O mistério do coelho pensante e outros contos

O mistério do coelho pensante e outros contos Clarice Lispector

Resenhas - O mistério do coelho pensante e outros contos

Ferferferfer 20/04/2024

Clarice é letramento literário
Enquanto leitora, sempre penso como é o autor fora do ofício escritor, como é a visão dele para as coisas, como vivencia o próprio cotidiano. Inevitavelmente, penso isso sobre a Clarice. Eu já venho conhecendo (e me conhecendo) suas obras aos poucos, porque essa mulher atravessa a existência feminina de tal maneira que talvez não percebamos. A minha primeira experiência com ela foi “Laços de família” e, já nas curtas narrativas, percebi o quão profunda minha relação com ela seria. Para além da excelente escrita e excelente técnica, aquela mulher estava falando comigo e me olhava nos olhos, sem parar. Depois, com “Perto do coração selvagem”, bom... Estou digerindo esse livro até hoje.
Aqui, neste livro, eu consigo ver a Clarice mãe, e foi uma incrível experiência. Imagino que, em algum momento de lazer, ao ver seus filhos, ela tenha entendido essa parte de contadora de histórias, e decidiu escrever para eles. É muito bom ver os personagens sendo amáveis uns com os outros, e não só isso, sendo “humanizados” ironicamente pelo seu lado fofoqueiro, julgador e, também, malandro. Clarice desde sempre soube ler essa coisa indizível sobre a personalidade humana, que nada mais é uma grande mescla – não há pessoa 100% boa e nem 100% ruim. Somos tudo isso e mais um pouco.
Sugiro que esse livro seja um desses livros que a gente trabalha letramento literário. Independente da idade, eu não consigo imaginar um leitor que não se pegue imaginando nas teias lispectorianas. Eu DUVIDO que isso seja possível.
Clarice é para todo mundo.

Juninho 17/04/2024

A Clarisse conta vários contos infantis relacionados a bichos. Esse livro me provocou bons risos e lembrou os animais que já tive.

dcacia 13/03/2024

"coelho tem muita dificuldades de pensar, porque ninguém acredita que ele pense. e ninguém espera que ele pense. tanto que a natureza do coelho até já se habituou a não pensar. e hoje em dia eles todos estão conformados e felizes. a natureza deles é muito satisfeita: contanto que sejam amados, eles não se incomodam de ser burrinhos."

INGUAL EULMMKKKKKKKMKKKKKKKK

Jhana Monteiro 23/01/2024

Clarice e os bichos
A escrita de Clarice é impecável, sem dúvida, mas esses contos me fizeram pensar que ela tinha menos jeito com animais do que imaginava...

Gosto tanto da forma que as histórias são contadas, convidando a criança à participar... "O mistério do coelho pensante" é tão precioso que não consigo lê-lo sem sorrir.

Infelizmente não posso dizer que tive uma experiência tão boa assim com "A mulher que matou os peixes". Minha leitura foi repleta de "isso é mesmo um conto para crianças?" e palavras de baixo calão, que, sem dúvida, não seriam proferidas por crianças (ou pelo menos não deveriam).

(a história da macaquinha segue partindo meu coração)

i2patty 06/12/2023

Só consigo pensar o quanto a Clarice foi uma ótima pessoa e mãe, o livro parece uma conversa íntima com ela. Me senti uma criança indefesa novamente. Eu amei

Amarisu 09/10/2023

A nota máxima não é necessariamente minha opinião sobre a história, mas sim pela nostalgia e conforto que ela me passa. Ganhei o livro de presente algums anos atrás, na época, não gostei. Hoje em dia é uma leitura reconfortante?

chanwyeolz 05/09/2023

? resenha | o mistério do coelho pensante & outros contos
Estou simplesmente maravilhada com todas as histórias que li, foi minha primeira leitura da Clarice e eu já amei muito. espero poder ler outros livros dela e gostar deles o tanto que eu gostei desse compilado de contos infantis :)

o modo como ela escreve me agradou bastante, é como se eu estivesse lendo uma pessoa totalmente aleatória e muito expressiva, consigo até imaginar ela gesticulando enquanto me conta pessoalmente as histórias.

apenas leiam Clarice Lispector

Fernanda 29/08/2023

Clarice sendo Clarice.
Ela nos envolve em suas fantasias, sendo agora literalmente, infantis, nos transportando para um mundo leve e gostoso de ficar entre galinhas, cachorro, peixes e coelhos.

Samu 10/05/2023

"Antes de começar, quero que vocês saibam que meu nome é Clarice."
Como disse Clarice em sua última entrevista: ?Quando me comunico com a criança, é fácil, porque sou muito maternal. O adulto é triste e solitário, mas a criança tem a fantasia. Ela é solta e feliz”?.
É incrível de pensar que tudo começou com seu filho dizendo: ?Por que você só escreve livros para adultos? Nenhum para crianças??, e mais incrível ainda ler o texto antes do conto que dá o nome a coletânea (O Mistério do Coelho Pensante), onde Clarice avisa que a história foi escrita para uso doméstico, e que deixou todas as entrelinhas para explicações orais, então é o papel dos adultos dar uma contribuição (forçada) quando lerem esse conto para uma criança hehehe.
Os contos, apesar de muito leves e divertidos, não deixam de lado a melancolia e os assuntos sérios, que vão de solidão à vingança, além de serem recheados de metáforas.
Me apaixonei pela forma que ela conseguiu se conectar com o leitor, fazendo e respondendo perguntas durante as histórias, nos fazendo sentir que realmente é uma mãe nos contando uma história e fazendo pausas para interagir. Clarice também foi extremamente perspicaz quando usou elementos textuais para representar o som no conto ?Quase de Verdade?, o tornando ainda mais imersivo, o que acredito que para crianças deve funcionar magicamente para a leitura fluir ainda mais.
Agora estou ansioso para ler ?Doze lendas brasileiras: Como nasceram as estrelas? e completar a leitura das cinco obras de literatura infantil de Lispector.

Kasimoes 08/04/2023

Contos Infantis
Clarice escreveu alguns contos para seus filhos que se tornaram públicos depois. Este livro reúne alguns deles, como A Vida Íntima de Laura e A Mulher que Matou os Peixes. Nos contos mostra a relação que Clarice tinha com os animais e com as crianças.

Charleees 27/03/2023

Um livro fofo *----*
Essa foi a única maneira que encontrei pra descrever esse livro, Clarice Lispector conseguiu algo que eu já achava impossível, me deixar ainda mais apaixonado por ela. A maneira como ela conversa com o leitor (as crianças) é genial, ali você percebe a mãe amorosa que ela com certeza foi, o amor que ela tinha pelas crianças e pelos animais é evidente a cada página (no conto a mulher que matou os peixes, ela começa da seguinte maneira: "A mulher que matou os peixes, infelizmente sou eu" deixando claro ao leitor que foi sem querer, para isso conta a história de outros animais para explicar que sempre gostou deles e de crianças também).
Esse livro traz quatro das cinco histórias infantis que Clarice escreveu:
A vida íntima de Laura
A mulher que matou os peixes
Quase de verdade
O mistério do coelho pensante
"Os homens homenzavam, as mulheres mulherizavam, os meninos e meninas meninizavam, os ventos ventavam, a chuva chuvava, as galinhas galinhavam, os galos galavam, a figueira figueirava, os ovos ovavam. E assim por diante.
A essa altura você deve estar reclamando e perguntando: cadê a história?
Paciência, a história já vai historijar"
Do conto: Quase de verdade
O li em uma noite, é um livro curto, até por ser infantil, mas a mensagem contida nele é enorme. Leitura mais que recomendada :)

* Resenha de Agosto de 2015

Mari56_ 04/09/2022

achei os contos da clarice bem leve e bons para passar o tempo, valeu a pena ler mas eu li por estar atoa mesmo.

Ceds 19/01/2022

Sem muitos comentários
Achei que foi uma história legal para criança, mas sem muita ensinamentos ou algo parecido, como as fábulas.

LariLeitão 05/06/2021

Não deve ser pra criança!
A métrica ortográfica é cansativa e, por vezes, torna cansativa e difícil a leitura.