O Corretor

O Corretor John Grisham

Resenhas - O Corretor

Marlonbsan 18/10/2022

O Corretor
Joel Backman, um poderoso corretor foi solto da prisão a mando do presidente dos Estados Unidos, motivado por interesses da CIA. Joel é levado para a Itália, onde tem que aprender a língua e todos os caminhos para sobreviver.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos alguns personagens, na maior parte do tempo, Joel. A linguagem é relativamente simples, mas tem pontos de elevada densidade.

O início do livro é bem parado, há uma inserção de termos que envolvem questões políticas dos Estados Unidos, assim como termos mais especializados do direito.

Depois desse início, há nuances que melhoram um pouco o ritmo, porém há um foco muito grande nas descrições dos ambientes, restaurantes, comidas e cultura da Itália, além de apresentar muitos termos da língua italiana e em seguida a sua tradução, elementos que quebram o ritmo da leitura.

Essas nuances deixam a leitura um pouco repetitiva e com uma progressão mais lenta, pouco acontece para desenvolver os desfechos. Há alguns personagens interessantes e bem-criados, mas não a ponto de se apegar a eles, tanto é que, quando um ou outro aparecia, já nem sabia mais quem era.

Há ainda questões de espionagem, algumas subtramas de conspiração, mas que não são tão bem aglutinadas ao restante da história, que parecem deslocadas. Já no final, há todo um plano envolvido que é interessante e faz com que o livro tenha um bom desfecho, mas também de forma mais abrupta.

No geral, um livro com leitura mais densa, com bastante foco na cultura italiana, uma pitada de espionagem e conspiração, mas para quem gosta do gênero e questões políticas, pode ser uma boa experiência.

Guilherme 25/12/2022

Razoável
Um livro razoável. A história começa prometendo e vai bem até certo ponto, mas no entrando em minha opinião, John Grisham deixa muitas pontas soltas mesmo sendo uma característica de sua escrita um final aberto. A impressão é que tinha um limite de páginas ou pressa para terminar... Não é ruim, mas não está entre os melhores do autor.

Arthur 29/01/2010

Primeiro livro que li do autor e me decepcionei. Talvez não dei sorte na escolha do livro.

A história é bem interessante, mas o autor se prende muito a detalhes que poderiam passar sem fazer falta alguma, a exemplo: descrição quase por completo das aulas de italiano, quantidade de pessoas que foram convidadas e que apareceram num enterro, manual de um Smartphone (parece até propaganda do celular)... etc.

Do meio para o final do livro, quando começa a ter mais ação com perseguições, disfarces... a leitura deixa de ser massante e fica agradável, numa leitura rápida. Ficamos com uma expectativa tão grande de como irá terminar o caso de Joel Backman, que o final do livro é simplesmente uma MERDA. Fiquei até com raiva do autor, mas lerei outro pelo fato de ser muito lido por muitas pessoas.
Greyheart 01/10/2011minha estante
Tô contigo Arthur. Acho até que ele poderia ter detalhado tanto diversas coisas como você citou, só que aquele final foi realmente de matar. E aquele pseudo-ninja Sammy? Toda aquela demonstração do phodastic poder dele... pra... encerrar com um "ele foi visto por aí"? Seria melhor se nem tivesse levado tantos estrangeiros para a trama.

Pablo 30/12/2012minha estante
Arthur, leia Tempo de Matar, primeiro livro dele e tenha este como critério para os outros. A Firma, segundo dele, é muito bom. Neste (O Corretor) eu pensei que Joel seria morto, considerando tantos perseguidores, e que o JAM ficaria perdido, seria menos happy ending. Leitura light.Procure também O Cliente e o Homem que Fazia Chover, muito bons.

Pablo 30/12/2012minha estante
Lembrei de mais dois dos melhores de Grisham O Júri e O Dossiê Pelicano.

Gobbi 30/04/2014minha estante
O Dossiê Pelicano é ótimo. Tempo de Matar é clássico e A Firma excelente ,o melhor deles! Mas O Corretor é terrível. Pior livro que li dele. Há um livro parecido, Jogando por Pizza, que conta a história de um jogador de futebol americano fracassado vai pra Parma jogar pelo time de lá. É a mesma porcaria.

IvaldoRocha 06/07/2009

Leitura rápida, de um só gole.
Uma trama inteligente e bem amarrada, cheia de reviravoltas no estilo John Grisham. Ótima para um final de semana chuvoso em que você quer simplesmente matar o tempo de uma maneira prazerosa.

Diogo Nunes 11/08/2009

Meu novo autor preferido
Já havia lido o Inocente e gostado. Depois de ler o corretor, virei fã deste autor. O livro é bom da primeira a última página! Já comprei o Recurso, Jogando por Pizza e o Negociador! Vou tentar ler todos dele!

Ju Furtado 08/12/2010

Sou suspeita pra falar de John Grisham. Já li quase todas as obras do autor, que considero simplesmente fantástico.

Acho que é a primeira vez que dou nota 4 pra um livro dele, o que pra mim representa muito! Adorei a trama, a inteligência de John é algo incontestável, mas precisava mesmo de tantos detalhes? Precisava exatamente onde faltou: no fim do livro. A maioria dos personagens que impulsionaram a história não tiveram seu desfecho revelado: Arthur Morgan, por exemplo... fiquei com cara de "ué".

Bom, pode ter sido uma questão de momento, já que a última obra que li do John foi "O Inocente", que é simplesmente IMPERDÍVEL (se vc não leu, leia ONTEM)!!! Mas não consigo dar nota inferior a 4 a esse escritor que tanto me fascina.
Sirley 25/07/2012minha estante
JU!!
Tenho várias obras dele aqui em casa, em Inglês!!!

Deh 23/01/2014minha estante
eu tenho que ler todos os livros desse autor

Kaka 04/06/2023

Bom livro
Gostei mas não supera o livro "Dossiê Pelicano". A trama é boa, a história é criativa, envolvente, mas achei a escrita muito descritiva quando não precisava e pouca "correria" quando precisava. Um bom livro.

Leostuepp 05/04/2010

Bela trama
É uma bela trama, envolvendo um mundo fantasioso para nós.
Leitura leve, agradável, sem um compromisso com ensinamentos e verdades, somente uma ficção bem conduzida.

Digão Livros 15/08/2010

Mortes, tramas, jogos de palavras. O livro daria um ótimo filme, estilo A supremacia Bourne. Estou curtindo bastante o livro, e louco para descobrir se Marco sairá dessa. Não sabe quem é Marco? Bem, essa é a minha parte do suspense na resenha..rs...." Nota: 4

O livro é puro suspense do começo ao fim! O modo que o autor encadeia a trama aprisiona o leitor. A história de Marco poderia acontecer com qualquer lobista de um país como os EUA.

O roteiro se desenvolve com inteligência e sem 'forçar a barra'. O fim já seria previsível, mas isso não torna o livro menos agradável.

Um bom livro.

Regina 22/08/2010

o passado a nossa espera
sempre se leva alguma coisa do passado, por mais terrivel que tenha sido....Levaria tempo para superar, e ele prometera a si mesmo que se concentraria no presente. Nem sequer pensaria no futuro.
....e se perguntou pela centessima vez. Por que exatamente se encontrava ali?

Renatinha 08/03/2021

O livro já nos deixa um questionamento em seu início... Quais os interesses na soltura de presos por ordem presidencial?
Com Backman livre fazemos junto com ele um passeio pela Itália, com sua história, hábitos e gente. As vezes um pouco maçante, mas ainda vale muito a leitura.

Saionara.Zakrzevsk 14/09/2016

Gostinho de quero mais!
Li por indicação de meu marido, que adora os livros de John Grisham. No começo estava pensando "ok, vamos ver o quanto isso me prende", mas comecei a adorar a escrita, pois ele te faz torcer pelo personagem e oferece uma riqueza de detalhes do cenário, como se você também estivesse lá. O fim, assim como o título da resenha: te faz querer mais. A sensação é de que a história não termina onde acaba.. Gostei!

Pri Lopes 02/04/2011

Livro publicado pela Rocco e tem 360 páginas.
Inicialmente eu comprei esse livro pois o autor é advogado estavam me dizendo que ele narrava bem algumas situações vivenciadas por essa profissão. Como meu irmão cogitou direito para o vestibular eu pensei: Tá aí, comprarei um livro e ele vê mais ou menos o que um advogado faz. Mera decepção.
A livro conta a história de Joel Backman, um corretor de alto escalão nos EUA. Ele negociava negócios (ficou estranho, né?) multimilhonários, vivia para o trabalho e passava a perna em um monte de gente. Mas um desses projetos não deu certo e ele foi preso.
Uma trama da CIA faz com que ele seja solto e participe inconcientemente de uma operação na Itália.
Basicamente é isso, claro que aqui está um resumo beeem enxuto. Mas o fato é que eu não gostei. A leitura se estendeu por séculos, o achei muito pesado e pouco estimulante, as aulas de italiano eram bem detalhadas e massivas mas foi o que salvou para mim o livro ( Amo a lingua italiana).
Não o recomendo. Se quiserem ler John Grisham escolham outro livro.

allanpatrick 22/01/2013

Difícil parar de ler
Esta é a terceira obra de Grisham que tenho o prazer de ler e, no meu entender, de sua melhor ficção. A trama mescla mistério, humor, suspense e tensão na medida certa, com uma história de espionagem suficientemente verossímil e com pitadas da política mais suja dos bastidores de Washington.