Redescobrindo o Tesouro Perdido do Culto Familiar

Redescobrindo o Tesouro Perdido do Culto Familiar Jerry Marcellino

Resenhas - Redescobrindo o Tesouro Perdido do Culto Familiar

Pedro.Felippe 11/01/2022

Um verdadeiro tesouro
O livro é além de um guia para a sua construção do seu culto familiar, é um importante exortador da temática tão essencial para os dias de hoje e amanhã!

Ruth 14/02/2021

Livro prático para quem quer adotar um culto familiar. Muito bem embasado nos versículos bíblicos. Excelentes reflexões.

Wellyson 15/08/2018

Aprendi muito. Aprendi que desde o século XVII o culto familiar tem declinado. Aprendi que existem pelo menos quatro bons motivos para continuar a cultivá-lo. E também aprendi como podemos começar a fazer isso, o que é de maior responsabilidade do chefe da casa, idealmente o homem no papel de marido e no papel de pai. Esta última parte do livreto é mais prática. Aprendi, por exemplo, que o culto familiar deve ter três elementos (os cânticos, as Escrituras e a oração) e que a duração de 15 a 20 minutos está de bom tamanho. Mas essas são apenas diretrizes. Cabe ao cabeça do lar encontrar a melhor configuração para a sua família que envolva consistência, flexibilidade, mudanças e viabilidade, os fatores importantes para Jerry. "O culto familiar deve ser breve, agradável, natural, cheio de ternura e celestial" (citação de Richard Cecil na p. 22). Embora eu ache que a parte mais importante do livro é a segunda, gostei mais da última. Já estou convencido de que o culto familiar é importante, mas aprendi como começar a fazê-lo. Meu objetivo é, quando chegar a hora, colaborar para a restauração do culto familiar em nossos dias exatamente pelo porquê descrito na última seção do livro.

Uemerson 01/08/2017

Sucinto e Excelente!
Ótimo livro. Se trata de uma daquelas obras que você sabe que irá acabar de ler rapidamente, mas deseja que não acabe tão rápido.
Não conhecia o autor, mas pelos endossos escolhi a leitura e me surpreendi positivamente. Ele escreve sobre o assunto de forma bastante sucinta e com embasamento bíblico, cita os puritanos e dá dicas práticas sobre o culto familiar.
Sabe quando você destaca/marca trechos de um livro enquanto faz sua leitura? Então, a sensação que tive ao ler este livro foi de que estava lendo somente trechos destacados de uma obra muito maior, como se o autor tivesse escolhido somente os pontos chave de sua obra para comprimir em um livro com poucas páginas.
Leitura obrigatória (principalmente para quem é pai).

Álvaro 20/08/2015

Livro pequeno, sucinto e didático. Ideal para casais com filhos.

Geolê 24/09/2012

A necessidade do Culto Familiar
Não conhecia o autor, mas gostei muito. Ele tem sete filhos... talvez seja ele, a esposa e os filhos essa foto da capa! =D

As partes do livro são uma introdução e mais três capítulos.

Na introdução, ao falar da importância do culto familiar, ele cita bastante os Puritanos e como eles valorizavam isso.

No primeiro capítulo ele continua falando dos puritanos num aspecto mais histórico.

No segundo ele mostra quatro (boas) razões para se praticar o culto familiar. A primeira é porque somos mordomos de Deus e devemos administrar o que ele nos dá, inclusive os filhos. O segundo é que os filhos foram colocados na família para serem abençoados com uma vida espiritual autêntica. A terceira é que o culto familiar nos prepara para a adoração pública. Aqui vi algo que me soou totalmente novo. Ele afirma que a adoração deve ser tríplice e os três pés são adoração pessoal, adoração familiar e adoração pública. A quarta razão é o declínio espiritual de um povo. A negligência do ensino espiritual em casa prejudica uma vida para sempre!

No terceiro capítulo fala como pode começar. Ele afirma que o pai como cabeça da família deve liderar isso. Todos devem participar, até mesmo os filhos mais novos. Também afirma sobre o tempo de duração do culto que varia entre 10 a 30 min a depender da família, e também o momento que pode ser pela manhã ou a noite. O local também não deve ser só um. Pode ser no lar, na sala, mas também pode ser numa praça ou num ambiente diferente que a família frequenta.

Gostei da simplicidade do livro. Por ser pequeno, me satisfez com seu objetivo por ser bem direto.

Espero poder praticar isso com minha família, e também futuramente com minha esposa e filhos. ^^