A cor do invisível Mario Quintana

Resenhas - A cor do invisível

Capita3 06/11/2023

Para um tiozinho tão bem falado eu achei ele bem razoável, isto é, se razoável significa chato pra caramba.
emanuelppolar 06/11/2023minha estante
quanto desdém

Capita3 11/11/2023minha estante
Só minha opinião, colega

Luiz 25/08/2023

Mario, o do armário? Não, o Quintana!
Li em apenas alguns minutos, talvez nem uma hora, incrível, fácil de entender, não tentando ser culto.

rafaela433 17/06/2023

Catulo não morreu: luarizou-se
Uma das melhores obras que já li do Mario Quintana, apenas sem palavras, como todos nós já sabemos a riqueza de detalhes e da imersão que ele traz nos livros dele é simplesmente surreal
uma obra q com toda certeza todo mundo deveria ler

rafa 04/06/2023

Catulo não morreu:luarizou-se
Apenas sem palavras, como todos já sabemos as obras de Mário Quintana são extraordinárias mas 'a cor do invisível' sem sombra de dúvidas se tornou uma das minhas preferidas
Um livro extremamente leve para ler com poemas que vão te fazer pensar por um bom tempo, pois liga a realidade com um mundo idealizado
É um livro que todos deveriam ler

Dudu    19/03/2023

" Você é louco? Não, sou poeta. "
É complicado resenhar poesia, quando em sua maioria elas são carregadas por sentimentos e não raramente por metáforas. Poesia é uma das mais belas artes, e Mário Quintana além de jornalista ou poeta, é certamente um artista.

" Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo!
Eu creio em Deus! Deus é um absurdo!
Eu vou me matar! Eu amo viver!
Você é louco?
Não, sou poeta. "

Bacabinba 09/03/2023

Surpreendente
A cor do invisível é ainda melhor que Aprendiz de feiticeiro, são poemas mais alegres, sobre amanhecer, amor e etc, sendo uma dicotomia entre os dois livros, porém sendo, ainda assim, maravilhoso.
É uma leitura fácil e rápida, mas com grande ensinamento e reflexão.
As poesias de Mario Quintana é um vício fácil de cair e difícil de curar

cavani._ 06/07/2022

Não achei tão bom quanto "o velório sem defunto" (que eu tinha lido anteriormente), mas mesmo assim não deixa de ter boas poesias

Maria1691 23/06/2022

O livro é muito bom para quem deseja ler aos poucos ou rapidamente. Gostei muito dos poemas do Mário!

"O poema
essa estranha máscara
mais verdade do que a própria face..."

Mari 23/04/2022

Mario Quintana
- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo!
Eu creio em Deus! Deus é um absurdo!
Eu vou me matar! Eu quero viver!
Você é louco?
Não, sou poeta.

Thamy Palloni 22/04/2022

A cor do invisível
Comecei a ler este livro no final do ano passado... Leitura de poesia se faz aos poucos, sem pressa.
Num momento de poucas cores, achar este livro numa quase noite, chuvosa, foi poesia por si só.
Que saibamos achar todas as cores e ver os traços deste invisível que faz a vida valer à pena ser vivida.

Karoline315 14/03/2021

o que o vento não levou
No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas que o vento não conseguiu levar:

um estribilho antigo
um carinho no momento preciso
o folhear de um livro de poemas
o cheiro que tinha um dia o próprio vento...

eagorarenato 23/03/2020

O poema é uma garrafa de naufrágo jogada ao mar.
Quem a encontra
Salva-se a si mesmo...
E que alegria, ler esse livro de poesia. Por mais que eu me aventure, por mais que eu descubra, investir esse mês em conhecer poesia me fez reformar toda uma forma de pensar e de viver. Não é discurso cirandeiro - por mais que pareça, mas há necessidade por coisas que nos deixem mais leve.

Nil 23/04/2018

Poesia sempre!
Eu sei que existem pessoas que não gostam de poesia. Eu só não entendo o porquê! Poesia é alimento para a alma, é um tempo necessário para refletir, é adoçar a vida e muito mais...
Eu amo poesia! E amo Quintana e seus poemas simples, sobre o cotidiano. Sempre que termino um livro dele minha alma fica mais leve.

Mateus 26/04/2013

Belo, simples e tocante!
"E por isso minhas palavras são quotidianas como
[o pão nosso de cada dia
E a minha poesia é natural e simples como a água bebida
[na concha da mão"

Este livro foi publicado ainda quando Quintana era um senhor bem idoso, juntando-se aqui alguns poemas novos com outros já antes publicados, como também alguns outros poemas reeditados.
Eu já tinha entrando em contato com várias das poesias de Mário Quintana, mas nunca tinha parado para ler um livro seu e antes mesmo de ler uma obra sua, eu já me envia encantado com a simplicidade e impacto que suas palavras me causavam... E neste livro não foi diferente: as poucas palavras de seus poemas conseguem nos encher das minhas diversas alegrias, ora tristezas e cada palavra posta ali carrega sua quantia de reflexão. O livro é curto, mas a subjetividade nas entrelinhas é gigantesca e é justamente isto que faz este livro tão maravilhoso! É ler um poema, fechar o livro e começar a refletir. Como o próprio Quintana pontua: "O Poema/ essa estranha máscara/ mais verdadeira do que a própria face...." ou "O poema é uma garrafa de náufrago jogado ao mar/ Quem a encontra/ Salva-se a si mesmo..."
Os temas aqui presente são vários e o título do livro resume bem seu conteúdo: "A Cor Do Invisível" são as palavras desse Mestre da Poesia que tenta dar um forma, mesmo que incompleta, das coisas que são invisíveis aos nossos olhos... Livro essencial para quem é fã de poesia ou para quem gosta de se deliciar com as simples palavras de um grande autor!

Ju 22/01/2013

A cor do invisível
Gente, quem sou eu para falar sobre Mário Quintana? Nunca resenhei poesia antes e não tenho a mínima ideia de como fazer isso. Mas é uma das etapas do Desafio, e eu não desistiria de completá-lo agora.

Sei que peguei o livro pensando em ler aos poucos. Mas eu realmente devoro livros, e eu realmente amo Quintana, então o resultado foi ler o livro do início ao fim de uma só vez. Com algumas paradas para pensar, para sorrir, para me deliciar com as palavras.

Foi Quintana quem me fez gostar de poesia. Antes de conhecê-lo, confesso que o gênero não me atraía muito. Mas encontrar poucas frases dele por aí foi o suficiente para que eu me apaixonasse pelo poeta.

"S.O.S.

O poema é uma garrafa de náufrago jogada ao mar.
Quem a encontra
Salva-se a si mesmo..."

Ele me faz flutuar. Me sinto mais leve e mais feliz ao ler qualquer coisa que ele tenha escrito.

"Como é que tens de súbito esta serenidade
De quem recebesse uma hóstia em pleno inferno.
Deve ser de versos que leste e nem te lembras,
De telas, de estátuas que viste,
De um sorriso esquecido..."

Tem como não sorrir?

Ele nos faz refletir sobre o amor...

"A letra e a música

Quando nos encontramos
Dizemo-nos sempre as mesmas palavras que todos os amantes dizem...
Mas que nos importa que as nossas palavras sejam as mesmas de sempre?
A música é outra!"

Sobre a vida e as oportunidades que ela nos apresenta... sobre a maravilha de ter uma segunda chance.

"Os rios

Há na vida tanta coisa,
Tanta coisa e um só olhar!
Toda a tristeza dos rios
É não poderem parar..."

Sobre a morte (ou sobre a transformação da vida...).

"Inscrição para um portão de cemitério

Na mesma pedra se encontram,
Conforme o povo traduz,
Quando se nasce, - uma estrela,
Quando se morre, - uma cruz.
Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!"

Enfim, Quintana é para todos os momentos. É para deixar na cabeceira da cama e ler sempre que precisar de um pouco de paz e luz. É poesia que faz a gente se sentir vivo, feliz e agradecido.

"Outro retrato

Ela era branca branca branca
Dessa brancura que não se usa mais...
Mas tinha a alma furta-cor."

Com essa postagem, chega ao fim minha participação no Desafio Literário deste ano. Ainda não me decidi quanto à participação no ano que vem. Eu gostei bastante, mas tenho tantos livros na fila para ler que não sei se inventar mais leituras é realmente uma boa ideia.

Espero que tenham gostado de se aventurar comigo por temas que não costumo ler! E que esse sopro de poesia tenha lhes feito algum bem! =)

"Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira."

Postado originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/12/dl-2012-resenha-cor-do-invisivel.html
Thaís 07/04/2013minha estante
Sinceramente não me dou muito bem com poemas, gosto de historias longas! Mas tenho que admitir que ha muitos autores que eu tiro o chapeu :)

Baah 11/04/2013minha estante
super incrivel, achei tão legal a sua forma de interpretar que fiquei surpresa! gostei muito parabens!

Dani 15/04/2013minha estante
Quintana é uma graça, mas poesia é algo que você interpreta de acordo com o que você sente quando lê, três pessoas podem interpretar uma única poesia de modo totalmente adverso, adoro *-*

Maria.Oliveira 23/05/2020minha estante
Nossa, essa última que forte!