Mãe

José de Alencar

Resenhas - Mãe

Nessa leitora 12/07/2020

Emocionante
Que livro lindo me emocionei, que construção tão bem feita da história e a narrativa perfeita.
"O espírito humano é assim... Inquieta-se, possuise de um vago temor, quando maior razão tem de alegra-se"

Bruno B. 22/01/2022

Mom
Uma pequena peça de José de Alencar de leitura muito gostosa e fluida facilmente finalizada em poucas horas, incrivelmente profunda, com um mistério que traz ao final, uma revira-volta surpreendente. O final é simplesmente emocionante, o autor não tem pena dos leitores, o mistério é resolvido, o segredo é revelado, mas...

rafa // @_rafalapa 22/01/2021

Surpreendente.
Confesso que essa foi a minha primeira peça lida de minha vida e que de fato me pegou de surpresa quanto à narrativa e enredo da história.
Por se tratar de um drama, o exagero de sentimentalismo à época não sufocam o livro, o enriquece. No início ainda estava brevemente perdido em relação à leitura - não à escrita de Alencar, justo pelo costume de seus livros -, porém em menos da metade do livro já estava habituado e completamente envolvido com a história.

Não me atentando muito ao enredo: o livro começa com Elisa (uma das protagonistas) em sua aula de piano com o jovem e apaixonado Jorge, ao que ela diz ter que interromper as aulas com o mesmo por motivos financeiros. Logo após, o pai de Elisa, o sr. Gomes revela a sua filha que há uma ordem de despejo para os dois. Dado a isso começa o desenrolar da história e toda a drama que a envolve.

A peça, dividida em 04 atos, gira em torno dessa tal ordem de despejo do sr. Gomes, ao qual se encontra desesperado o livro inteiro ao ponto de cometer suicídio; a luta de Jorge para conseguir a quantia suficiente para que a sua amada não seja mandada embora; e o amor de Joana para o seu senhor.

O que mais me deixou surpreso com essa peça foi o final, ao qual eu esperava que acontecesse totalmente diferente. A sagacidade, a esperteza e o tom dramático da época me deixaram sem chão justamente na última página. Foi o que dizem ser um soco na boca do estômago.

lalidesu 05/01/2022

Mãe também erra
Começa errado, termina errado, pq a mãe estava equivocada lá pelo meio do caminho. Um drama muito bom, vale a leitura!

Jesca 28/01/2022

Comovente!
História curta, mas muito emocionante. Representa muito bem o amor de mãe, despretensioso, gratuito e altruísta, que é capaz de abrir mão de tudo em prol da felicidade dos filhos. Ao mesmo tempo, demonstra a hipocrisia e o egoísmo de muitas pessoas que, por se enxergarem superiores, desconsideram os sacrifícios alheios. Enfim, recomendo esse livro para qualquer ser humano sensível e que tenha uma mãe que lhe seja tudo ou muita coisa na vida.

brookbaby0 15/09/2023

MÃE
Leitura obrigatória para a faculdade. Gostei da história, apesar de algumas críticas sobre o autor da mesma. A história é em formato de peça teatral, então é uma leitura super rápida.

emilybarretof 28/01/2024

Indignos e dignos.
É a primeira vez que leio Alencar e me surpreendi. A narrativa é tão bem construída que me prendeu da primeira página até a última, impressionando-me com o formato teatral. Todos os personagens têm muita personalidade, o que os diferencia drasticamente um do outro, trazendo individualismo e humanidade e não apenas tapa-buracos de histórias.

Os plots das últimas páginas me fizeram chorar e escrevo esta resenha ainda extasiada! Leitura necessária para uma reflexão acerca da mãe negra e do "amor incondicional materno".

A.Jares 08/09/2020

A literatura brasileira é tão rica e tão sensível que mesmo eu não sendo fã de peças, me emocionei com essa.

Marcia 12/09/2021

Uma crítica à sociedade racista e capitalista, mas com um enredo cheio de reviravoltas (previstas) a lá novela mexicana. Gosto das narrativas clássicos de José Alencar, mas essa peça não me agradou.

Vihh 27/09/2023

A leitura da peça é importante para trazer pensamentos e reflexões, visto que a cultura escravocrata perdura em nossa sociedade.

mariana975 17/03/2024

Um achado da ic euma das dedicatórias mais lindas que já li
É um coração de mãe como o teu. A diferença está em que a Providência o colocou o mais baixo que era possível na escala social, para que o amor estreme e a abnegação sublime o elevassem tão alto, que ante ele se curvassem a virtude e a inteligência; isto é, quanto se apura de melhor na lia humana.

Willian.Vinicius 22/01/2017

Sobre Mãe
Fantástica esta obra de José de Alencar. "Mãe" - Mostra todo amor que uma mãe tem pelo seu filho ao ponto de se vender como escrava para ver a felicidade do mesmo. Uma tragédia no seio familiar, vale a pena ler.

EXPLOD 02/03/2019

A nobreza vem de berço
Nesta peça, José de Alencar restaurou sua credibilidade (rsrs), que foi prejudicada depois de eu ter lido As Asas de um Anjo (bléh).

É um drama inspirado na mãe de José de Alencar, como ele mesmo revelou:
“Mãe, em todos os meus livros há uma página que me foi inspirada por ti. É aquela em que fala esse amor sublime que se reparte sem dividir-se e remoça quando todas as afeições caducam.
Desta vez não foi uma página, mas o livro todo. Escrevi-o com o pensamento em ti, cheio de tua imagem, bebendo em tua alma perfumes que nos vêm do céu pelos lábios maternos. Se, pois, encontrares aí uma dessas palavras que dizendo nada exprimem tanto, deves sorrir-te; porque foste tu, sem o querer e sem o saber quem me ensinou a compreender essa linguagem.
Tu me deste a vida e a imaginação ardente que faz que eu me veja tantas vezes viver em ti, como vives em mim; embora mil circunstâncias tenham modificado a obra primitiva. Me deste o coração que o mundo não gastou, não; mas cerrou-o tanto e tão forte, que só, como agora, no silêncio da vigília, na solidão da noite, posso abri-lo e vazá-lo nestas páginas que te envio.
Recebe, pois, Mãe, do filho a quem deste tanto, esta pequena parcela da alma que bafejaste.”

Como é um drama, não sou muito exigente quanto ao nível de sentimentalismo, mas não posso deixar de fazer certa ressalva ao final (se bem que o desfecho exprime bem a intenção do José de Alencar, considerando a homenagem - lindíssima, aliás - citada acima).

Todos os personagens tem um peso mais ou menos uniforme na trama (foi a impressão que tive), contudo, como o título deixa evidente, é a personagem Joana que se destaca com a sua originalidade; tanto que a peça se inicia com ela em cena e é encerrada do mesmo modo.

O cerne do drama é o seguinte: há sacrifícios que, mesmo sendo incompreensíveis ou absurdos, apenas uma mãe faz.
Daniel 02/03/2019minha estante
Não curtiu "As Asas de um Anjo"? Há uma continuação dele chamada "A Expiação".

EXPLOD 04/03/2019minha estante
Pois é! Não gostei! Eu já não tinha gostado muito de Lucíola...

Não é?!!! Eu descobri isso anteontem, quando fui pesquisar as outras peças dele! Eu não acreditei (sério)!
Estou na dúvida entre deixar para lê-la por último (o que seria péssimo, porque não quero finalizar desse modo - sem falar que eu já vi mais ou menos como vai ser, parece que no começo da peça ele faz um prólogo, ou algo parecido, explicando algumas coisas para o público, que não gostou muito, ao que parece rsrsrs Não posso dizer nada) ou ler de uma vez e acabar com esse martírio.

É deprimente (essa continuação. Digo pela forma como se dá o começo ? eu espiei), não? Você leu, né? Aposto que sim.
Talvez você me convença do contrário, mas acho quase impossível. rsrs

Daniel 04/03/2019minha estante
A história se passa 13 anos depois. Nele, Carolina meio que vai pagar por suas faltas. Amiga, gostei muito de ambos! Dê uma chance pro A Expiação. O foco do drama é outro. Mas é um tanto tristinho rsrs Fico com uma peninha da Carolina...

EXPLOD 04/03/2019minha estante
Tá bem! :) Como o foco é diferente, vou tentar ler com outro humor...
E como você gosta muito dessas duas peças, vou me esforçar para apreciar ao máximo a continuação, ao menos.
Obrigada pelo incentivo! ;)

Aline.Sacramento 13/07/2020

Gostei
É muito bonito,porém triste. Diferente de tudo que imaginei. Gostei bastante, só queria que o final fosse diferente porque muito triste.