mostrando que as "políticas" de segurança não presidem da violência policial no trato da criminalidade arraigada instituições e que existe uma forte relação entre violência e corrupção.??

Oleiro 07/01/2009

Viva a liberdade de expressão!
Embora a narrativa não seja das melhores - exceto pela parte final do Luiz Eduardo Soares - este livro revela um pouquinho dos podres por traz das insituições brasileiras: polícia, poder executivo, faculdades-edução, classe média. Se você é uma pessoa que adora Paulo Coelho, Harry Potter ou Marion Keys, você deve ler esse livro para tentar entender que a sua bolha pode furar a qualquer momento!

Tinovsky 26/02/2024

Não sei descrever o quanto é bom
O livro é exatamente o que tem na sinopse, é uma compilado de vários relatos de polícias sobre o dia a dia no RJ e na segunda parte nos é apresentado uma história fictícia (talvez ?).
O livro tem diversas tiradas e ironias e muitos relatos são chocantes e tristes, seja pela violência que é a vida de um policial, ou pelo fato que eles também erram e tem o peso na consciência disso.
Ao contrário de muitos que fizeram resenhas aqui no Skoob, achei livro o máximo, e não perde de nada para o filme. De longe um dos melhores que já li. ???

Milena 15/09/2023

Boa sorte
Eu amei muito o início do livro, as narrativas, pequenas histórias e toda descrição fidedigna, entretanto do meio para o final mudou totalmente o formato da escrita, um livro que era gostoso e curto se enche de falas de pessoas que me deixou confusa, seria facilmente 2 livros distintos sobre o mesmo tema na minha opinião, pq eu não estava preparada para isso, o que me fez ficar arrastando a leitura e postergando outras
Então esteja preparado!

SPOILER!!!!

ESTOU AVISANDO!!!

ÚLTIMO AVISO!!!

A parte que mais me doeu do livro foi na hora que fuzilaram o barraco e mataram a menininha q estava atrás dos traficantes sem querer, isso doeu, pq um deles diz claramente que os traficantes estavam de costas para ela e com certeza foi uma das balas dos policiais que a atingiu.
Thales.Santos 03/01/2024minha estante
É porque, de fato, a ideia do livro é ser distinto do meio para o fim. O livro foi escrito por dois policiais que eram capitães do BOPE e por um famoso antropólogo e que tem uma vasta experiência na gestão pública.

Portanto, a primeira parte tem mais essa pegada de diário, um relato ali do cotidiano da corporação: operações, invasões a morro, chacinas, torturas, esquemas de sacanagem etc. Os dois autores que foram do BOPE, acredito eu, condensaram suas histórias em uma só através ali daquele narrador. Então a primeira parte é mais das experiências deles.

A segunda parte, é mais baseada na experiência do Luiz Eduardo Soares, o antropólogo que mencionei antes. Na área da Segurança Pública, ele é uma das maiores referências no debate, o que o fez ser escolhido para atuar como secretário de segurança do estado do RJ e também da secretaria nacional de segurança no governo Lula I. Falando isso tudo para mostrar que ele teve muito contato com essa parte da gestão da segurança pública e que, por consequência, viu de perto muita coisa envolvendo a polícia.

Inclusive, duas coisas foram bem marcantes quando ele foi secretario aqui no RJ. Primeiro que ele teve uma postura mais crítica em relação a atuação das polícias, sempre batendo na tecla a necessidade de um maior controle externo de suas atividade (ele mesmo chegou a denunciar alguns casos de corrupção policial) e, somado ao fato de que durante sua gestão as operações policiais truculentas foram substituídas por ocupações "pacíficas", o fizeram ser hostilizado tanto pela PM quanto pela PC. A segunda coisa é o episódio do Caso Salles (uma das famílias mais ricas do Brasil), onde descobriu-se que o João Salles dava mesadas mensais para o Marcinho VP, o traficante mais procurado do RJ e um dos mais procurados no Br, quando ele resolveu largar o tráfico. Na época, o antropólogo elogiou publicamente essa ação, o que foi um escândalo e logo depois foi demitido da sua função pelo governador Garotinho. Ele saiu Depois quando foi para o governo Lula I, também rolou uma repercussão e fizeram pressão para ele ser demitido.

Enfim, em geral é isso. Por isso essa segunda parte nós temos uma maior presença de atores políticos, porque é para mostrar mais esse lado da relação corrupta entre a polícia e a política institucional.

Lou 12/07/2009

Importante conhecer a história por esta ótica!

É no mínimo necessário ler um livro escrito a 3 mãos por Luiz Eduardo Soares (antropólogo especializado em segurança), André Batista e Rodrigo Pimentel, ambos policiais que atuaram no BOPE.

Para mim não foge à regra: o livro é melhor do que o filme o que em sí é muito bom porque o filme foi cercado de polêmica mas muito elogiado.
A narrativa prende mas mostra, com uma certa indiferença compreensível, que o livro foi escrito e alinhavado por diferentes narradores e diferentes humores. Entretanto, não dá pra dizer que falta ritmo. O livro emociona e faz pensar.

Gustavo Batista 22/07/2010

O livro é bom. Realmente a segunda parte tem um pouco menos de ação, mas nem por isso ela fica chata ou é menos importante para o livro como um todo. Pelo contrário, retrata, na minha visão, a realidade não só da segurança pública, mas de todos os cargos políticos. O livro é chocante tanto pelo relato dos excessos polícias, quanto pela politicagem que cerca a Polícia.

Simon 08/05/2022

Bem diferente
Acho que por causa do filme, já esperava algo e tal, e não foi bem assim o enredo é bem diferente, mas vale a pena.

EddeDeka 21/12/2020

Muita ficcção????
Até a metade é uma leitura interessante, passou disso fica um pouco forçada...
emanuelly 05/05/2022minha estante
????