As pulsões e seus destinos

As pulsões e seus destinos Joel Birman

Resenhas - As pulsões e seus destinos

Jubs 28/04/2022

Sendo paralela à leitura do texto original, ajuda a esclarecer alguns pontos de maneira mais direta e moderna.

Jacqueline Marinzeck 24/12/2022

Valeu a leitura para ancorar melhor os estudos que já estava realizando sobre as pulsões. Há mais detalhes e utilização de outras obras de Freud para falar das pulsões, como a teoria da sexualidade, narcisismo, além do princípio do prazer, entre outros.
Traz para o final do livro os opostos (sadismo e masoquismo, voyeurismo e exibicionismo, amor e ódio).
Ainda há conceitos que me parecem muito vagos, mas sei que isso passa com o tempo e as ideias se fixam mais à medida que eu for lendo mais e mais.
Vale sim a leitura, mas desde que seja uma leitura paralela ou posterior à leitura da obra de Pulsões e seus destinos de Freud, pelo menos.
Com certeza lerei as outras obras, como Luto e Melancolia.

Adriana Scarpin 05/11/2015

Sejamos francos, o Birman escreve like a boss! Esse livro é excepcional do início ao fim, ele destrincha o vai e vem da teoria das pulsões dentro da obra freudiana de uma maneira didática que passa longe de ser simplista.

Lais.Lagreca 03/12/2023

Para ler Freud - uma ajuda é sempre bem-vinda!
Uma boa leitura para quem se interessa por psicanálise, especificamente, para quem está estudando as bases na psicanálise freudiana.

Sinopse:
Nesta obra, Joel Birman faz uma leitura sintética de As pulsões e seus destinos e esclarece as referências contemporâneas do texto de Freud que, para nós, leitores do século XXI, parecem distantes ou desconhecidas.

O autor destaca os pontos mais importantes do ensaio, e aponta por que ele se tornou quase um axioma do pensamento psicanalítico.

A pulsão é um conceito-limite, que reside na fronteira entre o que é próprio do corpo (somático) e o que é próprio da alma (psíquico). Os destinos possíveis da pulsão - a transformação em seu contrário, o retorno sobre a própria pessoa, o recalque e a sublimação - tornam o caminho do homem em direção à satisfação de suas necessidades muito menos óbvio. Conforme Freud ensinou, o ser humano é marcado por um dualismo pulsional incontornável.

O que se espera é que o leitor possa encontrar em As pulsões e seus destinos: do corporal ao psíquico uma leitura prazerosa e esclarecedora, capaz de incentivar os curiosos ainda não iniciados no tema a se aventurarem no estudo da obra de Sigmund Freud.